• Nenhum resultado encontrado

Após a versão de teste da aplicação ser hospedada em um servidor remoto, foi utilizado o Lighthouse para testar as métricas apresentadas no Capitulo 6. Todas as métricas foram

satisfeitas com êxito, exceto a de desempenho, que apresentou lentidão durante o carregamento inicial da aplicação no cenário de redes moveis. O resultado do teste é mostrado na figura 16;

A lentidão, pode ser explicado devido o uso de bibliotecas e frameworks que trazem consigo uma carga a mais no momento em que o navegador faz o download pela primeira vez dos arquivos estáticos da aplicação e os renderiza. Por fazer o uso de gráficos a performance também é afetada, pois diversas operações são acionadas no DOM do navegador. Uma solução para contornar esse problema de lentidão, seria adotar uma abordagem mais purista, ou seja criar os próprios elementos de UI otimizados, no entanto a manutenção e evolução do software poderiam ser afetadas. A nota obtida foi 73, o que é uma nota aceitável para a primeira versão desta aplicação, levando em consideração que o foco do desenvolvimento levou em consideração a manutenção e possibilidade de evolução do software ao invés do desempenho.

45

Figura 16 – Resultado obtido com lighthouse.

8 CONCLUSÕES E TRABALHOS FUTUROS

Com a crescente produção de resíduos sólidos pela população em geral , surge a necessidade de lidar e gerenciar melhor sua produção tanto em locais públicos como privados. Com isso a quantidade de propostas de trabalhos voltadas para auxiliar a gestão destes resíduos, vem crescendo tanto no mercado, quanto no meio acadêmico, como podemos observar com os trabalhos apresentados no Capítulo 2.

Desse modo, o presente trabalho partiu do intuito de disponibilizar informações sobre coletas de resíduos sólidos efetuadas em uma instituição e com isso apresentá-las ao usuário de forma mais amigável e intuitiva com o uso de algumas visualizações para os dados sobre as coletas. Podendo ser usado como uma ferramenta para realizar análise sobre a produção de lixo na instituição, auxiliando-a na tomada de decisões.

O SolidWM, a aplicação voltada para gestão de resíduos sólidos, foi desenvolvida para as plataformas web e mobile utilizando a biblioteca React junto com tecnologias PWA. Toda a parte de implementação do software foi realizado com o uso da linguagem de programação javascript, desde sua UI até o web service desenvolvido. A aplicação abrangeu todos os requisitos funcionais e não funcionais apresentados na Seção 5.1.

Para atingir o objetivo final deste trabalho, foi preciso realizar algumas tarefas como o estudo de aplicações similares, aplicação de entrevista com o usuário alvo para realizar o levantamento de requisitos, a fase de projeto e elaboração da aplicação, implantação, elaboração do questionário, avaliação da aplicação e os resultados.

Como limitações, este trabalho apresenta algumas em relação a dependência de uma pessoa que fique responsável por realizar a separação e medição dos resíduos coletados. Para que desta forma os dados coletados sejam inseridos manualmente no software.

Para trabalhos futuros, seria muito interessante aplicar melhorias na aplicação, tanto nas suas funcionalidades quanto na experiência do usuário. Trabalhando melhor na arquitetura da informação do software para decidir como organizar sua UI de modo que ela se torne mais compreensível. Outro trabalho interessante, seria a de automatizar o cadastro das coletas de resíduos por meio de uma aplicação IOT(Internet of Things), possibilitando a exploração e disponibilização de novas informações neste software.

47

REFERÊNCIAS

ATER, T. Building progressive web apps: bringing the power of native to the browser. [S.l.]: "O’Reilly Media, Inc.", 2017.

BELMONT, J. Building Progressive Web Apps: Webinar and Tutorial. 2016. Disponível em: <https://vaadin.com/blog/building-progressive-web-apps-webinar-and-tutorial>. Acesso em: 25 jun. 2018.

COSTA., M. SolidBits - Design de sistema para monitoramento da produção e gestão da coleta de resíduos sólidos. 2018. 90 f. Monografia (Graduação em Design Digital) – Campus Quixadá, Universidade Federal do Ceará, Quixadá, 2018, Ainda não disponível.

