• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2 – Arte Educação e os Jogos Digitais Educacionais

2.1 Análises de Jogos disponibilizados na Internet

2.2.1 O Jogo: Célula Adentro

Figura 02. Tela de apresentação do Jogo Célula Adentro na Internet

Descrição do Jogo: O Célula Adentro é um jogo de tabuleiro que está disponível no site do MEC5 para ser impresso e para ser jogado fora do ambiente digital. Nas cartas e no tabuleiro encontramos informações sobre a disciplina de Biologia Celular e Molecular, beneficiando assim, o processo de ensino aprendizagem sobre esta área de conhecimento. A criação deste jogo recebeu apoio de alguns órgãos de incentivo a pesquisa e desenvolvimento de produtos (FAPERG e CNPq) e foi realização pela Universidade Federal Fluminense, pelo Instituto Oswaldo Cruz – IOC e Ministério da Saúde. É um jogo educativo que está disponível na rede, para uso gratuito.

O Célula Adentro é um jogo investigativo. Ele permite que os jogadores compreendam como os cientistas construíram alguns conceitos fundamentais relacionados às células na disciplina de Biologia. O jogo baseia-se na interpretação de pistas que podem conter esquemas, figuras, experiências ou resultados com os quais a comunidade científica se depara. Os jogadores agem como investigadores, fazendo anotações, discutindo e chegando as suas próprias conclusões para solucionar os casos.

O Célula Adentro pode ser jogado em grupos de até 12 pessoas divididos em duplas ou em trios e de duas maneiras diferentes: competitiva ou cooperativamente. Nos dois casos o professor tem o papel de coordenador e orientador das discussões. Ele deve receber e avaliar as diferentes soluções apresentadas pelos alunos e guiar a discussão ao final do jogo. Os jogadores são desafiados a resolver diferentes casos sobre as células. Cada equipe deverá juntar evidências, usar sua capacidade de raciocínio e dedução, e desvendar alguns dos mistérios das células. As formas de jogar Célula Adentro são:

       

1. Jogando contra o Relógio - As equipes jogam juntas para tentar resolver o caso apresentado, cooperando e correndo contra o tempo! Neste modo, todos vencem ou perdem juntos.

2. Jogando Competindo - Os jogadores formam equipes que competem entre si para resolver o caso apresentado. Vence quem chegar primeiro na resposta!

Para resolver os casos, o jogador deverá coletar cartões de pistas, onde são apresentadas diferentes informações: experimentos de laboratório, imagens de microscopia e outros tipos de resultados científicos. Para ganhar, você deverá colocar em teste sua capacidade de dedução e raciocínio, tentando interpretar e correlacionar as informações até chegar na resposta mais adequada.

De forma resumida, no jogo Célula Adentro as pessoas são desafiadas a resolver os casos e, para isso, eles movimentam seus peões pelo tabuleiro. Ao resolver o caso, o estudante descobre algumas das características e funções da célula. Segundo Fabrício Fava (2010, p. 28), ao se jogar deve-se tomar decisões, fazer escolhas dentro de um sistema projetado para suportar tais ações e oferecer respostas significativas.

Figura 03. Tabuleiro do Jogo Célula Adentro que representa, de forma esquemática, uma célula

O jogo Célula Adentro é um sistema que, como tal, implica na relação entre os elementos que o compõe que são o caminho a ser percorrido projetado no tabuleiro e as perguntas propostas como desafios disponíveis nas cartas. A interação é o que o torna o espaço possível de exploração. É neste momento que o aluno aprende. Como os assuntos tratados nas

cartas pressupõem um conhecimento prévio de biologia, este jogo é indicado para crianças a partir de 15 anos de idade.

O que nos levou a analisar o jogo Célula Adentro é a criatividade dos designs que o desenvolveram o jogo. Esta criatividade pode ser identificada pela sofisticação das imagens, o colorido e as informações sobre o tema da disciplina de Biologia. O jogador que desejar seguir o jogo deverá ler e raciocinar sobre as questões que envolvem a Biologia Celular e que está sendo tratado naquela etapa em que ele se encontra. É o desejo de competição e de diversão que leva o jogador a continuar jogando e a enfrentar os desafios propostos.

Nele encontramos as regras básicas que um jogo deve ter, como: objetivos claros (desvendar o caso), regras que permitem a proficiência aos jogadores. O jogo oferece uma experiência divertida para os jogadores e estimula o processo de ensino e aprendizagem no momento em que o jogador tem que responder sobre os casos de Biologia. Os principais objetivos pedagógicos deste jogo são:

 Convidar os jogadores a serem mais ativos no processo de aprendizagem;

 Oferecer uma oportunidade interativa e lúdica para aprender Biologia;

 Estimular a curiosidade e o trabalho em equipe, a discussão e a troca de ideias;

 Promover a interpretação de dados científicos, sua linguagem e representações (gráficos, tabelas, imagens)

 Simular, até certo ponto, etapas do processo de pesquisa científica, estimulando as pessoas a relacionarem diferentes informações para a resolução de um problema.6

Célula Adentro também oferece oportunidade para que o jogador interaja com um mundo coerente e que capaz de compreender as ações que podem ser realizadas e os seus efeitos. As reações no processo de jogabilidade possibilitarão ao jogador encontrar soluções alternativas para os problemas propostos. Este jogo também oferece ao jogador o momento para trabalhar sentimentos, controle, desafio, liberdade, curiosidade, fantasia, realização, efeito imediato e possíveis recompensas. Valorizando assim, a experiência relacionada à suas propriedades viscerais, comportamento, aprendizagens cognitivas, sociais e o aprimoramento de novas habilidades.

A partir da interseção entre jogo e ‘mundo real’, o jogador terá oportunidade de promover o seu próprio processo de aprendizagem. E, isso será possível, se o jogador tiver vontade de jogador e disciplina para buscar responder as perguntas que surgem ao longo do

       

jogo. Além do mais, o jogo também oferece a oportunidade de geração de laços sociais, de competição e reconhecimento pessoal.

Documentos relacionados