• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO IV DIAGNÓSTICO DA ÁREA

LEGISLAÇÃO URBANA

Conforme o mapa da legislação Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo, descrita no novo Plano Diretor de Tubarão, a área em estudo encontra-se na ZI2 - Zona

Industrial 2. TerrenoZ. Resid.2 Z. Resid.3Z. Comer.2 Z. Inds.1Z. Inds.2

Fig. 4.12 Gabarito e tipologia - Rua São João, Bairro São João - Margem Esquerda. Fonte: Google Maps, 2017

Fig. 4.13 Gabarito e tipologia - Rua São João, Bairro São João - Margem Esquerda. Fonte: Google Maps, 2017

Fig. 4.10 Usos do solo Fonte: Prefeitura de Tubarão

4.2.5

39/72

Dentro da Zi2 - Zona Industrial 2, são exigidos os seguintes parâmetros:

4.2.6 PAVIMENTAÇÃO DAS VIAS E PASSEIOS PÚBLICOS

Quando o sistema viário foi analisado, foi possível perceber a existência de 03 tipos de pavimentação distintas. A avenida é pavimentada com asfalto, em um bom estado, sem a presença de muitos buracos ou desníveis. As ruas perpendiculares, são geralmente em areia ou asfalto e algumas vias ainda recebem a pavimentação de blocos de concretos sextavados, conhecidos como lajotas.

Quanto aos passeios públicos do entorno, são irregulares, sem acessibilidade para portadores de deficiência, e alguns possuem obstáculos no meio (Fig. 4.16), atrapalhando a passagem dos pedestres. Também não há a presença de ciclovia em nenhuma das ruas.

4.2.7 ESPAÇOS PÚBLICOS

Observando o entorno do terreno, nota-se a falta de espaços públicos, não há praças, campos esportivos ou qualquer área voltada para o lazer, todos os terrenos são considerados privados. Essa carência influencia na convivência dos moradores, segundo Bond; Davis, abril de 2014 “É no espaço publico que se forma e se fortalece a identidade de uma vizinhança, e com ela a sensação de pertencimento.”

Obstáculos no meio do caminho

Irregularidade nas dimensões e tipo de pavimentação Fig. 4.16 Passeios Públicos

Fonte: Google Maps, 2017

Fig. 4.14 Quadro de Usos do solo do Município de Tubarão. Fonte: Prefeitura Municipal de Tubarão, 2017

Fig. 4.15 Quadro de Parâmetros Urbanísticos por Zona do Município de Tubarão. Fonte: Prefeitura Municipal de Tubarão, 2017

40/72

4.2.8 HIERARQUIA VIÁRIA

Ao estudar o sistema viário da área onde o terreno escolhido para o projeto esta inserido (Fig. 4.17), foi possível constatar que após a entrada pela Br 101, considerada uma via de trânsito rápido, para a Avenida São João que é uma via arterial, já que da acesso ás vias secundárias, todas as outras vias são consideradas locais, exceto a rua Padre Itamar Luís Costa, pois levam somente a áreas restritas e dão acesso aos moradores, pelo fato de que as ruas perpendiculares a Avenida, são de predominância residencial.

4.2.9 FLUXOS

De acordo com o mapa da Hierarquia Viária e em visita ao local, foi possível notar que a BR 101, assim como em toda a sua extensão, é uma via de fluxo rápido, já que leva a várias cidades. A Avenida São João, é considerada uma via de fluxo moderado, sendo mais movimentada em horários de pico, como as 08:00 e 12:00 horas e no horário das 13:30 e as 18:00 horas, sendo estes os horários que as pessoas saem e voltam do trabalho.

No local não há ciclovia e nem espaços adequados para pedestres, talvez por conta disso os carros são o modo mais encontrado para as pessoas se locomoverem na área. Há conflito de veículos na passagem pelo viaduto embaixo da Br 101 (Fig. 4.18), onde em determinados horários gera fila, já que cruza duas vias intensas.

Via Trânsito Rápido

Via Local Via Arterial Legenda:

Fig 4.17 - Mapa de Sistema Viário Fonte: Cadastral Adaptado, 2017.

