• Nenhum resultado encontrado

Instrumentos de recolha de dados

Os dados deste estudo foram recolhidos com diferentes instrumentos e métodos que passo a referir.

Elaborei e apliquei um inquérito a 116 Professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico da zona do Porto e da zona de Vila Real usando três questionários: Questionário A (QA), centrado no tema Água; Questionário B (QB), centrado em Energia, e Questionário C (QC), centrado em Sustentabilidade.

Considerou-se ser suficiente para os objetivos em vista efetuar a validação dos questionários do seguinte modo: validação por três especialistas, e aplicação preliminar. A validação foi feita por três especialistas doutorados, dois dos quais da UTAD e um da ESE-IPP, tendo dela resultado uma reformulação de alguns aspetos dos questionários. A aplicação preliminar foi efetuada com a colaboração de três docentes do Ensino Básico que responderam ao inquérito para verificação da boa inteligibilidade das questões, na sequência do que procedi a pequenos ajustes.

O objetivo deste inquérito foi duplo:

- Recolher dados que permitam concluir sobre se os respondentes relacionam ou não, e como, as temáticas Água, Energia, e Sustentabilidade. Este objetivo relaciona-se com a procura de sustentação do Problema de Investigação do presente estudo, em linha com o tratado nas secções anteriores deste capítulo.

- Recolher dados sobre Conteúdos tratados, Atividades realizadas e tipos de Recursos utilizados em relação com cada tema. Este objetivo, além de se intersetar com a procura de

sustentação do PI, relaciona-se com a procura, em curso aquando da aplicação dos questionários, de ajudas relativamente às Questões orientadoras da Investigação.

A aplicação destes inquéritos foi realizada da seguinte forma:

 Com a colaboração do Diretor do Departamento do 1º CEB de um Agrupamento Vertical de Escolas foram aplicados os três tipos de questionário numa reunião do departamento numa Escola EB 2,3. Dessa aplicação obtiveram-se 70 questionários respondidos.

 Com a colaboração do Diretor do Departamento do 2º CEB de um Agrupamento Vertical de Escolas foram aplicados os três tipos de questionário numa reunião do departamento numa Escola EB 2,3. Responderam Professores de Ciências da Natureza. Dessa aplicação obtiveram-se 20 questionários respondidos

 Alunos da Escola Superior de Educação do I. P. Porto de um 2º Ciclo de Estudos (Mestrado em Ensino Experimental de Ciências no 1º e 2º CEB – Mestrado de Especialização) e, por seu intermédio, alguns Professores das escolas onde eles lecionavam. Dessa aplicação obtiveram-se 14 questionários respondidos.

 Alguns Professores do 1º e 2º CEB que cooperam na supervisão da Iniciação à Prática Pedagógica de alunos da Escola Superior de Educação do I. P. Porto, por seu intermédio de Docentes desta Escola. Dessa aplicação obtiveram-se 12 questionários respondidos.

Foram pois recolhidos, no total, (70 + 20 + 14 + 12 =) 116 questionários.

Cada um dos respondentes respondeu exclusivamente a um tipo de questionário: QA ou QB ou QC. A razão para tal foi a mesma que nos fez ter o maior cuidado para que não houvesse interações entre respondentes de questionários diferentes: não dar a saber que estávamos a inquirir simultaneamente sobre Água, Energia e Sustentabilidade, o que poderia ter como efeito induzir os respondentes a efetuar relacionamentos advenientes do próprio processo de inquirição.

O número de professores, de um total de 116, como referido, que respondeu a cada Questionário foi: QA – 57; QB – 33; QC – 26.

Apresentam-se os resultados e análise destes inquéritos na secção 4.4.

Para registo de dados das intervenções em aula, efetuei a sua gravação áudio. Usei apenas um gravador, uma vez que as atividades chave sobre as quais incide o presente estudo foram, de um modo geral, trabalhadas em grande grupo; e, mesmo quando se realizavam em pequenos grupos eram apenas as partilhas efetuadas em grande grupo que eram registadas.

A transcrição destas gravações áudio, assim como a recolha de documentação diversa, constituíam o material com o qual eram construídas Narrações Multimodais (NM). As NM desempenharam um papel chave neste estudo. Passo a referir as características principais deste instrumento (Lopes et al., 2014).

As NM foram desenvolvidas com o objetivo de alcançar uma melhor compreensão sobre as práticas de ensino e a sua importância em aulas de ciências. Foram desenvolvidas para atender os seguintes requisitos:

 Descrever as intenções do professor;

 Preservar a natureza complexa e holística do ensino e da aprendizagem;

 Descrever de uma forma multimodal esses dois processos; por exemplo, incorporando diferentes elementos na narração, tais como diagramas, fotografias, exemplos do trabalho dos alunos, etc.;

 Permitir a verificabilidade dos eventos narrados e comparabilidade entre NM escritas por diferentes professores.

A NM é baseada em dados independentes (gravação áudio ou vídeo, documentos do professor relacionados com o plano da aula ou desenvolvidos durante a aula, documentos dos alunos produzidos durante a aula, tarefas, organização espacial, instalações da sala de aula, fotografias, artefactos usados), e incorpora trechos desses dados. A NM incorpora também dados relativos a: descrição do professor e suas intenções e decisões; e descrições de atitudes, silêncios, gestos, tanto do professor, como dos alunos).

A criação de uma NM envolve três fases principais, descritas na Figura 1.

Na fase de recolha de dados o narrador reúne os dados independentes (gravações áudio ou vídeo, documentos do professor e dos alunos, organização da sala de aula, etc.) e os dados

dependentes, por exemplo, notas do professor sobre alguns elementos que possam não estar percetíveis nas gravações (ações, silêncios, gestos, intenções, reações dos alunos, etc.)

Para a construção da NM o narrador ouve as gravações (os autores têm usado essencialmente gravações áudio) e cruza estes elementos com os outros elementos multimodais; depois constrói a primeira secção da NM, que contém uma descrição resumida de toda a aula e de elementos contextuais. Em seguida o narrador escreve uma primeira versão da NM de baseando-se na gravação áudio ou vídeo. Este documento vai sendo progressivamente enriquecido com elementos multimodais ou referências a estes. O documento final é a Narração Multimodal.

A validação da narração é feita por especialistas externos com experiência em processos de validação em investigação em didática. Estes leem a NM, apreciam-na sob o ponto de vista da sua exatidão e legibilidade, e verificam se esta é autocontida. A NM vai sendo melhorada até à sua forma final.

A NM é um documento que organiza os dados recolhidos em sala de aula e na qual estão presentes os diversos modos de expressar o que acontece em sala de aula, o que permite a investigação sobre práticas de ensino sem que haja necessidade de recorrer aos dados em

Figura 1 – Construir uma narração Multimodal (NM): o processo e suas fases. A seta dupla no fundo do esquema simboliza o processo de validação e refinamento para se chegar à versão final da Narração Multimodal (Lopes et al., 2014).