• Nenhum resultado encontrado

3.2 Construção das Classes

4.1.3 Interface de edição, inserção e remoção de drivers

O formulário de edição, inserção e remoção de drivers apresentado nas figuras 4.9, 4.10, 4.11 e 4.12 são responsável pela edição dos campos de informações dos drivers contidos no arquivo wireless.opts, a inserção de novos drivers e a remoção dos drivers.

Este formulário é formado por quatro orelhas (Configuration, Configuration 1, Configuration 2, Configuration 3) que contem os campos para configuração do respectivo driver.

Na orelha Configuration apresentado na figura 4.9 estão os campos Mac Adress que informa o Mac Adress do driver a ser editado. O campo de informações sobre o driver (informtation) e o campo comment que é usado exclusivamente se o formulário foi chamado para a inserção de um novo driver. Este comentário será inserido no arquivo wireless.opts como uma linha comentada(#). Quando o formulário foi chamado para edição este campo não será ativado.

O campo Mac Adress é um campo obrigatório, pois é necessário para o reconhecimento do driver instalado no computador. O Mac Adress deve ser digitado exatamente igual ao exemplo ao lado do nome dele. Inicia com a string *,*,* seguida pelos três dígitos hexadecimais do driver (definido pela fábrica) e no final o parênteses ). No caso de o driver ter mais de um Mac Adress, separa-los pelo pine |.

O campo Information também é obrigatório, pois ele será usado na caixa de seleção do formulário de exibição de drivers.

Figura 4.9 – Janela de edição e inserção de driver (configuration) Na orelha Configuration 1 apresentado na figura 4.10 estão os campos Essid (Extended Network Name), Nwid, Bit Rate e Channel. O campo Essid é responsável pela configuração do nome da rede wireless definida pelo cliente a ser usada na conexão.

O campo Nwid é responsável pela configuração do domínio ou ID da rede para que se possa se distinguir logicamente diferentes redes. O NetWork Identification Designator (NWID), é um código de quarto dígitos hexadecimal, que 'conecta' logicamente um numero de estações wireless entre um wireless workgroup (célula).

O campo Bit Rate é responsável pela configuração da velocidade com que cada bit será transmitido na camada física.

O campo Channel define o modo da parcela do spectrum de rádio limitado para um uso particular que será usada para conexão. São usados 11 canais definidos na caixa de seleção onde cada um destes canais definem um freqüência entre 2.4 to 2.48 GHz .

Figura 4.10 – Janela de edição e inserção de driver (configuration 1) Cada campo que o cliente desejar configurar deverá ser primeiramente ativado usando as caixas de confirmação e assim este

campo será liberado para edição. Caso nada seja inserido no campo quando ativado, será inserido no arquivo apenas a informação vazia entre aspas. Ex.: NWID=””.

Devido a grande diversidade dos atributos que podem ser inseridos com exceção do campo Channel os demais campos foram configurados para aceitar o que o usuário digitar sendo de responsabilidade deste a inserção dos dados corretamente e de valores reais para o funcionamento correto da conexão.

Na orelha Configuration 2 apresentado na figura 4.11 estão os campos de configuração Mode, Rts, Sens e Channel.

Figura 4.11 – Janela de edição e inserção de driver (configuration 2) O campo RTS threshold e responsável pela definição no uso de handshaking na transmissão.

A caixa de seleção Operation Mode define os seis tipos de conexão: Ad-Hoc, Managed, Master, Repeater, Secondary e auto.

O campo Sensitivity(cell size + roaming speed) define o valor do nível do sinal para iniciar a recepção de pacotes (sensibilidade). Também como foi definida para as outras configurações, devido· a grande diversidade dos atributos que podem ser inseridos com exceção do campo Mode os demais campos foram configurados para aceitar o que o usuário digitar sendo de responsabilidade deste a inserção dos dados corretamente e de valores reais para o funcionamento correto da conexão.

Na ultima orelha da interface (Configuration 3) apresentado na figura 4.12 estão os campos de configuração Frag, Iwconfig, Iwspy e Iwpriv

O campo Fragmentation threshold define o tamanho dos pacotes que serão transmitidos.

O campo Iwconfig Parameters define os valores de configuração

O campo Iwspy Parameters é responsável pela definição de alguns parâmetros de funcionalidade extra.

O campo Iwpriv Parameters define o valor do endereço IP assim como endereços de máquina (MAC).

Todas as configurações alteradas deverão ser salvas clicando no botão Apply. Este botão tem a função de salvar as alterações nos campos dentro do arquivo wireless.opts.

