• Nenhum resultado encontrado

transversal ties

Capítulo 8: Painéis de Fachada em Concreto Arquitetônico

8.9. Juntas de Vedação

Nos sistemas de fachadas em concreto pré-moldado, a impermeabilidade às intempéries (às condições climáticas) é uma função que depende da eficiência dos materiais selantes nas juntas entre os painéis individuais e entre os painéis de fechamento e os outros elementos na fachada. A função principal do selante na junta é promover uma ligação impermeável e flexível entre os painéis, para permitir a expansão e a contração entre os próprios painéis, bem como os movimentos ao longo de toda a estrutura.

A forma e as dimensões do perfil da junta dever ser projetado de maneira tal que a junta não venha a se tornar em um ponto fraco nos elementos e não haja riscos de danos nos bordas. As juntas, as quais possuem formas muito complicadas, são também difícil de execução e isto pode reduzir a impermeabilidade da estrutura.

8.9.1 Tipos de juntas

Dois tipos de juntas à prova de água que têm sido utilizadas com sucesso são:

- Juntas com faces seladas: neste tipo de junta a penetração tanto de água quanto de ar é prevenida por meio de um selante fechado na face dos painéis. O método mais efetivo e mais comum é empregar os selantes de silicone, os quais são aplicados com pistola. O material selante deve aderir nas duas faces

da junta e deve ser suficientemente flexível para acomodar os movimentos, sem haver deslizamento ou perda de adesão.

Fig. 8.17 Exemplos de junta com face selada

• A junta com dreno aberto é também conhecida como junta de dois estágios (Figura 8.18). Este tipo de junta possui características separadas para prevenir a penetração de ar e de água. Nesses sistemas, a primeira barreira é projetada para prevenir a penetração bruta (principal) de modo que somente uma quantidade limitada de água poderá passar para a zona entre a barreira primária e o selante de ar na parte de trás da junta. A proteção fornecida pela barreira primária para o efeito da força dinâmica do vento de modo que a água não é projetada (lançada) para o selante de ar. O selante de ar desempenha um papel vital no funcionamento da junta e qualquer quebra na integridade do selante pode levar à penetração de água. Por esta razão, vedações ou tiras de espuma podem ser inadequadas por causa do risco de ocorrência de descontinuidade ou de vazios nas juntas devido aos defeitos nas superfícies (faces) da junta, os quais podem permitir a passagem livre para a penetração de ar e de água. Os selantes aplicados com pistolas proporcionam os métodos mais seguros para se conseguir a vedação ao ar.

A primeira barreira na junta vertical contém uma câmara de expansão para diminuir a pressão do vento e uma chicana para drenar a água da chuva. A junta horizontal é arranjada com uma sobreposição de painéis para proporcionar a barreira primária. A altura do dente na junta horizontal deve ser entre 50 e 70 mm para evitar a penetração de água por pressão do vento. Uma folha metálica (um rufo ou outro material à prova de água) é colocada sobre a junta vertical, na interseção entre a junta vertical e a junta horizontal. O selante de ar é colocado na parte de trás da junta.

Figura 8.18 – Exemplo de junta com dreno aberto

sealant with backing strip

thermal insulation

sealant with backingstrip closed cell

polyethylene foam strip

gun applied sealant

air seal

baffle

expansion chamber

Uma combinação de ambos os sistemas apresentados acima pode também ser empregada para melhorar o desempenho da junta. A junta horizontal é então arranjada com um “degrau” (ou dente) horizontal contínuo e com um selante de ar. As juntas podem ser deixadas com faces abertas ou seladas. A junta vertical é sempre com faces seladas (ver Fig. 8.19).

horizontal joint vertical joint

Figura 8.19 – Configuração típica para juntas em painéis tipo sanduíche para fachadas

A maior parte das juntas de vedação nos fechamentos para fachadas é executada com juntas com faces seladas. A princípio, estas juntas são mais suscetíveis aos efeitos do envelhecimento do que as juntas com drenos abertos por causa do fato de que o material selante é exposto ao vento, à chuva e aos raios ultravioleta. Todavia, os selantes aplicados nas faces permitem liberdade de formas para o projeto dos painéis. A eficiência dessas juntas depende da continuidade da aderência ao concreto e da elasticidade do material selante. Isto implica que as bordas da junta devem ser regulares e planas (ou simples), não podendo haver aplicação de agentes retardadores ou de aditivos similares. Recomenda-se colocar o selante levemente para trás na junta para se obter uma melhor proteção contra o vento, água de chuva ou raios ultravioleta. Quando expostas diretamente às intempéries, as propriedades dos materiais selantes irão sofrer alterações ao longo do tempo, devendo ser antecipados serviços de manutenção ou de reparos. Todavia, desde que o material selante está posicionado próximo à face do painel, pode-se executar facilmente a inspeção e a manutenção.

Em juntas com drenos abertos, os posicionamentos dos diferentes estágios das juntas são realizados durante o levantamento dos painéis, o que nem sempre é fácil de ser feito. Deve-se ter um cuidado especial para executar a interseção entre a junta vertical e a junta horizontal, por ser este um ponto fraco do sistema. Os encaixes inclinados nas bordas das juntas verticais devem ser suficientemente paralelos para possibilitar o encaixe da chicana (baffle). Os movimentos devidos às variações na temperatura e na umidade dos painéis geralmente não afetam o desempenho das juntas. A inspeção nas juntas com drenos abertos é mais difícil, especialmente na interseção das juntas horizontais e verticais, onde os reparos de juntas com vazamentos não são tão fáceis. As folhas metálicas (galvanizadas) na interseção das juntas horizontais e verticais são mais inacessíveis e, assim, não podem ser reparadas. O mesmo ocorre para as chicanas (baffles). Os reparos daquelas partes das juntas que são acessíveis do lado externo dos painéis podem ser realizados cobrindo as juntas com selantes ou com tiras adesivas.

Nos sistemas de fachada com “pele dupla”, as juntas de vedação são algumas vezes colocadas entre os painéis internos (na pele interna), antes da colocação dos elementos de fechamento externos (que constituem a pele externa). As juntas entre os elementos no fechamento externo são deixadas abertas. Neste caso, o material de isolamento deve ser à prova de água.

face sealant

No documento Manual de Sistemas Pré-Fabricados de Concreto (páginas 126-128)