• Nenhum resultado encontrado

5.4 AVALIAÇÃO

5.4.1 Interpretação dos resultados

De posse dos resultados dos questionários realizado nesta etapa, foi possível representá-los em gráficos para que seja feita uma análise geral da opinião dos entrevistados sobre o sistema desenvolvido. Nesta seção, são expostas as análises e interpretações acerca dos resultados obtidos da etapa de avaliação.

Na primeira pergunta no questionário, foi questionado se o(a) entrevistado(a) costuma utilizar o serviço de táxi de sua cidade. O resultado é mostrado na Figura 48.

Figura 48 – Questionário – Resultados da pergunta 1. Fonte: Elaboração dos autores, 2011.

Percebe-se, no gráfico a cima, que poucos entrevistados utilizam o serviço de táxi diariamente. Motivos para esta falta de uso neste tipo de serviço podem ser: preço, ineficiência, preferência por outro meio de transporte, falta de disponibilidade e de informação. O software proposto por este trabalho visa resgatar a confiança entre os usuários e os motoristas de táxis, oferecendo serviços que estimulem o uso deste meio de transporte.

A segunda pergunta questiona a facilidade de encontrar os serviços de táxis, na visão dos entrevistados. O resultado desta pergunta encontra-se na Figura 49.

Figura 49 – Questionário – Resultados da pergunta 2. Fonte: Elaboração dos autores, 2011.

Com os resultados desta pergunta, percebe-se que mais da metade dos entrevistados enfrentam dificuldades em encontrar um ponto de táxi, o que pode levá-los a utilizar outro meio de transporte.

A terceira pergunta presente no questionário foi anulada por apresentar um questionamento de dupla interpretação. Não foi possível obter nenhuma informação com os resultados desta pergunta.

A quarta pergunta do questionário é: “O tempo de resposta do software é satisfatório?”. O seu objetivo é verificar se a velocidade em que as informações são apresentadas ao usuário, assim que foram requisitadas, encontra-se em um nível satisfatório. A Figura 50 mostra o resultado desta pergunta.

Figura 50 – Questionário – Resultados da pergunta 4. Fonte: Elaboração dos autores, 2011.

De acordo com o gráfico a cima, o tempo de resposta não atrapalhou o uso do sistema e não impediu o uso de suas funcionalidades, de acordo com a opinião dos entrevistados.

A próxima pergunta questionou aos entrevistados a facilidade de entender o fluxo de trabalho exigido para realizar as tarefas no sistema. O resultado é demonstrado na figura a seguir.

Figura 51 – Questionário – Resultados da pergunta 5. Fonte: Elaboração dos autores, 2011.

Percebeu-se que ocorreram certas dificuldades por parte de alguns entrevistados em realizar as operações no sistema. Na seção de comentários e sugestões de um dos entrevistados, encontra-se a seguinte frase: “Instruir como calcular rota”, o que claramente demonstra que esta funcionalidade precise ser revista para tornar mais claro ao usuário a maneira correta de calcular o preço estimado de uma rota. Outra sugestão para auxiliar o aprendizado de uso é criando uma seção de ajuda para usuário iniciantes.

A sexta pergunta também está relacionada à usabilidade, porém, ela enfatiza mais a navegabilidade do sistema, questionando aos entrevistados se o sistema os conduziu de uma maneira clara a realização de suas tarefas. O resultado desta pergunta é mostrado na Figura 52.

Figura 52 – Questionário – Resultados da pergunta 6. Fonte: Elaboração dos autores, 2011.

Em geral, houve uma boa aceitação na forma em que o sistema conduz os seus usuários. Porém, alguns detalhes levantados nesta etapa merecem destaque, como, por exemplo, o seguinte comentário de um dos entrevistados: “Validar quando o usuário deseja sair do sistema”. A falta desta funcionalidade fazia com que o usuário saísse do sistema sem a intenção caso o mesmo pressione o botão “voltar” várias vezes. Uma correção para esta falha foi implementada após a coleta e leitura dos questionários.

Na mesma categoria de perguntas relacionadas à interface, a oitava pergunta do questionário procura conhecer a opinião dos entrevistados a respeito da legibilidade, clareza e consistência das informações apresentadas no sistema. O resultado é mostrado na Figura 53.

Figura 53 – Questionário – Resultados da pergunta 7. Fonte: Elaboração dos autores, 2011.

O gráfico mostrado na figura anterior demonstra que, segundo a opinião dos entrevistados, o sistema foi consistente em apresentar as suas informações ao usuário e não exibiu dados incorretos ou pouco legíveis.

A próxima pergunta questiona ao entrevistado se o mesmo encontrou alguma falha no sistema. Na próxima figura, são exibidos os resultados obtidos desta pergunta.

Figura 54 – Questionário – Resultados da pergunta 8. Fonte: Elaboração dos autores, 2011.

Algumas falhas (bugs) foram encontradas pelos entrevistados durante o processo de avaliação, o que explica o fato de serem feitas repostas no item “Às vezes” nesta pergunta. As mesmas foram corrigidas após o término desta etapa.

Por fim, na última pergunta, foi questionado aos entrevistados a sua opinião sobre a eficiência do software perante a problemática apontada neste trabalho. O seu resultado é demonstrado na Figura 55.

Figura 55 – Questionário – Resultados da pergunta 9. Fonte: Elaboração dos autores, 2011.

Com base neste gráfico e nos comentários contidos nos questionários, é possível afirmar que o software proposto atendeu aos requisitos de facilitar e automatizar a busca e chamadas de táxis, na visão dos entrevistados deste questionário. Um comentário feito por um dos entrevistados reforça esta afirmação: “[...] de modo geral o software apresenta um bom resultado. Acredito que será muito útil.”.

Após a coleta e avaliação dos resultados, percebeu-se um nível de satisfação considerada aceitável por parte dos entrevistados que responderam aos questionários. Algumas falhas foram encontradas nesta etapa, que logo foram corrigidas. Também foram feitas algumas sugestões de melhorias, sendo que as mais simples e rápidas de serem implementadas foram realizadas no sistema, as outras, que se mostraram mais relevantes, foram classificadas como sugestões de trabalhos futuros.

Conclui-se, nesta etapa, que o objetivo geral do aplicativo de tornar mais fácil e eficiente a busca e chamada de táxis foi atingido, baseando-se nos questionários e feedbacks recebidos durante o período de desenvolvimento e avaliação.

Documentos relacionados