• Nenhum resultado encontrado

O estudo teve algumas limitações, como: dificuldade de recebimento TCLE, alguns coordenadores impediram a realização da pesquisa, vírus no website, o que parou a continuidade de coleta dos dados duas vezes. Na primeira vez, por quatro dias, na segunda, por cinco dias.

Em cada visita realizada nos grupos, poucos adolescentes negaram-se a participar da pesquisa. O tema, sexualidade e prevenção de IST/HIV/aids, deixou alguns intimidados, envergonhados. Outros aderiram prontamente. Em certo grupo de jovens, foram distribuídos, aproximadamente, 50 termos. Os adolescentes menores de idade que consentiram participar da pesquisa, levaram o TCLE para casa. Todos foram orientados a trazer na outra semana, quando o grupo se encontrava novamente para reunião. Ao retornar na semana seguinte para pegar os termos, nenhum adolescente lembrou de levá-lo assinado. Desta maneira, a mestranda solicitou que levassem na outra semana. Ao retornar pela segunda vez ao grupo, apenas uma adolescente levou o termo assinado pelo responsável.

Observou-se a grande dificuldade do recebimento do TCLE por parte dos adolescentes. Muitos pediram desculpas e disseram haver esquecido, ou que o pai esqueceu de assinar. Outros disseram que fosse outro dia que eles levariam, ou então que haviam perdido, e acabaram pedindo os termos para levar para casa novamente.

A entrega do TCLE teve baixa adesão quando foram entregues aos menores de idade pelos fatores já mencionados. Ao observar esta limitação, em alguns locais a mestranda teve iniciativa de solicitar aos coordenadores uma reunião com os pais dos adolescentes a fim de explicar o trabalho, seu objetivo, e receber as assinaturas. Contudo, apenas uma coordenadora de um grupo de jovens aceitou a realização da reunião. Nem todos os pais compareceram, e os que foram fizeram diversas perguntas, aprovaram a participação dos filhos, assim como falaram da relevância do trabalho para os adolescentes no meio católico. Outros coordenadores acharam inviável, disseram que era muito difícil fazer a reunião. Então, a coleta continuou com a estratégia inicial, onde eram entregues os termos em uma semana, e na outra, recolhidos.

A importância do coordenador do grupo de jovens é elementar para que possa ocorrer adesão de forma efetiva. Nos grupos onde houve intervenção do líder, quando ele mandou mensagens lembrando os jovens levarem os termos, de responderem a pesquisa, houve um

quantitativo maior do que outros grupos em que o coordenador intervia pouco.

Salienta-se que o Arcebispo de Fortaleza autorizou a pesquisa nos grupos de jovens. Não houve interposição de nenhum padre das paróquias visitadas a fim de realizar a pesquisa. Contudo, alguns coordenadores de grupos não permitiram a realização da mesma.

Antes desta pesquisa com o público alvo, o site foi cuidadosamente construído com base na literatura, e plenamente de acordo com os documentos da Igreja Católica, contendo, inclusive as referências para o aporte teórico. Após sua construção foi avaliado por especialistas enfermeiros, educadores em saúde, teólogos e designers gráficos. Os mesmos consideraram o website satisfatório com ressalvas que foram sanadas após a avaliação (FERREIRA, 2014).

Outra limitação deu-se pelo fato do website ter sido invadido por vírus, e ficado alguns dias fora do ar durante a coleta de dados. Este fato reforça a necessidade de atualização não somente do conteúdo, mas sobretudo da versão pelo qual foi desenvolvido, que teve o ambiente atualizado em 2017.

Recomenda-se realizar a validação do website com grupos religiosos e não religiosos, assim como também em escolas religiosas ou não, públicas e privadas, com intenção de dar ao maior quantitativo de adolescentes oportunidade de se sensibilizarem acerca da sexualidade e se prevenirem contra IST/HIV/aids. Se possível, para estudos posteriores, deve-se atentar para procurar os locais e solicitar as devidas autorizações com certa antecedência, assim como realizar a coleta dos dados. Caso a adesão seja baixa em algum local, não insistir nele por muito tempo, e sim, após duas tentativas, procurar outros locais.

