• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 1 Agricultura de Precisão

3. Resultados e Discussão 1 Umidade do solo

2.4. Interpolação com IDW

Os dados da IRT e da altura de plantas, armazenados e organizados em SIG, foram interpolados utilizando o software ArcGIS 10.5, por meio da técnica do vizinho ponderado – IDW (TOMCZAK et al., 1998) para obter um arranjo espacial contínuo das informações no local de estudo (AKKALA et al., 2010). A partir dos mapas de IRT em cada data amostrada, criou-se uma malha de pontos padronizada para amostragem para cada área, de acordo com o seu tamanho, o qual foi utilizado como referencial de amostragem para extrair informações da mesma localidade em todas as imagens e então calcular-se a média das temperaturas da estação.

3. Resultados e Discussão

A altura das plantas de eucalipto Citrodora apresentou, no período da primavera, um gradiente de desenvolvimento da planta em diferentes regiões do sistema ILPF leite. Os valores variaram de 4,0 m a 6,0 m. Na porção sul da área experimental, o crescimento médio é maior em relação à porção norte, com as menores médias de crescimento (Figura 2).

A temperatura média do sistema ILPF e IPF variou entre 15°C a 38°C com predominância da temperatura intermediária de 26°C. Ao norte do mapa é possível identificar uma região que representa o aumento significativo da temperatura, principalmente nas áreas onde se concentram as linhas de eucalipto com menor crescimento (Figura 2). Ao comparar as informações, é possível verificar que o aumento da temperatura foi influenciado pelo menor crescimento das árvores.

As temperaturas mais amenas no microclima com maior crescimento de árvores, e consequentemente mais sombra, podem resultar em ganhos referentes ao bem-estar animal, com menor exposição ao sol, como já havia sido demonstrado por Pezzopane et al. (2019). A partir destes resultados será importante aprofundar os estudos para avaliação das características químicas e físicas do solo, para a compreensão das diferenças de crescimento de plantas observada em dentro do sistema.

Figura 2. Comparação entre a altura média do eucalipto com a temperatura média do sistema ILPF.

A diferenciação da temperatura de superfície das linhas e entre linhas foi viabilizada pelo fato de ser uma amostragem feita com auxílio de imagens com alta resolução e em escala pequena, a qual permitiu um grande detalhamento, viabilizando as análises da relação entre temperatura e alturas das árvores. Apesar das medidas das árvores serem feitas por método direto, foi possível relacionar as imagens.

4. Conclusões

A altura das árvores variou entre 4,0 a 6,0 m e a termografia de superfície de 15ºC a 38°C respectivamente. Nas regiões com maior crescimento das árvores a temperatura da superfície era mais baixa. Os resultados evidenciaram que as técnicas e ferramentas do sensoriamento remoto contribuem para estudos da variabilidade espacial e tomada de decisão no manejo de sistemas agropecuários.

Agradecimentos

À empresa AirScout® pelas imagens aéreas, Associação da Rede ILPF pelo suporte financeiro para condução de trabalho e CNPq pela concessão da bolsa de estudos.

Referências

AKKALA, A.; DEVABHAKTUNI, V.; KUMAR, A. Interpolation techniques and associated software for environmental data. Environmental Progress & Sustainable Energy, Hoboken, v.29, n.2, p. 134-141, 2010.

BALBINO, L. C.; BARCELLOS, A. de O.; STONE, L. F. (Ed.). Marco referencial: integração lavoura-pecuária-floresta. Brasília, DF: Embrapa, 2011. 130 p.

FILIPPINI ALBA, J. M. Modelagem SIG em agricultura de precisão: conceitos, revisão e aplicações. In: BERNARDI, A. C. C.; NAIME, J. M.; RESENDE, A. V.; BASSOI, L. H.;

INAMASU, R. Y. (Ed.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014. p. 84-95.

HENLEY, S. Nonparametric geostatistics. Springer Science & Business Media, 2012. 145p

TOMCZAK, M. Spatial interpolation and its uncertainty using automated anisotropic inverse distance weighting (IDW)-cross-validation/jackknife approach. Journal of Geographic Information and Decision Analysis, v. 2, n. 2, p. 18-30, 1998.

PEZZOPANE, J. R. M.; NICODEMO, M. L. F.; BOSI, C.; GARCIA, A. R.; LULU, J. Animal thermal comfort indexes in silvopastoral systems with different tree arrangements. Journal of Thermal Biology, v. 79, p. 103-111, 2019.

