• Nenhum resultado encontrado

1. (COPESE/UFPI/2014) O Decreto nº. 94.406/87 regulamenta a Lei nº. 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem e dá outras providências. Assinale a opção CORRETA.

A) O Técnico de Enfermagem exerce atividade de nível superior, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar, bem como na participação no planejamento da assistência de Enfermagem.

B) O Auxiliar de Enfermagem executa as atividades, de nível médio, atribuídas à equipe de Enfermagem, cabendo-lhe a identificação das distócias obstétricas e das tomadas de providências até a chegada dos médicos.

C) O Técnico de Enfermagem exerce as atividades auxiliares, de nível médio técnico, atribuídas à equipe de Enfermagem, cabendo-lhe a prevenção e controle sistemático de danos físicos que possam ser causados a pacientes durante a assistência de saúde.

D) O Técnico de Enfermagem executa as atividades auxiliares, de nível médio, atribuídas à equipe de Enfermagem, cabendo-lhe a realização de episiotomia e episiorrafia, com aplicação de anestesia local, quando necessária.

E) O Técnico de Enfermagem executa as atividades auxiliares, de nível médio, atribuídas à equipe de Enfermagem, prestação de assistência à parturiente e ao parto normal.

2. (UFPR/2016) O Decreto-Lei nº 94.406/87, que regulamenta o exercício da Enfermagem no Brasil, entre outros preceitos, estabelece as atribuições do Técnico de Enfermagem como atividades auxiliares, de nível médio técnico, atribuídas à equipe de Enfermagem. Assinale a alternativa que corresponde a uma condição de exercício profissional do Técnico de Enfermagem, estabelecida no art. 13 do Decreto-Lei supracitado.

A) O Técnico de Enfermagem exerce as suas atividades profissionais de forma livre e autônoma.

B) O Técnico de Enfermagem exerce as suas atividades profissionais sob a supervisão e orientação de qualquer profissional integrante da equipe de saúde.

C) O Técnico de Enfermagem exerce as suas atividades profissionais somente sob a supervisão, orientação e direção do Enfermeiro.

UFRN (Técnico em Enfermagem) Conhecimentos Específicos parte I (Legislação SUS) - 2022 (Pós-Edital) www.estrategiaconcursos.com.br

0

84 D) O Técnico de Enfermagem exerce as suas atividades profissionais sob a supervisão, orientação e direção do Enfermeiro ou do médico.

E) O Técnico de Enfermagem exerce as suas atividades profissionais somente sob a supervisão, orientação e direção do médico.

3. (CPCON/Pref. Solândia/2019) No Brasil, através do Decreto 94.406/87 e de acordo com a Lei 7.498/86, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, a equipe de Enfermagem se orienta quanto à legitimação da sua ação na saúde. Analise as proposições abaixo e depois responda à questão, tendo como base as atribuições compatíveis com o exercício profissional do Técnico em Enfermagem.

I- Preparo e administração de medicamentos na prática clínica de Enfermagem, desde que sob a supervisão dos Enfermeiros.

II- Atividades auxiliares, de nível médio técnico, atribuídas à equipe de Enfermagem, cabendo-lhe ações de assistência ao Enfermeiro e integração com a equipe de saúde.

III- Funções de direção de órgão de Enfermagem em instituições de saúde em que não exista Enfermeiro.

IV- Realização de consultas de Enfermagem.

Marque a alternativa que responde CORRETAMENTE.

A) I, II, III e IV.

B) I, II e III.

C) I e IV.

D) I e III.

E) I e II.

4. (COPERV/UFSC/2018) De acordo com o parágrafo único do art. 2º da Lei n. 7.498/86, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem e dá outras providências, regulada pelo Decreto 94.406/87, a Enfermagem é exercida privativamente pelo(a) Enfermeiro(a), pelo(a) Técnico(a) de Enfermagem, pelo(a) Auxiliar de Enfermagem e pela parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação. Considerando essa lei, é correto afirmar que:

UFRN (Técnico em Enfermagem) Conhecimentos Específicos parte I (Legislação SUS) - 2022 (Pós-Edital) www.estrategiaconcursos.com.br

0

85 A) o Técnico de Enfermagem executa ações assistenciais de Enfermagem, exceto as privativas do(a) Enfermeiro(a).

B) o Técnico de Enfermagem coordena, executa e avalia os serviços de assistência de Enfermagem.

C) na ausência do(a) Enfermeiro(a), o Técnico de Enfermagem pode executar as atividades privativas do(a) Enfermeiro(a).

