• Nenhum resultado encontrado

Intensidade média e evolução horária das ilhas térmicas e higrométricas em dias sem vento

7 CARACTERÍSTICAS DAS ILHAS DE CALOR E DE UMIDADE EM PENÁPOLIS POR MEIO DE MEDIDAS FIXAS

7.5 Intensidade média e evolução horária das ilhas térmicas e higrométricas em dias sem vento

Seguindo as análises propostas na presente pesquisa, nesse tópico será analisada a intensidade e evolução da ilha de calor em Penápolis em dias de condições atmosféricas sem vento27. Sob tais condições de tempo, a ilha de calor em Penápolis apresentou as

maiores intensidades se comparado com as análises já realizadas, alcançando a máxima de 3,5ºC às 23h no verão, particularmente em dezembro (Tabela 14). Algumas características permaneceram semelhantes, como por exemplo, os horários de máxima intensidade, que seguem ocorrendo pela noite e madrugada, demostrando assim, que a ilha de calor em Penápolis é um fenômeno nitidamente noturno.

Tabela 14 – Intensidade média, hora máxima e duração da ilha de calor em Penápolis/SP sem vento. Variáveis da ilha de calor Dezembro (verão) Janeiro (verão) Junho (inverno) Julho (inverno) Intensidade média máxima 3,5ºC 3,0ºC 2,9ºC 2,9ºC Hora de máxima intensidade 23h 1h e 7h 1h e 3h 23h Duração da ilha de calor 23h 21h 16h 16h

Fonte: Elaborado pela autora

A intensidade média e evolução da ilha de calor em dias sem vento estão ilustradas no gráfico 21 e 22. Nestes, é possível observar que em todos os meses analisados, às 17h, teve-se um declínio das diferenças térmicas positivas, configurando assim, a presença de uma ilha de frescor na cidade. Além disso, verificou-se também um padrão semelhante entre os meses, com maiores intensidades entre às 19h e às 9h. As máximas médias alcançadas nesses dias sem vento foram de 3,5ºC às 23h em dezembro, 3,0ºC à 1h e às 7h em janeiro, 2,9ºC à 1h e às 3h em junho e 2,9ºC às 23h em julho.

Portanto, foi durante a noite, madrugada e nas primeiras horas do dia que a ilha de calor atingiu seu pico de maior força em Penápolis. Concomitantemente, nesse período do dia também esteve presente a ilha seca na cidade, a qual atuou entre às 21h até às 9h. Sua intensidade máxima foi em condições de verão, mais especificamente às 9h, quando atingiu -9,0%.

27

As diferenças mensais de verão podem ser observadas no gráfico 21. Como observado nas análises anteriores, dezembro de 2014 e janeiro de 2015 apresentaram muitas similaridades entre os dados analisados, dentre estas se destacam o aumento das diferenças térmicas positivas a partir das 19h e o declínio destas depois das 11h. Ademais, também em ambos os meses, houve a presença de uma ilha de frescor de baixa magnitude, registrada às 17h, com intensidades de -0,5ºC em dezembro e -0,2ºC em janeiro. O que se distingue entre os meses, são os horários de máximas, visto que em dezembro as maiores intensidades foram registradas às 21h e às 23h e em janeiro à 1h e às 7h, e também a intensidade da ilha de calor, que em dezembro alcançou a máxima média de 3,5ºC e em janeiro 3,0ºC. Assim, em dezembro, a ilha de calor se antecipou e sua magnitude foi maior comparada com a ilha de calor de janeiro.

Sobre a ilha higrométrica verificou-se maiores similaridades, pois em ambos os meses a ilha seca esteve presente entre às 21h e às 9h e a ilha úmida ocorreu entre às 11h e às 19h. A ilha seca registou a máxima de -4,6% às 3h em dezembro e -9,0% às 5h em janeiro. Já a ilha úmida apresentou intensidade máxima igual. Nos dois meses a máxima registrada foi de 16,2% às 17h em dezembro e às 15h em janeiro. Sendo assim, comparando os dois meses, pode-se dizer que, a ilha seca teve maior magnitude em janeiro e que a ilha úmida atuou de maneira igual em ambos os meses, sendo variável somente no que se refere aos horários de máxima intensidade.

Fonte: Elaborado pela autora.

A intensidade média e evolução da ilha de calor e higrométrica em junho e julho em dias sem vento estão representadas no gráfico 22. Durante esses meses a ilha de calor atuou entre às 19h e às 9h, sua intensidade máxima atingiu 2,9ºC em ambos os meses e foi registrado à 1h e às 3h em junho e às 23h em julho. Já no final da manhã e durante toda a tarde, mais especificamente entre as 11h e 17h, teve-se a presença da ilha de frescor, cuja intensidade máxima foi de -1,8ºC em junho e -1,5ºC em julho, ambas registradas às 17h. Em relação à umidade relativa, se observou um padrão mais distinto entre os meses. Julho apresentou uma ilha úmida mais prolongada em duração, com início às 11h e término às 23h, enquanto que em junho esta já deixou de existir às 19h. As intensidades médias máximas foram registradas às 15h, com 18,5% em junho e 17,0% em julho. Já a ilha seca marcou a máxima média de -8,2% às 9h em junho e -4,1% às 7h em julho. Portanto, comparando os dois meses, pode se afirmar que, junho e julho tiveram ilhas de calor e frescor equivalentes em duração e intensidade. Em relação à umidade, junho apresentou uma ilha úmida e seca de maior magnitude.

Fonte: Elaborado pela autora

Entre as estações analisadas houve diferenças expressivas, que podem ser observadas no gráfico 23, no qual está representada a ilha de calor e higrométrica para o verão e inverno em dias sem vento em Penápolis. A ilha de calor teve maior duração e intensidade no verão, a qual atuou das 19h às 15h e atingiu a máxima de 3,0ºC às 23h. No inverno a duração foi diminuída e passou a atuar das 19h às 9h, com máxima de 2,8ºC também às 23h. Vê-se, portanto, no inverno, uma ilha de frescor mais prolongada, que se manteve atuante durante a tarde, das 11h às 17h, com intensidade média máxima de -1,6ºC às 13h. No que se refere à ilha higrométrica, pode-se observar maiores semelhanças entre os horários de início e término das ilhas. Em ambas as estações verificou-se que no período da tarde, das 11h às 19h, houve a presença de uma ilha úmida, que atingiu máxima de 17,7% às 15h no inverno e 15,3% às 17h no verão. A cidade perdeu umidade em relação ao campo a partir das 23h, quando inicia a formação da ilha seca, a qual registrou máximas médias de -6,3% às 5h no verão e -5,7% às 9h no inverno. Logo, as diferenças entre as estações foram as intensidades das ilhas úmidas e secas e os horários das máximas.

Gráfico 22 - Intensidade média e evolução horária da ilha de calor e higrométrica em junho e julho de 2015 em dias sem vento em Penápolis/SP

Fonte: Elaborado pela autora.

Gráfico 23 - Intensidade média e evolução horária da ilha de calor e higrométrica em verão e inverno em dias sem vento em Penápolis/SP

8 CARACTERÍSTICAS TÉRMICAS E HIGROMÉTRICAS DE PENÁPOLIS POR