• Nenhum resultado encontrado

IPEF OnLine: INFORMAÇÃO FLORESTAL PARA AMÉRICA LATINA E CARIBE

INTRODUÇÃO Ipef

LATINA E CARIBE

Edward Fagundes Branco

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais

INTRODUÇÃO Ipef

O Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais – IPEF, criado em 1968, é um centro de pesquisa florestal responsável pela geração e transferência de tecnologia entre a universidade e a sociedade, com ênfase para o setor florestal latino americano. Sua missão é a de promover o desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável do setor florestal, contribuindo para o desenvolvimento de empresas e instituições economicamente viáveis, ambientalmente adequadas e socialmente justas.

Para cumprir com sua missão, o IPEF está estruturado em quatro áreas de atuação: (i) desenvolvimento do conhecimento; (ii) informação; (iii) banco de germoplasma; e (iv) formação e capacitação de recursos humanos.

As quatro área integram atualmente 100 empresas e instituições florestais, distribuídas em 7 cooperativas de pesquisa, que administram 120 projetos de pesquisa anualmente. Essas pesquisas estão sob liderança e 52 pesquisadores, entre professores das universidades do estado de São Paulo e o próprio corpo técnico de nível superior do IPEF. No total são mais de 350 profissionais envolvidos nas pesquisas do Instituto. O Instituto mantém uma média de 30 eventos por ano com a participação de 1.000 pessoas de diferentes partes do mundo. Historicamente, o IPEF já comercializou mais de 100 toneladas de sementes de Pinus, Eucalyptus e essências nativas, contribuindo para a produção de mais de 4 bilhões de mudas ou 2 milhões de hectare de reflorestamentos com sementes da marca IPEF. Nos últimos anos a média de sementes colocadas no mercado tem sido de 2,5 toneladas.

As cooperativas de pesquisa em funcionamento no IPEF têm atendido as demandas do setor florestal nas áreas de: pragas e doenças florestais; silvicultura, manejo e mecanização florestal; solos e nutrição de plantações florestais; monitoramento de microbacias hidrográficas; conservação, educação e legislação ambiental; silvicultura clonal e viveiros florestais; competitividade e produtividade do setor brasileiro de goma-resina; secagem da madeira.

Para os próximos anos estão previstas ações nas áreas de: processamento mecânico da madeira; integração floresta x indústria; indicadores de sustentabilidade florestal: ações econômicas, ambientais e sociais; administração, economia e planejamento florestal; mecanização das atividades

florestais; domínio de novas ferramentas em biotecnologia.

Departamento de Ciências Florestais da Esalq/Usp

Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” é um dos cinco campi da Universidade de São Paulo. Localizado em uma área de 600 hectares, oferece desde 1903 o curso de engenharia agronômica, engenharia florestal (1971) e economia agro-industrial (1998). Possui 17 programas de pós-graduação, com a participação de 250 professores, 3000 alunos e 1000 funcionários. O Departamento de Ciências Florestais oferece 49 disciplinas, que correspondem por 70% do curso de engenharia florestal, com 250 alunos matriculados. Na pós-graduação (mestrado e doutorado) em recursos naturais (conservação de recursos florestais, manejo de florestas de produção e tecnologia de produtos florestais) oferece 36 disciplinas para 150 alunos. Para as suas ações de pesquisa e ensino, possui três estações experimentais totalizando 3000 hectares.

IPEF OnLine Histórico

A crescente demanda por informações florestais levou o IPEF a criar, em 1996, um Sistema Provedor de Informações Florestais (SPI), com a missão de disponibilizar, via Internet, as informações produzidas pelos pesquisadores do IPEF e pelo professores do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/ USP, em parceria com outras instituições. Com a crescente demanda de informações, foi necessária a contratação de um técnico de informática, para exercer a função de web master, com a responsabilidade de desenvolver, alimentar e disponibilizar bancos de dados acessáveis pela Internet, bem como desenvolver o lay-out e a programação das home pages. Em 1998, já com o nome de IPEF OnLine, o projeto ampliou os seus produtos e serviços, modificou a sua estrutura básica, o seu endereço na Internet e o seu projeto gráfico, proporcionando maior facilidade de navegação e um número maior de informações disponíveis para o público usuário da Internet.

Hoje, o IPEF OnLine tem-se mostrado não só como um ponto de distribuição de informações, mas sim como uma referência sobre assuntos ligados a área florestal internacional, com visitas de diversos países.

Página Inicial do IPEF OnLine (www.ipef.br)

Produtos e Serviços On Line

Biblioteca “Prof. Helládio do Amaral Mello”

A Biblioteca “Prof. Helládio do Amaral Mello” possui mais de 74.000 publicações catalogadas (livros, analíticas, folhetos, publicações IPEF, separatas, artigos e periódicos). O número de hits dessa página tem sido, em média, de 2000 acessos/mês. Também pode ser encontrada nessa área uma lista de links para outras bibliotecas virtuais do mundo.

