• Nenhum resultado encontrado

Zona da Identificação

Tipo de entidade

Entidade Colectiva Forma (s)

autorizada(s) do nome

Direcção Geral das Indústrias

Formas paralelas do nome Formas normalizadas do nome de acordo

com outras regras Portugal, Direcção Geral das Indústrias

Outras formas do nome

DGI

Direcção Geral da Indústria

Identificadores para pessoas colectivas

Zona da Descrição

Datas de existência 1925- 1948

História

Em 1925, com a extinção do Ministério do Trabalho, os serviços que pertenciam à Direcção Geral do Trabalho, nomeadamente aqueles que se referiam à Indústria, transitaram para o Ministério do Comércio e Comunicações. Neste seguimento, surge a Direcção Geral das Indústrias128.

Em 1932 a Direcção Geral das Indústrias transitou do Ministério do Comércio e Comunicações para o Ministério do Comércio, Indústria e Agricultura.

Em 1933 verifica-se nova alteração a nível de Ministérios, passando a Direcção Geral das Indústrias a integrar o Ministério do Comércio e Indústria.

Em 1935 o Ministério do Comércio e Indústria foi alvo de reorganização, começando a partir desta altura a aparecer a designação de Direcção Geral da Indústria em vez de Direcção Geral das Indústrias.

83

Em 1940, a Direcção Geral da Indústria passa a estar sob tutela do Ministério da Economia, onde se manteve até à sua extinção em 1948.

Lugares

Estatuto Legal A Direcção Geral das Indústrias era um organismo público.

Funções, ocupações e actividades

Competia à Direcção Geral das Indústrias : “ Fomentar o desenvolvimento industrial do País, tendo em atenção os superiores interesses da Nação; Orientar e ajudar os industriais na solução dos problemas técnicos e económicos que se lhes apresentem; Fiscalizar e fazer cumprir as leis e regulamentos vigentes ou que venham a ser publicados; Licenciamento dos estabelecimentos e instalações industriais, debaixo dos pontos de vista económico, técnico e de segurança; Fiscalização das instalações de gases, líquidos comprimidos, quer fixas quer móveis, com excepção das que por lei forem competências de outros serviços; Registo e cadastro industrial; Serviços de pesos e medidas”129

Mandatos/Fontes de autoridade

Decreto n.º 11:267, Diário do Governo n.º 255, Iª Série, de 25 de Novembro de 1925 –

Extingue o Ministério do Trabalho, transitando para outros Ministérios os serviços que competiam aos seus diversos organismos, incluindo os autónomos

Decreto n.º 21 454, Diário do Governo n.º 157, iª Série, de 7 de Julho de 1932 – Determina que os Ministérios do Comércio e Comunicações e da Agricultura passem respectivamente a denominar-se Ministério das Obras Públicas e Comunicações e Ministério do Comércio, Indústria e Agricultura, e reorganiza os serviços que lhe competem.

Decreto -Lei n.º 22873, Diário do Governo n.º 165, Iª Série, de 24 de Julho de 1933 – Desintegra do Ministério do Comércio, Indústria e Agricultura os serviços respeitantes à produção agrícola, os quais passam a constituir o Ministério da Agricultura. Determina que o Ministério do Comércio, Indústria e Agricultura passe a denominar-se Ministério do Comércio e Indústria.

Despacho Ministerial, Diário do Governo n.º 188, Iª Série, de 21 de Agosto de 1933 – Determina quais os serviços que ficam na competência do Ministério do Ministério do Comércio e Indústria e do Ministério da Agricultura.

Decreto n.º 26 176, Diário do Governo n.º 304, Iª Série, de 31 de Dezembro de 1935 –

Reorganiza os serviços do Ministério do Comércio e Indústria.

129 Artigos 1º e 2º do Decreto – Lei n.º 29 229, Diário do Governo n.º 283, Iª Série, de 7 de Dezembro de 1938 – Reorganiza os Serviços da Direcção Geral da Indústria.

84

Decreto – Lei n.º 29 229, Diário do Governo n.º 283, Iª Série, de 7 de Dezembro de 1938 – Reorganiza os Serviços da Direcção Geral da Indústria.

Decreto-Lei nº 30:692, Diário do Governo n.º 199, Iª Série, de 27 de Agosto de 1940 – Cria o Ministério da Economia, para o qual transitam os serviços dos Ministérios do Comércio e Indústria e da Agricultura.

Decreto-Lei n.º 36 933, Diário do Governo n.º 145, Iª Série, de 24 de Junho de 1948 –

Cria no Ministério da Economia, a Direcção Geral dos Serviços Industrias e define as suas atribuições. Extingue a Direcção Geral da Indústria e a Junta do Fomento Industrial.