D) o Técnico de Enfermagem exerce atividade de planejamento da assistência de Enfermagem.

E) o Técnico de Enfermagem, na ausência do(a) Enfermeiro(a), pode realizar a prescrição de Enfermagem.

5. (AOCP/UFOB/2018) Para um exercício profissional ético, crítico, consciente e responsável, é importante o conhecimento da legislação pertinente ao exercício profissional da Enfermagem pela categoria. Assim, em relação ao Decreto 94.406/87, julgue o item a seguir.

Define que são atribuições privativas do Enfermeiro a participação no planejamento, execução e avaliação da programação de saúde, assim como a elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde.

( ) Certo ( ) Errado

6. (UFPR/2016) Com base no Decreto-Lei nº 94.406/87, que regulamenta o exercício da Enfermagem no Brasil, no que se refere a atribuições do Enfermeiro, considere as seguintes afirmativas:

1. A direção dos serviços de saúde constitui atribuição privativa do Enfermeiro.

2. A coordenação dos programas de educação em saúde deve ser exercida, exclusivamente, por Enfermeiros.

3. A implementação do processo de Enfermagem é atividade compartilhada entre todos os integrantes da equipe de saúde.

4. A prescrição da assistência de Enfermagem é atribuição privativa do Enfermeiro.

UFRN (Técnico em Enfermagem) Conhecimentos Específicos parte I (Legislação SUS) - 2022 (Pós-Edital) www.estrategiaconcursos.com.br

0

86 5. O parto normal sem episiotomia é atribuição privativa do Enfermeiro.

Assinale a alternativa correta.

A) Somente a afirmativa 4 é verdadeira.

B) Somente as afirmativas 1 e 5 são verdadeiras.

C) Somente as afirmativas 4 e 5 são verdadeiras.

D) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

E) Somente as afirmativas 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.

7. (FAURGS/HCPA/2015) A Lei nº 7.498/86, de 25 de junho de 1986, art 6º, regulamenta o titular do diploma ou certificado de obstetriz ou de Enfermeira obstétrica. No que se refere às atribuições desses profissionais, observe os itens abaixo.

I - Assistência à parturiente e ao parto normal.

II - Identificação das distócias obstétricas e tomada de providências até a chegada do médico.

III - Realização de episiotomia e episiorrafia, e aplicação de anestesia local, quando necessário.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas I e II.

D) Apenas II e III.

E) I, II e III.

8. (INAZ/2017) A Lei N° 7.498/86, de 25 de junho de 1986, dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências, e determina que o Técnico de

UFRN (Técnico em Enfermagem) Conhecimentos Específicos parte I (Legislação SUS) - 2022 (Pós-Edital) www.estrategiaconcursos.com.br

0

87 Enfermagem exerça atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de Enfermagem. Assinale a alternativa que apresenta o que cabe, especialmente, ao Técnico de Enfermagem, de acordo com o Artigo 12, letra "c" da Lei N° 7.498/86.

A) Observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas.

B) Assistência à parturiente e ao parto normal.

C) Prestar cuidados diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de vida.

D) Prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente.

E) Participar da orientação e supervisão do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar.

9. (VUNESP/Pref. Olímpia/2019) A Lei nº 7.498/86, que dispõe sobre a regulamentação do exercício de Enfermagem, estabelece em seu Art. 11, que o Enfermeiro exerce todas as atividades de Enfermagem, cabendo-lhe privativamente:

A) consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre a atuação de equipes multiprofissionais.

B) cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas.

C) prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral.

D) prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotinas aprovadas pela instituição de saúde.

E) assistência de Enfermagem à gestante, parturiente e puérpera.

10. (FCC/TRE RN/2011) Segundo a Lei nº 7.498/86 que trata do exercício de Enfermagem, ao assistir o Enfermeiro, cabe ao Técnico de Enfermagem a:

A) prevenção e controle sistemático de danos físicos que possam ser causados a pacientes durante a assistência à saúde.

UFRN (Técnico em Enfermagem) Conhecimentos Específicos parte I (Legislação SUS) - 2022 (Pós-Edital) www.estrategiaconcursos.com.br

0

88 B) realização de episiotomia e episiorrafia durante o parto com aplicação de anestesia local quando necessária.

C) prescrição de medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde.

D) consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem.

E) planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de Enfermagem.

