• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 5 ANÁLISES E RESULTADOS DA PESQUISA

5.1 Dados obtidos pelo questionário

5.1.1 Perfil dos alunos do Ensino Médio

5.1.1.3 Letramentos contemporâneos

Conhecer outras formas de letramento dos alunos, bem como as suas práticas, com desenvoltura, no suporte digital e o uso das TDICs, também foi alvo de investigação neste estudo. E, nesse sentido, buscou-se a colaboração de pesquisas atuais que versam sobre as tecnologias que estão a serviço do ensino- aprendizagem da língua no seu uso social. (COSCARELLI, 2011; CORRÊA, H.T; CARVALHO, L.A, 2014).

Nessa perspectiva de estudo, Coscarelli (2011) discorre sobre o uso do computador aliado a atividades que envolvem a leitura e escrita, afirmando que tal utilização contribui, principalmente, para o letramento digital dos estudantes. Conforme a autora, um exemplo de atividade dessa natureza é o envio de e-mail, porque ela é considerada prazerosa, e os alunos realmente gostam, correspondendo-a de modo positivo durante o processo de ensino-aprendizagem.

Corrêa e Carvalho (2014, p. 137), também discutem sobre o “mundo digital” e, nesse sentido, eles fazem uma abordagem ao que se conhece hoje como “convergência digital”, ou seja, “capacidade cada vez maior, de se reunir em um mesmo aparelho diferentes possibilidades de usos de linguagens e tecnologias”. Segundo esses autores, com o desenvolvimento tecnológico contemporâneo, é possível reunir em um mesmo aparelho portátil aplicativos que permitem a leitura de

96

e-mails, bem como o acesso à “câmera fotográfica e filmadora”, dentre outros.

Possibilita também a navegação pelo ciberespaço, o envio de mensagens, fazer fotografias, baixar músicas e até mesmo o compartilhamento com outras pessoas. (CORRÊA, H.T; CARVALHO, L.A, 2014).

Nesse contexto de utilização da linguagem, buscou-se conhecer as práticas de letramento dos alunos no suporte digital, conforme mostra a TABELA 4.

TABELA 4

Letramentos contemporâneos

Aquisição de computador, tablet, smartphone %

Sim 100%

Utilização do Word %

Recursos básicos 47,8%

Recursos intermediários 33.3%

Recursos avançados 14,5%

Não sabem utilizar 4,3%

Habilidades em informática %

Edição de fotografias 88,6%

Gravação arquivos em pen drive e CD 85,7%

Criação no paint brush 70%

Escaneamento de imagens. 62,9%

Conhecimento e acesso à internet %

Resposta positiva 98,5%

Não a utilizam por não terem conhecimento 1,5%

Uso da internet %

Usuários de redes sociais 91,4%

Realização de download de arquivos 88,6% Participação em fóruns e chats pela internet 10% Participação em um blog na internet 7,1%