Estruturas internas/Genealogia

A Direcção Geral das Indústrias era constituída por: 1ª Repartição e 2ª Repartição Industrial, sendo que da 1ª Repartição faziam parte quatro Secções, e da 2ª Repartição faziam parte três Secções; Repartição Técnica das Indústrias: Inspecção de Pesos e Medidas; Conselho Superior Técnico das Indústrias; Serviço Especial de Crédito Industrial.

Em 1938 os Serviços da Direcção Geral da Indústria são reorganizados, passando esta a ser composta pelos seguintes serviços: uma secção administrativa; três repartições técnicas; cinco repartições industriais. Funcionando junto da Direcção Geral da Indústria o Conselho Superior da Indústria.

Contexto geral

O Ministério do Trabalho criado em 1916, teve em linhas gerais uma existência atribulada, desordenada e improdutiva. Sendo que em 1925 de deu a sua extinção, sendo que os serviços referentes à indústria, integraram o Ministério do Comércio e Comunicações. É desta forma que surge a Direcção Geral das Indústrias.

A partir de 1937, o Estado passou a ter uma maior intervenção nos problemas da indústria, nomeadamente através do condicionamento e do fomento industrial. Em 1948, com o intuito de esta intervenção se tornar mais eficiente, e de modo a que as funções que se encontravam dividas por diferentes organismos que funcionavam em paralelo, levaram á extinção da Direcção Geral da Indústria e à criação da Direcção Geral dos Serviços Industriais.

Zona das Relações

Primeira Relação

Nome/ Identificador da pessoa colectiva, da pessoa singular ou da família relacionadas

Ministério do Comércio e Comunicações

Tipo de relação Hierárquica

Descrição da relação A Direcção Geral das Indústrias era um dos serviços do Ministério do

85 Datas da relação 1925-1932 Segunda Relação Nome/ Identificador da pessoa colectiva, da pessoa singular ou da família relacionadas

Ministério do Comércio, Indústria e Agricultura

Tipo de relação Hierárquica

Descrição da relação A Direcção Geral das Indústrias era um dos serviços do Ministério do

Comércio, Indústria e Agricultura

Datas da relação 1932 - 1933 Terceira Relação Nome/ Identificador da pessoa colectiva, da pessoa singular ou da família relacionadas

Ministério do Comércio e Indústria

Tipo de relação Hierárquica

Descrição da relação A Direcção Geral das Indústrias era um dos serviços do Ministério do

Comércio e Indústria Datas da relação 1933- 1940 Quarta Relação Nome/ Identificador da pessoa colectiva, da pessoa singular ou da família relacionadas Ministério da Economia

Tipo de relação Hierárquica

Descrição da relação A Direcção Geral da Indústria era um dos serviços do Ministério da

Economia Datas da relação 1940-1948 Quinta Relação Nome/ Identificador da pessoa colectiva, da pessoa singular ou da família relacionadas

Direcção Geral dos Serviços Industriais

Tipo de relação Cronológica

Descrição da relação A Direcção Geral dos Serviços Industriais foi o organismo que sucedeu à

86 Datas da relação 1948130 Zona do Controlo Identificador do registo de autoridade PT/MCC/DGI Identificador(es) da instituição Regras e/ou convenções

ISAAR (CPF): Norma Internacional de Registo de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias/Conselho Internacional de Arquivos; tradução Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. – 2.ª Edição – Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2004.

Estatuto Finalizado

Nível de detalhe Completo

Datas de criação, revisão ou eliminação

Criado: 23 de Março de 2014 Revisão: 19 de Setembro de 2014

Línguas e escritas Português

Fontes

Para a elaboração deste registo de autoridade foram utilizados os diplomas legais, recolhidos da página electrónica do Diário da Republica:

http://www.dre.pt .

Notas de manutenção Criação: Ana Catarino

Relações das Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias com a Documentação de Arquivo e Outros Recursos

Primeira Relação

Identificadores e títulos do recurso relacionado

Registo do Trabalho Nacional

Tipo do recurso Série

130 Apesar de em 1976, através do Decreto-Lei n.º358/76, de 14 de Maio, estar prevista a extinção da

Direcção Geral dos Serviços Industriais, e de em 1977 ter sido feita a extinção de vários organismos nos termos do artigo 61º do Decreto-Lei n.º548/77, entre os quais a Direcção Geral dos Serviços Industrias. Efectivamente só em 1985 é que se verificou a extinção deste organismo através do Decreto-Lei n.º205, de 26 de Junho.

87

relacionado

Natureza da relação Produtor

Datas do recurso relacionado 1925 – 1948 Segunda Relação Identificadores e títulos do recurso relacionado Licenciamento Industrial Tipo do recurso relacionado Série

Natureza da relação Produtor

Datas do recurso relacionado

88