Este formulário é ativado tanto quando for usado para inserir um novo driver como para editar um dos drivers já existentes neste arquivo. A única diferença e que quando for optado para editar um driver, os campos com valores no arquivo serão ativados. Caso deseje-se inserir novos campos nos drivers já existentes basta ativa-los.

Abaixo está o estudo do código deste formulário que está anexado no Anexo II e está escrito no arquivo addeditform.ui.h.

Análise do Código – arquivo addeditform.ui.h (Anexo H) Classe : addEditForm

void addEditForm::init()

Construtor do formulário que inicia as variáveis globais para serem usadas no programa.

void addEditForm::apply()

Função ligada ao botão apply e é responsável pela aplicação das mudanças nos campos do arquivo wireless.opts a partir das alterações feitas no formulário.

O algoritmo desta função está apresentado abaixo: - Apartir da opção escolhida (edição ou inserção); - Caso edição if(edit_adapt);

- Capturar todas informações do driver selecionado no formulário displayform contido no arquivo wireless.opts e inserir-las nos seus respectivos campos na tela e ativando-os para edição;

- Salvar o driver no arquivo wireless.opts (wireless.saveAlterations()) caso o campo de Mac adress e Infomation tenha sido corretamente inserido;

- Caso adição;

- Salvar o driver no arquivo wireless.opts (wireless.saveAlterations()) caso o campo de Mac adress e Infomation tenha sido corretamente inserido;

- Caso os campos Mac adress e Information não tenha sido corretamente inserido exibir a menssagem da figura 5.13.

void addeditForm1::informeOperation( bool edit , int pos) Esta função determina se a operação utilizada é de edição ou adição. Se ela for usada ativa a variável boleana edit_adapt que indica que o formulário está sendo usado para editar um driver já existente no arquivo wireless.opts. Ele também informa qual adaptador deverá ser alterado (pos_adapt).

bool newForm1::insertedNewDriver()

Esta função retorna o valor da variavel boleana newDriver que determina se o novo driver foi inserido. O resultado será utilizado para a atualização da caixa de seleção de drivers.

void newForm1::alterNewDriver()

Esta função tem a finalidade apenas de atualizar a variavel newDriver.

4.1.4 Interface de Configuração do Cliente e da Rede

Figura 4.13 – Janela Client Configuration

Esta janela apresentada na figura 4.13 é responsável pela edição do nome do cliente ou nome do computador (campo Client Name) que esta usando a conexão e o nome da rede wireless (Wireless Network Name) a qual este computador deverá se conectar.

O nome do cliente (Client Name) pode se qualquer um, desde que não esteja sendo usado por outro cliente. Este nome será inserido no arquivo dentro do campo INFO do código essidany,*,*,*).

O nome da rede (Wireless Network Name) deve ser o nome que foi definido para rede wireless a qual o driver deverá ser conectado, e este nome será inserido no campo ESSID que está contido também no código essidany,*,*,*). O Network Name é usado para conexão logica a estação wireless. O Network Name é um nome compartilhado que combina múltiplas células wireless. Este nome é uma string alfanumérica nos valores 'a-z', 'A-Z' e '0-9' com no máximo de 32 caracteres.

Análise do Código – arquivo clientform.ui.h (Anexo I)

O código deste formulário está contido no anexo II e é o arquivo clientconfform.ui.h. Esta classe é formada pela funções abaixo listadas e ele trabalha com os atributos info e essid contidos no objeto wireless da classe clWireless criado a partir do arquivo wireless.opts.

void clientForm::saveConf()

Salva as alterações criadas pelo cliente no arquivo wireless.opts referentes ao nome do cliente e ao nome da rede wireless.

O algoritmo desta função pode ser definido assim: - Apartir dos nomes editados nas caixas de textos;

- Criar o objeto wireless da classe clWireless e caso já exista algum nome nos campos INFO e ESSID inseri-los respectivamentes nos campos de Client Name e Network Name;

- Salva as alterações no arquivo wireless.opts;

4.2 Interface de Análise da Conexão da Rede Wireless LAN

Agora vamos estudar a interface de análise da conexão utilizada pelo cliente Linux em seu computador. Esta interface fornece uma análise gráfica e numérica sobre a conexão no momento atual para que possa avaliar a situação da transmissão.

Nas Figuras 4.14, 4.15, 4.16, 4.17 e 4.18 é apresentado a interface de análise da conexão. Ela é formada por quatro partições.

