• Nenhum resultado encontrado

Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos propósitos e princípios das Nações

Direito de reunião

Questão 14 – CESPE/DPU Defensor Público

2. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos propósitos e princípios das Nações

Unidas.

Não é concedido o direito a procurar asilo em caso de perseguição legitimamente motivada, por essa razão a assertiva está errada.

Questão 20 – CESPE/MPE-RO - Promotor de Justiça – 2008 -

questão adaptada)

DIREITOS HUMANOS – PM-BA E CBM-BA

Teoria e questões

Aula 01 – Prof. Ricardo Torques

Prof. Ricardo Torques www.estrategiaconcursos.com.br 43 de 64

A DUDH afirma que o desrespeito aos direitos humanos é causa da barbárie.

Comentários

Qualquer violação a direito humano é considerada como ato de barbárie, assim como foram as reiteradas violações de Direitos Humanos em decorrência das Guerras Mundiais.

Assim, está correta a assertiva.

Questão 21 – CESPE/MPE-RO - Promotor de Justiça – 2010 -

questão adaptada

Julgue o item abaixo:

Considerada documento basilar para a proteção internacional dos direitos humanos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, foi promulgada no Brasil logo após a sua assinatura.

Comentários

Constitui questão de simples atenção. Conforme estudamos a DUDH foi editada sobre a forma de resolução. O Brasil fez parte e votou pela sua aprovação no âmbito da Assembleia-Geral da ONU. Todavia, em razão de não possui natureza de tratado internacional, a DUDH não foi internalizada no direito brasileiro. Portanto, a assertiva está incorreta.

Questão 22 – CESPE/MPE-RO - Promotor de Justiça – 2010 -

questão adaptada

Julgue o item abaixo:

Considerada documento basilar para a proteção internacional dos direitos humanos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, é ato de organização internacional, de modo que prescinde de incorporação ao direito interno, como se exige para tratados ordinários de direitos humanos.

Comentários

Como vimos, a DUDH constitui uma resolução aprovada no âmbito da Assembleia Geral da ONU, razão pela qual não precisa ser incorporada ao ordenamento interno dos países que participaram de sua elaboração. Não obstante, é cediço na doutrina internacional que esse documento possui juridicidade e força vinculante.

Assim, a assertiva está correta.

Questão 23

– CESPE/DPE-TO - Defensor Público – 2013 -

questão adaptada

DIREITOS HUMANOS – PM-BA E CBM-BA

Teoria e questões

Aula 01 – Prof. Ricardo Torques

Prof. Ricardo Torques www.estrategiaconcursos.com.br 44 de 64

No que concerne à garantia da liberdade de pensamento e expressão, assinale a opção correta de acordo com o direito internacional, julgue o item abaixo.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é mais restrita quanto à definição da liberdade de opinião que as convenções americana e europeia sobre direitos humanos, visto que leva em consideração, apenas, o direito à opinião, não abordando, como fazem as referidas convenções, o direito de formar a opinião.

Comentários

Assim prevê o artigo 19 da DUDH:

Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Como se vê, a liberdade de expressão nesse documento é ampla e inclui, portanto, a liberdade de formar opinião.

Logo, está incorreta a assertiva.

Questão 24 – CESPE/MPE-RO - Promotor de Justiça – 2008 -

questão adaptada

Acerca dos direitos fundamentais previstos na UDRH, julgue o item a seguir. A DUDH protege o genoma humano como unidade fundamental de todos os membros da espécie humana e também reconhece como inerentes sua dignidade e sua diversidade. Em um sentido simbólico, a DUDH reconhece o genoma como a herança da humanidade.

Comentários

É uma questão difícil e que exige certo devaneio na hora de resolvê-la. Vejamos: o genoma humano nada mais é do que representação de determinado ser humano e, por isso, a ele estende a proteção à dignidade. Assim, é possível afirmar que o genoma humano encontra-se protegido pela DUDH.

Logo, está correta a assertiva.

Questão 25 – CESPE/DPE-RR – Defensor Público – 2013 –

questão adaptada

Julgue o item a seguir.

Na Declaração Universal dos Direitos Humanos não há menção à remuneração de trabalhos iguais.

Comentários

A assertiva está incorreta, uma vez que é assegurada a remuneração equivalente para trabalhos iguais no artigo 23, II da DUDH:

Artigo XXIII

DIREITOS HUMANOS – PM-BA E CBM-BA

Teoria e questões

Aula 01 – Prof. Ricardo Torques

Prof. Ricardo Torques www.estrategiaconcursos.com.br 45 de 64

Questão 26 – CESPE/DPE-AC – Defensor Público – 2012

A Declaração Universal de Direitos Humanos

a) foi proclamada pelos revolucionários franceses do final do século XVIII e confirmada, após a Segunda Guerra Mundial, pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

b) foi o primeiro documento internacional a estabelecer expressamente o princípio da vedação ao retrocesso social.

c) nada declara sobre o direito à propriedade, em razão da necessidade de acomodação das diferentes ideologias das potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial.

d) não faz referência à possibilidade de qualquer pessoa deixar o território de qualquer país ou nele ingressar, embora assegure expressamente a liberdade de locomoção dentro das fronteiras dos Estados.

e) assegura a toda pessoa o direito de participar do governo de seu próprio país, diretamente ou por meio de representantes.

Comentários

A alternativa A está incorreta, pois a DUDH data 1948 e não do século XVIII. Embora propugne dois dos lemas da Revolução Francesa (liberdade e igualdade), o documento de consagração dos direitos humanos foi editado como Resolução da ONU (criada somente em 1945), tendo 48 votos favoráveis e 8 abstenções. A alternativa chega a ser absurda.

A alternativa B está incorreta, uma vez que o primeiro documento do qual se extrair o princípio da vedação ao retrocesso foi o Pacto Internacional dos Direitos Sociais, Econômicos e Políticos.

A alternativa C está incorreta, pois, como mencionado em aula, no quadro esquemático, o direito de propriedade é um dos direitos previstos na DUDH. Trata-se de um direito de 1ª dimensão, pertencente à categoria dos direitos de liberdade e está expressamente previsto na Declaração no Artigo 17.

1. Toda pessoa tem direito à propriedade, só ou em sociedade com outros.