N

1

1

Conflito de Veículos

Fig 4.18 - Viaduto, conflito de Veículos. Fonte: Arquivo pessoal, Maio, 2017.

Via Coletora Terreno

41/72

4.2.10 TRANSPORTE PÚBLICO

O transporte público funciona na área. Os ônibus saem do Terminal Margem esquerda, locado próximo a ponte Nereu Ramos e Heriberto Hülse, situada no centro da cidade. As empresas que atendem são a Transgeraldo Transporte Coletivo Ltda e TCL - Transportes Capivari Ltda.

A partir do terminal, o ônibus passa por alguns bairros e vai em direção a São João, chegando pela rua onde é localizado o bloco Cettal, da Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Os pontos de ônibus encontram-se bem conservados, mesmo não sendo muito confortáveis, possuem cobertura, protegendo os passageiros em dias de chuva.

Na área analisada existem 03 pontos, ainda que o ponto número 2 (Fig. 4.20) e o 3 (Fig. 4.21) sejam afastados, de acordo com moradores, conseguem suprir a demanda da área, pois estão locados próximos a usos importantes da área, onde gera mais movimento.

Fig. 4.19 Ponto de Ônibus locado em frente a Polícia Militar. Fonte: Google Maps.

1

2

3

Fig. 4.20 Ponto de Ônibus locado próximo ao Abrigo dos Velhinhos. Fonte: Google Maps.

Fig. 4.21 Ponto de Ônibus locado em frente a Cecrisa.

Fonte: Google Maps.

1

2

1

Rota de Ônibus Legenda:

N

Fig 4.22 - Mapa de Transporte Público

Fonte: Cadastral Adaptado, 2017.

3

BR 101

Terreno

42/72

4.3.1 CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS E TOPOGRÁFICAS DO TERRENO

De acordo com o mapa topográfico, a área encontra-se basicamente com a cota entre 6.0 e 9.5, exceto no desnível próximo ao córrego, onde a cota fica abaixo de 5.0 e uma elevação localizada a direita do terreno, onde a cota sobe de 9.2 a 14.9.

N

Fig 4.24 - Mapa Topográfico Fonte: Prefeitura Municipal de Tubarão.

4.3 ASPECTOS AMBIENTAIS E PAISAGÍSTICOS

Neste capítulo serão analisadas alguns pontos ambientais e paisagísticos importantes na área, que podem refletir no projeto, como as coordenadas geográficas e topográficas, e elementos ambientais como insolação e os ventos presentes na área.

Na figura 23, é possível notar essa elevação, por mais que seja sutil, poderá vir a atrapalhar o terreno. Porém é uma área que pode ser facilmente aterrada, assim, esse aterro poderá servir para aterrar as partes do terreno que possuem nível baixo, tornando-o plano.

Tubarão possui a cota de cheia 5.0, portanto, como o nível do terreno encontra-se acima desta cota, não é c o n s i d e r a d o u m l o c a l alagadiço. Sento esta mais u m a d a s q u a l i d a d e s d o terreno. Fig 4.23 - Elevação do terreno. Fonte: Arquivo pessoal, Maio, 2017. Rota de Ônibus Legenda:

43/72

4.3.2 ASPECTOS AMBIENTAIS

Segundo a Prefeitura Municipal de Tubarão, o Município possui clima subtropical com temperatura média máxima de 23,6ºC e mínima de 15,5ºC. Localizado na latitude 28º 28' 00'’ e longitude 40º 00' 00'’.

O terreno possui ventilação e insolação o ano todo, por não existir barreiras que podem atrapalhar, como construções altas. Há uma sutil massa de vegetação presente, mas não é um problema já que o terreno possui uma grande extensão e possui também um leve desnível, que pode ser mantido ou aterrado, conforme o projeto.

Na concepção dos blocos, terá que haver um cuidado com a insolação, propondo elementos protetores em algumas áreas.

4.4 ASPECTOS ARQUITETÔNICOS E URBANÍSTICO

Serão abordados temas referentes ao desenvolvimento da área e analisar se esta apta ou não para receber uma nova edificação.

4.4.1 ELEMENTOS CONSTRUTIVOS

O local está pronto para receber uma edificação, já que possui

Documentos relacionados