• Nenhum resultado encontrado

Parte I – Revisão Bibliográfica

2. Avaliação ecocardiográfica das alterações geométricas na Insuficiência Cardíaca

2.2. Vistas Ecocardiográficas

2.2.2. Janela paraesternal direita: Vistas em corte transversal

Para realizar os cortes transversais é necessário rodar o transdutor cerca de 90º no sentido dos ponteiros do relógio para que o feixe de ultrassons esteja orientado perpendicularmente ao eixo maior dos ventrículos. O exame geralmente inicia-se ao nível do ápex e continua no sentido da base do coração, sendo o transdutor angulado progressivamente no sentido

24

ventro-dorsal (Figura 4) (Kienle & Thomas, 2002; Lang, 2006; Boon, 2011; Pariaut, 2011). Thomas et al. (1993) definiram seis vistas transversais padrão, nomeadamente, ao nível do ápex do ventrículo esquerdo, músculos papilares, cordas tendíneas, válvula mitral, base do coração com artéria aorta e base do coração com artéria pulmonar (Figura 5) (Thomas et al., 1993; Kienle & Thomas, 2002; Lang, 2006). Outros autores optam por escolher apenas 5 vistas padrão, excluindo a vista do ápex. Neste caso, o transdutor é ajustado desde o ápex até à base (caudal e ventral para cranial e dorsal) para obter as seguintes vistas: Ventrículo esquerdo com os músculos papilares, ventrículo esquerdo ao nível das cordas tendíneas, ventrículo esquerdo ao nível da válvula mitral, base do coração ao nível da aorta, base do coração ao nível da artéria pulmonar (Figura 4) (Boon, 2011). Considera-se que o alinhamento correto é atingido quando o ventrículo esquerdo e a raiz da aorta surgem como estruturas cilíndricas (Lang, 2006).

Figura 4. Esquema com cinco vistas transversais padrão, a partir da janela paraesternal

direita, mostrando os ajustes necessários a fazer ao posicionamento da sonda (Adaptado de Boon, 2011).

A, corte do ventrículo esquerdo com os músculos papilares; B, corte do ventrículo esquerdo ao nível das cordas tendíneas; C, corte do ventrículo esquerdo ao nível da válvula mitral; D, corte da base do coração ao nível da aorta; E, corte da base do coração ao nível da artéria pulmonar.

25

Figura 5. Esquema original com 6 vistas transversais padrão, a partir da janela paraesternal

direita. As secções de A a F mostram os cortes obtidos ao nível do ápex cardíaco (A), músculos papilares (B), cordas tendíneas (C), válvula mitral (D), aorta (E) e artéria pulmonar (F) (Adaptado de Thomas et al. (1993) reimpresso por Lang, 2006.).

LV, ventrículo esquerdo; RV, ventrículo direito; PPM, músculo papila posterior; APM, músculo papilar anterior; CH, cordas tendíneas; PMV, cúspide posterior da válvula mitral; AMV, cúspide anterior da válvula mitral; LVO, trato de saída do ventrículo esquerdo, RVO, trato de saída do ventrículo direito, PM, músculo papilar; PV, válvula pulmonar; LA, átrio esquerdo; TV, válvula tricúspide, NC, Cúspide não coronária; LC, cúspide da coronária esquerda; RC, cúspide da coronária direita; PA, artéria pulmonar; Rau, aurícula direita; CaVC, veia cava caudal; RPA, artéria pulmonar direita; LPA, artéria pulmonar esquerda.

Na imagem obtida do corte do ventrículo esquerdo ao nível dos músculos papilares, surge o ventrículo direito em cima em forma de semi-lua, separado do ventrículo esquerdo pelo septo interventricular. O lúmen do ventrículo esquerdo surge na forma característica de cogumelo (Lang, 2006; Boon, 2011) (Figura 5B e 6A). Um movimento ligeiro da sonda na direção da base do coração vai mostrar as cordas tendíneas no seu ponto de ligação aos músculos papilares (Boon, 2011) (Figura 5C e 6B). Na imagem obtida do corte do ventrículo esquerdo ao nível da válvula mitral, os folhetos da mitral surgem em formato oval dentro do lúmen do ventrículo esquerdo quando esta se encontra aberta (Figura 5D e 6C), e surgem como linhas que se tocam quando a válvula está encerrada durante a sístole. O movimento da válvula mitral neste plano é referida como “boca de peixe”, sendo o folheto superior da

26

boca de peixe o folheto septal e o folheto inferior o folheto mural. O ventrículo direito é melhor observado neste corte do que nos anteriores (Lang, 2006; Boon, 2011; Pariaut, 2011).

LV, ventrículo esquerdo; IVS e VS, septo interventricular; PM, músculo papilar; LVW, parede do ventrículo esquerdo; RV, ventrículo direito; CT, corda tendínea; P, pericárdio; MV, válvula mitral; LVOT, trato de saída do ventrículo esquerdo.

No corte da base do coração ao nível da aorta visualiza-se o anel aórtico em forma de círculo ou, quando encerrados os folhetos, em forma de trevo ou “sinal Mercedes”, devido à semelhança com o símbolo da marca de automóveis. A cúspide localizada junto ao septo atrial é a cúspide não coronária, enquanto a cúspide localizada junto ao ventrículo direito é a cúspide da coronária direita e a localizada junto ao átrio e aurícula esquerdos é a cúspide da coronária esquerda. Em cima da aorta visualiza-se o ventrículo direito que é separado pela válvula pulmonar da artéria com o mesmo nome. Em baixo da aorta é possível visualizar o átrio esquerdo (Boon, 2011) (Figura 5E e 7).

Figura 6. Imagens ecocardiográficas em modo B dos cortes transversais do ventrículo

esquerdo ao nível dos músculos papilares (A), cordas tendíneas (B) e válvula mitral parcialmente aberta (C) (Adaptado de Boon, 2011).

27

RA, átrio direito; RV, ventrículo direito NC, Cúspide não coronária; LC, cúspide da coronária esquerda; RC, cúspide da coronária direita; LAA, aurícula esquerda; LA, átrio esquerdo; IAS, Septo interatrial.

Incidindo o feixe de ultrassons ligeiramente mais para a base do coração surge o corte da base ao nível da artéria pulmonar em comprimento, incluindo a bifurcação nas artérias pulmonares esquerda e direita principias. A válvula pulmonar é visível na imagem à direita e apenas uma pequena porção do átrio esquerdo é agora visível entre o átrio direito e a artéria pulmonar direita principal (Figura 5F e 8) (Boon, 2011).

RA, átrio direito; RV, ventrículo direito; TV, válvula tricúspide; AO, aorta; PV, válvula pulmonar; PA, artéria pulmonar; RMPA, artéria pulmonar direita principal; LMPA, artéria principal esquerda principal; LA, átrio esquerdo.

Documentos relacionados