DEVELOPERS, G. Twitter Lite PWA Significantly Increases Engagement and Reduces Data Usage. 2017. Disponível em: <https://developers.google.com/web/showcase/2017/twitter>. Acesso em: 28 jun. 2018.

EXPRESS.JS. Express.js. 2018. Disponível em: <http://expressjs.com/>. Acesso em: 22 jun. 2018.

GARCIA, M. B. dos S.; NETO, J. L.; MENDES, J. G.; XERFAN, F. M. de F.; VASCONCELLOS, C. A. B. de; FRIEDE, R. R. Resíduos sólidos: Responsabilidade compartilhada. Semioses, v. 9, n. 2, p. 77–91, 2016.

GAUNT, M. Service Workers: uma Introdução. 2018. Disponível em: <https:

//developers.google.com/web/fundamentals/primers/service-workers/>. Acesso em: 25 jun. 2018.

GAUNT, P. K. M. O manifesto do aplicativo web. 2018. Disponível em: <https:

//developers.google.com/web/fundamentals/web-app-manifest/?hl=en>. Acesso em: 26 jun. 2018.

GIBBS, F.; OWENS, T. Building better digital humanities tools. DH Quarterly, v. 6, n. 2, 2012. HAHN, E. Express in Action: Writing, building, and testing Node. js applications. [S.l.]: Manning Publications„ 2016.

HEY, J. The data, information, knowledge, wisdom chain: the metaphorical link. Intergovernmental Oceanographic Commission, v. 26, p. 1–18, 2004.

KALIN, M. Java Web Services: Up and Running: A Quick, Practical, and Thorough Introduction. [S.l.]: "O’Reilly Media, Inc.", 2013.

LAM, H.; TORY, M.; MUNZNER, T. Bridging from goals to tasks with design study analysis reports. IEEE transactions on visualization and computer graphics, IEEE, v. 24, n. 1, p. 435–445, 2018.

LEPAGE. Your First Progressive Web App. 2018. Disponível em: <https://codelabs. developers.google.com/codelabs/your-first-pwapp/#0>. Acesso em: 18 jun. 2018.

LIGHTHOUSE. Auditar apps da Web com o Lighthouse. 2017. Disponível em: <https://developers.google.com/web/tools/lighthouse/>. Acesso em: 05 nov. 2018.

MISHRA, R. S. Progressive webapp : Review. International Research Journal of Engineering and Technology (IRJET), v. 3, 6 2016.

MONGODB. MongoDB. 2018. Disponível em: <https://www.mongodb.com/>. Acesso em: 21 jun. 2018.

MUNZNER, T. Visualization analysis and design. [S.l.]: CRC press, 2014.

NASCIMENTO, H. A. D.; FERREIRA, C. B. Visualização de informações–uma abordagem prática. In: XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, XXIV JAI. UNISINOS, S. Leopoldo–RS. [S.l.: s.n.], 2005.

NODE.JS. About Node.js. 2018. Disponível em: <https://nodejs.org/en/about/>. Acesso em: 22 jun. 2018.

OSMANI, A. O modelo de shell dos aplicativos. 2018. Disponível em: <https:

//developers.google.com/web/fundamentals/architecture/app-shell?hl=pt-br>. Acesso em: 20 jun. 2018.

PEREIRA, C. R. Aplicações web real-time com Node. js. [S.l.]: Editora Casa do Código, 2014.

RATHI, S. Alternative approaches for better municipal solid waste management in mumbai, india. Waste Management, Elsevier, v. 26, n. 10, p. 1192–1200, 2006.

ROCHA, E. R. RECICLATI – Sistema para o Gerenciamento de Resíduos Eletroeletrôni- cos. Dissertação (B.S. thesis) — Universidade Camilo Castelo Branco Campus de Fernandópolis, 2014.

ROLLWAGEN, A. F. Software para gestão de resíduos sólidos em cooperativas de recicladores. Encontro internacional sobre gestão empresarial e meio ambiente (Engema), 2014.

SILVA, J. A. B.; BARROSO, R. d. C. A.; RODRIGUES, A. J.; COSTA, S. S.; FONTANA, R. L. M. Á urbanização no mundo contemporâneo e os problemas ambientais. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT, v. 2, n. 2, p. 197–207, 2014.

