• Nenhum resultado encontrado

Interdisciplinaridade, Bioética e Abordagem Integral dos Processos de Saúde

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste momento muito especial de minha carreira profissional, percebo que não sou mais o mesmo Cirurgião-Dentista que se resumia simplesmente ao atendimento odontológico de rotina no consultório, mas um PROFISSIONAL DE SAÚDE que busca no paciente não apenas a queixa principal e sim a situação sistêmica, econômica, social e educacional que influenciam consideravelmente na qualidade de vida do paciente e consequentemente o levará a não ter um bom controle de saúde bucal.

Para que haja uma atenção básica efetiva e de qualidade, é preciso que todos os ensinamento aqui ministrados sejam colocados em prática e além de nós profissionais que vive o dia-a-dia das Unidade Básica de Saúde os gestores também pratiquem o Programa de Saúde da Família em suas atividades de gestão e não apenas se preocupar em dar satisfação política a população mas sim dar qualidade de vida.

A mudança de qualidade de vida da população com o surgimento do Programa de Saúde da Família é visível. Contudo não devemos para no tempo, pois se hoje já é perceptível a melhoria da saúde no Brasil podemos melhorar ainda mais. Pode parecer difícil, mas com pequenas ações (praticar o PSF nas UBS) os resultados poderão ser maravilhosos.

REFERÊNCIAS

CECCIM, R,B. Educação Permanente em Saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde. Ciênc. saúde coletiva, v.10, n.4, p. 975-986, 2005.

CONILL, E. M; Políticas de atenção primária e reformas sanitárias: discutindo a avaliação a partir da análise do Programa Saúde da Família em Florianópolis,

Santa Catarina, Brasil, 1994-2000; Cad. Saúde Pública vol.18 suppl. Rio de Janeiro 2002.

Educação em Saúde Bucal: Sensibilização dos Pais de Crianças Atendidas na Clínica

Integrada de Duas Universidades Privadas. Pesq Bras Odontoped Clin Integr, João Pessoa, v. 4, n. 1, p. 47-51, jan./abr. 2004.

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: O TRABALHO DE GRUPOS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA.

Rev. APS, v. 12, n. 2, p. 221-227, abr./jun. 2009.

http://www.medicina.ufc.br/moodle/file.php/472/Material_Complementar_Aula_04/Aval_Mo nitoramento_Top_04_Aula_04_Plan_Aval_2010_1_SM.pdf

http://www.medicina.ufc.br/moodle/file.php/472/Material_Complementar_Aula_04/Caso_20 Equipe_20Verde_Top_05_Aula_04_Plan_Aval_2010_1_SM.pdf

INACIA SÁTIRO XAVIER DE FRANÇA, et. al. Violência Simbólica no Acesso das Pessoas com Deficiência às Unidades Básicas de Saúde, Campina Grande, Paraíba, 2009.

MANOEL DIAS DE SOUZA FILHO, et. al. Avaliação da saúde bucal de deficientes visuais em Teresina-PI, Parnaíba, Piauí, 2010.

O ACOLHIMENTO EM SAÚDE BUCAL NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA, FORTALEZA-CE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Rev. APS, Juiz de Fora, v. 13, n. 4, p. 505-509, out./dez. 2010.

OLIVEIRA, G. M; GONÇALVES, M. J. F; PIRES, R. O. M;Caracterização da estratégia saúde da família no estado do Amazonas,Brasil: análise da implantação e impacto; Cad.

Saúde Pública vol.27 no.1 Rio de Janeiro Jan. 2011.

OLIVEIRA, H. R; LOPES, K. S; PINTO, N. M. de M; Revista Enfermagem Integrada – Ipatinga: Unileste-MG-V.2-N.1-Jul./Ago. 2009.

PAULON, S.M.; CARNEIRO, M.L.F. A educação a distância como dispositivo de fomento às redes de cuidado em saúde. Interface (Botucatu), v.13, s.1, p. 749-757, 2009.

PIRES. L. A. G., CERVEIRA. J. A Bioética na Odontologia. Stomatos v.9, n.17, jul./dez.

2003.

PLANO DE AÇÃO. www.apaebrasil.org.br/arquivo.phtml?a=13165

REDONDO, Maria Cristina da Fonseca; Deficiência auditiva-/ Maria Cristina da Fonseca Redondo, Josefina Martins Carvalho. – Brasília : MEC. Secretaria de Educação a Distância, 2000.

ROSA, W. A. G; LABATE, R. C; Programa Saúde a Família: A Construção de um Novo Modelo de Assistência; Rev Latino-am Enfermagem 2005 novembro-dezembro; 13(6):1027-34.

SEBRAE. Dicas de prevenção de acidentes e doenças de trabalho. Brasília, 2005.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA, SIAB. Governo Federal.

Ministério da Saúde. Informações Estatisticas do Estado do Ceará. Janeiro de 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Faculdade de Medicina. Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde. Curso de especialização em saúde da família: Atenção Básica de Saúde no Contexto da Saúde Bucal. Fortaleza, 2011a. Disponível em:<http://www.medicina.ufc.br/unasus/cesf/disciplina/aula_01/index.html >. Acesso em: 18 jun. 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Faculdade de Medicina. Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde. Curso de especialização em saúde da família: ABS Pessoa

com Deficiência. Fortaleza, 2011b. Disponível em:

http://www.medicina.ufc.br/unasus/cesf2/abs_port_def/aula_02/

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Faculdade de Medicina. Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde. Curso de especialização em saúde da família: ABS Pessoa

com Deficiência. Fortaleza, 2011c. Disponível em:

http://www.medicina.ufc.br/unasus/cesf2/abs_port_def/aula_03/index.php?p=02.php<http:.

Acesso em: 29 set. 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Faculdade de Medicina. Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde. Curso de especialização em saúde da família: ABS Pessoa

com Deficiência. Fortaleza, 2011d. Disponível em:

http://www.medicina.ufc.br/unasus/cesf2/abs_port_def/aula_04/. Acesso em: 29 set. 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Faculdade de Medicina. Núcleo de tecnologias e educação a distância em saúde. Curso de especialização em saúde da família. Construindo um protocolo de cuidados com vítimas de violência. Fortaleza, 2010. Disponível

em:http://www.medicina.ufc.br/unasus/cesf2/saud_mulher/aula_04/. Acesso em: 06 abr.

2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Faculdade de Medicina. Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde. Curso de especialização em saúde da família: Elaboração do Plano de Ação. Fortaleza, 2010. Disponível em: <

http://www.medicina.ufc.br/unasus/cesf2/plan_aval/aula_04/index.php?p=01.php>.

Acesso em: 27 de ago. 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Faculdade de Medicina. Núcleo de tecnologias e educação a distância em saúde. Curso de especialização em saúde da família. Estratégias em saúde mental. Fortaleza, 2010. Disponível