• Nenhum resultado encontrado

L 14) Comprometimento com as questões sociais e ambientais

6. RESULTADOS

6.2 Análise Discriminante

6.3.6 Interpretação dos fatores

Para dar início à interpretação dos fatores, devemos antes analisar a confiabilidade interna de cada fator, através do alpha de Cronbach.

O fator 1, composto pelas variáveis 1, 3, 17 a 22 possui alpha de 0,7980. No entanto, ao eliminarmos as variáveis 1 e 3 o valor de alpha sobe para 0,8116. Desta forma, iremos desconsiderar estas duas variáveis para a interpretação do fator. Além disso, a variável 3 não mostrou estabilidade para a amostra de 50%.

O fator 2, composto pelas variáveis 2, 15, 16 e 25 possui alpha de 0,7307. Ao eliminarmos a variável 2, o valor sobe para 0,7428. Assim, eliminaremos também esta variável deste fator.

O fator 3, composto pelas variáveis 12, 13, 14 e 26 possui alpha de 0,6868. No entanto, a variável 26 não mostrou estabilidade para a amostra de 75%, pelo que optamos por elimina-la do fator. O novo valor de alpha cai para 0,6617.

Já as variáveis 8 a 10 referem-se ao fator 4, cujo valor de alpha é 0,6566. Em relação ao fator 5, temos que ele é composto pelas variáveis 5, 6, 7 e 11, sendo que a variável 5 também refere-se ao fator 6. O valor de alpha para o fator 5 é de 0,5996. A eliminação da variável 5 deste fator implica em redução do valor de alpha para 0,5767, pelo que optamos por mante-la neste fator e elimina-la do 6.

O fator 6 então passa a ser composto pelas variáveis 23 e 27, com alpha de 0,5945.

Segundo Hair et al (1998), para uma pesquisa exploratória, o valor de alpha deve superar o valor de 0,6. Em nosso caso, somente os fatores 5 e 6 estão abaixo deste valor. No entanto, eles estão extremamente próximos deste limite, pelo que continuaremos a utiliza-los em nossa interpretação.

A tabela 44 mostra um resumo das variáveis que compõem cada fator, junto com o valor do alpha de Cronbach.

Tabela 44 – Variáveis que compõem cada fator Fator Alpha de

Cronbach

Variáveis

1 0,8116

19. Conhecimento generalista de engenharia e visão de áreas paralelas 22. Capaz de assimilar orientações simultâneas

20. Capaz de expor idéias de forma organizada

18. Capacitado para o planejamento, sendo objetivo no estabelecimento de metas

21. Pensa em soluções criativas/original 17. Ter noção de custos

2 0,7428

15. Preocupado com o meio ambiente e com a comunidade/sociedade 16. Valoriza a ética profissional

25. Preocupado com a segurança no trabalho 3 0,6617

13. Arrojado/não tem medo de errar 12. Habilidade para liderar pessoas 14. Ter iniciativa para a tomada de decisão 4 0,6566

9. Comprometido com a qualidade do que faz 10. Ter visão das necessidades do mercado 8. Busca por atualização constante

5 0,5996

11. Domínio de língua estrangeira, principalmente inglês e espanhol 7. Ter ampla cultura geral

6. Ter jogo de cintura/versátil

5. Usuário de ferramentas básicas de informática e softwares específicos da engenharia

6 0,5945

27. Habilidade para projetar e conduzir experimentos

23. Sabe identificar, formular e resolver problemas de engenharia

Assim, as características que nós atribuímos aos fatores são:

Fator 1: Procedimentos do trabalho

O profissional deve saber planejar e estimar os custos de seus empreendimentos e projetos. Para isso, é necessário que ele tenha uma visão generalista e seja capaz de assimilar orientações simultâneas. Além disso, ele deve pensar em soluções criativas para os problemas enfrentados e ser capaz de expor suas idéias de forma organizada.

Fator 2: Ética

O profissional da área de engenharia deve estar preocupado com questões éticas, como o impacto ambiental e social de seus projetos e ações e voltados para a segurança no trabalho.

Fator 3: Liderança

O profissional deve possuir grande poder de liderança, ser arrojado e capaz de tomar decisões rapidamente.

Fator 4: Comprometimento com a qualidade

O profissional comprometido com a qualidade do que faz, possui uma visão geral do mercado de trabalho, o que o faz buscar por atualizações constantes em sua área de trabalho.

Fator 5: Versatilidade

O profissional deve ser versátil, ou seja, dominar outras línguas além do português como o inglês e o espanhol, deve possui ampla cultura geral, e ser capaz de dominar as ferramentas computacionais tanto básicas quanto específicas da sua área.

Fator 6: Resolução de Problemas

O profissional deve ser capaz de resolver problemas de engenharia. Na visão dos alunos, estes problemas estão associados à formulação e condução de experimentos.

Assim, caracterizamos o fator 1 por procedimentos do trabalho, pois refere-se as etapas para a realização de qualquer trabalho cotidiano a saber: planejamento, avaliação de custos, visão de áreas paralelas ao trabalho e capacidade de assimilar várias orientações ao mesmo tempo, criatividade para propor soluções aos problemas e capacidade para se expressar de forma clara e organizada.

Já o fator 2 refere-se a aspectos éticos que norteiam o trabalho do profissional, caracterizados por questões sobre impactos ambientais e sociais dos empreendimentos realizados pelo profissional e segurança no trabalho, tanto sua, quanto de outros profissionais que trabalham com ele.

Em relação ao fator 3, podemos denomina-lo por liderança, pois caracteriza a ousadia para liderar pessoas e a capacidade para tomar decisões de forma rápida.

O fator 4, foi caracterizado por comprometimento com a qualidade pois, é provável que devido à visão das necessidades impostas pelo mercado, o profissional deve possuir um preocupação com a qualidade de seus projetos e por isso, buscar atualizações constantes em sua área de trabalho.

Já o fator 5 foi caracterizado como versatilidade, uma vez que o profissional deve dominar outras atividades ligadas ao seu trabalho. Dominar uma ou duas línguas estrangeiras, conhecer a cultura de países onde possa a vir a trabalhar e dominar as ferramentas computacionais básicas e avançadas tornam o profissional versátil em seu ambiente de trabalho.

Quanto ao fator 6, o denominamos resolução de problemas, pois o profissional deve ser capaz de propor soluções aos problemas enfrentados no dia- a-dia. No entanto, na visão dos alunos, a resolução de problemas está ligada à formulação e condução de experimentos. Uma hipótese para justificar esta ligação, talvez seja o fato de que em sua vida acadêmica, os únicos momentos em que ele sinta que está resolvendo problemas de engenharia seja nas aulas de laboratório, onde ele realiza experimentos.

Para finalizar, podemos constatar que as habilidades e competências que os alunos consideram mais importantes para o exercício da profissão referem- se aos procedimentos do trabalho, uma vez que este fator explica sozinho cerca de 30% da variância de nossos dados.

Documentos relacionados