• Nenhum resultado encontrado

Irão e a região

No documento Versão final Abril 2014 (páginas 70-73)

Fonte: CIA World Fact Book

Embora as relações quer culturais quer políticas entre a Turquia e Irão remontem a vários séculos, a relação energética dos dois países teve início em meados dos anos 90. Em 1996, o governo pró-islamista de Necmettin Erbakan assinou um contrato com o governo do Irão para o fornecimento de gás natural à Turquia. A construção do gasoduto Irão- Turquia deveria ter sido finalizada em 1999, no entanto a demora na finalização da infraestrutura fizeram com que a exportação só pudesse ser iniciada em 2011195. Em 2002, foi acordado o transporte de 4 bcm de gás por um período de 23 anos, quantidade que deveria aumentar até 10 bcm em 2007.O gasoduto nunca atingiu a sua capacidade total, chegando apenas aos 6 bcm em 2007196.

O volume das trocas comerciais assistiu a um crescimento substancial na última década alavancado sobretudo pela importação de recursos energéticos oriundos do Irão.

194 BANK, The World – Iran. [Em linha] (2013). [Consultado em 5 jul. 2013]. Disponível na

internet em:<URL: http://www.worldbank.org/ en/country/iran/overview>.

195 T KINNANDER, Elin - The Turkish-Iranian gas relationship: Politically successful,

commercially problematic. Oxford Institute for Energy Studies. NG 38, January 2010. p. 10.

53 O valor em questão passou de 1,2 biliões de dólares em 2001 para 10,6 biliões em 2010197.

A relação Turquia-Irão é marcada pelas negociações relativas às condições contratuais de importação de gás natural, nomeadamente no que toca ao preço do gás e às condições de take-or-pay. Em 2002, Ankara conseguiu uma redução de 9% no preço do gás, percentagem essa que aumentaria até aos 12% caso esta comprasse a quantidade anual contratada e ao que ao take-or-pay diz respeito a percentagem passou para 70%198.

Nos anos que se seguiram vários episódios mostraram à Turquia que o Irão não é um parceiro estável em termos de fornecimento. De 2004 a 2008, todos os anos o Irão interrompeu por algum período o fornecimento de gás. Em Dezembro de 2004, o Irão corta o gás alegando razões técnicas, tendo em Abril 2005 sucedido o mesmo. Em Janeiro de 2006, o fornecimento é interrompido novamente devido ao tempo anormalmente frio que se fez sentir em Tabriz. Ainda, em Setembro de 2006, o gasoduto foi afetado por explosões quer do lado Turco da fronteira, quer do lado iraniano, muito provavelmente levadas a cabo pelo Parti Karkerani Kurdistan - Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK). O mesmo voltou a ocorrer em Agosto de 2007, levando mais uma vez à suspensão do fornecimento.

Em Dezembro de 2007 e logo em Janeiro de 2008 o gás natural iraniano deixou de chegar à Turquia, não por culpa direta do Irão, mas sim porque o Turquemenistão interrompeu o fornecimento de gás ao Irão e, consequentemente Teerão viu-se obrigado a utilizar o seu gás para fazer face ao consumo interno.199 Estas interrupções levaram a que por diversas vezes, a Turquia tivesse que recorrer a importações da Rússia a partir do gasoduto Blue Stream.

Contudo, se o Irão não se mostrou um parceiro confiável, a Turquia também não foi um parceiro sem falhas. Com o pretexto da falta de qualidade do gás, quando na

197 TURKEY, Republic of. Ministry of Foreign Affairs. – Turkey - Iran Relations [Em linha] feb.

(2012).[Consultado em 20 mar.2013]. Disponível na internet em:<URL: http://www.mfa.gov.tr/turkey- iran-relations.en.mfa>.

198 Vd. IDEM, Ibidem, p.14.

199 KINNANDER, Elin - The Turkish-Iranian gas relationship: Politically successful,

54 verdade se tratava sim de um problema de falta de procura interna, a Turquia não alcançou o valor de take-or-pay contratualmente acordado em 2002.

Em 2008, os dois países assinam um Memorando de Entendimento que se refere ao envolvimento turco na exploração do campo de gás natural de South Pars, ao gasoduto que iria ligar este campo de produção à Europa através da Turquia e cujo gás a Turquia também iria usufruir. A companhia turca TPAO pretendia produzir até 16 bcm ano200, quantidade que dividiria a metade, uma parte para o mercado interno turco e uma parte para a Europa. A pipeline escolhida para o transporte de gás para a Europa via Turquia não ficou explicita no Memorando de Entendimento e a dúvida sobre se o Irão preferiria utilizar o Nabucco ou a Persian Pipeline ou até mesmo pelo IGAT- 9 não foi esclarecida.

O investimento da Turquia no campo de gás natural iraniano de South Pars é considerável e as estimativas afirmam que este seria de 5 mil milhões $USD para cada fase, o que para as fases 22, 23 e 24 de desenvolvimento do campo perfaz a quantia de 15 mil milhões $USD201. Embora a exploração destas fases do campo de gás se encontrem a cargo da companhia turca TPAO, o Irão resguardou-se e vigora um contrato de buy-back entre as partes, significando que a TPAO como companhia estrangeira é paga pelos lucros das vendas mas não tem nenhuma parte ou participação no projeto depois de ser paga.

Pese embora o Irão ter provado ser até agora um parceiro e fornecedor menos confiável do que a Rússia, a verdade é que a Turquia não pode permitir-se perder os recursos e a posição geopolítica na região que o Irão tem como país de grande dimensão e do Cáspio. Isso significaria aumentar a sua já elevada dependência da Rússia, embora seja ao gás russo que recorre quando o Irão lhe interrompe o fornecimento.

3.3. Iraque

O país é fustigado pela guerra desde 2003, altura em que foi invadido pelas tropas americanas que derrubaram o regime ditatorial de Sadam Hussein. A

200 Vd. IDEM, Ibidem, p.16.

201 KINNANDER, Elin - The Turkish-Iranian gas relationship: Politically successful,

55 instabilidade política e social tem sido uma constante no território iraquiano tendo como combustível o sectarismo entre a maioria Xiita e a minoria Sunita. A presença de grupos associados à organização terrorista al-Qaeda, tais como o Estado Islâmico do Iraque dificulta a estabilização do país, sobretudo no que diz respeito aos níveis de segurança.

O Iraque tinha 33 milhões de habitantes em 2011202. A sua economia é frágil e pouco diversificada e baseada nos recursos naturais, sobretudo no petróleo. Problemas de unidade nacional têm ainda de ser resolvidos de modo a que a economia Iraquiana possa prosperar. Rivalidades entre o governo central de Bagdad e de Erbil, capital do governo regional do Curdistão iraquiano marcam a atualidade política iraquiana já que a maior parte dos recursos energéticos do país se encontram precisamente no norte, na parte Curda (Cf. Mapa 5).

No documento Versão final Abril 2014 (páginas 70-73)

Documentos relacionados