REFERÊNCIAS

ÁFIO, A.C.E.; BALBINO, A.C.; ALVES, M.D.S.; CARVALHO, L.V.; SANTOS, M.C.L.; OLIVEIRA, N.R. Análise do conceito de tecnologia educacional em enfermagem aplicada ao paciente. Revista Rene, v.15, n.1, p.158-65. 2014. Disponível em:<

http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/8910/1/2014_art_mclsantos.pdf>.

ALMEIDA, O. S.; SANTOS, B.G. Educação sexual na ótica de estudantes de ensino médio de uma escola da região do sudoeste da Bahia. Revista Eclesiástica Brasileira, v. 7, n. 2, p. 109- 123. 2014.

APOSTOLICO, M.R.; EGRY, E.Y. Uso da internet na coleta de dados primários na pesquisa em Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 66, n. 6, p. 949-955. 2013. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672013000600021&lng=en&n rm=iso>.

ARAGÃO, J.M.N.; GUBERT, F.A.; TORRES, R.A.M.; SILVA, A.S.R.; VIEIRA, N.F.C. O uso do Facebook na aprendizagem em saúde: percepções de adolescentes escolares. Revista

Brasileira de Enfermagem [online], vol.71, n. 2, p.265-271. 2018. Disponível em:<

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S003471672018000200265&script=sci_arttext&tlng=pt>. BELARMINO, V.F.; ARAÚJO, W.J. Análise de vulnerabilidades computacionais em

repositórios digitais. Biblios, n. 56. 2014. Disponível em:< http://www.redalyc.org/html/161/16136190001/>.

BENZAKEN, A.S.; SALES, D.N.; JUNIOR, J.I.P.; PEDROSA, V.L.; GARCÍA, E.G.

Prevalência da infecção por clamídia e gonococo em mulheres atendidas na clínica de DST da Fundação Alfredo da Matta, Manaus, Amazonas. DST. Jornal Brasileiro de Doenças

Sexualmente Transmissíveis, v. 22, n. 3, p. 129-134. 2010. Disponível em: <http://www.dst.uff.br/revista22-3-2010/Prevalencia%20clamidia.pdf>.

BIANCA, S.C.; RIGONI, P.A.G.; VIEIRA, L.F.; BELEM, I.C. Relação entre distorção de

imagem corporal e risco de desenvolvimento de transtornos alimentares em adolescentes. Revista Conexões, v. 12, n. 1, p. 1-15. 2014. Disponível em:<

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/2178/2300>.

BORGES, J.L.; DELL’AGLIO, D.D. Desafios éticos na pesquisa com adolescentes: implicações da exigência do consentimento parental. Revista da SPAGESP, v. 18; n. 2; p. 43-57. 2017. BRASIL. Agência Fiocruz de notícias. Saúde e ciências para todos. 2015. Disponível

em:<https://agencia.fiocruz.br/novosestudosinvestigamaspectosbiol%C3%B3gicosdatricomon% C3%ADase>.

______. COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. TIC Kids online Brasil 2014: pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. 2014. Disponível em:< http://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Kids_2014_livro_eletronico.pdf>.

______. Manual de Orientação. Saúde de Crianças e Adolescentes na era digital. Departamento de Adolescência. Sociedade Brasileira de Pediatria. Outubro. 2016. Disponível em:<

http://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2016/11/19166d-MOrient-Saude-Crian-e- Adolesc.pdf>.

______. Ministério da Saúde. Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde. Brasília. 2010. Disponível em:

<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_nacionais_atencao_saude_adolescentes_jo vens_promocao_saude.pdf.>.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância à Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde : PNaPS : revisão da Portaria MS/GM nº 687, de 30 de março de 2006 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância à Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília. 2014. Disponível em:<

______. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Dicas em Saúde. Doenças Sexualmente Transmissíveis. 2007. Disponível em:<

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/40dst.html>.

