• Nenhum resultado encontrado

A Directiva 2003/48/CE do Conselho, de 3 de Junho de 2003 relativa à tributação da poupança sob a forma de juros, comummente designada por Directiva da Poupança, publicada no JOUE nº L 157/38 de 26 de Junho de 2003 faz parte do denominado «pacote fiscal» (composto pela Directiva juros e royalties e pelo Código de Conduta), que visa combater a concorrência desleal e a fraude e evasão fiscais. Em Portugal a Directiva foi transposta para o ordenamento jurídico nacional através do Decreto-Lei nº 62/2005, de 11 de Março (com as alterações da Lei nº 39-A/2005, de 29 de Julho), regulamentado pela

68 Portaria nº 563/-A/2005, de 28 de Junho. A Directiva tem como objectivo permitir aos EM assegurar, em conformidade com a sua legislação fiscal interna, uma tributação efectiva dos rendimentos da poupança sob a forma de juros auferidos no estrangeiro pelos respectivos residentes (pessoas singulares). Para que seja possível assegurar a efectiva tributação desses rendimentos foi introduzido um sistema de intercâmbio automático de informações entre os EM. Foi previsto um período transitório para a Bélgica (a partir de 1 de Janeiro de 2010 começou a proceder à troca de informações), o Luxemburgo e a Áustria, que assim ficam temporariamente dispensados do intercâmbio de informações. Estes países aplicam a retenção na fonte à taxa e nas condições previstas na Directiva, com a repartição das receitas sobre o pagamento de juros efectuados nesses EM de forma a assegurar a existência de uma tributação mínima. É previsto na Directiva um mecanismo de evitação da dupla tributação.

Daqui se extrai, conforme é referido por Pereira (2010:457) que,

[a] Directiva da Poupança demonstra uma preferência pelo princípio da residência. Com efeito, o seu objectivo essencial consiste em permitir que o rendimento das poupanças sob a forma de juros, obtidos num Estado-membro por beneficiários que sejam residentes noutro Estado-membro, seja sujeito a tributação efectiva de acordo com o Estado de residência.

Para evitar a deslocalização de capitais para outras jurisdições com regimes fiscais mais favoráveis, em que a carga tributária incidente é nula, menor ou menos cooperantes foram celebrados acordos paralelos com países terceiros e territórios associados ou dependentes de EM, de forma a serem adoptadas medidas equivalentes às da Directiva nesses países ou territórios.

2.1. Contexto his tórico dos movi men tos de capi tais na UE

Antecedente à Directiva da Poupança, a Directiva 88/361/CEE do Conselho, de 24 de Junho de 1998, publicada no JO L 178 de 8 de Julho de 1998, já revelava a preocupação existente relativamente à liberalização dos movimentos de capitais na UE. A Directiva tinha como objectivos a supressão das restrições aos movimentos de capitais efectuados entre residentes dos EM. Esse objectivo é extensivo ao regime aplicável às transferências de capitais com países terceiros de forma idêntica às operações processadas com os residentes dos outros EM, nos moldes e condições previstas na Directiva.

69 Em 1989 a Comissão apresentou uma proposta de Directiva relativa a um regime comum de retenção na fonte sobre juros [COM (1989) 60 final], cuja taxa a aplicar seria de 15%. A proposta suscitou a oposição por parte de alguns EM, sendo relevante para esta tomada de posição o exemplo da Alemanha que introduziu nesse mesmo ano uma taxa de 10% sobre os juros da poupança, levando a um movimento massivo de fundos para o Luxemburgo. A proposta foi retirada, alegando esses EM que essa medida era susceptível de conduzir a uma fuga de capitais da Comunidade.

A diversidade de sistemas fiscais e a inexistência de coordenação entre os EM no que respeita à tributação da poupança sob a forma de juros, possibilitava que os beneficiários não fossem tributados no seu EM de residência, levando a distorções nos movimentos de capitais, perdas de receitas fiscais dos EM e consequente evasão fiscal, concorrendo para distorções no funcionamento do mercado único.

No prosseguimento dos objectivos estabelecidos pelo ECOFIN em Dezembro de 1977, que visavam a implementação de um pacote de medidas contra a concorrência fiscal prejudicial, foi apresentada em 1998 uma proposta de Directiva do Conselho destinada a assegurar um nível mínimo de tributação efectiva dos rendimentos da poupança sob a forma de juros no interior da Comunidade [COM (1998) 295 final]. Foi proposto que a taxa a aplicar pelo EM do agente pagador que tenha optado pelo regime de retenção na fonte não deveria ser inferior a 20% dos juros pagos pelo agente pagador ao beneficiário efectivo, prevendo-se um sistema alternativo de prestação de informações às autoridades fiscais do Estado da pessoa singular. A proposta da Comissão baseia-se numa solução de compromisso designada «modelo de coexistência», no âmbito do qual cada EM pode escolher entre a aplicação da retenção na fonte aos juros pagos às pessoas singulares noutro EM, ou a apresentação de informações ao EM de residência do beneficiário efectivo. Em 2001 a Comissão apresentou uma proposta alterada de Directiva destinada a assegurar uma tributação efectiva dos pagamentos transfronteiras de juros referentes às pessoas singulares na UE, baseada no acordo a que chegaram os Chefes de Estado e/ou de Governo no Conselho Europeu de Santa Maria da Feira, em Junho de 2000 e no prosseguimento das conclusões do ECOFIN realizadas em 26 e 27 de Novembro de 2000. A principal diferença reside no facto de todos os EM terem de fornecer informações aos outros EM sobre o pagamento de juros às pessoas singulares não residentes, excepto a Bélgica, o Luxemburgo e a Áustria, que beneficiam de um período de transição.

70 A introdução da legislação ficaria contudo, condicionada à obtenção de um acordo sobre medidas equivalentes com os países terceiros, nomeadamente a Suíça o Liechtenstein e com os EUA. Até ao final de 2002 seria tomada uma decisão sobre a matéria por unanimidade.

Em 3 de Junho de 2003, o Conselho adoptou a Directiva relativa à tributação dos rendimentos da poupança sob a forma de juros, a qual entrou em vigor em 1 de Julho de 2005.

Documentos relacionados