• Nenhum resultado encontrado

CAPITULO 3 CIDADES ESTUDADAS

3.1. RIO DE JANEIRO

As estações do Rio de Janeiro localizam-se no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim e no Aeroporto Santos Dumont, ambos na Baía de Guanabara. O aeroporto Santos Dumont ocupa um aterro em forma de península entre o centro da cidade e a entrada da Baía da Guanabara, como mostra a figura 09. Já o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, A. C. Jobim localiza-se na Ilha do Governador, dentro da Baía. A distância entre os aeroportos é de, aproximadamente, 20 km, sem barreiras topográficas entre si. Segundo dados da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (www.rio.ri.gov.br~). em 1997, a Ilha do Governador possuía 42,33

km^ de área, com 9,52% de área construída, com edificações horizontais, sendo proibidas edificações acima de dez metros. Já o centro da cidade possuía 6, 40 km^, com 128% de área construída, ou seja, predominância de edificações verticais. A área absoluta de parques e jardins é equivalente em ambos os locais, 0,4 km^, e a área de terrenos vazios ou com áreas verdes, é de 7,97% no centro e 6,61% na Ilha do Governador. A figura 10 mostra um croqui da ocupação das áreas vizinhas aos aeroportos.

• «-HADO AIrport . g o v e r n a d o r

Oceano Atlântico

FIGURA 09 - Localização dos aeroportos na FIGURA 10 - Vista panorâmica da topografia Baía da Guanabara. e ocupação urbana na região dos aeroportos.

Fonte: www.labeee.ufsc.br/bs2001

3.2. MANAUS

A estações climáticas de Manaus estão localizadas no Aeroporto de Ponta Pelada, também conhecido como Ajuricaba e Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, distanciados por, aproximadamente, 13 km, como mostra a figura 1 1 .0 aeroporto de Ponta Pelada localiza-se na Zona Sul, próximo ao centro, área mais populosa da cidade onde se originou a formação urbana, a área de ocupação densa com edifícios de 3 a 10 andares, estes últimos mais isolados na paisagem urbana, com 20% de cobertura vegetal e ao Distrito Industrial (figura 12). Segundo HEYER (1997) o Centro é caracterizado pela presença de edifícios históricos de 1 ou 2

pavimentos e por edifícios de até 12 andares, com pouca distância entre si, e por uma reduzida área de cobertura vegetal, de aproximadamente 10%. Já o Distrito Industrial, apesar de possuir indústrias leves e pesadas, possui também extensa cobertura vegetal, ocupando 70% de sua área. O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes locaiiza-se na Zona Oeste, caracterizada por ocupação espontânea, com grandes extensões desocupadas ou loteamentos recentes (figura 13). A ocupação no entorno do aeroporto caracteriza-se por invasões com densa ocupação por edificações horizontais, com área verde de cerca de 30%, por vilas residenciais e predominantemente, por condomínios com superfície de vegetação em torno de 60% (HEYER,

1997).

rVi.,-

FIGURA 11 - Localização dos FIGURA 12 - Ocupação no entorno do aeroportos na cidade de Manaus. Aeroporto de Ponta Pelada.

Fonte: Prefeitura Municipal de Manaus, Fonte: Prefeitura Municipal de Manaus,

f. Aeroporto Area urbanizada Loteamentos recentes Matas e floresta --- .p ... Distrito Industriai ZONA CEnFrO-OÍ^TE ZONA.CE J y

FIGURA 13 - Ocupação no entorno do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Fonte: Prefeitura Municipal de Manaus, URBAM.

3.3. FLORIANOPOLIS

Florianópolis localiza-se parte na Ilha de Santa Catarina e parte na porção continental próxima à ilha. A Ilha de Santa Catarina, exposta ao Oceano Atlântico, possui aproximadamente 60 km de extensão, de topografia estratificada, com grandes áreas verdes e descontínuas áreas urbanizadas, (figura 14)

O Aeroporto Internacional Hercílio Luz localiza-se na parte sul da ilha, em área livre de barreiras na direção leste-oeste. A ocupação próxima ao aeroporto é baixa e predominantemente horizontal. O LABSOLAR localiza-se no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, na parte central da ilha, assim como a estação automática do CLIMERH, no bairro Itacorubi, como mostra a figura 15.

*... I # **•»% . / ■•

FIGURA 14 - Ilha de Santa FIGURA 15 - Ocupação urbana e topografia nas Catarina. áreas onde estão localizadas as estações climáticas. Fonte: www.guiafloripa.com.br Fonte: Instituto de Planejamento Urbano de

Florianóplis.

A localização do aeroporto Hercílio Luz pode ser vista na foto aérea apresentada na figura 16. O Aeroporto Internacional Hercílio Luz localiza-se em área plana, ao sul da Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé - vizinha da Baía Sul - , no distrito de Carianos, bairro de ocupação predominantemente horizontal que fornece a infra-estrutura necessária ao aeroporto: é composto, em sua maioria, de edificações residenciais com comércio local e de apoio ao aeroporto. A leste e a sudoeste, localizam-se outros bairros, como o Campeche, de grande população porém baixa densidade, ocupação esparsa e horizontal e a Tapera, separados do aeroporto por vegetação

rasteira ou de médio porte. O entorno é completado formado por uma cobertura vegetal ora alagada, ora rasteira.

FIGURA 16 - Foto aérea do Aeroporto Hercílio Luz e entorno. Fonte: www.rmav- fln.ufsc.br/fdigital

O campus da UFSC, onde localiza-se o LABSOLAR, e parte do bairro Itacorubi são mostrados na figura 17. O campus está separado da Baía Sul por uma encosta já urbanizada, que se estende até o Maciço do Morro da Cruz. Este, por sua vez, separa a estação do LABSOLAR do encontro da Baía Sul com a Baía Norte.

Ao lado da Baía Norte encontra-se o Mangue do Itacorubi. Ao seu lado, o bairro Itacorubi, de ocupação mais rarefeita do que o entorno do campus - bairros Trindade e Carvoeira - porém de densidade semelhante ao território do campus UFSC.

Segundo PAMPLONA (1999), a área onde se localizam o Bairro Itacorubi e o Campus UFSC possui “uma variedade de elementos morfológicos como maciços de morros, costões, pontais, planícies, vales profundos encaixados e planícies protegidas em relação aos maciços de morros, praias, mangues e enseadas” . As principais barreiras naturais são o Maciço do Morro da Cruz, de alturas máximas variando de 171 a 285 metros, o Morro da Lagoa, a leste do Campus e sudeste do Bairro do Itacorubi, de altura máxima de 493 metros e a Bacia do Itacorubi, onde localiza-se o Mangue do Itacorubi, como mostra a figura 17.

M E S . ' 'î ’^■iSft.V "^' )víí%#-íjí'-cv^s> w/V^v5

• • ■ - ^ ' i*. y \ C ' ' ' • ^

i B aia Siil

FIG U R A 17 - Foto aérea do Campus UFSC e Baii lo Itacorubi e parte do centro. As estações estão localizadas por um ponto.

CAPITULO 4 - METODOLOGIA

Documentos relacionados