• Nenhum resultado encontrado

O software HEC-RAS é um software gratuito distribuído pelo Hydrologic Engineering Center (HEC), uma instituição conjunta ao Institute for Water Resources, do US Army Corps of Engineers.

O software HEC-RAS permite a simulação de escoamento unidimensional em regime permanente, propagação unidimensional em regime transitório, simulações de transporte de sedimentos/cálculos de fundo móvel, e modelagem de temperatura de água.

Um suplemento é o HEC-GeoRAS. Trata-se de uma extensão GIS que fornece uma série de procedimentos e ferramentas para a preparação dos dados georreferenciados para importação para o HEC-RAS e geração de resultados georreferenciados a partir do HEC-RAS. Este é utilizado com o software ArcGIS.

4.3.1 Limitações da modelagem

As limitações dos modelos podem ser agrupadas da seguinte forma:

1. Aproximações inerentes a teoria;

2. Erros e aproximações dos métodos matemáticos utilizados;

3. Erros relacionados aos dados, como; erros de levantamento topográfico e batimétrico, de leitura linimétrica, limitações dos aparelhos utilizados para obtenção dos dados, falta de calibração dos aparelhos e erros humanos.

Entre estes erros e aproximações aqueles que podemos avaliar, por meio desta pesquisa, são as limitações para o cálculo da superfície líquida(USACEa,2008);

• Regime é gradualmentevariado(com exceções em singularidades, e regime bruscamente variado, onde a fórmula do momento ou fórmulas empíricas são usadas);

• Vazão considerada em uma dimensão(velocidades em outras direções, que não a direção do escoamento, não são consideradas para o cálculo);

______________________________________________________________________________ Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG

20 A última observação listada é de menor efeito, por tratar-se de um estudo de caso com declividades, geralmente, bem menores que 10%.

Entre as várias aproximações aque possui maior destaqueno Método do Passo Padrão utilizado pelo HEC-RAS 4.1, é a subdivisão da seção para cálculo da condutância em faixas,onde o valor do coeficiente de Manning (n) é aplicado, como ilustrado na Figura 4.4seguinte.

Figura 4.4 – Representação de faixas com coeficientes de Manning esquemático do HEC-

RAS.

A divisão por seções onde a velocidade é uniforme, para o cálculo da condutância total, em uma mesma seção, é uma aproximação do HEC-RAS,onde se utiliza os pontos de n para as margens, os quais delimitam as planícies de inundação, ou em pontos predeterminados, que delimitam faixas com mesmas características de rugosidade. A condutância é calculada em cada subdivisão a partir da fórmula de Manning das equações 4.16 e 4.17:

2 / 1 f KS Q= (4.16) n AR K h 3 / 2 = (4.17) Sendo: Q = Vazão (m³/s);

K = Condutância para cada subdivisão (m³/s);

______________________________________________________________________________ Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG

21

A = Área de escoamento para cada subdivisão (m²);

Rh = Raio hidráulico para cada subdivisão (m).

n = Coeficiente de Manningpara cada subdivisão;

O programa soma todas as condutâncias incrementais,das planícies direita eesquerda, para obter uma condutância para os lados direito e esquerdo, da planície de inundação. A condutância do canal normalmente é computada como uma única condutância. A condutância total para a seção transversal é obtida pelo somatório das condutâncias direita, esquerda e do canal principal.

Uma alternativadisponível no HEC-RAS é calcular a condutância entre todos os pontos de coordenadas das planíciesde inundação, as quais são delimitadas pelos valores de coeficiente de Manning associados, e, então, são somadas para obter uma condutância total.

Os dois métodos para cálculo da condutância produzirão resultados diferentes quando ocorrer partes das planícies com declividade acentuada a partir das margens.

Foram procedidos estudos para análise da significância dos dois métodos, utilizando 97 grupos de dados (Hydrologic Engineering Center1986, apudUSACE a, 2008). Os resultados demonstraram que o método padrão do HEC-RAS irá, geralmente, produzir uma elevação calculada maior. A vazão no canal principal não é subdividida, exceto onde ocorre mudança do coeficiente de rugosidade com a área. O software HEC-RAS testa a aplicabilidade da subdivisão do coeficiente de rugosidade na porção do canal principal, e se não for aplicável, o programa irá calcular um valor único para todo o canal principal. Assim, este segue o seguinte critério:

Se a declividade das margens for mais inclinada que 5H:1V e o canal principal tiver mais de um valor de coeficiente de Manning, um valor de Manning composto será calculado.

As condições de controle do somatório de n são controladas pelo software e devem ser checadas nos resultados para verificar a razoabilidade da convergência.

______________________________________________________________________________ Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG

22 Como se observa pelo desenho esquemático de representação da distribuição de velocidades em uma seção típica, Figura 4.5,as condutânciasreais e calculadas são bastante diferentes, pois não há representação das velocidades concêntricas.

Figura 4.5 – Distribuição de velocidade em seções típicas nos canais – Adaptado de CHOW

(1959).

Assim, o coeficiente de Manning delimitado para as zonas urbanas reconhecidas, durante as fases de desenvolvimento desta pesquisa, pode ser, por um processo intrínseco ao software, convertido para um coeficiente de Manning composto para as planícies de inundação e para o canal principal.

Entre as grandes dificuldades encontradas, que podem contribuir para este fato, está a caracterização do coeficiente de Manning. Segundo Fread et al.(1991?) a variação do coeficiente de Manning, em relação à vazão, em modelos de escoamento permanentes e transitórios, pode ser de até 50 %, conforme gráfico relatado. Segundo STRASSER et al. (2004) esta variação, em função da profundidade, pode chegar até 100 %, conforme gráficos apresentados.

4.3.2 Análisede sensibilidade dos parâmetros de calibração

A análise de sensibilidade é uma fase que complementa a análise quantitativa e qualitativa das manchas de inundação, uma vez que aquela avalia a sensibilidade dos modelos em função de variações de valores dos parâmetros de calibração, principalmente o coeficiente de Manning.

A análise de sensibilidade é o método utilizado para identificar os parâmetros que possuem maior impacto sobre os modelos gerados, e pode facilmente ser procedida pela fixação de todos os parâmetros, e variando-se o parâmetro a ser analisado, pode-se quantificar a influência de sua variação sobre os resultados modelados.

______________________________________________________________________________ Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG

23 Segundo MIGNOT et al. (2005) alguns parâmetros tem influência limitada e outros têm influência bem ampla sobre a estrutura do escoamento, e, especialmente, sobre os valores de vazões de pico.

Segundo MASCARENHAS et al. (2000) a determinação dos parâmetros, do coeficiente de rugosidade de Manning e do expoente do raio hidráulico, presentes na expressão da declividade da linha de energia, é tarefa de grande complexidade. Assim, deve-se proceder à análise de sensibilidade para se obter um quociente da variabilidade em função da variação deste parâmetro.

______________________________________________________________________________ Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG

24

5 METODOLOGIA

Documentos relacionados