SOFTEXPERT. SE Waste Gestão de Resíduos. 2018. Disponível em: <https://www.softexpert. com.br/produto/gestao-residuos/>. Acesso em: 29 jun. 2018.

STAIR, R.; REYNOLDS, G. Principles of information systems. [S.l.]: Cengage Learning, 2013.

TÉCNICAS, A. B. de N. NBR 10004: resíduos sólidos: classificação. [S.l.]: ABNT, 2004. W3C. Web Services Architecture. 2004. Disponível em: <https://www.w3.org/TR/ws-arch/>. Acesso em: 28 jun. 2018.

W3C. Service Workers. 2017. Disponível em: <https://www.w3.org/TR/service-workers-1/>. Acesso em: 28 jun. 2018.

W3C. Web App Manifest. 2018. Disponível em: <https://www.w3.org/TR/appmanifest/>. Acesso em: 28 jun. 2018.

49

XANTHOPOULOS, S.; XINOGALOS, S. A comparative analysis of cross-platform development approaches for mobile applications. In: ACM. Proceedings of the 6th Balkan Conference in Informatics. [S.l.], 2013. p. 213–220.

YOUNG, M. C. B. M. A. Node.js in Action, Second Edition. [S.l.]: Manning Publications, 2017.

APÊNDICE A – TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Convidamos você para participar da Pesquisa “Geração de resíduos sólidos na Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá”, sob a responsabilidade do pesquisador Leo Jaimesson Sousa da Silva e de seu orientador Victor Aguiar Evangelista de Farias, a qual pretende compreender melhor o processo de gerenciamento dos resíduos sólidos dentro da instituição mencionada. A participação se dará por meio de uma entrevista.

O pesquisador é estudante do oitavo semestre do curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Ceará, e objetiva criar uma aplicação web progressiva para a gestão de resíduos sólidos da UFC Quixadá utilizando visualização de dados que contribuirão no processo de gerenciamento dos resíduos sólidos na universidade. Não há riscos em participar da pesquisa.

Se depois de consentir na participação você mudar de ideia e desistir de continuar par- ticipando, tem o direito e a liberdade de retirar seu consentimento em qualquer fase da pesquisa, seja antes ou depois da coleta dos dados, independente do motivo e sem nenhum prejuízo a sua pessoa (porém, ultrapassada a fase da pesquisa e concluído o trabalho, não poderemos remover os dados). Você não terá nenhuma despesa e também não receberá nenhuma remuneração. Os resultados da pesquisa serão analisados e publicados. Para qualquer outra informação, você poderá entrar em contato com o pesquisador através do e-mail leo.jaimesson@gmail.com ou do telefone (85) 98639-5504.

Eu, __________________________________________________________, que exerço o cargo de __________________________________________________________, no(a) ___________________________________________, fui informado sobre o que o pesquisador quer fazer e porque precisa da minha colaboração, e entendi a explicação. Por isso, eu concordo em participar do projeto, sabendo que não vou ganhar nada e que posso sair quando quiser (desde que antes da conclusão do trabalho), e estou ciente da necessidade do uso de minha imagem e/ou depoimento como contribuição para a pesquisa executada.

Assinatura do participante: ___________________________________________________ Assinatura do Pesquisador responsável: ___________________________________________

51

APÊNDICE B – TERMO DE CONSENTIMENTO PARTICIPAÇÃO DE TESTE

Termo de consentimento

Este termo de consentimento é referente ao trabalho de conclusão de curso do aluno Leo Jaimesson Sousa da Silva, com o título: "Solid WM: Uma aplicação web progressiva para a gestão dos resíduos sólidos da UFC Quixadá utilizando visualização de dados". Os dados coletados durante o teste serão estritamente utilizados para análise e melhorias na aplicação.

Posteriormente, o resultado do teste será divulgado no trabalho de conclusão de curso do aluno citado anteriormente, onde o mesmo garante preservar o anonimato do participante.

• ( ) Aceito participar dos testes. • ( ) Não aceito participar dos testes.

