• Nenhum resultado encontrado

INTEGRAÇÃO: SENTIMENTOS DE ADAPTAÇÃO SENTIMENTOS DE RETORNO.

1. Teve dificuldade de entrar em Portugal? Teve dificuldade em obter documentação?

2. Como é que acha que as autoridades portuguesas tratam os brasileiros? Como considera o funcionamento do SEF?

3. Gostaria de obter a dupla nacionalidade? Aceitaria perder a nacionalidade brasileira para se tornar apenas portuguesa.

4. Actualmente de que forma participa na sociedade portuguesa? 5. Gosta de participar em atividades recreativas junto aos Portugues? 6. Sente-se integrada e adaptada na sociedade portuguesa?

7. Considera a sociedade portuguesa «machista»? Quais são as diferenças em relação ao Brasil?

8. Considera que a sociedade portuguesa precisa do seu trabalho? Porquê?

9. Seus filhos são nacidos em Portugal o Brasil? Eles conhecem Brasil e Portugal? Onde eles gostam viver?

10. Em Portugal, você consegue trabalhar e criar os seus filhos? 11. Seus filhos freqüentam escolas portuguesas?

12. Em Portugal tem casa propia o alugada? 13. Desejaria regressar ao Brasil? Quando? 14. Por quais razões ficaria em Portugal?

161

II. Pauta de entrevista: Alto Comissariado para a Imigração e

Diálogo Intercultural.

1. Quais são as principais funções que realiza o ACIDI em términos de apoio ao imigrante?

2. Normalmente qual é o primeiro contato dos imigrantes para chegar ate a ACIDI? Onde são informados desta instituição?

3. Chegam muitas mulheres brasileiras procurando informações em ACIDI?

4. De acordo a sua opinião e o que dizem as brasileiras que chegam a ACIDI, quais são as razoes pelas quais decidem emigrar de Brasil e chegar a Portugal?

5. Quais são as razoes pelas quais decidem ficar em Portugal e especificamente em Algarve?

6. Onde se estabelecem mais facilmente as mulheres brasileiras aqui em Algarve? 7. Pensa que existem variações no perfil das brasileiras que chegam a Portugal? 8. Pensa que evoluciono a percepção da imigração de mulheres brasileiras em

Portugal?

9. Quais são as principais carências que elas traem consigo ao chegar a Portugal? 10. Quais são as principais áreas em que eles procuram ajuda aqui no ACIDI? 11. Quais achas que são as maiores dificuldades que elas enfrentam em Portugal? 12. Qual é o rol do ACIDI na ajuda da superação de essas dificuldades?

13. Porque é difícil a adaptação e integração dos brasileiros em Portugal sendo que é o pais na Europa mais próximo ao Brasil em términos de língua e historia? Qual é a capacidade de integração que tem Portugal?

14. Quais são os fatores que ajudam a integração das mulheres brasileiras e quais são os fatores que freiam a integração?

15. Qual pensa que são as vantagens o desvantagens das brasileiras para se desenvolver em Portugal?

16. Considera que há mulheres brasileiras melhor adaptadas e integradas na sociedade portuguesa, si é assim porque umas conseguem e outras não?

17. Qual é o rol que desempenha o ACIDI na integração das mulheres brasileiras? 18. Que atividades o oportunidades existem no ACIDI para a integração e

socialização das mulheres brasileiras?

19. Existe uma diferencia em Algarve com o resto do país em relação à chegada e integração das mulheres brasileiras?

20. Quais são as instituições que, mas favorecem a integração das mulheres brasileiras aqui em Algarve?

21. Quais são os tipos de trabalhos que fazem as mulheres que freqüentam o ACIDI? 22. Acha que a mulher brasileira sofre muita exploração aqui em Portugal?

23. O que pensa sobre a frase que se ouve acerca de que “os imigrantes vem a roubar o trabalho dos portugueses”?

24. Conhece situações de discriminação das brasileiras já seja por elas ser mulher, imigrantes o simplesmente brasileiras?

25. Você sente que existe um choque entre a cultura brasileira e a cultura portuguesa? Qual é o trabalho do ACIDI nesta área?

26. Como se estabelece o dialogo entre portugueses e brasileiras? Portuguesas e brasileiras?

27. Consideras que a cultura brasileira aporta alguma coisa que enriquece o pais o a cultura portuguesa? De que maneira?

162

28. Respeito a atitude dos homens portugueses, como pensa que atuam os portugueses com as brasileiras que chegam aqui? Como pensas que atuam as portuguesas com as brasileiras?

29. Como explicar a imagem que tem as mulheres brasileiras em Portugal?

30. O ACIDI presta algum tipo de apoio às brasileiras no processo de legalização? 31. A UE desempenha algum papel na política de imigração de Portugal?

