• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 4: METODOLOGIAS E RESULTADOS

4.2. Experimentos

4.2.1. Experimento 1: Tarefa de Percepção com a técnica ABX

4.2.1.1. Itens Experimentais

Para a construção das sentenças experimentais, levamos em conta dois fatores: tipo de estrutura sintática e tamanho do SN. Com relação ao tipo de estrutura sintática, as condições experimentais são formadas pela estrutura sintática de tópico-comentário (PONTES, 1987), com a topicalização do argumento interno do verbo da sentença comentário, sem a ocorrência de pronome cópia21; ou pela estrutura sintática de sujeito na passiva. Na literatura, a estrutura passiva é considerada como um tipo de

21 O nosso tipo de tópico apresenta características dos dois tipos de tópicos apresentados por Pontes (1987): Deslocamento à Esquerda (DE) e Topicalização (Top.).

95 topicalização (PERINI, 2010), entretanto, escolhemos utilizá-la para que o material linguístico das sentenças de sujeito ficasse semelhante ao material linguístico das sentenças com a estrutura de tópico. Nomeamos a condição sintática tópico-comentário de “Condição Tópico” e a estrutura sintática de sujeito na passiva de “Condição Sujeito”. Tanto as condições de Tópico como as de Sujeito são iniciadas com um SN. As duas estruturas se diferem quanto ao material linguístico que segue o SN. No caso da estrutura de Tópico, depois do SN aparece um nome próprio (feminino ou masculino), um verbo transitivo e depois um Sintagma Preposicional (SP) ou um SN. Já no caso da estrutura de Sujeito, após o SN, aparece uma estrutura sintática de passiva com o verbo ‘foi’+ um verbo no particípio, e depois um SP ou um SN. No que tange ao tamanho, as condições Tópico Longo (CTL) e Sujeito Longo (CSL) apresentam SNs iniciais com duas ramificações, formados por 10 sílabas. Já as condições Tópico (CT) e Sujeito (CS) apresentam SNs iniciais com uma ramificação, formados por 7 sílabas.

Apesar de termos elaborado sentenças experimentais com SNs animados e sentenças com SNs inanimados, não consideramos a animacidade como uma variável independente, por acreditarmos que tal característica não será significante nos resultados do teste, já que o objetivo é apenas verificar se as diferenças prosódicas entre as estruturas sintáticas são reconhecidas. A animacidade foi utilizada na construção dos itens porque pretendíamos utilizar os mesmos itens no experimento seguinte, Cross-

modal naming com imagens, no qual o fator animacidade será uma das variáveis

independentes.

Apresentamos abaixo, a título de ilustração, um exemplo das quatro condições experimentais:

(25) Condições experimentais:

Tópico Longo (CTL): O álbum de retratos da festa, Alice guardou na gaveta. Sujeito Longo (CSL):O álbum de retratos da festa foi guardado na gaveta. Tópico (CT): O álbum de retratos, Alice guardou na gaveta.

Sujeito (CS): O álbum de retratos foi guardado na gaveta.

Os itens experimentais foram produzidos por uma falante nativa do PB, treinada para a execução prosódica das sentenças de acordo com os propósitos do estudo, nas 4

96 condições de teste (CTL, CSL, CT e CS). Posteriormente, recortamos os SNs iniciais de todas sentenças. Os recortes das sentenças nas condições CTL e CT apresentam uma pausa manipulada em torno de 100 milissegundos (ms) depois do SN. Os recortes dos SNs nas condições CSL e CS não apresentam pausas.

Além dos estímulos experimentais, criamos 28 sentenças distratoras com verbos transitivos, bitransitivos e intransitivos. Na gravação, foram feitas duas versões, as quais classificamos de A e B. Na versão A, as sentenças foram lidas com uma entoação neutra, enquanto que na versão B, um dos constituintes dessas sentenças foi lido com uma prosódia realçada. Depois da gravação, recortamos das sentenças o elemento que foi lido com entoação neutra na versão A e com prosódia realçada na versão B. Dentre as 28 distratoras, escolhemos 4 delas para compor a fase de treinamento da tarefa.

4.2.1.1.1. Características prosódicas dos itens experimentais

As sentenças das condições de Tópico (CTL e CT) apresentam uma fronteira intermediária de sintagma entoacional (I) entre o SN inicial topicalizado e o restante da sentença, conforme previsto na hierarquia prosódica de Nespor & Vogel (1986/2007), discutido na seção 1.2.2. do Capítulo 1. O SN topicalizado apresenta acento pré-nuclear LH, acento tonal L+H* na última palavra prosódica (ω) e tom fronteira alto (H%). O restante do enunciado apresenta acento tonal H+L* na última palavra da sentença e tom fronteira final baixo (L%), características que são típicas de sentenças declarativas neutras no PB (FROTA ET AL, 2015). Com relação às características duracionais, o constituinte topicalizado apresenta alongamento das sílabas tônica e postônica na posição de fronteira de I (FONSECA, 2012). Entre o SN topicalizado e o restante da sentença há uma pausa manipulada em torno de 100 ms. Abaixo, apresentamos espectrogramas de um item experimental nas condições CTL e CT. Os círculos em vermelho representam os SNs que foram recortados para formar as opções de resposta A e B do experimento.

97 Figura 11: Espectrograma do item experimental “O álbum de retratos da festa, Alice guardou na

gaveta” na condição Tópico Longo (CTL)

Figura 12: Espectrograma do item experimental “O álbum de retratos, Alice guardou na gaveta” na condição Tópico (CT)

As sentenças das condições de Sujeito (CSL e CS) formam apenas um I e apresentam características típicas de sentenças declarativas neutras. A condição CSL apresenta acento tonal H+L* na última palavra do SN inicial e na última palavra do enunciado, e apresenta tom fronteira final baixo (L%). A condição CS apresenta acento tonal H+L* apenas na última palavra do enunciado e tom fronteira final baixo (L%). No

98 que tange às características duracionais, diferentemente do que ocorre nas condições de Tópico (figuras 11 e 12), a última palavra dos SNs iniciais não apresenta alongamento das sílabas tônica e postônica. Embora na condição CSL ocorra um acento tonal na última palavra do SN inicial, não há marcas acústicas de alongamento e pausa que caracterize esse SN como um I independente. Os SNs iniciais das condições de Sujeito formam um ϕ.

Figura 13: Espectrograma do item experimental “O álbum de retratos da festa foi guardado na

gaveta” na condição Sujeito Longo (CSL)

Figura 14: Espectrograma do item experimental “O álbum de retratos foi guardado na gaveta” na condição Sujeito (CS)

99 Ao recortar os trechos que comporiam os sons A e B (representados pelos círculos vermelhos nos espectrogramas) na tarefa, mantivemos as características prosódicas das sentenças experimentais, recortando apenas o SN topicalizado das condições de Tópico e o SN inicial das condições de Sujeito.

Documentos relacionados