11. (FDC/SEHAC/2019) A LEI Nº 7.498/86, DE 25 DE JUNHO DE 1986, dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências. Nela estão detalhadas as atividades das categorias profissionais da Enfermagem. Ao Técnico de Enfermagem compete:

A) cuidados diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de vida.

B) organização e direção dos serviços de Enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços.

C) participar da programação da assistência de Enfermagem.

D) consulta de Enfermagem.

E) cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas.

12. (TJ PR/2006) Segundo a Lei Nº 7.498/86, que regulamenta o exercício do profissional de Enfermagem no Brasil, legalmente o Auxiliar de Enfermagem pode executar as seguintes atividades:

A) Realizar controle hídrico; fazer curativos; prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente; preparar o paciente para consultas, exames e tratamentos; participar de atividades de educação em saúde e participar de procedimentos pós morte.

B) Administrar medicamentos; avaliar o paciente realizando inclusive consultas; realizar controle hídrico; zelar pela segurança.

UFRN (Técnico em Enfermagem) Conhecimentos Específicos parte I (Legislação SUS) - 2022 (Pós-Edital) www.estrategiaconcursos.com.br

0

89 C) Entubar o paciente, se necessário.

D) Administrar e coordenar a equipe de Enfermagem.

E) Atender emergências e, se necessário, puncionar acesso central, ou realizar intubação.

13. (QUADRIX/ COREN RS/2018) Segundo a Lei n.º 7.498/1986, o Enfermeiro exerce todas as atividades de Enfermagem, cabendo‐lhe, privativamente:

A) a assistência de Enfermagem à gestante, parturiente e puérpera.

B) a educação, visando à melhoria da saúde da população.

C) os cuidados diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de vida.

D) a participação na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde.

E) a prevenção e o controle sistemático da infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral.

14. (QUADRIX/ COREN RS/2018) De acordo com a Lei n.º 7.498/1986, é Técnico de Enfermagem o titular de:

A) diploma de Enfermeiro conferido por instituição de ensino.

B) diploma ou certificado de Enfermeiro obstétrico.

C) certificado de Auxiliar de Enfermagem conferido por instituição de ensino.

D) certificado legalmente conferido por curso estrangeiro, revalidado no Brasil como diploma de Técnico de Enfermagem.

E) diploma ou certificado de tecnólogo.

15. (VUNESP/Pref. São José dos Campos/2015) De acordo com a Lei no 7.498/86, que dispõe sobre a regulamentação do exercício de Enfermagem, emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem é:

A) privativa do Enfermeiro.

B) compartilhada entre Enfermeiros e técnicos de Enfermagem.

UFRN (Técnico em Enfermagem) Conhecimentos Específicos parte I (Legislação SUS) - 2022 (Pós-Edital) www.estrategiaconcursos.com.br

0

90 C) livre para todos os profissionais de Enfermagem.

D) privativa do Enfermeiro ocupante de cargo de chefia.

E) livre entre os profissionais responsáveis técnicos de Enfermagem.

16. (UECE/SECOG/2018) De acordo com a Lei Nº 7.498/1986, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências, cabe ao Enfermeiro, como integrante da Equipe de Saúde, a:

A) execução de cuidados diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de vida.

B) execução do parto sem distócia.

C) consulta de Enfermagem.

D) prescrição da assistência de Enfermagem.

17. (FGV/TJ BA/2015) Com base na lei do exercício profissional, uma das funções privativas do Enfermeiro é a:

A) participação no planejamento, execução e avaliação da programação de saúde.

B) participação na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde.

C) consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem.

D) participação em projetos de construção ou reforma de unidades de internação.

E) prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral.

18. (IBFC/2017) A lei nº 7498/86 dispõe sobre a regulamentação do exercício de Enfermagem e dá outras providências. Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A Enfermagem e suas atividades Auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício.

UFRN (Técnico em Enfermagem) Conhecimentos Específicos parte I (Legislação SUS) - 2022 (Pós-Edital) www.estrategiaconcursos.com.br

0

91 II. A direção do órgão de Enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública ou privada, e chefia de serviço e de unidade de Enfermagem são atividades privativas do Enfermeiro.

III. Toda a equipe de Enfermagem deve cumprir e fazer cumprir o Código de Deontologia da Enfermagem e, quando for o caso, anotar no prontuário do paciente as atividades da assistência de Enfermagem, para fins estatísticos.

IV. Cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas são atividades de toda equipe de Enfermagem.

A) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.

B) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

C) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

D) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.

E) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.

