• Nenhum resultado encontrado

3. A VISÃO DIALÓGICA DE LINGUAGEM, DE INTERAÇÃO E DE GÊNERO

3.2 A interação na perspectiva Bakhtiniana

Bakhtin/Volochinov (2003[1929]) mostram sua concepção de enunciação como produto da interação de dois indivíduos socialmente organizados, e propõe, dessa forma, a idéia de interação verbal realizada por meio da enunciação.

O discurso se configura como intimamente ligado à interação. Bakhtin (2003, p.123) orienta que:

Na realidade, toda palavra comporta duas faces. Ela é determinada tanto pelo fato de que procede de alguém, como pelo fato de que se dirige para alguém. Ela constitui justamente o produto da interação do locutor e do ouvinte. Toda palavra serve de expressão a um em relação ao outro.[...] A palavra é uma espécie de ponte lançada entre mim e os outros.

A interação verbal constitui a realidade fundamental da língua, pois a língua vive e evolui historicamente. Com base em Bakhtin (op.cit), compreendemos que a interação verbal entre sujeitos está relacionada à intersubjetividade. De acordo com Bakhtin, a intersubjetividade se apresenta sob quatro aspectos: a interação entre interlocutores é o princípio fundador da linguagem; o sentido do texto e a significação das palavras dependem da relação entre sujeitos; a intersubjetividade é anterior à subjetividade, pois a relação entre os interlocutores não apenas funda a linguagem e dá sentido ao texto, como também constrói os próprios sujeitos produtores do texto; e a sociabilidade aponta-se na relação entre sujeitos e a dos sujeitos com a sociedade.

Mas, o que significa a interação para o Círculo de Bakhtin? Conforme menciona Sobral (2009, p.40): “A interação é entendida como essencialmente fundada no diálogo em sentido amplo, algo que não se separa dele, isto é, que envolve mais de um termo e mais de um sujeito: “a pergunta” e a “resposta”, o eu e o outro”. No Círculo, quando se fala de interação, se fala do fundamento do sentido, “a relação entre sujeitos”. (op.cit., p.41). Bakhtin (2002, p. 123), apresenta o conceito de interação como:

A verdadeira substância da língua não é constituída por um sistema abstrato de formas lingüísticas nem pela enunciação monológica isolada, nem pelo ato psicofisiológico de sua produção, mas pelo fenômeno social da interação verbal, realizada através da enunciação ou das enunciações. A interação verbal constitui assim a realidade fundamental da língua.

Compreendemos com esta citação que a linguagem e o sujeito se constituem mutuamente, ou seja, na interação. Bakhtin se refere ao sujeito levando em conta a relação constitutiva que ele apresenta com a linguagem. Retomamos o conceito de interação verbal firmado em Bakhtin (2009) para trilharmos os caminhos nessa pesquisa e analisarmos os discursos postados nos fóruns.

Um destaque na obra de Bakhtin que podemos citar é o princípio dialógico da linguagem. O autor menciona que toda palavra se dirige para alguém. A compreensão é ativa na medida em que o sentido ocorre pela réplica, a voz do outro. De acordo com Brait (1997), Bakhtin ao tratar, em seus escritos, do texto como objeto das ciências humanas, aponta já as duas diferentes concepções do princípio dialógico, a do diálogo entre interlocutores e a do diálogo entre discursos, pois considera que nas ciências humanas o objeto e o método são dialógicos. O texto é para Bakhtin constitutivamente dialógico, define-se pelo diálogo entre os interlocutores e pelo diálogo com os outros textos.

Nas pesquisas desenvolvidas por Beth Brait (1997) as reflexões sobre o princípio dialógico, que influenciaram os estudos do discurso e do texto, organizam-se em duas partes: a) sobre a concepção de texto (discurso ou enunciado), b) sobre o princípio dialógico e seus desenvolvimentos em diferentes teorias do discurso e do texto.

Para Sobral (2009) também desenvolveu estudos em que classifica níveis de interação nos discursos, entre eles temos o nível do intercâmbio verbal, em que a enunciação projeta marcas no enunciado; o nível do contexto imediato do intercâmbio social, são os lugares sociais dos interlocutores; o nível do contexto social imediato, se refere a organização da sociedade; e o nível do horizonte social e histórico, trata da interações entre as pessoas de gerações diferentes.

Como ilustração, podemos constatar na pesquisa que nos discursos proliferados no Moodle, na página da disciplina, que é objeto de nosso estudo, há estratégias de interação que favorecem à aprendizagem. A palavra é como uma semente, semeada por um, regada e ampliada pelos outros; os alunos “precisam” e estudam uns com os outros por meio dos discursos nos fóruns que possibilitam e instigam esta troca de experiências, dúvidas, sugestões, palavras de ânimo, entre outras situações. Portanto, a interação se apresenta como fundamental no processo de ensino dos professores/tutores no ambiente virtual e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos. Identificamos esta interação no fórum Sala de bate papo, nos trechos dos alunos 1, 22 e 25, vejamos:

Aluno 1: Re: Mais um semestre de aprendizagens - segunda, 2 março 2009, 12:50

Boa tarde colegas.

Vejo que todos estão ansiosos quanto à este semestre. É natural. Todos nós não podemos adquirir conhecimentos se vivermos isolados, precisamos da opinião de todos que estão envolvidos em uma dada situação que está sendo levantada para, a partir daí, chegarmos á uma conclusão. Por isso devemos interagir mais uns com os outros

e usar ao máximo os fóruns. Boa sorte à todos!

Re: Mais um semestre de aprendizagens

Aluno 22 - segunda, 2 março 2009, 23:20

Que bom, estarmos de volta, já estava sentindo falta da correria, do bate-papo nos fóruns, dessa interação, isso é gostoso. Feliz semestre para todos.

Aluno 25: Re: Mais um semestre de aprendizagens - terça, 3 março 2009, 12:40 Ola Aluno 1,

Seu discurso é animador, ainda mais recheado com os temos PLANOS E METAS,

valeu!

No ambiente virtual, ou seja, na aula virtual, é preponderante a interação entre professor, alunos e tutor, pois a “distância” que não permite a visualização e aproximação física com o aluno, promove, sem dúvida, uma aproximação de forma interativa nos discursos e mensagens postados nos fóruns no ambiente moodle. É interessante, e pode parecer ambíguo, mas o ensino a distância acontece de forma íntima com a interação, com a proximidade entre os interlocutores do aprendizado - professor/tutor e alunos. Morato aborda que (2007, p.318): “[...] a interação produz sentido, o sentido é produção de interação: o outro nos é necessário para sabermos o que estamos a dizer, e mais, para construirmos o sentido daquilo que estamos a dizer”. A interação permite reflexões e discussões sobre a reciprocidade do sujeito nos diversos contextos em que os discursos estão inseridos. Assim, em nossas análises identificamos tipologias de interação nos discursos proliferados no ambiente virtual pelos interlocutores.