______. Ministério da Saúde. Guia de Vigilância Epidemiológica. 7ª edição. Brasília, DF, 2009. ______. Estatuto da criança e do adolescente. Lei Federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002.

______. Ministério da Saúde. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas (PCDT): atenção integral às pessoas com infecções sexualmente transmissíveis (IST). Departamento de IST, Aids e

Hepatites Virais Secretaria de Vigilância em Saúde. Ministério da Saúde, 2015. Acesso em: 04 de agosto de 2016. Disponível em:

<http://conitec.gov.br/images/Consultas/Relatorios/2015/Relatorio_PCDT_IST_CP.pd>. BRÊYAS, J.R.S.; OHARA, C.V.S.; JARDIM, D.P.; MUROYA, R.L. Conhecimento sobre DST/aids por estudantes adolescentes. Revista da Escola de Enfermagem da USP, vol. 43, n. 3, p. 551-557, 2009.

BRILHANTE, A.V.M.; CATRIB, A.M.F. Sexualidade na adolescência. Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia, vol. 39, n. 10, 2011.

CAMPOS, M.O.; NETO, J.F.R. Qualidade de vida: um instrumento para promoção de saúde. Revista Baiana de Saúde Pública, v.32, n.2, p.232-240 maio/ago. 2008. Acesso em: 03 de agosto de 2016. <http://inseer.ibict.br/rbsp/index.php/rbsp/article/viewFile/1438/1075>. CANAVEZ, M.F.; ALVES, A.R.; CANAVEZ, L.S. Fatores predisponentes para o uso precoce de drogas por adolescentes. Cadernos UniFOA. Edição nº 14. 2014.

CARNEIRO, R.F.; SILVA, N.C.; ALVES, T.A.; BRITO, D.C.; OLIVEIRA, L.L. Educação sexual na adolescência: uma abordagem no contexto escolar. Revista SANARE, v. 14, n. 1, p. 104-108. 2015.

CARVALHO, A.T. Curso online acessível sobre saúde mamária para mulheres cegas e videntes: estudo de validação e avaliação. Tese (Doutorado em Enfermagerm) - Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

CATELLINO, E.; GLOWACZ, F.; BORN, M.; TESTA, S.; BINA, M.; CALANDRI, E.

Adolescent risk behaviours and protective factors against peer influence. Journal of Adolescent, v. 37, n. 8, p. 1353- 1362. 2014. Disponível em:<

https://iris.unito.it/handle/2318/150912#.WxABIZ9Ki01>.

CERVERA, D.P.P.; PARREIRA, B.D.M.; GOULART, B.F. Educação em saúde: percepção dos enfermeiros da atenção básica em Uberaba (MG). Ciências da Saúde Coletiva, Rio de Janeiro , v. 16, supl. 1, p. 1547-1554, 2011 . Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141381232011000700090&lng=en&n rm=iso>.

CEZARIO, K.G. Avaliação de tecnologia assistiva para cegos: enfoque na prevenção ao uso de drogas psicoativas. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.

CEZARIO, K.G. Validação de tecnologia assistiva para pais cegos: ênfase na alimentação complementar do lactente. Tese (Doutorado em Enfermagerm) - Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.

COELHO, R.F.S.; SOUTO, T.G.; SOARES, L.R.; LACERDA, L.C.M.; MATÃO, M.E.L. Conhecimentos e crenças sobre doenças sexualmente transmissíveis e hiv/aids entre adolescentes e jovens de escolas públicas estaduais da região oeste de Goiâna. Revista de Patologia Tropical, v. 40, n. 1, p.: 56-66. 2011. Disponível em:<

http://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/365/1/13914-55290-2-PB.pdf>.

COUTINHO, R.Z.; MIRANDA, R.P. Religião, religiosidade e iniciação sexual na adolescência e juventude. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 31, n.2, p. 333-365. 2014.

