• Nenhum resultado encontrado

3. CORTEJOS

3.3. Largo de S João

A edição 2012 das FN será objeto de apreciação, dado tratar-se do último ano em análise nos inquéritos por questionário, aplicados por forma aferir a opinião da população face às festas FN, e nesse sentido apurar o grau de identificação face às mesmas junto dos seus habitantes.

Segundo declarações do Presidente da CMPL, Eng.º Victor Mendes, desde o final da edição anterior das FN que se cria um ambiente de expectativa em torno do que virá no próximo ano de festividades, já que, como o mesmo refere “as Feiras Novas são antropologia, sociologia, etnografia, história…; significam a reunião, um autêntico tratado, das mais puras formas de estar perante a festa das mulheres e dos homens da Ribeira Lima” (AltoMinho, 4 setembro, 2012: 14).

Com efeito, os primeiros ecos da edição 2012 das FN foram marcados pela apresentação do cartaz, no dia 27 de maio, da autoria de Mário Rocha. A apresentação decorreu na Avenida dos Plátanos, inserido no programa do Festival de Folclore da Associação de Folclore de Ponte de Lima, no qual, o presidente da ACFN, Dr. Franclim

Sousa, explicou que se entendeu fazer mostra do cartaz no “palco do folclore, porque as Feiras Novas e o folclore estão sempre de braço dado. Não há festas sem tradição do folclore e o folclore deve sentir-se orgulhoso de ser promovido em todas as festas” (Pereira, 26 maio, 2012: 2). Em declarações ao jornal AltoMinho, Mário Rocha, autor convidado para conceção do cartaz, refere que “neste cartaz representei o ex-libris de Ponte de Lima que são as concertinas, as rendas representam o artesanato e convidei Nossa Senhora das Dores a vir à festa e a deixar as setas na igreja, porque representam muito sofrimento" (Pereira, 26 maio, 2012: 2).

O programa das FN 2012, também apelidadas de Romaria de noite e de dia (Lopes, 2012), efetivou-se do dia 5 a 10 de setembro. Foram iniciadas, no dia 5, com a Noite Iluminação e encontro concelhio de tocadores de concertina. Seguiu-se, no dia 6, a Noite da Terra com a atuação de bandas filarmónicas. No dia 7, sexta-feira, a apelidada de Noite da Música, reuniu a canção de Coimbra, as Vozes do Lima, os cantares ao desafio, as Bandas Filarmónicas, e provas equestres, com o Torneio Ibérico de Horseball Feiras Novas. No dia 8, Primeira Grande Feira, o programa mantém-se fiel à tradição, com destaque para o Cortejo Etnográfico, “um autêntico museu vivo das atividades, costumes e tradições das freguesias limianas (Anunciador das Feiras Novas, 2012: 15). Na Expolima decorre ao longo da tarde a Corrida de Garranos, raça típica da região. A noite contou com, as rusgas, as concertinas e o folclore, bem como a animação na Zona Histórica. No dia 9 realizou-se o Cortejo Histórico que teve como tema As lendas e os mistérios de uma vila lendária. E, ao final da tarde, decorreu o Festival de Folclore “cheio de cor, alegria e sons populares” (AltoMinho, 4 setembro, 2012: 15), com a participação dos grupos do concelho, realizados em dois palcos instalados um em cada margem do Rio Lima. A noite contou com a demonstração da arte pirotécnica com a Espetacular Sessão de Fogo de artifício. O dia 10, segunda-feira, caracteriza-se pelo dia dedicado a Nossa Senhora das Dores, com os diversos atos religiosos, destacando-se a procissão que percorre as principais ruas do Centro Histórico. A noite iniciou-se com o espetáculo de Tunas, terminando com apelidada Noite do Baile ao som da música portuguesa no Largo de Camões. Como já foi referido, a noite também foi palco para as rusgas masculinas e femininas do Bar Girabola.

No ano de 2012 o Ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares e o medalhado olímpico, Fernando Pimenta, foram as personalidades convidadas assistir ao Cortejo Etnográfico na tribuna de honra. Para Victor Mendes este é um “momento no qual aproveitamos para convidar algumas personalidades e mostras as nossas tradições” (Pereira, 4 setembro, 2012b: 15). Partindo dos registos da imprensa escrita local, no que respeita à programação, o destaque, nesta edição 2012, recaiu particularmente sobre o encontro concelhio de tocadores de concertinas que contaram com a presença de mais de

de antigamente! Acabando as concertinas acabam as Feiras Novas. É sem dúvida o melhor de tudo” (Silva, 7 setembro, 2012: 17). Atente-se para o facto que as concertinas são um elemento constante, assíduo e habitual na festa, sobretudo durante a noite.

Os cantares ao desafio proporcionaram também uma enchente no palco do Parque de S. João, na Expolima, e apesar dos cantadores acharem que este tipo de ato “não é bem de palco, é mais de tasca [nota que, mesmo assim] o povo gosta”, conta Cachadinha (Silva, 11 setembro, 2012: 21).

A edição de 2012 contou pela primeira vez pelo período de pré-festa nas noites de quarta e quinta-feira, tendo o restante programa festivo seguido de acordo com as edições anteriores das FN.

BAILE

Este Cortejo fez-se através das ruas de Ponte de Lima e das FN, procurando sublinhar o enquadramento histórico subjacente à vila e à festa que nela teve a sua origem. O ponto de partida deu-se com o desenlaçar da história de Ponte de Lima, tendo em conta as suas origens milenares até ao momento fulcral da sua existência: o primeiro foral concedido pela Rainha D. Teresa, ponto de viragem para o desenvolvimento desta povoação.

Seguidamente, tentou-se perceber como se desenvolveu o processo de aparecimento das festas concelhias até ao ponto de se tornarem, como muitos referem, o maior congresso vivo da cultura popular. Para isso, começou-se por abordar a questão da calendarização das festas e as comissões organizadoras que dela fizeram parte. Por forma a estabelecer uma ponte entre estes elementos e a evolução do cartaz programático das FN, foi realizada apresentação e explicação da programação atual, e destacadas algumas mudanças programáticas ao longo dos 187 anos de existência. Nesta rua, foram ainda descritos o processo de criação e aplicação dos conceitos adjacentes à Marca FN.

Depois, foi abordado genericamente a edição 2012 das FN, relevante para a investigação em apreço, já que o período de tempo em análise, nos inquéritos por questionário, compreende os anos de 2001 a 2012.

Mesmo a terminar este baile, e antes de fazer a apresentação do troar dos bombos, importa salientar que, em 2013, as FN são “estúrdia, pela noite dentro e pelo dia fora, a ruralidade, a cultura popular, a religiosidade, a moderação e os excessos concentram-se com alegria, como o são convívio transbordando de jubilosa emoção todos os corações festeiros” (Sousa, 4 setembro, 2013: 19).

Documentos relacionados