• Nenhum resultado encontrado

2.3 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

3.8.1 KNOWLEDGE DEVELOPMENT PROCESS – CONSTRUCTIVIST

O conhecimento científico, além de vasto, está distribuído em uma grande variedade de publicações, editores, bases de dados, entre outras fontes de pesquisa. Essa amplitude e dispersão do conhecimento acabam por impor um grande desafio aos que pretendem conhecer um tema. Assim, torna-se necessário um processo estruturado para revisão da literatura com o objetivo de, por um lado, expandir, criar foco e delimitar o conhecimento do pesquisador no tema, o que torna o tema único e, por outro lado, para este tema singular, selecionar um portfólio bibliográfico de artigos alinhados e com representatividade científica (ENSSLIN et al., 2010;TASCA et al., 2010).

Para atender ao desafio de revisão da literatura o pesquisador adotou o instrumento de intervenção Knowledge Development Process–Constructivist (ProKnow-C), desenvolvido pelo Laboratório de Metodologias Multicritério em Apoio à Decisão (LabMCDA), vinculado ao Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (TASCA et al., 2010; ENSSLIN et al., 2013; ENSSLIN et al., 2014; LACERDA et al., 2014; AZEVEDO et al., 2014). O instrumento, de base filosófica construtivista e alinhado aos processos desenvolvidos pelas abordagens qualitativas, proporcionou, por meio de um processo interativo estruturado, o desenvolvimento de conhecimento no pesquisador e a seleção de um portfólio bibliográfico alinhado ao fragmento da literatura sobre avaliação de desempenho do processo de planejamento de compras da cadeia de suprimentos.

Os integrantes do LabMCDA constataram que as referências que descreviam a revisão do estado da arte de suas publicações, nos modelos utilizados até então, poderiam ser questionadas quanto ao alinhamento e à relevância do conteúdo atinentes ao propósito da pesquisa e à exaustividade da busca desses materiais. Nos anos de 2007 e 2008 surgiram as primeiras versões

do ProKnow-C, e, em 2009, as primeiras publicações utilizando-se desse instrumento, sendo em 2010 a primeira publicação em nível internacional (TASCA et al., 2010; DA ROSA et al., 2011; BORTOLUZZI et al., 2011; LACERDA et al., 2011c; AFONSO et al., 2012; BRUNA JUNIOR et al., 2012; ENSSLIN et al., 2017).

Atualmente, o ProKnow-C conta com várias publicações, consolidando-se como uma importante ferramenta de pesquisa para a comunidade acadêmica (TASCA et al., 2010; BORTOLUZZI et al., 2011; DA ROSA et al., 2011; LACERDA et al., 2011a; AFONSO et al., 2012; BRUNA JUNIOR et al., 2012; ENSSLIN et al., 2012; LACERDA et al., 2012; ENSSLIN et al., 2017).

Uma visão macro do ProKnow-C é apresentada na Figura 4. Figura 4 - Macro etapas do ProKnow-C

Fonte: TASCA et. al. (2010).

O processo estruturado do ProKnow-C, por meio de sua etapa denominada “Seleção do Portfólio Bibliográfico”, permite ao pesquisador, segundo suas delimitações e a sua visão sobre o tema, selecionar um portfólio bibliográfico alinhado ao tema e com reconhecimento científico, sendo esse

avaliado pelo número de vezes que o artigo foi citado. Este portfólio bibliográfico passa a representar o “estado da arte” do tema para o entendimento do pesquisador e para as delimitações por ele estabelecidas. Alcançado o portfólio bibliográfico, a etapa seguinte é a bibliometria, na qual são analisados e evidenciados os parâmetros que o pesquisador deseja conhecer. (LACERDA et al., 2011a;BRUNA JUNIOR et al., 2012; ENSSLIN et al., 2012; ENSSLIN et al., 2017).

Após a composição do Portfólio Bibliográfico com a seleção de artigos que representem o tema, conforme a visão do pesquisador, é realizada a etapa Bibliometria, que consiste na análise bibliométrica destes artigos, para identificar periódicos, artigos e palavras chave em destaque, obtendo desta forma uma visão ampla sobre o mapeamento do tema.

Concluída a Bibliometria, a etapa seguinte é denominada Análise Sistêmica. A análise sistêmica consiste na análise da amostra de artigos denominada portfólio bibliográfico, a partir de uma ótica específica representada por um conjunto de lentes, que busca evidenciar oportunidades de construção de conhecimento (VALMORBIDA, 2012). Ainda, segundo Ensslin et al. (2010a), a Análise Sistêmica é definida como:

Processo científico utilizado para, a partir de uma visão de mundo (filiação teórica), definida e explicitada por suas lentes, analisar uma amostra de artigos representativa de um dado assunto de pesquisa, visando evidenciar para cada lente e globalmente, para a perspectiva estabelecida, os destaques e as oportunidades (carências) de conhecimentos encontrados na amostra.

A partir da visão assumida pelo pesquisador para a pesquisa, pautada na compreensão da avaliação de desempenho como instrumento de apoio à decisão, alinhado à visão construtivista, a fim de construir conhecimento no decisor, a análise sistêmica por meio do instrumento de intervenção estabelece critérios, definidos como lentes, que são apresentados no Quadro 2.

Quadro 2 - Critérios (lentes) do ProKnow-C para análise sistêmica.

Critério Lente O que busca a Lente?

01 Abordagem Harmoniza o modelo construído (abordagem e dados) com sua aplicação?

02 Singularidade Reconhece que o problema é único (atores, contexto)?

03 Processo para identificar

Utiliza processo para identificar os objetivos segundo a percepção do decisor?

04 Mensuração As escalas utilizadas atendem à Teoria da Mensuração e suas propriedades?

05 Integração

Quando é feita a determinação das constantes de integração, como são apresentadas as questões ao decisor?

06 Gestão O conhecimento gerado permite conhecer o perfil atual, sua monitoração e aperfeiçoamento?

Fonte: Ensslin et al. (2010a).

Procede-se então a análise sistêmica do portfólio bibliográfico, em conformidade com os critérios (lentes) do ProKnow-C e, identificadas lacunas, são evidenciadas as oportunidades de pesquisa para o tema de interesse. O conhecimento construído no pesquisador o habilita a explorar melhor o tema e traz luz a formulação dos objetivos e da pergunta para futura pesquisa sobre o tema.

Nesta pesquisa foram aplicadas as três etapas do ProKnow-C: (I) a seleção de um portfólio bibliográfico de artigos sobre o tema de pesquisa; (II) a bibliometria do portfólio bibliográfico; e (III) a análise sistêmica do portfólio bibliográfico.