Aquisição de e-mail %

Aquisição e utilização 80%

Aquisição e não utilização 15,7%

Não aquisição. 4,3%

Assuntos acessados com mais frequência %

Esporte e lazer 62,9%

Arte e cultura 44,3%

Assuntos relacionados à educação 42,9%

Moda 38,6%

Finalidade da utilização da internet %

Pesquisa e estudo 87,1%

Comunicação com outras pessoas 84,3%

Distração e jogos 52,9%

Trabalho 17,1%

Conhecimento dos recursos do Google Drive %

Arquivamento e inserção de fotos 50%

Não conhecimento e não utilização 41,4%

Compartilhamento de arquivos 37,1%

Utilização dos formulários do Google Drive 14,3%

Criação de links 8,6%

97 A partir dos dados apresentados, constatou-se que, todos (100%) os estudantes possuem um computador, notebook, tablet ou smartphone. Nessa perspectiva, investigou-se sobre o conhecimento e a utilização desses aparatos por eles, bem como o uso do Word, como editor de texto. Constatou-se que: (47,8%) utilizam os recursos básicos, como: digitar, formatar e salvar; (33,3%) utilizam apenas os recursos intermediários, como: inserir imagens, tabelas e gráficos; (14,5%) utilizam-se de recursos avançados, como índices, malas diretas e etiquetas; e apenas (4,3%) não sabem utilizá-lo. Com relação à informática e aos conhecimentos que os alunos possuem, bem como as suas habilidades, observou- se que: (88,6%) sabem editar fotografias; (85,7%) gravam arquivos em pen drive e CD; (70%) desenham no paint brush; e (62,9%) escaneiam imagens.

Perguntou-se também sobre o acesso à internet e o conhecimento dos entrevistados sobre a sua utilização e, nesse sentido, ficou evidente que esse é um conhecimento generalizado entre o publico alvo da pesquisa: (98,5%) responderam positivamente, contra (1,5%) que afirmaram não a utilizarem por não terem conhecimento. Ainda com relação ao uso da internet, verificou-se que (91,4%) utilizam e são usuários de redes sociais (Facebook, Twitter, Skype, etc.); outros (88,6%) fazem download de arquivos (músicas, vídeos, textos, softwares etc.); também (10%) participam de fóruns e chats pela internet; e (7,1%) possuem um

blog na internet.

Nesse mesmo tópico temático, investigou-se se os alunos possuem e-mail, e constatou-se que (80%) deles o possuem e utilizam; (15,7%) possuem e não utilizam; e (4,3%) não possuem. No que concerne aos assuntos acessados com mais frequência, evidenciou-se que (62,9%) acessam questões ligadas a esporte e lazer; (44,3%) preferem arte e cultura; (42,9%) dos alunos acessam assuntos relacionados à educação; e (38,6%) preferem moda. Nesse mesmo tópico perguntou-se sobre a finalidade da utilização da internet e, verificou-se que: (87,1%) a utilizam para pesquisar e estudar; (84,3%) para se comunicar com outras pessoas (52,9%) para se distrair e jogar; e (17,1%) para trabalhar.

Para concluir o questionário, perguntou-se sobre o conhecimento e utilização dos recursos do Google Drive e do Dropbox constatando-se, pelas respostas, que: (50%) sabem arquivar e inserir fotos; (41,4%) dos participantes não conhecem e não sabem utilizar; (37,1%) sabem compartilhar arquivos; (14,3%)

98 sabem utilizar todos os formulários do Google Drive; e, finalmente, (8,6%) sabem criar links.

Corroborando com essa discussão, há estudos contemporâneos que investigam os multiletramentos dos alunos, valorizando a leitura e escrita na tela digital, bem como o surgimento de novos gêneros discursivos. (ROJO, 2012; ROJO, 2013; CORRÊA, H.T; CARVALHO, L.A, 2014). São gêneros que se apresentam a partir da combinação de outros textos como imagem, som, animes, dentre outros, e que ganham novos significados como, por exemplo, a fanfiction20.

Rojo (2012) ressalta o surgimento desses novos gêneros e reconhece a contribuição da semiose21 que faz significar os textos contemporâneos. Logo, a partir desse contexto, surgem produções escritas no suporte digital, criadas a partir da combinação de imagens de mídias audiovisuais, digitais, impressas, entre outras.

Acredita-se que essas produções contemporâneas que envolvem a leitura e a escrita colaborativa, como é o caso da fanfiction, inserida no ciberespaço, contribuem com novas práticas letradas e, principalmente, com o desenvolvimento da linguagem em um dado contexto de circulação, sempre com um propósito comunicativo já definido. Considerar esse novo gênero dentro da sala de aula, implica em trabalhar a linguagem em uso e, sobretudo, valorizar as práticas letradas inseridas na cultura popular.

O tópico a seguir apresentará os instrumentos avaliativos e avaliações, investigados na pesquisa com os alunos.

Documentos relacionados