• Nenhum resultado encontrado

Márcia Souza da Fonseca Jair Jonko Araújo

3.5 Licenciatura em Matemática da UNIPAMPA – Bagé

3.5.1 Objetivos do curso e perfil do egresso

A licenciatura em Matemática da UNIPAMPA sediada em Bagé nasce da necessidade de suprir o déficit de professores para atuar em séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Mé- dio, atendendo especialmente às demandas da sociedade na re- gião da campanha.

Propõe uma educação generalista, humanista e compro- metida com a ética e o direito à vida, formando profissionais conscientes e capazes de promover as potencialidades humanas e de proporcionar a seus alunos condições para que acompanhem as exigências do mundo atual. Para tanto, utiliza-se dos pressu- postos da Psicologia como forma de compreender e potencializar o processo de desenvolvimento e aprendizagem do educando, em cada faixa etária.

Boa parte dos excertos selecionados são dedicados a enfa- tizar a necessidade de que o docente em formação possua am- plo domínio sobre conteúdos matemáticos. Essa ênfase fez com que interpretássemos que o curso visa formar um professor cen-

trado em conhecimentos matemáticos e suas aplicabilidades.

O PPP menciona que o egresso deve ter conhecimento matemá- tico não trivial, domínio dos conteúdos e dos raciocínios mate- máticos e habilidade de realizar operações matemáticas diver- sas. Deve ser um docente que esteja preparado para analisar e transformar os ambientes escolares e que seja consciente de seu papel ético na sociedade, apto para prosseguir com sua formação a partir da reflexão sobre a sua própria prática.

3.4.2 Distribuição dos saberes docentes

O curso de Licenciatura em Matemática da UNIPAMPA, campus Bagé é composto por 37 disciplinas obrigatórias que tota- lizam 2.520h. A essa carga horária somam-se 150h de disciplinas optativas e 200h de atividades complementares, o que completa a carga horária total do curso em 2.684h, ultrapassando em 10h o mínimo disposto na legislação (2.800h). A distribuição de sabe- res pode ser observada no gráfico 5.

Gráfico 5: Tipologia de saberes docentes na Licenciatura em

Matemática da UNIPAMPA – Bagé

Fonte: Projeto Político-Pedagógico – 2010.

Em relação ao gráfico acima, podemos realizar alguns apon- tamentos que auxiliam na descrição da organização das discipli- nas obrigatórias dessa licenciatura. Destacamos, inicialmente, que o grupo de Ciências Básicas da Educação, o qual totaliza 4,3% da carga horária do curso, é composto por uma disciplina de Histó- ria da Educação Brasileira, com 60h, e outra de Psicologia e Edu- cação, com a mesma carga horária. O curso não contempla os saberes relativos à Sociologia e à Filosofia da Educação em seu bloco de Ciências Básicas.

FONSECA, M. S. da; ARAÚJO, J. J.; COSTA, J. B. • Profissionalismo docente e saberes curriculares em projetos político-pedagógicos...

O segundo grupo, que aloca os saberes relativos aos siste- mas educacionais, à organização escolar, ao currículo e à profis- são docente, é composto por apenas uma disciplina de 60h, tota- lizando 2,1%. A disciplina desse grupo trata sobre Políticas Pú- blicas Educacionais no contexto brasileiro.

O terceiro grupo, por nossa distribuição de disciplinas, ca- racterizado de Saberes Disciplinares, totaliza 1.020h, ou 36,3% da carga horária do curso. Configura-se, também, como o maior bloco. Neste grupo estão alocadas as disciplinas que tratam de temas e conteúdos relacionados às áreas do conhecimento mate- mático. O bloco é composto por 17 disciplinas com 60h cada, que apresentam conteúdos das áreas de Álgebra, Aritmética, Geome- tria, Matemática Elementar, aspectos de Lógica e Probabilidade e Estatística. Não observamos em nenhum dos blocos relaciona- dos aos saberes a disciplina de História da Matemática.

Saberes Experienciais é o quarto bloco, composto, nesta licenciatura, por quatro disciplinas que contemplam a observa- ção na e da escola, um estágio de práticas interdisciplinares – dis- ciplina de investigação em espaços formais e não formais de ensi- no que contempla visitas de caráter técnico quanto à realização de oficinas interdisciplinares, microaulas ou aplicação de proje- tos de ensino, com 90h cada. Nos Saberes Experienciais também estão alocados os estágios no Ensino Fundamental e Médio, com 150h cada. Esse grupo totaliza 17,1% da carga horária total do curso, ou 480h, atendendo a legislação vigente.

Em relação ao grupo composto por disciplinas relativas ao tratamento didático-pedagógico dos conteúdos, são oferecidas duas disciplinas de Laboratório de Ensino, duas de instrumenta- ção para o ensino, uma de softwares na aprendizagem da Matemá- tica e um Seminário de Matemática. Cada disciplina possui 60h, totalizando 360h, que por sua vez, correspondem a 12,8% da car- ga horária total do curso.

Nessa licenciatura, o bloco destinado às disciplinas que tra- tam de níveis e modalidades, é composto por duas disciplinas de

pectivamente, da Língua Brasileira de Sinais, atendendo ao dis- posto em legislação; e educação inclusiva.

O bloco de Outros Saberes privilegia a área de Física, com 2 disciplinas de 60h cada. Possui, também, uma disciplina de 60h que trata de Matemática Financeira. Ao todo, o bloco representa 6,4% da carga horária total do curso ou 180h.

Por sua vez, o bloco destinado às disciplinas que tratam de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso é composto por duas disciplinas de Trabalho de Conclusão, com 120h. A primeira, des- tinada à elaboração de projeto de pesquisa nas áreas do curso (Ma- temática ou Educação Matemática), e a segunda, de elaboração de trabalho acadêmico, apresentação e defesa pública. O bloco totaliza 4,3% da carga horária do curso.

Em relação às questões ambientais, étnico-raciais, de gêne- ros e direitos humanos, instituídas pelas leis n. 11.645/08 e n. 9.795/99, pelos pareceres CNE/CP n. 3/2004 e CNE/CP n. 8/ 2012 e pela Resolução n. 1/2012, as discussões estão contempla- das no projeto do curso, nas componentes de Laboratório de En- sino Fundamental e Ensino Médio e nas disciplinas de Estágio, por nós organizadas no bloco dos Saberes Experienciais.