• Nenhum resultado encontrado

4. MÉTODO DE PESQUISA

4.4 Levantamento e Crítica

O levantamento dos dados foi efetuado por auto-preenchimento pela Internet em questionário cadastrado em site apropriado.

4.4.1 Procedimentos de Coleta

Desenvolvimento de um programa para a coleta da pesquisa

Como o questionário é longo contendo 93 questões, o seu preenchimento poderia se tornar cansativo e ocorrer um problema com a atenção dos respondentes no preenchimento das últimas questões, prejudicando as respostas. Diante deste possível problema, adotou-se a randomização na apresentação das perguntas aos respondentes de forma que houvesse uma rotatividade das questões e cada respondente recebesse o questionário com as questões em ordem diferente. Este método faz com que se houver menor atenção no preenchimento das últimas questões este problema ficaria diluído entre todas as questões. Este procedimento foi aplicado às perguntas com mesmo formato, organizadas em 3 grupos: são as questões Q11 a Q58, Q63 a Q74 e Q75 a Q84.

Também foram tomados cuidados para evitar respostas repetidas pelo mesmo respondente por meio da identificação do equipamento de acesso ao site.

Após a verificação e o teste dos softwares prontos para este tipo de pesquisa optou-se pelo desenvolvimento de um programa específico para o procedimento de coleta contendo um questionário a ser preenchido pela internet alocado a um site.

O programa desenvolvido foi testado e foram feitas as correções necessárias para o seu funcionamento.

Idiomas

Por se tratar de uma pesquisa internacional, o questionário foi traduzido para a língua do país ou em língua que pode ser entendida pelos respondentes. Desta forma o questionário foi formulado em português, traduzido para os idiomas inglês, francês, espanhol e alemão por tradutores e os questionários em inglês e alemão foram revisados pelos professores locais que coordenaram o trabalho no Reino Unido e na Alemanha.

4.4.2 Teste Piloto

Foi realizado um pré-teste e foram corrigidos os problemas de clareza e precisão dos termos, adequação da quantidade de perguntas, entendimento dos objetivos da pesquisa e aperfeiçoamento da funcionalidade do questionário e teste das escalas antes de ser estendido à amostra além do tempo necessário para seu preenchimento. Este pré-teste foi aplicado a 30 alunos no Brasil, com estudantes do curso de administração e não houve desistências após iniciado o preenchimento do questionário.

Acesso aos respondentes

O acesso aos respondentes foi efetuado através de:

− Contato por meio do CCINT da FEA USP com Universidades com as quais a FEA USP mantém convênios para intercâmbio de estudantes;

− Contato com Universidades e professores das áreas de marketing, comportamento do consumidor e internet por meio dos sites das próprias universidades;

− Contato com as embaixadas dos países escolhidos com o objetivo de conseguir a autorização e auxílio na coordenação local para esta pesquisa;

− Contato por meio de professores da FEA USP que tivessem relacionamento com Universidades dos países escolhidos;

− Contato por meio de colegas e amigos que tivessem relacionamento com professores de Universidades dos países escolhidos.

Com este procedimento foram feitos os seguintes contatos: − Alemanha:

Goethe University de Frankfurt, Technische Universitaet Berlin, Universität Dortmund, Universität Mannheim, HHL Leipzig Graduate School of Management, WHU - Otto Beisheim School of Management de Vallendar, Universität Muenster,Universität Tuebingen, Universität Goettingen,

Universität FH Aachen, Free University Berlin e Humboldt University Berlin. − França:

Institut d'Administration des Entreprises (IAE) de Grenoble, Université François- Rabelais Tours, Université Jean Moulin Lyons 3, Grenoble Ecole de

Management, Edhec Business School, EMLYON Business School e Ecole Supérieure du Commerce Extérieur - ESCE

− Espanha:

Universitat de València e Universidad de Zaragoza. − Israel:

Tel-Aviv University, University of Haifa, Ben-Gurion University, INSEAD, Asia Campus – Singapore, Brazilian Embassy in Tel-Aviv, Centro da Cultura Judaica em São Paulo e Sociedade de Amigos da Universidade de Tel Aviv en Brasil. − Reino Unido:

University of Westminster, University of West England Bristol Business School, Aston University, Cardiff University, Lancaster University, University of Strathclyde e DE Monfort University

− Suécia:

Umea University, Uppsala University, Stockholm School of Economics, Mid Sweden University e Umeå School of Business Umeå University.

− Holanda:

Inholland University of Applied Sciences, University of Twente e Radboud University Nijmegen.

− Brasil:

Universidade Presbiteriana Mackenzie, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Fundação Instituto de Administração.

A fase dos contatos coincidiu com o período de exames finais do calendário acadêmico dos países da pesquisa, que são realizados nos meses de maio e junho e com as férias anuais entre junho e agosto.

Os contatos foram interrompidos e mesmo assim, os professores de alguns países (Espanha, e Reino Unido) acertaram que começariam a pesquisa em seus países após o reinício das atividades acadêmicas em setembro com os resultados a partir de outubro.

A falta de recursos para incentivar o preenchimento mais rápido pelos respondentes, o período de exames finais, seguido pelas férias nos países onde seria feita a pesquisa e a não confirmação dos levantamentos em países que não corresponderam às expectativas (Espanha e França), prejudicaram o levantamento dos dados e a análise dos resultados

conforme o plano inicial.

Foram então tomadas medidas para o prosseguimento deste trabalho incluindo os países Holanda, que apresenta características culturais próximas às da Suécia e Brasil pela conveniência e facilidade de acesso.

Além disso o plano inicial foi alterado agrupando-se os países que apresentam similaridades nas dimensões de Hofstede. Os grupos formados foram:

- Brasil x Europa (Reino Unido, Alemanha, Holanda e Suécia) – o Brasil apresenta um PDI alto (69) enquanto o Reino Unido, a Alemanha, a Holanda e a Suécia apresentam um PDI baixo (35, 35, 38 e 31 respectivamente) e um IDV baixo (38) e os demais países escolhidos um IDV alto (89, 67, 80 e 71);

- Reino Unido e Alemanha x Holanda e Suécia - O Reino Unido e a Alemanha apresentam a dimensão MAS de 66 cada um e a Holanda e a Suécia de 5 e 14 respectivamente;

- Brasil e Alemanha e Reino Unido e Suécia – O Brasil e a Alemanha apresentam o valor de 76 e 65 na dimensão UAI enquanto o Reino Unido e a Suécia apresentam o valor de 35 e 29 respectivamente.