• Nenhum resultado encontrado

3.4 Emissor/Receptor IR

4.2.1 Interface

Quando a aplicação é iniciada, é criado um ícone na área de notificação da barra de tarefas, que indica se o Coordenador se encontra ligado ao computador e permite aceder às funcionalida- des. As funcionalidades apenas estão disponíveis quando o Coordenador se encontra ligado ao computador.

(a) Coordenador não encontrado. (b) Ligação estabelecida ao Coordenador.

Figura 4.8: Icones de notificação da aplicação.

A ligação ao Coordenador é estabelecida assim que este é detectado, sem que o utilizador necessite de efectuar alguma configuração. O processo de detecção consiste em verificar quais os dispositivos USB existentes no computador com os identificadores VID e PID iguais aos do Coordenador (VID = 0x0451 e PID = 0x3410). De seguida é verificado qual desses dispositivos encontrados está disponível, ao qual é estabelecida a ligação e, é disponibilizado ao utilizador o acesso a todas as funcionalidades do programa.

4.2.2 Comando

O comando possui 28 botões que podem ser configurados para enviar comandos de infra- vermelhos ou executar macros. A configuração do comando que se pretende utilizar pode ser seleccionada na lista que se encontra no topo do comando. No caso de um botão estar configurado para enviar um comando de infravermelhos, este comporta-se como um controlo remoto convenci- onal, ou seja, enquanto o botão estiver premido, são emitidos comandos de infravermelhos a cada 114ms. No caso do botão estar configurado para executar uma macro, quando este é clicado, surge uma janela a indicar o estado da execução da macro e permite cancelar a mesma a qualquer altura. Para configurar a função de cada tecla, basta clicar com o botão direito do rato na tecla que se pretende configurar, e de seguida surge uma janela que permite configurar a tecla.

Figura 4.10: Configuração do comando.

Nesta janela pode-se definir o nome do botão, bem como a função que este vai realizar. Para se configurar o botão para enviar um comando de infravermelhos, deve ser seleccionada a opção Comando IR e de seguida deve ser pressionada uma tecla de um controlo remoto, apontando este a um dispositivo Receptor, para definir o comando utilizado pelo botão. Para o caso de se configurar o botão para executar uma macro, deve ser seleccionada a opção Executar macro e escolher a macro que se pretende executar a partir da lista de macros criadas previamente com o Editor de macros. Após a configuração do comando estar concluída, esta pode ser guardada, bastando para isso escrever o nome que se pretende atribuir à configuração e depois clicar no botão Guardar.

4.2.3 Editor de macros

As macros são conjuntos de funções definidas pelo utilizador. Existem apenas duas funções para criar uma macro, uma permite enviar comandos de infravermelhos que pode ser definido quantas vezes o comando é enviado e o intervalo de tempo entre repetições, e a outra permite criar tempos de espera. Esta última permite definir tempos de espera desde 1 segundo, até 9 horas, 59 minutos e 59 segundos. Isto permite que o utilizador possa automatizar certas funções sem que seja necessário o controlo manual, por exemplo, uma macro pode colocar um gravador de DVD em modo de gravação e terminar esta após um determinado tempo definido pelo utilizador.

O editor de macros permite criar novas macros, bem como editar macros previamente guar- dadas. A lista de macros existentes está disponível no topo do editor juntamente com os botões

Figura 4.11: Editor de macros.

de edição da macro. Estes botões permitem adicionar ou remover uma função da macro, trocar a posição de funções já inseridas e executar a macro que se encontra a ser editada. Quando se pressiona no botão Adicionar função, é apresentada uma janela que permite seleccionar entre as duas funções disponíveis. Para o caso de se adicionar a função de enviar um comando de infraver- melhos, o comando a ser enviado deve ser definido do mesmo modo que se define na configuração do comando.

4.2.4 Informação da rede

A última funcionalidade da aplicação é a Informação da rede, que é apresentada na figura4.12.