Disponível em: <https://www.rebep.org.br/revista/article/view/672/651>.

COSTA, M.C.; DEMARCH, E.B.; AZULAY, D.R.; PÉRISSÉ, A.R.S.; DIAS, M.F.R.G.; NERY, J.A.C. Doenças sexualmente transmissíveis na gestação: uma síntese de particularidades. Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 85, n. 6, p.767-785. 2010. Acesso em 04 de agosto de 2016. <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0365-05962010000600002&script=sci_arttext&tlng=pt>. COSTA, L. A.; GOLDENBERG, P. Papilomavírus humano (HPV) entre jovens: um sinal de alerta. Saúde e Sociedade, São Paulo , v. 22, n. 1, p. 249-261. 2013. Available from

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010412902013000100022&lng=en&n rm=iso>.

CRUZ, A. G.; NERI, D. F. M. A inserção de tablets em escolas da rede pública estadual na cidade de petrolina-Pe: uma percepção dos educadores e educandos. Revista de Educação do Vale do São Francisco, v.4, n.6, p. 6–26, 2014.

DANTAS, B.S.A. Sexualidade, cristianismo e poder. Estudos de pesquisa psicológica, vol. 10, n. 3, p. 700-728, 2010.

DUARTE, A.J.O. Religião e comportamento sexual: concepções cristãs sobre sexualidade. Relegens Thréskeia Estudos e Pesquisas em Religião, v. 0, n. 1, p. 74-98. 2017.

EISENSTEIN, E. Desenvolvimento da sexualidade da geração digital. Revista de Adolescência e Saúde, v. 10, supl. 1, p. 61-71. 2013.

FALKEMBACH, G. A. M. Concepção e Desenvolvimento de Material Educativo Digital. RENOTE, v.3, n.1. 2005.

FERNANDES, S.R.A. Marcos definidores da condição juvenil para católicos e pentecostais na baixada fluminense - algumas proposições a partir de um survey. Religião e Sociedade, v. 31, n. 1, p. 96-125. 2011. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010085872011000100005&lng=en&n rm=iso>.

FERREIRA, A.G.N. Dialogando com adolescentes de grupos religiosos sobre hiv: desafios para a enfermagem. Texto & Contexto de Enfermagem, v. 22, n. 4, p. 952-60. 2013. Acesso em:< http://www.scielo.br/pdf/tce/v22n4/11.pdf>.

FERREIRA, A.G.N. Papo de adolescente: website sobre sexualidade e prevenção de

DST/HIV/aids para adolescentes envolvidos na igreja. Tese (Doutorado em Enfermagerm) - Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.

FERREIRA, A.G.N.; GUBERT, F.A.; MARTINS, A.K.L; GALVÃO, M.T.G.; VIEIRA, N.F.C.; PINHEIRO, P..N.C. Promoção da saúde no cenário religioso: possibilidades para o cuidado de enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 32, n. 4, p. 744-750. 2011.

FREITAS, K.R.; DIAS, S.M.Z. Percepções de adolescentes sobre sexualidade. Texto Contexto Enfermagem, v. 19, n. 2, p. 351-357. 2010.

FIGUEIREDO, P.B.A.; SOUZA, M.V.; OTA, T.M.N.; RIBEIRO, B.B.S. Efetividade de website em saúde bucal para os adolescentes. Revista Brasileira de Promoção da Saúde, v. 27, n. 3, p. 398-405. Fortaleza, 2014. Disponível em:<

FILADELFI, A.M.C.; NASCIMENTO, V.S.; CARVALHO, L.B.; CONCEIÇÃO, L.T.;

TOBALDINI, G. Instrumentos pedagógicos interativos no ensino de Fisiologia e noções de saúde para jovens. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 6, n. 1, p. 15-24. 2015.

Disponível em:< https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1865>.