PROGRAMA DE APLICAÇÃO TECNOLÓGICA PARA AGRICULTURA - CIMOTECH

R. L. Panini1*

1 Cimotech, Rua Bernardino de Campos, 116, 14900-000, Itápolis, SP

* Autor correspondente, e-mail: rafael.panini@cimoagro.com.br

Resumo: Este trabalho destina-se a inserção tecnológica para aplicação em melhores práticas na agricultura, apresentando soluções localizadas e maior desempenho na produção agrícola de diversas culturas no Estado de São Paulo. As vertentes de operação do sistema são: aplicação tecnológica, agricultura digital, monitoramento de lavoura e tratamento industrial de sementes.

Através da Cimotech são disponibilizados atendimentos personalizados com a perspectiva de inteligência na agricultura. No período de julho a setembro de 2019 foram inspecionados 30 equipamentos pulverizadores, resultando melhor desempenho com 92,3% e o de desempenho inferior com 46,15%, em relação a ISO 16122(2018). Foram realizados 21 treinamentos de aplicação tecnológica com envolvimento de 184 profissionais rurais. Em agricultura digital, 200 produtores rurais de 3.274 talhões foram atendidos, totalizando 108.403 hectares. Para o sistema de monitoramento de lavoura foram realizadas amostragens com 17 produtores, totalizando 1.635 hectares no Estado de São Paulo. O tratamento industrial de sementes encontra-se na fase de comercialização com sementes de soja Intacta RR2 PRO. Observa-se por fim maior aderência a tecnologia em cultivos anuais.

Palavras-chave: tecnologia, instrumentação, precisão, aplicação, agricultura.

TECHNOLOGICAL APPLICATION PROGRAM FOR AGRICULTURE – CIMOTECH Abstract:

This work is intended for the technological insertion for application in best practices in agriculture, presenting localized solutions and higher performance in the agricultural production of several crops in the State of São Paulo. The operating aspects of the system are: technological application, digital agriculture, crop monitoring and industrial seed treatment. Cimotech provides personalized services with the perspective of intelligence in agriculture. From July to September 2019, 30 sprayer equipment were inspected, resulting in better performance with 92.3% and lower performance with 46.15%, compared to ISO 16122 (2018). Twenty-one technological application training sessions were conducted involving 184 rural professionals. In digital agriculture, 200 farmers from 3,274 plots were served, totaling 108,403 hectares. For the crop monitoring system, samples were collected from 17 producers, totaling 1,635 hectares in the state of São Paulo.

Industrial seed treatment is in the commercialization phase with Intacta RR2 PRO soybean seeds.

Finally there is greater adherence to technology in annual crops.

Keywords: technology, instrumentation, precision, application, agriculture.

1. Introdução

Nos últimos tempos, a crescente demanda por incremento de produção na agropecuária tem se convertido em novas ferramentas tecnológicas para inovação das práticas e melhor gestão das áreas produtivas. No entanto, é necessário que as pessoas envolvidas nos processos estejam em constante capacitação e qualificação para preparação de suas habilidades no uso da tecnologia, o que nem sempre é trivial. O desafio proposto está relacionado em digerir com agilidade novas formas de trabalho e transformar estas informações em uma linguagem simplificada, de fácil acesso para os profissionais do campo. Do ponto de vista de tecnologia de aplicação, apesar dos grandes esforços dos programas de treinamento e extensão no país, ainda há necessidade de múltiplas ações

para melhoria da qualidade da aplicação dos produtos fitossanitários (Antuniassi et al., 2017).

Para Ramos (2019), os treinamentos promovem inovação e aumento da segurança das aplicações de defensivos agrícolas no Brasil. Segundo Molim (2014), a utilização de novas tecnologias no campo está cada vez mais presente com estudos nas aplicações específicas de sensores, na utilização de georreferenciamento com mapas de produtividade.

2. Materiais e Métodos

O programa de aplicação tecnológica é destinado a agricultores, consultores e demais profissionais envolvidos com a produção agrícola no Brasil. O programa está direcionado para as culturas de citrus, cana-de-açúcar, café, soja, amendoim, milho, trigo, sorgo, feijão, melancia, manga, goiaba, tomate, batata e uva. Para atender estas diferentes áreas de produção foram implantadas equipes de trabalho para as seguintes demandas:

Aplicação Tecnológica: agricultura 4.0, melhores práticas no campo, consultoria, treinamento de equipes, certificação de equipamentos pulverizadores e palestras.

Agricultura Digital: imagens de satélite, amostragem, mapeamento, gestão de fertilidade e compactação, climatologia, gerenciamento de frota, processos e produção, com diagnóstico de resultados.

Monitoramento de Lavoura: gestão de decisões no cultivo agrícola, verificação de falha de plantio, quantificação de plantas infestantes, pragas e doenças.

Tratamento de Sementes Industrial: semente pronta, classificação e alta qualidade de germinação no plantio.