• Nenhum resultado encontrado

Integração de novas lições aprendidas em mensuração

Passo 1. Avaliação da situação.

6. Feedback e aperfeiçoamento do conjunto de características encontradas

9.4 Integração de novas lições aprendidas em mensuração

Os novos GQM-PSECs adquiridos tem que ser integrados na GQM-LL-KB existente e domínio geral de conhecimento tem que ser extraído para estar efetivamente disponível para uso futuro. Além disso, a performance da GQM-LL-KB pode ser continuamente melhorada baseada no feedback obtido pela sua aplicação na prática.

entrada para o processo de recuperação

caso reutilizado como base para a descrição da nova experiência

Contexto organização: IntelliCar; setor de aplicação: automóvel; nível

---►

Problema Questões do plano GQM não podem ser refinadas e um modelo de qualidade operacional devido a falta de

informações. Causa do

problema

Durante as entrevistas o conhecimento necessário não foi adquirido completamente do pessoal do projeto.

Solução Uma entrevista seguinte com a(s) pessoa(s) que mencionou os respectivos aspectos de qualidade durante a primeira

entrevista foi realizada. Visando esclarecer a formulação de questões GQM e taxonomias organizacionais de entidades de

software foram consultadas. ^ —

Saída 0 conhecimento requerido foi completamente adquirido de o modelo foi definido.

característica adicionada durante “revisão a tu a liz a ç ã o do caso reutilizado durante revisão

Figura 10 Exemplo simplificado de aquisição de GQM-PSEC

As técnicas para a integração apropriada são descritas nas seguintes seções em detalhes.

9.4.1. Integração de GQM-PSECs

A integração de novos casos, em forma de GQM-PSECs, representa o processo de aprendizado. Isto implica que casos tem que ser armazenados, interdependências tem que ser criadas ou adaptadas e, se necessário, padrões genéricos de casos tem que ser criados ou modificados. O armazenamento de casos inclui a seleção de casos a serem incluídos, a garantia de qualidade da informação fornecida em casos e sua representação apropriada na GQM-LL-KB.

O foco da GQM-LL-KB é primeiramente armazenar lições aprendidas concretas referenciando uma situação de problema específica. Entretanto, se um novo caso é uma cópia e difere somente em detalhes de um caso armazenado na GQM-LL-KB, um caso abstrato substituindo os dois casos de projeto específico pode ser criado através de generalização de caso [BW96], O desenvolvimento de padrões genéricos pelo engenheiro de conhecimento pode ser guiada por taxonomia relacionadas, como especificado nas definições de tipos, que

fornecem uma base para derivação de novas abstrações substituindo valores específicos.

9.4.2. Atualização e melhoria do conhecimento geral de domínio

A atualização e melhoria do conhecimento geral de domínio na GQM-LL-KB são também associadas ao processo de integração. Definições de tipo são revisadas e atualizadas baseadas no feedback obtido de um novo caso utilizado. Por exemplo, se o intervalo de valores do atributo “função do problema” foi definida como {engenheiro de garantia de qualidade, desenvolvedor de software, testador}, mas no novo caso é especificado como “gerente de processo”, a nova função é incluída no intervalo de possíveis valores após a revisar sua relevância no ambiente específico. A terminologia usada para a descrição do caso tem que ser cuidadosamente revista considerando o ambiente específico. Se termos são inconsistentemente usados, p. ex. utilizando os termos de desenvolvedor de software e engenheiro de software para a mesma função, terminologia apropriada tem que ser determinada. Se termos são usado como sinônimos em um ambiente específico, os termos são incluídos no tesauro.

9.4.3. Melhoria da performance da recuperação

A contínua evolução e adaptação da GQM-LL-KB a um ambiente específico pode também necessitar a modificação da representação de GQM-PSECs ou de parâmetros para a recuperação da GQM-LL-KB na prática.

Devido ao fato de que índices dependem do ambiente específico e podem mudar ao longo do tempo, a contínua adaptação do esquema de índices necessita ser suportada durante todo o ciclo de vida da GQM-LL-KB pelo engenheiro de conhecimento. Por exemplo, complementares características de contexto de projetos de software podem se tomar relevantes para a descriminação de casos. Como mostrado na Figura 10, o atributo “maturidade da mensuração” não foi considerada como uma característica relevante para a descrição de contexto de um caso passado, porque experiências foram relacionadas a projetos sem variações considerando maturidade com respeito a mensuração de software.

Uma vez que um novo programa de mensuração é estabelecido no projeto com um

diferente nível de maturidade, esse atributo se toma relevante para a distinção de casos e é adicionado a caracterização de contexto. Feedback na aplicação do enfoque na prática pode ser usado como base para atualizar o esquema de índice relativo a uma meta especifica de reutilização. Por exemplo, se frequentemente valores não são fornecidos para um índice, esse índice pode ser irrelevante para o processo de correspondência. Além disso, através da análise de mudanças que acontecem no ambiente e entrevista com o usuário, potencial de melhoria também pode ser identificado, tal com a necessidade de inclui um novo índice.

Contínuo aprendizado tem também ocorrido considerando a medida de similaridade e sua parametrização para metas de reutilização específicas visando melhorar e otimizar sua performance. Assim, o processo de recuperação e reutilização pode ser supervisado e, baseado no feedback, adaptado apropriadamente ao ambiente específico pelo engenheiro de conhecimento. Exemplo de aplicações de melhorias necessárias são:

frequentemente não são fornecidos valores para um índice -> mudar o fator de relevância atribuído ao índice.

número de candidatos recuperados aumenta -> mudar a estratégia otimista para medida de similaridade em estratégia mais pessimista ou aumentar o limiar.

freqüente rejeição de casos sugeridos como candidatos a reutilização -> se uma meta de reutilização específica é afetada, então aumentar o limiar global relacionado com a meta, ou, revisar o esquema de indexação e medida de similaridade considerando críticas e sugestões adicionais do usuário.

Baseado na análise cuidadosa de causas, a seleção de índices e/ou medidas de similaridade tem que ser adaptadas visando melhorar os resultados de recuperação no futuro.

O processo de integração é basicamente desenvolvido pelo engenheiro de conhecimento. Se necessário, a equipe do projeto ou da garantia da qualidade está envolvido na coleta de

feedback e na resolução de conflitos e inconsistências para garantir a qualidade de casos

armazenados na GQM-LL-KB.