FONSECA, L.M.M.; LEITE, A.M.; MELLO, D.F.; SILVA, M.A.I.; LIMA, R.A.G.; SCOCHI, C.G.S. Tecnologia educacional em saúde: contribuições para a enfermagem pediátrica e neonatal. Escola Anna Nery (impr.), v. 15, n. 1, p. 190-196. 2011. Disponível em:<

http://www.scielo.br/pdf/ean/v15n1/27.pdf>.

GHORBANI, N.R.; ROSEMARIE N.H. Effects of Information and Communication Technology on Youth’s Health Knowledge. Asia-Pacific Journal of Public Health, v.23, n.3, p. 363–368. 2011.

GOMES, C.M. Vivência em grupo: sexualidade, gênero, adolescência e espaço escolar. Revista de Atenção Primária à Saúde, v. 16, n. 1, p. 103-111. 2012.

GRILO, A.; DIAS, L. A prática docente e a usabilidade em ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior: estudos na Turma Virtual do SIGAA. Revista Tecnologias na Educação, v. 17, n. 8. 2016.

GUIMARÃES, F.J.; CARVALHO, A.L.R.F.; PAGLIUCA, L.M.F. Elaboração e validação de instrumento de avaliação de tecnologia assistiva. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 17, n. 2, p. 302-311. 2015.

HUGO, T.D.O.; MAIER, V.T.; JANSEN, K.; RODRIGUES, C.E.G; CRUZEIRO, A.L.S.; ORES, L.C.; PINHEIRO, R.T.; SILVA, R.; SOUZA, L.D.M. Fatores associados à idade da primeira relação sexual em jovens: estudo de base populacional. Caderno de Saúde Pública, v. 27, n. 11, p. 2207-2214. 2011. Disponível em:<

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico 2010: características gerais da população. Disponível em:<

http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/94/cd_2010_religiao_deficiencia.pdf>. JULIANI, C.M.C.M.; KURCGANT, P. Tecnologia educacional: avaliação de um web site sobre Escala de Pessoal de Enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP [online], v.43, n. 3, p. 512-519. 2009.

KIMES, C.M.; GOLDEN, S.L.; MAYNOR, R.F.; SPANGLER, J.G.; BELL, R.A. Lessons Learned in Community Research Through The Native Proverbs 31 Health Project. Perventive Chronic Disease [online], v. 11, n. 59. 2014. Disponível

em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3992295/>.

LANDOR, A.; SIMONS, L.G.; SIMONS, R.L.; BRODY, G.H.; GIBBONS, F.X. The Role of Religiosity in the Relationship Between Parents, Peers, and Adolescent Risky Sexual Behavior. Journal Youth Adolescent, v. 40, n. 3, p. 296–309. 2011. Disponível em:<

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3391607/pdf/nihms294113.pdf>.

LEMOS, C.T. Catolicismo, sexualidade e aids: pertencer sem ser fiel. Sociedade e Cultura, v. 13, n. 2, p. 259-268. 2010. Disponível em: <

https://www.revistas.ufg.br/fchf/article/view/13429/8667>.

LEMOS, I.C.S.; MIRANDA, M.L.F.; MATIAS, L.V.R.; LÉDIO, M.F.; ALVES, A.C.P.;

MARQUES, S.F. Tecnologia educativa para trabalhar a sexualidade de adolescentes no contexto escolar. Revista Interdisciplinar, v. 8, n. 3, p. 110-118. 2015.

LINS, T. H.; VERISSIMO, R.C.S.S.; MARIN, H.F. Conceptions of nurses about the content of the website post-anesthetic recovery room. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 63, n. 1, p. 22-25. 2010 . Disponível em

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672010000100004&lng=pt&n rm=iso>.

LOPES, M.S.V.; SARAIVA, K.R.O.; FERNANDES, A.F.C.; XIMENES, L.B. Análise do conceito de promoção da saúde. Texto & Contexto Enfermagem, v. 19, n. 3, p. 461-468. 2010. Disponível em: < http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71416099007>.