19. (IBFC/2017) Assinale a alternativa correta. São atividades privativas do Enfermeiro:

A) Chefia de serviço e de unidade de Enfermagem.

B) Prestação de assistência de Enfermagem à gestante, parturiente, puérpera e ao recém-nascido.

C) Realização de episiotomia e episiorrafia com aplicação de anestesia local.

D) Participação em bancas examinadoras dos concursos para provimento de cargo ou contratação de Enfermeiro ou pessoal Técnico e Auxiliar de Enfermagem.

E) Participação nos programas de segurança do trabalho e de prevenção de acidentes e de doenças profissionais e do trabalho.

20. (CESGRANRIO/PETROBRAS/2018) De acordo com a Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, é atividade privativa do Enfermeiro a:

UFRN (Técnico em Enfermagem) Conhecimentos Específicos parte I (Legislação SUS) - 2022 (Pós-Edital) www.estrategiaconcursos.com.br

0

92 A) consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem.

B) educação visando à melhoria de saúde da população.

C) participação na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde.

D) prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde.

E) prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados à clientela durante a assistência de Enfermagem.

21. (IFCE/CEFET/2017) Tendo em vista a Lei Nº 7.498/86, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem, analise as afirmativas a seguir.

I. O Técnico de Enfermagem poderá participar da orientação e da supervisão do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar.

II. O Técnico de Enfermagem poderá executar ações assistenciais de Enfermagem sem a supervisão do Enfermeiro, quando exercidas em instituições de saúde, públicas e privadas, e em programas de saúde.

III. Cabe privativamente ao Enfermeiro o cuidado direto de Enfermagem a paciente grave com risco de vida.

IV. Na ausência do Enfermeiro, o Técnico de Enfermagem poderá realizar consulta de Enfermagem.

São verdadeiras:

A) somente I, II e IV.

B) I, II, III e IV.

C) somente I, II e III.

D) somente II e III.

E) somente I e III.

UFRN (Técnico em Enfermagem) Conhecimentos Específicos parte I (Legislação SUS) - 2022 (Pós-Edital) www.estrategiaconcursos.com.br

0

93 22. (CEFETBAHIA/POLICLÍNICA/2017) Os princípios normativos para a Enfermagem estão consagrados em leis e resoluções direcionadas ao exercício da profissão, com destaque para os direitos e os deveres desses profissionais. A Lei nº 7.498, de 26 de junho de 1986, dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências. De acordo com as prerrogativas da Lei nº 7.498/86, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Os auxiliares de Enfermagem podem participar da programação da assistência de Enfermagem.

( ) Os técnicos de Enfermagem, portadores de certificados de escolas estrangeiras, não podem atuar no Brasil.

( ) Os auxiliares de Enfermagem formados em escolas estrangeiras podem atuar no Brasil se respeitadas algumas condições legais.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:

A) V, V, F.

B) V, F, F.

C) V, F, V.

D) F, V, V.

E) F, F, V.

23. (IDECAN/INCA/2017) Considerando a Lei do Exercício Profissional, nº 7.498/1986, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências, regulamentada pelo Decreto nº 94.406 de 1987, assinale a afirmativa INCORRETA.

A) Realizar consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem é uma atividade privativa do Enfermeiro.

B) A organização dos serviços de Enfermagem somente deve ser realizada pelo profissional titular do diploma de Enfermeiro conferido por instituição de ensino, nos termos da lei.

UFRN (Técnico em Enfermagem) Conhecimentos Específicos parte I (Legislação SUS) - 2022 (Pós-Edital) www.estrategiaconcursos.com.br

0

94 C) Cabe ao Técnico de Enfermagem assistir ao Enfermeiro na execução dos programas de higiene e segurança do trabalho e de prevenção de acidentes e de doenças profissionais e do trabalho.

D) O Enfermeiro, diante da impossibilidade de prestar cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas, deve delegá-los a um membro de outra categoria profissional da equipe de Enfermagem, desde que julgue que este seja devidamente capacitado para a atividade.

24. (FCC/TRT4/2011) Considerando a Lei do Exercício do Profissional, cabe ao Técnico de Enfermagem:

A) cumprir o protocolo de prevenção de quedas a pacientes sob sua responsabilidade durante a assistência à saúde.

B) identificar as distócias obstétricas e tomadas de providências até a chegada do médico.

C) prescrever, em caso de urgência e emergência, os medicamentos especificados em protocolo.