Esta funcionalidade permite visualizar o registo de eventos da rede e também o estado de cada dispositivo da rede. Para se visualizar informação sobre os dispositivos da rede, é necessário pres- sionar o botão Actualizar informação. Os dispositivos que apresentados na lista de dispositivos de rede são ordenados pela função que desempenham, Coordenador, Receptor de infravermelhos e Emissor de infravermelhos. Ao seleccionar um dispositivo da lista são apresentadas as informa- ções: endereço IEEE, endereço de rede, endereço IEEE do dispositivo pai, função na rede ZigBee, tipo de dispositivo, qualidade de ligação e bateria. Esta função é útil para verificar se um disposi- tivo necessita de baterias novas, bem como para a qualidade da conexão entre os dispositivos, que para o caso de ser baixa pode ser introduzido um ZigBee Router para que esta melhore.

Resultados

Neste capítulo são apresentados os resultados dos testes efectuados aos dispositivos desenvol- vidos, nomeadamente: um teste de alcance para avaliar a distância a que os dispositivos podem comunicar sem que o funcionamento da rede seja comprometido; um teste para verificar qual o melhor canal a ser utilizado para a rede ZigBee projectada; o consumo dos dispositivos Emissor e Receptor de infravermelhos, para estimar a duração das baterias que os alimentam.

5.1

Alcance

Este teste consiste em enviar 1000 pacotes de dados entre um ZigBee Coordinator e um ZigBee Routere contabilizar quantos desses pacotes foram perdidos e calcular o LQI médio durante este processo. O valor de LQI varia entre 0 e 255 e indica a qualidade de ligação. Para realizar este teste foi necessário desenvolver uma aplicação para os dispositivos que cumprisse estes requisitos. A aplicação do Router tem como única função enviar para o Coordenador o valor da qualidade da ligação lido quando recebe a mensagem de teste. A aplicação do Coordenador é responsável por enviar as mensagens ao Router e aguardar a confirmação de recepção das mesmas, incrementando o contador de erros por cada confirmação que não seja recebida. Por cada mensagem recebida do Router com um valor de LQI, esta é enviada para o computador, o qual é responsável por calcular a média destes valores. Quando todos os pacotes são enviados, o Coordenador envia o resultado do teste ao computador.

Estes testes foram conduzidos num ambiente que não possuía qualquer tipo de actividade de redes situada na faixa dos 2.4GHz, para reduzir a possibilidade de interferência entre estas e sem nenhum obstáculo entre os dispositivos. Foram realizados com e sem antena externa nos dispositivos, para as distâncias de 5m, 10m, 15m, 20m e 25m, sendo o teste realizado cinco vezes para cada uma destas distâncias. Os resultados obtidos são apresentados nas tabelas5.1e5.2.

Tabela 5.1: Resultados do teste com o dispositivo a utilizar uma antena externa.

Número 5m 10m 15m 20m 25m

Erros LQI Erros LQI Erros LQI Erros LQI Erros LQI 1 0 48.9 0 42.4 0 16.0 0 11.4 0 1.4 2 0 51.9 0 39.5 0 16.5 0 15.3 1 2.2 3 0 48.3 0 41.4 0 14.3 0 14.3 0 1.8 4 0 51.2 0 40.2 0 16.6 0 14.0 0 0.6 5 0 47.4 0 41.3 0 17.8 0 17.8 0 1.1

Tabela 5.2: Resultados do teste com o dispositivo a utilizar apenas a antena do módulo RC2300AT.

Número 5m 10m 15m 20m 25m

Erros LQI Erros LQI Erros LQI Erros LQI Erros LQI 1 0 47.8 0 37.3 0 12.3 0 8.3 7 0.0 2 0 43.3 0 38.6 0 13.8 0 10.4 6 0.0 3 0 44.1 0 32.8 0 14.7 0 10.9 10 0.0 4 0 39.4 0 35.5 0 14.4 0 9.5 0 0.0 5 0 40.4 0 33.3 0 12.2 0 9.2 18 0.0

Com base nos resultados, pode-se concluir que as antenas embutidas nos módulos RC2300AT apresentam um bom desempenho, não ocorrendo nenhum erro de transmissão até uma distância de 20m. No entanto, para distâncias superiores a 20m é aconselhável o recurso a uma antena externa.

Documentos relacionados