LUSTOSA, G.L.S. O que os adolescentes pensam sobre sexualidade: construção de uma cartilha educativa. Trabalho de Conclusão de Curso de Enfermagem. Brasília, 2014.

MACIEL, E.L.N.; OLIVEIRA, C.B.; FRECHIANI, J.M.; SALES, C.M.M.; BROTTO, L.D.A.; ARAÚJO, M.D. Projeto Aprendendo Saúde na Escola: a experiência de repercussões positivas na qualidade de vida e determinantes da saúde de membros de uma comunidade escolar em Vitória, Espírito Santo. Ciências e Saúde Coletiva, v. 15, n. 2, p. 389-396. 2010.

MAROLA, C.A.G.; SANCHES, C.S.M.; CARDOSO, L.M. Formação de conceitos em

sexualidade na adolescência e suas influências. Psicologia e Educação [online], vol. 11, n. 33, p. 95-118, 2011.

MARQUES, J.A.T. Arquidiocese de Fortaleza. Decreto 005/2009. 2009. Disponível em:< http://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/wp-content/uploads/2012/08/DECRETO-DE-

CRIA%C3%87%C3%83O-DAS-REGI%C3%95ES-EPISCOPAIS-8-de-dezembro-de-2009.pdf>. MARTINS, S.; GONTIJO, D.T. Tempo de engajamento nas áreas de ocupação de adolescentes inseridos em uma escola pública. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 22, p. 162-171. 2011.

MENEZES, A.G.M.P.; GOBBI, D. Educação em saúde e Programa de Saúde da Família: atuação da enfermagem na prevenção de complicações em pacientes hipertensos. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 97-102. 2010. Acesso em: 02 de agosto de 2016. Disponível em: <http://www.saocamilosp.br/pdf/mundo_saude/74/13_revisao_Educacao.pdf>.

MIJUCA, M.T.V.; IBARRA, A.I.; ZUBAREW, T.; CORREA, L. Prevention of adolescente risk behaviours: Role of the family. Index Enfermería, v. 22, n. 1-2, Granada, jan/jun, 2013.

MONTEIRO, E.M.L.M.; VIEIRA, N.F.C. Educação em saúde a partir de círculos de cultura. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 63, n. 3, p. 397-403. 2010. Disponível em:<

http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n3/a08v63n3.pdf>.

MORI, S.; WHITAKER, I. Y.; MARIN, H. F. Evaluación de la página web educativa en

Primeros Auxilios. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 47, n. 4, p. 950-957. 2013. NUNES, S.M.M.D.; VAZ, A.M.O.B.D.M. Comportamento e atitudes jovens face às infecções sexuais transmissíveis. International Journal of Developmental na Educational Psychology, v. 1, n. 1, p. 407-414. 2013. Disponível em:<http://www.redalyc.org/html/3498/349852058032/>. PABLO, L.S.C.; PAIVA, M.S.; GOMES, A.M.T.; SORTE, E.T.B.; RODRIGUES, L.S.A.; COELHO, E.A. Significados a respeito da prevenção ao HIV/aids e da sexualidade para jovens católicos. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 38, n. 4, p. 2016-0080. 2017.

PASQUALI, L. Instrumentação psicológica – Fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed, 2010.

PESKIN, M.F.; SHEGOG, R.; MARKHAM, C.M.; THIEL, M.; BAUMLER, E.R. Efficacy of It’s Your Game-Tech: A Computer-Based Sexual Health Education Program for Middle School Youth. Journal of Adolescent Health, v. 56, p. 515-521. 2015.

PINOCHET, L.H.C. Tendências de tecnologia de informação na gestão da saúde. O Mundo da Saúde, v. 35, n. 4, p. 382-394. 2011. Disponível em:

<http://www.saocamilosp.br/pdf/mundo_saude/88/03_TendenciasdeTecnologia.pdf>.