Figura 4.14 – Interface de Análise (Link Test)

A primeira partição apresentada na figura 4.14 exibe a conexão em barras de progresso onde é mostrado o valor do link, noise e level lido a cada segundo no arquivo wireless analisado no capitulo 4. Os valores atualizados no arquivo são lidos pelo classe clLink e exibidos nas barras e nos valores aos lados. Este valor está em dB (decibéis) e está definido por um valor entre 0 dB e 300 dB.

Uma conexão estará numa condição boa quando a diferença entre o level (força da transmissão) e o noise (ruído) for num valor maior do que 30 dB. Este valor representa o valor do Link. Um valor entre 20 dB e 29 dB indica que a conexão está marginal e um valor menor do que 20 dB indica que o link está ruim. O valor de 0 dB indica que não a conexão com nenhuma rede wireless.

No campo information e apresentado a situação da conexão (bad,reasonable,good) e outras informações referente ao campo Discarded packets(nwid,crypt,frag).

A Segunda partição (Level Graphic) apresentada na figura 4.15 refere-se exclusivamente ao nível da transmissão e é apresentado graficamente no gráfico level x tempo. O tempo é de 1 minuto para se completar um gráfico. Depois disso é reiniciado o gráfico. O valor do link é representado pela linha verde. Ao lado em information é exibido o valor do ponto atual do level do gráfico.

Figura 4.15 – Interface de Análise (Level Graphic)

A terceira partição (Noise Graphic) apresentada na figura 4.16 refere-se exclusivamente ao nível da interferência e é apresentado graficamente no gráfico noise x tempo. O tempo é de 1 minuto para se completar um gráfico. Depois disso é reiniciado o gráfico. O valor do noise é representado pela linha vermelha. Ao lado em information é exibido o valor do ponto atual do noise do gráfico.

Figura 4.16 – Interface de Análise (Noise Graphic)

A quarta partição (Link Graphic) apresentada na figura 4.17 refere-se exclusivamente ao link da conexão e é apresentado graficamente no gráfico link x tempo. O tempo é de 1 minuto para se completar um gráfico. Depois disso é reiniciado o gráfico. O valor do link é representado pela linha azul. Ao lado em information é exibido o valor do ponto atual do link do gráfico.

Figura 4.17 – Interface de Análise (Link Graphic)

A ultima partição (Total Graphic) apresentada na figura 4.18 apresenta as os três valores graficamente no gráfico (level, noise e link) x tempo. O tempo é de 1 minuto para se completar um gráfico. Depois disso é reiniciado o gráfico. O valor do link é representado pela linha azul, o do level pela cor verde e o do noise pela cor vermelha. Ao lado em information é exibido o valor do ponto atual do link, level e noise do gráfico.

Figura 4.18 – Interface de Análise (Total Graphic)

Análise do Código – arquivo monitorform.ui.h (Anexo J) O código desta interface está no arquivo monitorform.ui.h apresentado no anexo II.O código trabalha com a classe clLink que lê as informações contidas no arquivo wireless. A cada segundo o formulário pega os dados contidos no arquivo e os imprime nos formatos apresentados acima (gráfico, barra de progresso...).

void monitorForm::init()

Este é o construtor da classe e nele é inicializado os valores globais a serem usados na classe. A linha de código startTimer( 1000 ); determina o tempo de 1 segundo para que a cada este tempo seja feito a leitura do arquivo wireless pela função void monitorForm::timerEvent( QTimerEvent *e ).

Esta função e responsável pela leitura do arquivo e a exibição dos dados avaliados na janela Monitor Link. O algoritmo desta função pode ser representao assim:

- A cada segundo faça:

- Cria se um objeto da classe clLink (monitor); - Se houver conexão wireless;

- Exibe os valores nas barras de progresso referentes ao link,level e noise;

- Imprime os valores nos gráficos apartir da função void monitorForm::print_graphic(int level,int noise, int link);

void monitorForm::print_graphic(int level,int noise, int link)

Função que desenha as linhas dos gráficos referente ao level. Noise e link. O algoritmo desta função está na listagem abaixo:

- A partir dos valores passados por parâmetros (int level,int noise, int link)

- Imprimir nos gráficos os valores depois de definido as cores de cada linha.

- Caso tenha sido terminado o tempo de 1 minuto atualizar os gráficos.

Capítulo 5

Conclusões e Propostas Futuras

5.1 Conclusões

Este sistema foi idealizado com o objetivo de monitorar a conexão wireless para clientes linux existente no Centro de Informática da Universidade Federal de Lavras – MG. Visando facilitar para o usuário linux, o sistema atendeu os requisitos necessários para uma rápida configuração dos drivers de suporte e para também uma análise rápida de como está a conexão com a estação wireless.