D) realizar episiotomia e episiorrafia com aplicação de anestesia local, quando necessária.

E) instalar via aérea definitiva, de acordo com o especificado em protocolo.

25 (CONSULPLAN/CM BH/2018) Os limites das atividades dos profissionais de Enfermagem (auxiliar, técnico e Enfermeiro) estão definidos no Decreto nº 94.406/87, que regulamenta a Lei nº 7.498/86, sobre o exercício profissional da Enfermagem. São atividades do Técnico de Enfermagem, EXCETO:

A) Punção de veia jugular.

B) Executar programas de assistência integral à saúde.

C) Circular salas cirúrgicas e obstétricas, preparando a sala e o instrumental cirúrgico e instrumentalizando nas cirurgias quando necessário.

D) Registrar os eletrocardiogramas efetuados, fazendo as anotações pertinentes a fim de liberá-los para os requisitantes e possibilitar a elaboração de boletins estatísticos.

UFRN (Técnico em Enfermagem) Conhecimentos Específicos parte I (Legislação SUS) - 2022 (Pós-Edital) www.estrategiaconcursos.com.br

0

95 26. (SME/RIOSAÚDE/2020) A lei do exercício profissional de Enfermagem prevê a atuação do Enfermeiro, privativamente, na seguinte situação:

A) cuidados diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de vida.

B) prestação de assistência de Enfermagem à gestante e à parturiente.

C) prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar.

D) acompanhamento da evolução e do trabalho de parto.

27. (BIO-RIO/Pref. São Gonçalo/2016) Sobre a Lei 7.498/86, de 25 de junho de 1986 (COFEN), analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

Ao Técnico de Enfermagem é vedada a “participação no planejamento da assistência de Enfermagem”, sendo esta atividade privativa do Enfermeiro.

Ao Auxiliar de Enfermagem cabe "observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas”

dos pacientes.

São atividades privativas do Enfermeiro: “planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de Enfermagem”.

As afirmativas são respectivamente:

A) V, V, V.

B) V, F, V.

C) F, V, V.

D) F, F, V.

E) F, F, F.

28. (COPEVE/UFAL/2019) O Decreto nº 94.406, de 08 de junho de 1987, destaca que o exercício de Enfermagem, observada as disposições da Lei nº 7.498/86, e respeitando os graus de habilitação, é privativo do Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e parteiro e somente será permitido ao profissional inscrito no Conselho Regional de Enfermagem da respectiva região. Assim, dentre outras atividades, de acordo com art. 8º do referido decreto, dadas as atribuições seguintes que cabem privativamente ao Enfermeiro,

I. Direção e liderança das atividades e dos serviços de Enfermagem.

UFRN (Técnico em Enfermagem) Conhecimentos Específicos parte I (Legislação SUS) - 2022 (Pós-Edital) www.estrategiaconcursos.com.br

0

96 II. Elaboração, planejamento, execução e avaliação de planos e programas de saúde, de assistência integral à saúde individual e de grupos específicos ou prioritários.

III. Consulta e prescrição da assistência de Enfermagem.

IV. Cuidados diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de vida e maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas.

V. Prestação de assistência obstétrica e execução de parto sem distócia, em casos de emergência.

pode-se afirmar que:

A) somente I, III e IV são verdadeiras.

B) somente I e II são verdadeiras.

C) somente III, IV e V são verdadeiras.

D) somente II e V são verdadeiras.

E) todas são verdadeiras.

29. (AOCP// Pref. Vitória/2019) Considerando a Lei do Exercício Profissional, regulamentada pelo Decreto n° 94.406/1987, dentre as alternativas a seguir, o que cabe privativamente ao Enfermeiro?

A) Quando for o caso, anotar no prontuário do paciente as atividades da assistência de Enfermagem, para fins estatísticos.

B) Cumprir e fazer cumprir o Código de Deontologia da Enfermagem.

C) Preparar o paciente para consultas, exames e tratamentos.

D) Consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem.

30. (AOCP// Pref. Vitória/2019) Em relação ao Decreto no 94.406, de 8 de junho de 1987, que regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, a qual dispõe sobre o exercício da Enfermagem e dá outras providências, assinale a alternativa INCORRETA.

UFRN (Técnico em Enfermagem) Conhecimentos Específicos parte I (Legislação SUS) - 2022 (Pós-Edital) www.estrategiaconcursos.com.br

0

97 A) O exercício da atividade de Enfermagem, observadas as disposições da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, e respeitados os graus de habilitação, é privativo de Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiro e só será permitido ao profissional inscrito no Conselho Regional de Enfermagem da respectiva região.