PINTO, A.C.S.; QUEIROZ, M.V.O.; GUBERT, F.A.; BRAGA, V.A.B.; PINHEIRO, P.N.C. Educação em saúde na prevenção do HIV/AIDS com homens jovens usuários de crack. Texto e Contexto Emfermagem, v.25, n.3, p. 1-9. 2016.

PINTO, A.C.S.; SCOPACASA, L.F.; BEZERRA, L.L.A.L.; PEDROSA, J.V.; PINHEIRO, P.N.C. Uso de tecnologias da informação e comunicação na educação em saúde de adolescentes: revisão integrativa. Revista de Enfermagem UFPE on line, v.11, n.2, p.634-644. 2017.

PINTO, M.; ANTELO, M.; FERREIRA, R.; AZEVEDO, J.; SANTO, I.; BORREGO, M.J.; GOMES, J.P. Carga treponêmica em amostras biológicas correspondentes a diferentes fases clínicas de sífilis. Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Observações Boletim Epidemiológio, v. 15, 2ª série, 2016. Disponível em:

<http://repositorio.insa.pt/bitstream/10400.18/3698/1/Boletim_Epidemiologico_Observacoes_N1 5_2016_artigo5.pdf>.

PINTO, M.B.; SANTOS, N.C.C.B.; ALBUQUERQUE, A.M.; TORQUATO, I.M.B. Educação em saúde para adolescentes de uma escola municipal: a sexualidade em questão. Revista de Ciências da Saúde, v. 12, n. 3, p. 587-592. 2013. Disponível em:<

http://eduem.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/viewFile/18470/pdf>.

RANGEL-S, M.L.; BARBOSA, A.O.; RICCIO, N.C.R.; SOUZA, J.S. Redes de aprendizagem colaborativa: contribuição da Educação a Distância no processo de qualificação de gestores do Sistema Único de Saúde - SUS. Revista Interface (Botucatu) [online], v. 16, n. 41, p. 545-556. 2012. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141432832012000200019&lng=en&n rm=iso>.

RODRIGUES, B.C. et al. Educação em Saúde para a Prevenção do Câncer Cérvico-uterino. Revista Brasileira de Educação Médica, [s.l.], v. 36, n. 1, p.149-154, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n1s1/v36n1s1a20.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2015.

ROECKER, S.; MARCON, S.S. Educação em saúde na estratégia saúde da família: o significado e a práxis dos enfermeiros. Escola Anna Nery (impr.), v. 15, n. 4, p. 701-709. 2011. Acesso em: 02 de agosto de 2016. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ean/v15n4/a07v15n4>.

SALCI, M.A.; MACENO, P.; ROZZA, S.G.; SILVA, D.M.G.V.; BOEHS, A.E.; HEIDEMANN, I.T.S.B. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 224-30. 2013. Acesso em: 02 de agosto de 2016. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/tce/v22n1/pt_27>.

SAMPAIO, J.; SANTOS, G.C.; AGOSTINI, M.; SALVADOR, A.S. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens no sertão

pernambucano. Revista Interface, Comunicação, saúde educação, v. 18, n. supl 2., p. 1299- 1312. 2014.

SANTOS, T.M.B.; ALBUQUERQUE, L.B.B.; BANDEIRA, C.F.; COLARES, V.S.A. Fatores que contribuem para o início da vida sexual em adolescentes: revisão integrativa. Revista de Atenção à Saúde¸ v. 13, n. 44, p. 64-70. 2014.

SANTOS, M.P.M.; MORAIS, M.P.L.A.; FONSECA, D.D.D.; FARIA, A.B.S.; SILVA, I.H.M.; CARVALHO, A.A.T.; LEÃO, J.C. Herpesvírus humano: tipos, manifestações orais e tratamento. Odontologia Clínico.-Científica (Online), v.11, n. 3, p. 191-196. 2012. Disponível em:

<http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?pid=S167738882012000300004&script=sci_arttext>. SANTOS, V.E.P.; RADÜNZ, V. O cuidar de si na visão de acadêmicas de enfermagem. Revista

Documentos relacionados