• Nenhum resultado encontrado

3 MERCADO ACIONÁRIO

6.2 Limitação da Pesquisa

A limitação mais importante da pesquisa está relacionada ao enfoque dado exclusivamente ás característica financeiras e de valor no preço das ações das empresas que aderiram ao Novo Mercado da BOVESPA. Conforme literatura pertinente e apresentada no capitulo 2, outros mecanismos, tanto interno como externo para avaliar os efeitos de governança corporativa sobre as corporações, financeiras ou não, também estão disponíveis, porém não foram o foco deste trabalho, além dos problemas de agência, presença de mercado hostis de aquisição, entre outros.

Com relação ao método utilizado para levantamento e coleta dos dados, algumas limitações relevantes precisam ser destacadas.

Para este trabalho, utilizou-se como ponto de partida a hipótese de que a adoção das boas de governança corporativa, segundo o modelo adotado pela BOVESPA, pode afetar o desempenho corporativo e o valor das empresas através da valorização do preço de suas ações.

Desta maneira, a relação de causalidade que surge entre as variáveis de governança corporativa, a valorização do preço da ação da empresa e de seu desempenho, apesar de ser defensável em termos teóricos, pode ser afetada por outras variáveis tais como o desempenho do mercado. O problema que surge é que da mesma forma que a adoção das boas práticas de governança corporativa pode ser a causa do desempenho favorável das empresas no Brasil e de seu valor, ela também pode ser conseqüência, visto que as empresas podem e têm a capacidade de alterar suas práticas de governança corporativas a partir de um determinado desempenho, ou mesmo serem influenciados por condições macroeconômicas, ou de conjectura ao longo do período de estudo.

Assim sendo, este problema constitui uma limitação do presente trabalho. Uma possível maneira de amenizar este efeito é a realização de testes entre empresas pertencentes a sub-setores distintos dentre os adotados para este estudo, nos quais buscar-se-ia relacionar as boas práticas de governança corporativa das companhia e instituições abertas com o desempenho corporativo, através do estudo do preço de suas ações, e a comparação com companhias e instituições que não as adotaram.

6.2.1 Limitação Temporal dos Dados

O período de dados, tomados como base para desenvolvimento deste trabalho abrangeu em sua totalidade cinco anos, porém a análise específica das empresas se delimitou a iniciar-se a partir da data de sua aderência, o que culminou em análises por períodos pequenos de algumas das empresas do segmento. É difícil, entretanto, determinar objetivamente qual o melhor período para tomadas e avaliação dos dados pesquisados que podem determinar um nível excelente na veracidade das informações, devido ao tempo que as práticas formais de governança corporativas se estabeleceram no Brasil.

Uma forma de diminuir este problema é testar a consistência dos resultados obtidos em um primeiro nível entre as próprias empresas nacionais e em segundo lugar com os resultados obtidos em países onde as práticas de governança corporativas também são adotadas. Um exemplo deste caso é analisar o resultado obtido com a valorização dos preços das ações dos principais empresas no Brasil que adotaram as práticas diferenciadas de governança corporativa com grupos semelhantes de empresas em outros países emergentes, como por exemplo Argentina e México. Porém, avaliar estes diferentes grupos de empresas e países, não foi o escopo do presente trabalho, podendo vir a ser um caso de pesquisa futura. A literatura acadêmica e de mercado relata vários casos nos quais, a partir das práticas de governança corporativa, o resultado e o valor das empresas e instituições pesquisadas apresentaram aumento, conforme apresentado no capitulo 2.

Para o presente trabalho foi possível analisar e ter como base as empresas que aderiram ao Novo Mercado (IGC) a partir de sua criação no segundo semestre de 2001. Para que os dados levantados fossem expressivos, optou-se por trabalhar com todas as empresas que compõem este ambiente, como forma de obter uma massa de dados compreendida entre os anos de 2001 a 2006.

Neste trabalho, foram adotados os seguintes marcos: 1) período de adesão, o qual designa o inicio do período compreendido da migração da empresa para os níveis diferenciados de governança corporativa da BOVESPA; 2) período final de análise, Março de 2006.

7 DEMONSTRAÇÃO DOS ESTUDOS REALIZADOS

Com já ilustramos em capítulos anteriores a proposta desta pesquisa é efetuar um estudo do comportamento acionário das vinte e duas empresas que compõem o Novo Mercado da BOVESPA, verificando se este diferencial de possuírem governança corporativa implementada em suas estruturas remete ganhos extraordinários na valorização de suas ações se comparando com a evolução média do mercado. Logicamente que existem outras variáveis que impactam no comportamento deste ambiente, porém o propósito não é esgotá -las e sim fomentar e visualizar o ambiente por uma das principais variáveis que é o comportamento acionário.

Neste capítulo serão apresentados os estudos realizados com as empresas, dividindo-o basicamente em quatro seções; sendo a primeira, uma análise específica, evidenciando a consolidação histórica, a evolução acionária apresentada graficamente, a análise de tendência e parecer final sobre o desempenho de cada uma delas; na segunda, faremos uma análise comparativa entre o índice das empresas com governança, o IGC, e o índice de mercado, o IBOV, verificando a valorização e tendências de ambos num mesmo período, remetendo uma análise final; terceiro, será efetuada uma análise entre duas empresas do Novo Mercado e duas empresas sem governança implementada, visando efetuar uma comparação entre ambas num mesmo período; e por fim na quarta seção, onde teremos a análise dos dados, efetuaremos a consolidação e demonstração dos resultados visando comprovar a hipótese apresentada de que a governança corporativa implementada nas empresas pode ser um diferencial que impacta positivamente na valorização de suas ações.

Documentos relacionados