B) Cabe ao Enfermeiro, privativamente, a consulta de Enfermagem.

C) Cabe ao Técnico de Enfermagem assistir ao Enfermeiro, integrar a equipe de saúde e executar atividades de assistência de Enfermagem, incluindo as privativas do Enfermeiro.

D) A prescrição da assistência de Enfermagem é parte integrante do programa de Enfermagem.

31. (IBADE/ Pref. de Ji-Paraná/2019) De acordo com a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem e dá outras providências, ao Enfermeiro incumbe como integrante da equipe de saúde:

A) prescrição da assistência de Enfermagem.

B) cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas.

C) consulta de Enfermagem.

D) planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de Enfermagem.

E) participar na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde.

32. (IBADE/ Pref. de Ji-Paraná/2019) De acordo com a Lei do Exercício Profissional, corresponde a atividade(s) que deve(m) ser exercida(s), privativamente, pelo Enfermeiro:

A) planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de Enfermagem.

B) participação na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde.

C) prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde.

UFRN (Técnico em Enfermagem) Conhecimentos Específicos parte I (Legislação SUS) - 2022 (Pós-Edital) www.estrategiaconcursos.com.br

0

98 D) prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados à clientela durante a assistência de Enfermagem.

E) realização de episiotomia e episiorrafia e aplicação de anestesia local, quando necessária.

33.(FUNDEP/Pref. Pará de Minas/2019) Considerando as competências do Enfermeiro conforme a Legislação do Exercício Profissional da Enfermagem, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Cabe ao Enfermeiro privativamente: realizar consulta e prescrição da assistência de Enfermagem.

B) Cabe ao Enfermeiro realizar procedimentos de Enfermagem em unidades de terapia intensiva que exijam alta complexidade, como punções de acessos centrais e periféricos.

C) Como integrante da equipe de saúde, cabe ao Enfermeiro prestar assistência de Enfermagem à gestante, parturiente e puérpera.

D) Cabe ao Enfermeiro participar de projetos de construção ou reforma da unidade de internação.

34. (Quadrix/Pref. Jataí/2019) Assinale a alternativa que apresenta uma atribuição do Técnico de Enfermagem.

A) supervisão da assistência de Enfermagem.

B) participação da programação de prevenção e controle da infecção hospitalar.

C) prescrição da assistência de Enfermagem.

D) chefia da unidade de Enfermagem.

E) coordenação dos serviços de Enfermagem.

35. (FAUEL/Pref. Jándaia/2019) Com relação às competências técnicas e legais, segundo o Decreto Federal nº 94.406, de 08 de junho de 1987, são atribuições do Auxiliar de Enfermagem:

UFRN (Técnico em Enfermagem) Conhecimentos Específicos parte I (Legislação SUS) - 2022 (Pós-Edital) www.estrategiaconcursos.com.br

0

99 I. Participar de atividades de educação em saúde, inclusive, orientar os pacientes na pós-consulta, quanto ao cumprimento das prescrições de Enfermagem e médicas.

II. Assistir ao Enfermeiro na prevenção e controle sistemáticos de danos físicos que possam ser causados a pacientes durante a assistência de saúde.

III. Executar tratamentos especificamente prescritos, ou de rotina, além de outras atividades de Enfermagem, tais como executar atividades de desinfecção e esterilização.

Marque a alternativa CORRETA.

A) Somente afirmativas I e II estão corretas.

B) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

C) Todas as afirmativas estão corretas.

D) Todas as afirmativas estão erradas.

36. (IBFC/Pref. Divinópolis/2018) De acordo com a legislação vigente, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) É uma atribuição exclusiva do Enfermeiro prescrever medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde.

( ) Além da inserção do cateter vesical, os cuidados de monitoração e registro das condições do sistema de drenagem, do débito urinário e do balanço hídrico são atividades exclusivas do Enfermeiro, no âmbito da equipe de enfermagem.

( ) É uma atribuição exclusiva do Enfermeiro realizar cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas.

( ) É uma atribuição exclusiva do Enfermeiro realizar planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem.

A) V, V, V, V.

B) V, F, V, F.

C) F, F, V, V.

UFRN (Técnico em Enfermagem) Conhecimentos Específicos parte I (Legislação SUS) - 2022 (Pós-Edital) www.estrategiaconcursos.com.br

0

Documentos relacionados