• Nenhum resultado encontrado

2. CARACTERÍSTICAS DAS REDES SUBTERRÂNEAS DE BAIXA TENSÃO

2.6. Ligação de Clientes em Baixa Tensão

2.6.1. Fronteira entre a Rede BT e a Instalação do Cliente

Entre a fronteira da rede BT e a instalação do cliente existem ligadores de saída dos fusíveis na portinhola. Nos casos em que, excecionalmente e por indicação da EDP Distribuição, se puder dispensar a instalação da portinhola, o limite da rede de distribuição termina nos ligadores de entrada do contador ou nos ligadores de entrada do quadro de colunas do edifício.

Assim, uma vez que se trata de uma instalação que lhe pertence, o cliente é responsável por toda a instalação a jusante dos ligadores de saída da portinhola, incluindo o tubo de proteção e os condutores de ligação entre a portinhola e a caixa de contagem, os ligadores dos condutores, a caixa de contagem e a ligação entre a mesma e o quadro de entrada da sua instalação. Pertence, igualmente, ao cliente, as instalações coletivas do edifício e respetivas entradas situadas a jusante dos ligadores de saída da portinhola, dos ligadores de entrada do contador ou dos ligadores de entrada do quadro de colunas do edifício, conforme o caso. Na figura 2.17. encontra-se representado o esquema típico de ligação de um cliente de baixa tensão.

Esta informação encontra-se de acordo com a diretiva DIT-C14-100/N referente ao regulamento da EDP Distribuição, de maio de 2007.

Frederico Seabra 21

2.6.2. Materiais e Equipamentos

- Portinhola:

Este elemento permite estabelecer o ponto de fronteira entre a ligação da instalação e a rede de distribuição, garantindo a proteção do respetivo ramal contra sobreintensidades. Desta forma, a portinhola deverá ser colocada num local de fácil acesso, sendo a montagem da mesma da responsabilidade do requisitante [Manual de Ligações – EDP Distribuição, 2015].

Segunda a diretiva DIT-C14-100/N as portinholas devem:

- Assegurar a proteção de pessoas contra contactos indiretos através da proteção por isolamento total (esta medida de proteção, aplicável aos conjuntos de equipamentos elétricos montados em fábrica, equivale à classe II de isolamento definida para os equipamentos elétricos);

- Ser dos tipos normalizados como os estipulados na tabela 2.6;

- Ter um sistema de fecho normalizado de acordo com as indicações da EDP Distribuição;

- Garantir os de proteção mínimos IP45 e IK10 para as portinholas dos tipos P50, P100 e P400, e, IP 32D e IK09 para a portinhola P25.

Na tabela 2.6. encontram-se as características dos vários tipos de portinholas.

Características das Redes Subterrâneas de Baixa Tensão

22

Tabela 2.6. - Características dos diferentes tipos de portinholas [EDP, 2007]

2.6.3. Fusíveis e Respetivas Bases

As bases que equipam as portinholas P25, P50 e P100 devem ser adequadas à colocação de fusíveis cilíndricos, sendo que os terminais destas bases devem ser concebidos de forma a permitir a ligação direta de condutores não preparados.

Já as bases que equipam a portinhola P400 devem ser adequadas à colocação de fusíveis de facas, cujos terminais devem permitir a ligação de condutores preparados.

Os fusíveis de facas e os fusíveis cilíndricos a usar na proteção dos ramais devem ter os calibres da tabela 2.6.

O dispositivo de neutro das portinholas P50, P100 e P400 é formado por uma barra amovível de cobre eletrolítico, assente numa barra isolante. Esta barra deve dispor de terminais concebidos de forma a permitir a ligação de condutores não preparados, no caso das portinholas P50 e P100, e a ligação de condutores preparados (isto é, com terminais) para o caso da portinhola P400. Na portinhola P25, o seccionamento do neutro é feito na própria base de fusíveis e em simultâneo com a fase. O polo de neutro desta base deve ser equipado com um

Frederico Seabra 23

2.6.4. Caixas de Contagem

As caixas de contagem destinam-se aos edifícios que têm associados uma ou mais instalações de utilização, tal como vivendas unifamiliares, edifícios comerciais, prédios coletivos, etc. Estas devem ser colocadas no exterior ou em local de fácil acesso ao distribuidor de energia, a partir da via pública, por forma a facilitar a análise ou substituição do equipamento de medida e contagem.

Se se tratar de moradias unifamiliares e outras instalações do género serão encastradas no muro exterior, ou em alternativa, nas fachadas exteriores das construções. Quanto aos edifícios coletivos com várias instalações, as caixas de contagem serão localizadas no seu interior em local de fácil acesso a partir do exterior. Regra geral, devem ser centralizadas no vestíbulo de entrada, mas, dependendo da quantidade de instalações, podem ser centralizadas nos patamares dos pisos [Manual de Ligações – EDP Distribuição, 2015].

As caixas de contagem devem possuir invólucros adequados que satisfaçam as seguintes características:

- Serem construídos de modo a garantir a classe II de isolamento, isto é, equivalente à proteção por isolamento total;

- Devem obedecer às regras indicadas na EN62208, tendo em conta as condições de funcionamento em serviço afetas às situações normais de colocação no exterior;

- Quando instalados na sua posição normal de serviço, devem ter graus de proteção adequados ao local de estabelecimento, com o mínimo IP 44 e IK 07, e devem ser dotados de sistema de fecho que possibilite apenas o acesso ao seu interior através do uso de uma ferramenta ou chave de uso corrente;

- Devem possuir uma tensão estipulada de isolamento não inferior a 400 V; - Devem ser dotados de bastidor fixo a insertos metálicos roscados ou, em alternativa, de calhas metálicas para fixação do contador;

- Devem ser providos de tampa com visor, tampa transparente e porta ou tampa com visor e porta opaca. O visor deve estar localizado de modo a permitir a realização sem necessidade de abertura da tampa;

- Devem ter como dimensões interiores mínimas 400 mm de altura, 230 mm de largura e 180 mm de profundidade, por forma a permitirem a ligação de qualquer contador trifásico de ligação direta, disponibilizado no mercado.

Características das Redes Subterrâneas de Baixa Tensão

24

Documentos relacionados