Espécies Florestais

Podem ser encontrados nessa área diversas informações sobre espécies de eucalipto; dados detalhados sobre espécies de árvores nativas (dados sobre frutos, sementes, folhas etc.); técnicas de plantio de eucalipto; recomendações sobre adubação de eucalipto, pinus e espécies típicas da mata atlântica; métodos de produção de mudas de eucalipto; dados sobre germinação e dormência de sementes, além da lista dos preços das sementes de eucalipto, pinus, árvores nativas e exóticas disponíveis para comercialização no setor de sementes do IPEF.

Estatísticas

Eventos

Todos os Eventos promovidos pelo IPEF tem sua programação disponível na internet, com a possibilidade de realizar a inscrição on line. Além dos eventos do IPEF, são divulgados em média mais de 120 eventos promovidos por outras instituições no Brasil e no Mundo, anualmente.

Legislação

O Código Florestal Brasileiro está disponível, na íntegra, no IPEF OnLine, juntamente com os comentários sobre reserva florestal legal do Jurista Paulo Affonso Leme Machado e o banco de dados LEGIFLOR sobre legislação florestal da SBS.

Pesquisa

Na área de pesquisa são relatados todos os avanços e estudos da área florestal que são viabilizados pelo IPEF em conjunto com o Departamento de Ciências Florestais (LCF/ESALQ/USP). Nesta área destacam-se os dados dos experimentos nas estações de Itatinga e Anhembi, além de diversos artigos que tratam sobre: defeitos na secagem de madeira; hidrologia da mata ciliar; formigas cortadeiras; lodo de esgoto (biossólidos); e pesquisa sobre caixetas. Vale citar o novo software INFOSECTA, criado pelo PCMIP (Programa Temático de Manejo Integrado de Pragas e Doenças Florestais) disponível para download no IPEF OnLine.

Publicações

Em formato PDF, mais de 50 publicações na íntegra estão disponíveis para consulta, com destaque para a Scientia Forestalis, Série Técnica IPEF, Circular Técnica IPEF, Documentos Florestais, IPEF Notícias, Relatório Anual IPEF de 1998 e Revista Silvicultura da SBS – Sociedade Brasileira de Silvicultura. Existe também um serviço de disponibilização de teses e dissertações florestais na internet e um sistema de comercialização de publicações do IPEF.

Serviços

A Lista Florestal de Discussão possui mais de 250 integrantes. A Lista Eventos Florestais ultrapassou a marca de 700 integrantes. A lista Bio-Energia foi criada em abril de 1997 pela instituição Prolena da Nicarágua, passando a ser disponibilizada pelo IPEF OnLine, a partir de julho de 1999. O objetivo principal dessa lista é promover o intercâmbio entre pessoas de diferentes países em temas de interesse geral na área de bioenergia. Conta atualmente com mais de 150 participantes. A lista Publicações foi criada com o objetivo de comunicar os usuários sobre as novas publicações disponíveis no IPEF OnLine. Atualmente está com mais de 100 participantes.

O banco de dados de Perguntas e Respostas Freqüentes contém respondidas mais de 160 perguntas formuladas pelos internautas sobre a ciência florestal. O banco de dados Fatos-Síntese SBS estão disponíveis na íntegra, desde o primeiro número, para pesquisa por palavra chave.

Florestais, surgiu o banco de Engenheiros Florestais do Estado de São Paulo e a Tabela de Honorários Mínimos para atividades dos profissionais da área florestal.

Acessos

A única forma de medir a eficiência de um produto disponível pela internet é através da quantidade de acessos que a mesma tem sobre suas páginas, conhecido como “hits por página”. No caso do IPEF OnLine são registrados diariamente a quantidade de vezes que determinada informação ou serviço disponível é acessado. No ano de 1999, o total de hits nas páginas do IPEF OnLine foi de 182.424 acessos (contra 93.664 em 1998), com uma média de 15.202 acessos por mês (em 1998 foi 7.805) ou 500 acessos por dia (260 em 1998). Vale ressaltar que devido a limitações no software estatístico, algumas páginas importantes não entraram nos dados de 1999, erro já corrigido para o ano de 2000. As figuras a seguir mostram uma distribuição por meses e dias, respectivamente, dos acessos às páginas do IPEF OnLine durante o ano de 1999.

Os acessos ao IPEF OnLine foram provenientes de 28 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Inglaterra, Itália, Japão, México, Nicarágua, Peru, Portugal, Suécia, Suíça, Uruguai, Venezuela e Zimbabue.

Número de acessos por dia às páginas do IPEF OnLine em 1999

Documentos relacionados