• Nenhum resultado encontrado

Capítulo II- Procedimento de pesquisa

2.1. Levantamento bibliográfico

No que tange às dissertações de mestrado e teses de doutorado, Rosseto Júnior (2003) procurou mapear e analisar as produções acadêmicas, com base em revisão bibliográfica das pesquisas defendidas nos Programas de Pós- Graduação em Educação, no período de 1981 a 2001, que abordaram os jogos e brincadeiras na educação infantil.

Para isso, o estudioso, realizou o seguinte percurso metodológico: revisão bibliográfica sobre as teorias que sustentavam as pesquisas quanto aos significados dos termos, conceitos e características do jogo, brincadeira e brinquedo, e suas funções no desenvolvimento das crianças, apresentando suas principais premissas. Em seguida, realizou um levantamento quantitativo que teve, como fonte de dados, os resumos do catálogo de teses de doutorado e

dissertações de mestrado do CD-ROM da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd, 1998), abrangendo o período de 1981 a 1998, com o intuito de identificar as tendências e as suas principais características, por meio dos seguintes indicadores: distribuição institucional, níveis, orientadores, métodos utilizados e referenciais teóricos adotados.

Com base nesse levantamento, o pesquisador selecionou, para leitura, na íntegra, os estudos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas e Universidade de São Paulo, sobre as quais realizou análise mais minuciosa e qualitativa. Para tanto, empregou a análise de conteúdo como procedimento de análise das pesquisas, com o intuito de demonstrar os aspectos abordados nos trabalhos, quais referenciais teóricos sustentaram os estudos, como também as considerações dos discentes sobre o emprego do jogo na educação infantil.

Guimarães (2007) procurou analisar a produção discente sobre a criança, no período de 1978 a 2004, na perspectiva de entender a maneira pela qual ela foi sendo construída como objeto de pesquisa. Para isso, realizou um levantamento exaustivo das dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas em determinados Programas de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

O trabalho fez, inicialmente, uma análise global de caráter quantitativo, abordando os dados de toda a produção, abrangendo 144 trabalhos. Após esse processo, a produção voltou-se para uma análise exaustiva de caráter quantitativo e qualitativo da produção, abrangendo 23 trabalhos com foco centrado na criança. A parte quantitativa envolveu os seguintes indicadores: ano da defesa, programa, orientadores, temáticas gerais, temáticas específicas, tipo de pesquisa, procedimentos de pesquisa, fontes e bases teóricas, principais achados, resultados e conclusões. Na etapa qualitativa, realizou-se análise detalhada dos trabalhos, centrada na concepção de criança adotada.

Gusmão (2001) pretendeu observar a importância dada pelos pesquisadores brasileiros ao fenômeno do preconceito e como o explicam dentro da instituição escolar, por meio do seguinte problema de pesquisa: como o preconceito, em sua manifestação na escola, vem sendo estudado pelos pesquisadores brasileiros?

No campo de investigação, a pesquisadora utilizou, como fonte, os dados do CD-ROM ANPEd/99 (ANPEd, 1999). A escolha das pesquisas registradas deveu-se à restrição do tema na Educação; facilidade de acesso; abrangência nacional; diversidade de instituições de ensino superior e programas de pós- graduação. O levantamento inicial correspondeu a 1.177 teses de doutorado e 7.511 dissertações de mestrado, totalizando 8.688 produções acadêmicas.

Para a obtenção dos trabalhos que tratam do preconceito na escola, Gusmão (idem) utilizou três formas de acesso: por descritores, por títulos e por palavras-chave. Com o descritor preconceito, não houve registro de pesquisa; em títulos, foram encontradas três dissertações em que a palavra preconceito aparece; com a palavra-chave preconceito, encontrou 46 registros de dissertações de mestrado e teses de doutorado; com outras palavras-chave, associadas ao fenômeno, foram encontradas 123 teses e 1.113 dissertações.

Após a leitura dos 1.236 resumos de trabalhos que tratam das questões de gênero, deficiências físicas ou mentais, pobreza e etnia, foram distinguidos, nesse estudo, 101 trabalhos que mencionavam o preconceito na escola. Delimitou-se, então, o campo empírico: 95 dissertações de mestrado e seis teses de doutorado, produzidas entre 1981 e 1998, que tratavam direta, ou indiretamente, do tema. Sobre os 101 trabalhos, a autora focalizou a distribuição por tipos de preconceito pesquisados, por região brasileira e por instituição.

Foram selecionadas, para a amostra, oito dissertações e uma tese, que focalizavam, de forma mais detalhada, o tema proposto por essa investigação. Além disso, a pesquisadora considerou que a maior incidência de trabalhos concentrava-se na região Sudeste e, com a possibilidade de ter mais facilidade de acesso aos estudos, elegeu as produções acadêmicas elaboradas pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Ela observou os referenciais teóricos e os procedimentos de pesquisa utilizados e analisou o conteúdo, com base no referencial da Teoria Crítica, representada pelos autores Max Horkheimer e Theodor Adorno.

Toda essa produção de balanços acadêmicos em profundidade, além de fornecer elementos para a elaboração do balanço pretendido, reforçou minha disposição em efetuar pesquisa bibliográfica sobre a relação entre escola e

cidadania, na medida em que não encontrei, entre todos eles, algum que se voltasse a esse tema.

Diante disso, resolvi levantar e analisar as produções acadêmicas de dissertações de mestrado e teses de doutorado brasileiras junto ao “Banco de Teses” da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período coberto pelo Banco.

A fim de executar esta investigação, houve a necessidade de leitura detalhada do conteúdo das produções, para a qual estabeleci os seguintes passos:

a) seleção por meio dos títulos, das produções que tratam, especificamente, da relação entre escola e cidadania;

b) leitura dos resumos das produções selecionadas no item “a” para refinamento da amostra;

c) seleção das obras que comporão o corpus de análise, por meio dos seguintes procedimentos:

a. conteúdo explícito nos resumos, e em alguns casos leitura de algumas introduções dos trabalhos, de existência da discussão sobre a relação escola-cidadania;

b. possibilidade de acesso ao texto integral por região brasileira:

i- arquivamento em biblioteca de acesso possível; ii- acesso ao texto integral por meio da internet.

Documentos relacionados