• Nenhum resultado encontrado

lho do ano anterior Se você tentar descobrir o que deve e

No documento Autodomínio - H. Spencer Lewis (páginas 35-38)

não deve fazer em seus assuntos pessoais e profissionais du­ rante os próximos trinta ou sessenta dias, verá, caso tenha tabulado seu ciclo dos negócios e o ciclo da vida pessoal, que está agora em seu primeiro período do ciclo pessoal, enquanto que seu ciclo dos negócios está no sétimo perío­ do. Em outras palavras, seus assuntos pessoais, suas tendên­ cias e interesses pessoais estariam sendo afetados pelas con­ dições do período número um do ciclo número dois ( capí­ tulo VI deste livro) enquanto que seus assuntos profissio­ nais estariam sendo influenciados pelas condições do perío­ do número sete do ciclo número três (capítulo VII desta obra). Portanto, para determinar o que deve fazer na oca­ sião presente , você teria de analisar e estudar cuidadosamen­ te as condições do período número sete do ciclo número três, e as condições do período número um do ciclo número dois, referente à sua vida pessoal.

Sempre que ocorrer que o tempo em que está interessa­ do e sobre o qual está consultando este sistema una sua vi­ da pessoal e sua vida profissional no mesmo período, será fácil compreender o que deve e o que não deve fazer. Mas sempre que os dois períodos têrri números diferentes, ha­ vendo influências contrárias em cada um deles, você terá que analisá-los e decidir por si mesmo o que fazer. Descobri­ mos que alguns pontos nos são muito úteis na resolução deste problema. Se o negócio é exclusivamente seu , então você poderá ser orientado pelas condições de seu próprio ci­ clo pessoal, pois são mais importantes e dominantes que seu ciclo dos negócios; entretanto, as condições do ciclo dos ne­ gócios deverão ser sempre muito bem observadas por você, e as coisas desfavoráveis ali incluídas rigorosamente evita­ das, a despeito do que possa dizer seu ciclo pessoal.

Se a firma ou o assunto profissional em que está interes­ sado não é exclusivamente seu e sim uma sociedade com vá-

- 72 -

rios participantes, ou uma combinação de interesses de vá­ rios indivíduos, então você- deverá ter em mente que , para tornar o negócio mais bem-sucedido , deverá seguir o ciclo individual da empresa e seus períodos, deixando de parte seus próprios períodos pessoais e os períodos pessoais das outras pessoas que formam a sociedade .

Há muitas oportunidades, na vida dos grandes homens de negócios e de todos os homens e mulheres de. negócios de qualquer tipo, em que os desejos pessoais, as ambições pes­ soais e a busca de lucros e sucessos pessoais devem ser es­ quecidos para que a companhia que está sob seu controle possa prosperar e subir. Ou seja, todas as pessoas que já al­ cançaram um sucesso real nos negócios, poderão dizer-lhe que muitas vezes sürgiram oportunidades, tentações e incli­ nações para fazerem grandes viagens ao estrangeiro, tirarem boas férias e fazer_ outras coisas que os beneficiariam pes­ soalmente, trazendo-lhes melhor- saúde, aumentando seus conhecimentos e sabedoria. Contudo, com todas essas coi­ sas se oferecendo em ocasiões oportunas, tomados da tenta­ ção de ceder a esses prazeres merecidos, tiveram que abrir mão dos mesmos e sacrificar seus interesses pessoais unica­ mente porque os negócios apresentavam uma tendência di­ ferente e um novo conjunto de condições. Por outro lado, sabemos que muitas vezes, quando as condições de um ne­ gócio são ou parecem ser extremamente desfavoráveis, há certas condições na vida pessoal de uma pessoa ligada àque­ le negócio que lhe permite deixar o trabalho de lado e en­ tregar-se a seus assuntos pessoais sem que haja prejuízos sérios no campo-profissional.

O ponto mais importante a ser levado sempre em consi­ deração é saber se seu sucesso, seu progresso financeiro e seus melhores interesses na vida, do ponto de vista pessoal, estão tão ligados a seus assuntos de negócios que ambos so-

frerão conjuntamente ou prosperarão conjuntamente, ou se podem ser tão isolados um do outro que você possa prospe­ rar individualmente enquanto o negócio declina, e vice-versa. Outro ponto importante a considerar é o de que , na maioria dos casos, seu próprio ciclo pessoal tem mais importância para você e sua ligação com o negócio que o ciclo ligado ao empreendimento em si . Se você for simplesmente um em­ pregado, então o ciclo dos negócios terá pouca importância, a não ser ao ponto que lhe permita utilizá-lo para ajudar a companhia a prosperar, tirando vantagens dos períodos fa­ voráveis. Se, por outro lado, você for dono de seu próprio negócio e este for sua única fonte de renda, da qual você e sua famt1ia dependem , então o ciclo dos negócios deverá ser considerado importante e levado em consideração com maior atenção .

Se acontecer, num período do ciclo pessoal, que as con­ dições indiquem que você deve empregar o máximo de suas energias para incrementar seus négócios, e , ao mesmo tem­ po, o período do ciclo dos negócios indicar que você deve permanecer calmo sem propulsioná-lo em demasia, a única coisa a fazer será utilizar as condições de seu ciclo pessoal para pensar, planejar e criar novas e melhores coisas para seus negócios, deixando para efetivar tudo isso quando ocorrer um período favorável no ciclo dos negócios, indica­ tivo de que essas coisas deverão ser postas em prática. ·

O uso do sistema esboçado neste livro exige a observação cuidadosa das indicações dadas em ambos os ciclos, o. pes­ soal e o dos negócios. g necessário o estudo e a análise de cada um dos ciclos e uma fusão adequada de ambos, para ajudá-lo a chegar a uma conclusão sobre o que deve fazer e quais as influéncias que apresentam maior peso. Novamente desejo dizer que; na média geral, o ciclo pessoal

é

mais im­ portante que o ciclo dos negócios ; no caso de sociedades

-7 4 -

anônimas e outros grandes estabel.eci�entos, dirigi

o

por muitas pessoas, tendo vários propnetános, onde a a

!

lVl.dade

é

impessoal , o ciclo dos negócios deverá ter pr�ferencla so­ bre o ciclo pessoal de qualquer um dos envolvidos na com- panhia.

Nos assuntos relativos ao lar, aos interesses so.ciais, finan­ ças pessoais, planos pessoais de progresso, o ciclo. pessoal deve ser seguido preferencialmente a todos os demrus.

OS PERíODOS DO CICLO DA SAúDE COM

No documento Autodomínio - H. Spencer Lewis (páginas 35-38)