32. De acordo a sua opinião, qual é o maior desafio para os próximos anos respeito a imigração de brasileiras em Algarve?

33. Qual seria o maior freio?

34. Que políticas existem em Portugal para a integração dos imigrantes brasileiras?

III. Pauta de entrevista pastor Iglesia evangélica.

1. Chegam muitas mulheres brasileiras a igreja?

2. Normalmente qual é o primeiro contato delas para chegar à igreja? 3. Elas chegam sozinha, casadas em família o com namorado?

4. Na sua igreja há famílias portuguesas. Como acha que elas olham para as mulheres brasileiras da igreja o para uma nova brasileira que ingressa na igreja? 5. Elas são recebidas da mesma forma que mulheres de outras nacionalidades? 6. Como é a adaptação das mulheres brasileiras a igreja?

7. Você acha que a igreja é uma fonte de contactos pra elas se vincular com os portugueses?

8. Na igreja existe uma rede de cooperação na procura de emprego para as mulheres?

9. Quais são as principais carências que elas traem consigo ao chegar a Portugal? 10. Quais achas que são os objetivos da maioria na sua vinda a Portugal?

11. Quais achas que são as maiores dificuldades que elas enfrentam em Portugal? 12. Qual é o rol da igreja na ajuda da superação de essas dificuldades?

13. Qual é o espaço na vida delas que você acha que permite que elas conheçam e se vinculem mais com os portugueses, é a igreja o trabalho?

14. Acha que existem na sociedade portuguesa preconceitos sobre a mulher brasileira? Qual é a imagem que eles tem? O que pensa disso?

15. Você nota que com o correr do tempo elas começam a mudar e incorporar hábitos portugueses?

16. Você acha que as mulheres brasileiras mantêm sua identidade brasileira?

17. Você acha que algumas sentem medo o vergonha de ser reconhecidas como brasileiras em Portugal?

18. Porque é difícil a adaptação e integração dos brasileiros em Portugal sendo que é o pais na Europa mais próximo ao Brasil em términos de língua e historia? 19. Qual é o rol que desempenha a igreja na integração das mulheres brasileiras? 20. Qual pensa que são as vantagens o desvantagens das brasileiras para se

desenvolver em Portugal?

21. Conhece situações de discriminação das brasileiras já seja por elas ser mulher, imigrantes o simplesmente brasileiras?

22. Considera que há mulheres brasileiras melhor adaptadas e integradas na sociedade portuguesa, si é assim porque umas conseguem e outras não?

23. Você sente que existe um choque entre a cultura brasileira e a cultura portuguesa?

163

24. Você pensa que os homens portugueses são mais machistas que os brasileiros? Quais são as diferenças entre os roles do homem e da mulher em Brasil e Portugal?

25. O que pensa do relacionamento entre um homem português e uma mulher brasileira dacordo as experiências que conhece através dos casais que freqüentam a igreja?

26. Sua mulher é brasileira, como acha que tem sido o processo de integração dela em Portugal?

27. Quais são os tipos de trabalhos que fazem as mulheres que vão a sua igreja? 28. Acha que a mulher brasileira sobre muita exploração aqui em Portugal?

29. Acha que a sociedade portuguesa precisa do trabalho sãs mulheres brasileiras em Portugal?

30. O que pensa sobre a frase que se ouve acerca de que “os imigrantes vem a roubar o trabalho dos portugueses?

31. Como vê o relacionamento entre mulheres brasileiras e homens portugueses? 32. Foi difícil como pastor a sua aproximação aos portugueses pelo facto de ser

brasileiro?

33. A igreja presta algum tipo de apoio as brasileiras no processo de legalização? 34. Você tem muitos contatos com o SEF, com empresários, com administração,

com o IEFP? (instituto de emprego e formação português)

35. Pensa que as mulheres brasileiras têm uma forma diferente de relacionamento com a religião?

36. Quais são os fatores que ajudam a integração das mulheres brasileiras e quais são os fatores que freiam a integração?

37. Que atividades o oportunidades existem na igreja para a integração e socialização das mulheres brasileiras?

38. Você acha que a imagem da mulher brasileira em Portugal tem mudado? Por quê?

164

IV. Instrumento de recolha de dados.

Este questionário faz parte de uma investigação que está a ser realizada pela universidade do Algarve acerca da situação dos cidadãos brasileiros em Portugal. O seu preenchimento é anónimo e os dados recolhidos são absolutamente confidenciais destinando-se exclusivamente ao tratamento estatístico no contexto dessa investigação.

Secção I: Perfil das imigrantes brasileiras no Algarve segundo sua situação

Documentos relacionados