• Nenhum resultado encontrado

Para elaboração e coleta de dados da pesquisa, utilizou-se como modelo a matriz de estudo de Zaneti (2006, p. 87), com algumas adaptações. Uma vez que a investigação seguiu o padrão de contextualização no que tange à gestão dos resíduos sólidos urbanos (se a gestão é ou não integrada e quais os impactos provenientes dos RSU), porém em localidades diferentes, observou-se, também, qual a influência do turismo na geração e gestão municipal dos resíduos.

No intuito de embasar o estudo de forma sistemática, foram utilizados os seguintes instrumentos que propiciaram a coleta e análise qualitativa dos dados:

a) Pesquisa bibliográfica e pesquisa documental

A pesquisa bibliográfica assegura os conceitos e a análise dos dados pesquisados sobre determinado tema, uma vez que este tipo de pesquisa conta com dados analisados com profundidade e grande rigor teórico, minimizando assim, possíveis incoerências sobre o assunto tratado. (GIL, 2007, p. 65).

Já a pesquisa documental pode proporcionar acesso a dados e documentos que ainda não foram trabalhados com alto rigor científico, porém, são capazes de demonstrar importantes informações sobre o objeto em estudo e que devem ser levadas em

32 consideração. (GIL, 2007, p. 66). Neste caso, pode-se considerar como material de pesquisa: diário de campo, jornais, fotografias, filmagens, gravações, relatórios de empresas etc.

b) Entrevista semiestruturada

A entrevista por si só já permite uma maior interação entre os atores envolvidos na pesquisa. (LUDKE & ANDRÉ, 1986, p. 33).

Segundo Thiolent, M. (1988, p. 24 apud ZANETI, 2006, p. 91), a entrevista semiestruturada pode ser considerada:

Bastante adequada aos estudos qualitativos, uma vez que busca explorar as verbalizações incluindo as de conteúdo afetivo, proporcionando a possibilidade de que os sujeitos do estudo manifestem durante a entrevista suas crenças, valores, ampliando o quadro de suas vivências como indivíduos e membros do grupo.

As entrevistas semiestruturadas devem ser conduzidas por questões previamente definidas, procurando garantir aos diversos entrevistados que respondam às mesmas questões, podendo algumas perguntas não ser utilizadas durante a realização da entrevista, bem como outras serem introduzidas no decorrer do processo.

No que tange às perguntas, ela não deverão, necessariamente, serem feitas segundo uma ordem rígida (DEFCUL, 2004), apresentando como vantagem a elasticidade em relação à duração do tempo e a possibilidade da utilização de recursos visuais. (BONI & QUARESMA, 2005).

Para analisar as entrevistas de acordo com a técnica de análise de conteúdo, focou-se no conceito de unidades de registro, que conforme Bardin (2009, p. 130)

É a unidade de significação a codificar e corresponde ao segmento de conteúdo a considerar como unidade de base, visando a categorização e a contagem frequencial.

As unidades de registro podem ser categorizadas segundo uma palavra; tema; objeto; personagem/atores; acontecimento ou documentos cuja ocorrência é registrada de acordo com as categorias levantadas. (FRANCO, 2008, p. 41).

Para compor a unidade de registro, foram escolhidas as palavras dos atores: secretário Municipal do Meio Ambiente e do Turismo; gerentes da rede hoteleira; catadores de recicláveis e turistas, no intuito de saber qual o sentido que o lixo turístico assume para cada um deles. Como salientado anteriormente, durante a fase pré-exploratória observou-se a necessidade de incluir mais um ator, qual seja, a empresa responsável pela coleta e transporte dos resíduos sólidos urbanos de Caldas Novas, a Capital Construtora e Limpeza, da qual também foi analisada a entrevista a partir dessa técnica.

33 Importante ressaltar que as entrevistas, no decorrer do trabalho, foram identificadas da seguinte maneira:

E1: entrevistas com os catadores do depósito de lixo de Caldas Novas participantes da Cooperativa de Reciclagem de Caldas Novas (Coopercal);

E2: entrevistas com os catadores autônomos que trabalham pelas ruas da cidade; E3: entrevista com o secretario de Turismo, do Meio Ambiente, Indústria e Comércio – uma só pessoa responsável por essas três pastas da administração local;

E4: entrevista com gestores hoteleiros; E5: entrevistas com turistas;

E6: entrevista com o gerente geral da Capital Construtora e Limpeza – empresa responsável pela coleta e transporte dos resíduos em Caldas Novas.

c) Diário de campo

O diário de campo tem por objetivo registrar todos os passos da pesquisa, reflexões e demais detalhes capturados durante a pesquisa, como por exemplo, reflexões em momentos pós-entrevistas, pós-observações e ponderações que podem surgir antes, durante ou após o processo de estudo de caso. (ZANETI, 2006, p. 95).

d) Observação

Observar é um ato praticado por todos os indivíduos de forma constante como método básico para conseguir informações sobre o mundo [...]. A observação é um aspecto fundamental, manifestando uma atitude de ‘querer saber’ em detrimento da atitude ‘já sei’. (DENCKER, 2001, p. 144).

No que se refere ao presente estudo, a observação pretendeu verificar a quantidade e a disposição final de lixo produzido na cidade, principalmente, em épocas em que a cidade recebe grande quantidade de turistas. As observações in loco foram feitas no período de alta temporada, que correspondeu aos meses de dezembro/2008; janeiro/julho/dezembro de 2009 e janeiro/fevereiro 2010, adicionado dos dados dos relatórios cedidos pela Secretaria do Meio Ambiente que foram analisados entre os anos de 2005 a 2009.

Durante esses quatro (4) anos foram avaliados o montante de lixo recolhido nos meses de alta e baixa temporada pela empresa terceirizada que presta serviço para a Prefeitura Municipal de Caldas Novas – Capital Construtora e Limpeza Ltda. É oportuno esclarecer que não é propósito deste estudo analisar a composição gravimétrica10 dos

resíduos descartados pela população local e turistas.

10

Esse tipo de composição indica o percentual de cada componente em relação ao peso do lixo total da amostra analisada de resíduos sólidos urbanos. Por exemplo, os componentes mais utilizados na determinação da composição gravimétrica dos resíduos sólidos urbanos são matéria orgânica, papel, papelão, plástico filme,

34 A escolha do período de 4 (quatro) anos se deu em função da disponibilidade dos relatórios impressos cedidos pela Secretaria do Meio Ambiente com os montantes dos resíduos pesados durante todos os meses e, com isso, a possibilidade de verificar a variação na quantidade de resíduos pesados entre as altas e baixas temporadas. Santos (2008b, p.67) destaca que os períodos são “pedaços de tempo que nos permitem definir nosso objeto de análise”.