• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 2 METODOLOGIA

2.3 Instrumentos e procedimentos de coleta

Os dados foram coletados durante o segundo semestre de 2003 e o primeiro semestre de 2004. Os instrumentos foram: ficha de opção de idioma dos alunos (anexo 1); questionário pré-curso, respondido pelos alunos (anexo 2); questionário para professores da área (anexo 3); questionário para profissionais da área (anexo 4); questionário respondido durante o curso (anexos 5 e 6); questionário respondido ao final do curso (anexo 7); anotações de campo da pesquisadora.

A ficha de opção de idioma, na qual o aluno escolhe e justifica a língua que deseja estudar (inglês ou espanhol), foi preenchida por 14 alunos, antes de começar o curso, entre julho e agosto de 2003. O objetivo era conhecer suas experiências anteriores com aprendizagem de idiomas e compor o seu perfil. Os alunos recebem essa ficha no momento da efetivação da matrícula. Geralmente, quando são os pais que comparecem para matriculá-los, preferem que o próprio aluno, na primeira semana de aula, opte pelo idioma que deseja cursar.

Uma vez iniciadas as aulas, o aluno se dirige diretamente à sala correspondente, na qual, de forma geral, preenche diretamente o questionário pré-curso.

O questionário dos alunos no início do curso foi respondido por escrito por 16 alunos na primeira semana de aula, em agosto de 2003. O objetivo era conhecer o perfil do aluno que participaria da pesquisa, verificar suas expectativas com relação à língua

estrangeira como capacitação profissional e com relação ao curso de língua estrangeira moderna na hotelaria. Por ser o primeiro semestre e serem calouros, é comum que alguns alunos, para evitar o trote, faltem nas duas primeiras semanas de aula; por esse motivo, nem todos responderam esse instrumento.

O questionário para os professores da área foi aplicado entre o final do segundo semestre de 2003 e o início do primeiro semestre de 2004. Foi respondido por 3 professores da instituição e tinha como objetivos: (1) elencar as competências necessárias para trabalhar na recepção hoteleira, (2) verificar quais são os aspectos mais importantes trabalhados pelo docente e (3) investigar que aspectos da formação profissional necessitam ser aprimorados.

O questionário para os profissionais da área foi aplicado entre o final do segundo semestre de 2003 e o início do primeiro semestre de 2004. Foi respondido por 2 gerentes de recepção e tinha como objetivos: (1) elencar as competências exigidas pelo mercado de trabalho, e (2) verificar que aspectos da formação profissional necessitam ser aprimorados. É importante mencionar que esse questionário, instrumento de coleta elaborado para os informantes, foi enviado a 12 gerentes de recepção de diferentes redes hoteleiras, inclusive por intermédio de alunos do grupo pesquisado, inseridos no mercado de trabalho e que poderiam ter fácil acesso às pessoas que ocupam esse cargo. Infelizmente, com a justificativa de que o excesso de trabalho e a falta de tempo não permitiam que pudessem dispor dos minutos necessários para responder as perguntas, nenhum dos gerentes de recepção contatados pelos alunos participou. Acredito que esses profissionais poderiam enriquecer esta pesquisa, fornecendo informações vitais do mercado de trabalho; mas a falta de tempo, apesar do desejo de participar, também é um dado que nos mostra a realidade do dia-a-dia do profissional da hospitalidade.

O primeiro questionário dos alunos durante o curso foi aplicado no dia 30 de março de 2004, depois da realização da primeira tarefa proposta. Foi respondido por 15 alunos - embora os 18 alunos tivessem concordado em participar, 3 deles não o fizeram. Como o número de respondentes varia, os dados obtidos dos alunos foram tratados como grupo e não individualmente. O objetivo do questionário era verificar as percepções dos alunos com relação ao enfoque, à pertinência da tarefa, às competências trabalhadas e à sua preparação para o mundo profissional.

O segundo questionário dos alunos durante o curso foi aplicado no dia 27 de abril de 2004, depois da realização da segunda tarefa. Foi respondido pelos 18 alunos do grupo e o objetivo era verificar as percepções dos alunos com relação à sua preparação para o mundo profissional, à pertinência da tarefa e às competências desenvolvidas.

O questionário dos alunos ao final do curso foi aplicado no dia 08 de junho de 2004, depois da realização da terceira tarefa proposta. Foi respondido pelos 18 alunos do grupo e o objetivo era que os alunos avaliassem o curso.

As anotações de campo da pesquisadora foram realizadas durante as aulas, para registro de fatos importantes para a pesquisa, e durante as apresentações das tarefas propostas. O objetivo era observar a participação dos alunos, o seu envolvimento com as tarefas propostas, o desempenho lingüístico e o desenvolvimento do grupo em função do trabalho proposto.

Os instrumentos explicitados anteriormente foram aplicados em diferentes momentos, ao longo do desenvolvimento da pesquisa. Para uma melhor visualização e organização, apresento, a seguir, um quadro com os instrumentos de coleta e seu propósito, na ordem cronológica em que foram aplicados.

Instrumento de coleta Propósito Momento da coleta

1. Ficha de opção de idioma (Anexo 1).

Ajudar a compor o perfil do aluno do curso, saber por que escolheu espanhol.

Antes do início do primeiro semestre do curso de Bacharelado (entre julho e agosto de 2003). 2. Questionário pré-curso

(Anexo 2).

Conhecer o perfil do aluno, verificar as expectativas com relação à língua estrangeira como capacitação profissional e suas

expectativas com relação ao curso de língua estrangeira moderna na hotelaria.

Na primeira semana do curso de bacharelado, em agosto de 2003.

Perfil do aluno participante

3. Questionário para professores da área (Anexo 3).

(1) Elencar as competências necessárias para trabalhar na recepção hoteleira, (2) investigar o que eles entendem por competência, (3) verificar quais são os aspectos mais importantes trabalhados pelo docente e (4) levantar que aspectos da formação profissional necessitam ser aprimorados.

Entre o final do segundo semestre de 2003 e o início do primeiro semestre de 2004. 4. Questionário para profissionais da área (Anexo 4). (1) Elencar as competências exigidas pelo mercado de trabalho, (2) investigar o que eles entendem por

competência, (3) verificar que aspectos da formação profissional necessitam ser aprimorados e (4) verificar o que se espera que o profissional seja capaz de fazer em um segundo idioma.

Entre o final do segundo semestre de 2003 e o início do primeiro semestre de 2004. Caracterização da situação-alvo 5. Questionário: Coleta 1 (Anexo 5).

Verificar as percepções dos alunos com relação ao enfoque, à pertinência da tarefa, às competências trabalhadas e à sua preparação para o mundo profissional.

Depois de realizar a primeira tarefa proposta – 30/03/04

6. Questionário: Coleta 2 (Anexo 6).

Verificar as percepções dos alunos com relação à sua preparação para o mundo profissional, à pertinência da tarefa e às competências desenvolvidas.

Depois de realizar a segunda tarefa – 27/04/04

7. Questionário: Coleta 3 (Anexo 7).

Fazer uma avaliação do curso.

Depois de realizar a terceira tarefa proposta – 08/06/04

Implementação da proposta

8. Anotações de campo da pesquisadora

Observar a participação dos alunos, o seu envolvimento com as tarefas propostas, o desempenho lingüístico e o desenvolvimento do grupo em função do trabalho proposto.

Durante todo o período da coleta, sempre que verificava algum fato importante para a pesquisa e durante as apresentações das tarefas propostas.

Acompanhamento pela professora

Documentos relacionados