_______________________________________ Assinatura do participante

_______________________________________ Assinatura do aplicador

APÊNDICE C – QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO

Questionário

É possível cadastrar todos os tipos de resíduos sólidos desejado na aplicação? ( ) Concordo totalmente

( ) Concordo

( ) Não concordo, nem discordo ( ) Discordo

( ) Discordo totalmente

É possível registrar a coleta de resíduo sólido na aplicação? ( ) Concordo totalmente

( ) Concordo

( ) Não concordo, nem discordo ( ) Discordo

( ) Discordo totalmente

O dados das coletas são apresentados corretamente nos gráficos presentes na aplicação? ( ) Concordo totalmente

( ) Concordo

( ) Não concordo, nem discordo ( ) Discordo

( ) Discordo totalmente

É possível gerar os gráficos de acordo a faixa de tempo desejada? ( ) Concordo totalmente

( ) Concordo

( ) Não concordo, nem discordo ( ) Discordo

( ) Discordo totalmente

É possível realizar a geração de relatórios de acordo com a faixa de tempo desejado? ( ) Concordo totalmente

( ) Concordo

( ) Não concordo, nem discordo ( ) Discordo

53

( ) Discordo totalmente

É possível realizar alguma análise nos dados cadastrados na aplicação? ( ) Concordo totalmente

( ) Concordo

( ) Não concordo, nem discordo ( ) Discordo

( ) Discordo totalmente

Quantos erros foram encontrados durante a execução das tarefas? ( ) Nenhum

( ) Até 3 erros ( ) Até 5 erros ( ) Até 10 erros ( ) Mais de 10 erros

A aplicação possui padrões que facilitam seu uso? ( ) Concordo totalmente

( ) Concordo

( ) Não concordo, nem discordo ( ) Discordo

( ) Discordo totalmente

Foi possível perceber a existência de uma classificação por cores nos dados cadastrados na aplicação?

( ) Concordo totalmente ( ) Concordo

( ) Não concordo, nem discordo ( ) Discordo

( ) Discordo totalmente

Quantas vezes não compreendeu ou teve problemas com o uso da interface da aplicação? ( ) Nenhuma

( ) Até 3 vezes ( ) Até 5 vezes ( ) Até 10 vezes ( ) Mais de 10 vezes

O design das telas usadas na aplicação. Atualmente encontra-se? ( ) Muito bom ( ) Bom ( ) Normal ( ) Ruim ( ) Muito ruim

A nomenclatura encontrada nas telas durante o uso da aplicação (Nomes de campos, botões, textos e etc.), atualmente encontra-se?

( ) Muito clara ( ) Clara ( ) Normal ( ) Confusa ( ) Muito confusa

De forma geral, você considera a proposta da aplicação relevante para a sociedade? ( ) Concordo totalmente

( ) Concordo

( ) Não concordo, nem discordo ( ) Discordo

( ) Discordo totalmente

O nível de satisfação encontrado durante o uso da aplicação foi? ( ) Muito alto

( ) Alto ( ) Normal ( ) Baixo ( ) Muito baixo

O espaço abaixo é reservado para que você exponha sua opinião e sugerir melhorias e novas funcionalidades na aplicação (Opcional).

55

APÊNDICE D – ROTEIRO DA ENTREVISTA

1. Atualmente como ocorre a gestão do lixo produzido na universidade? Existe algum processo?

2. Existem informações relacionadas aos principais tipos de lixos produzidos no campus? 3. Quais são os principais problemas encontrados em relação ao gerenciamento do lixo na

universidade?

4. Existe alguma forma de registro relacionados as coletas efetuadas no campus?

5. Você acredita que um software para armazenar e apresentar essas informações de uma forma mais amigável traria algum benefício na gestão dos resíduos sólidos produzidos na instituição?

6. Que tipo de dados seriam relevantes serem registradas a fim de facilitar a gestão?

7. Que tipo de informações seriam relevantes serem extraídas a partir do uso de um software de gestão de resíduos sólidos? (Que torne o processo de tomada de decisões mais fácil.) 8. Você tem alguma sugestão que poderia tornar ainda melhor o gerenciamento do lixo na

Documentos relacionados