O sistema naquilo que foi a principio objetivado, conseguiu atender de uma forma satisfatória os seus requisitos.

O uso de conexão wireless tem crescido grandemente e futuramente devido ser muito mais prático sua instalação do que o uso dos cabos que dão muito trabalho para a instalação. Por isso visamos criar este sistema que facilite ao usuário sua configuração e também a análise da conexão a uma estação wireless.

5.2 Propostas Futuras

Este sistema está em sua primeira versão sendo sua função como foi visto a configuração dos drivers de suporte para redes Wireless LAN e para análise da conexão. Uma melhoria que deve ser feita é em relação aos

Campos de configuração que neste programa estão abertos a qualquer inserção de parâmetros e então definir proteções usando máscaras para garantir a inserção de dados válidos para que a conexão possa ocorrer corretamente.

Em termos de aumentar a configuração de outros atributos de uma rede wireless as proposta são a de configurar mais arquivos que estão relacionados com redes wireless usando ambiente gráfico para facilitar a configuração do cliente.

Em termos de análise da conexão de um cliente linux pode ser criado mais análise em relação a pacotes enviados, recebidos ou perdidos na conexão.

Outros projetos poderão ser implantados ao sistema para que sejam criadas novas versões e assim aumentado o campo de configuração e análise da rede wireless LAN.

Referências Bibliográficas

[Lima00] LIMA, Abiel R; et. Al. Apostila Wireless. Curso PCT Motorola. Florianópolis. 2000.

[Alencar98] ALENCAR, Marcelo Sampaio de Alencar. “Telefonia Digital”. São Paulo, Érica, 1998.

[Camara00] CÂMARA, Daniel Câmara. “Proposta para Cobertura de Área de Sombra em Redes Wireless”, UFMG, 2000 .

[IEEE802.11a] IEEE Doc. IEEE P802.11-96/49C. “802.11 Tutorial – 802.11 MAC Entity: MAC Basic Access Mechanism Privacy and Access Control”. U.S.A., 1996.

[IEEE802.11b] IEEE Standard 802.11. “The IEEE 802.11 Standard”. U.S.A., 1997.

[IEEE802.11c] IEEE Standard 802.11. “The IEEE 802.11b Standard”. U.S.A., 1998.

[Soares95] SOARES, L. F. G. Et al. – “Redes de Computadores – Das LANs, MANs e WANs às redes ATM” - Ed. Campus – 1995.

[Tenenbaum96] TENENBAUM, Adrew S. “Redes de Computadores”, Editora Campus, 1996.

[Areias99], Gonçalo Menezes, Wireless IP, Universidade do Minho, 1999.

[Arnett97], Matthew Flint; DULANEY, Emmett; HARPER, Eric et al. Desvendando o TCP/IP. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

[Duarte2001], Emeide Nóbrega; NEVES, Dulce Amélia de B.; SANTOS, Bernadete de L. O. dos. Manual técnico para realização de trabalhos monográficos: dissertações e teses. 4 ed. João Pessoa: Ed. Universitária da UFPB, 2001. 96 p.

[França98], Júnia Lessa et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 4 ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

[Johnon98], David B., Maltz David A., Dynamic Source Routing in Ad Hoc Wireless Networks, 1996.

[Mateus98], Geraldo Robson, Loureiro, Antonio Alfredo, Introdução à Computação Móvel, 11a Escola de Computação, Rio de Janeiro, 1998.

[Mathias2000], André Pimenta, “IEEE 802.11 – Redes Sem Fio”, UFRJ, 2000.

[Menezes2000], Rodrigo Saldanha, “IEEE 802.11 – Wireless”, UFRJ, 2000.

[Lucent2000], Technologies Inc., “ORINOCO Manager Suíte User’s Guide”, 2000

[Tourrilhes],Jean, Wireless Extensions, http://www.hpl.hp.com/personal/ Jean_Tourrilhes/Linux/Tools.html .

[Tourrilhes2002], Jean, “Lin ux Wireless LAN Howto”, 2002 [Valley2002] Linux, Linux Documentation Project – Man Page - Wavelan2_cs,Available from http: // www.linuxvalley.it/

Anexo A

Anexo B

Anexo C

Anexo D

Anexo E

Anexo F

Anexo G

Anexo H

Anexo I

Anexo J

Anexo L

Documentos relacionados