• Nenhum resultado encontrado

Listas de Discussão MySQL

No documento refman-4.1-pt.a4 (páginas 38-44)

1. Informações Gerais

1.7. Fontes de Informações do MySQL

1.7.1. Listas de Discussão MySQL

Esta seção introduz a lista de deiscussão do MySQL e dá algumas explicações sobre como a lista deve ser utilizada. Quando você se inscreve na lista de discussão, você receberá, como mensagens de email, tudo o que é enviado para a lista. Você também poderá enviar suas próprias dúvidas e respostas para a lista.

1.7.1.1. As Listas de Discussão do MySQL

Para se inscrever ou cancelar a inscrição de qualquer uma das listas de email descritas nesta seção, visitehttp://lists.mysql.com/. Por favor, não envie mensagem sobre inscrição ou cancelamento para qualquer das listas de emasil, porque tais mensagens são dis- tribuídas automaticamente para milhares de outros usuários.

Seu site local pode ter muitas inscrições para uma lista de email do MySQL. Se sim, o site pode ter uma lista de email local, assim as mensagens enviadas paralists.mysql.comdo seu site são propagadas para a lista local. Nestes casos, por favor, contate seu administrador de sistema para adicionado ou excluido da lista local do MySQL.

Se você quiser que as mensagens da lista de discussão sejam enceminhadas para uma caixa de correio separada no seu programa de emails, configure um filtro com base nos cabeçalhos das mensagens. Você pode também usar os cabeçalhosList-ID:ouEn- tregar-Para:para identificar suas mensagens.

Existe também as seguintes listas de discussão sobre MySQL atualmente:

• announce

Esta é para anuncio de novas versões do MySQL e programas relacionados. Esta é uma lista com baixo volume na qual todos usuarios do MySQL deveriam se inscrever.

• mysql

A principal lista para discussões MySQL em geral. Note que alguns tópicos são mais bem discutidos em listas mais especializa- das. Se você enviar para a lista errada você pode não obter resposta.

• mysql-digest

A lista mysql na forma resumida. Isto significa que você irá receber todas mensagens individuais, enviadas na forma de uma grande mensagem uma única vez ao dia.

• bugs

Esta lista só será do seu interesse se você quiser ficar informado sobre assuntos relatados desde a última distribuição doMySQL

ou se você quiser estar ativamente envolvido no processo de busca e correção de erros. SeeSecção 1.7.1.3, “Como relatar erros ou problemas”.

• bugs-digest

Uma versão resumida da listabugs. • internals

Uma lista para pessoas que trabalham no código do MySQL. Nesta lista pode-se discutir desenvolvimento do MySQL e pos- patches.

• internals

Uma versão resumida da listainternals. • mysqldoc

Esta lista é para pessoas que trabalham na documentação do MySQL: pessoas da MySQL AB, tradutores e outros membros da comunidade.

• mysqldoc-digest

Esta é uma versão resumida da listamysqldoc. • benchmarks

Esta lista é para qualquer um interessado em assuntos de desempenho. Discussões concentradas em desempenho de banco de dados (não limitado ao MySQL) mas também inclue categorias ,com desempenho do kernel, sistema de arquivos, sistema de disco e outros.

• benchmarks

Esta é uma versão resumida da listabenchmarks. • packagers

Esta lista é para discussões sobre empacotamento e distribuição do MySQL. Este é o fórum usado pela pessoas que mantém a distribuição para troca de idéias de pacotes do MySQL e para assegurar que o MySQL esteja o mais parecido possível em todas as plataformas e sistemas operacionais suportados.

• packagers-digest

Esta é uma versão resumida da listapackagers. • java

Discussão sobre o servidor MySQL e Java. É mais usada para discussões sobre o driver JDBC, incluindo MySQL Connector/J. • java-digest

Uma versão resumida da listajava. • win32

Esta é a lista para todos os tópicos relacionados ao MySQL em sistemas operacionais Microsoft, como o Win95, Win98, NT e Win2000.

• win32-digest

Uma versão resumida da listawin32. • myodbc

Lista para todos os tópicos relacionados a conectividade do MySQL com ODBC. • myodbc-digest

Uma versão resumida da listamyodbc. • mysqlcc

Esta lista é sobre todos os tópicos relativos ao cliente gráficoMySQL Control Center. • mysqlcc-digest

Esta lista é uma versão resumida da listamysqlcc. • plusplus

Lista sobre todos os tópicos relacionados à programação da API C++ para o MySQL. • plusplus-digest

Uma versão resumida da listaplusplus. • msql-mysql-modules

Lista sobre o Suporte MySQL no Perl com omsql-mysql-modulesque é chamadoDBD-mysql. • msql-mysql-modules-digest

Lista resumida sobre a versão domsql-mysql-modules.

Se você não obtiver uma resposta para suas questões na lista de mensagens doMySQL, uma opção é pagar pelo suporte da MySQL AB, que irá colocar você em contato direto com desenvolvedores MySQL. SeeSecção 1.4.1, “Suporte Oferecido pela MySQL AB”.

A seguinte tabela mostra algumas listas de mensagens sobre o MySQL que utilizam linguas diferentes do Inglês. Perceba que elas não são operadas pela MySQL AB, portanto, não podemos garantir a qualidade destas.

• <mysql-france-subscribe@yahoogroups.com> Lista de mensagens na

língua francesa.

• <list@tinc.net> Lista de mensagens coreana.

Enviesubscribe mysql your@email.addresspara esta lista.

• <mysql-de-request@lists.4t2.com> Lista de mensagens alemã.

Enviesubscribe mysql-de your@email.addresspara esta lista. Você pode encontrar informações sobre esta lista de mensagens emhttp://www.4t2.com/mysql.

• <mysql-br-request@listas.linkway.com.br> Lista de mensagens

em português Enviesubscribe mysql-br your@email.addresspara esta lista. • <mysql-alta@elistas.net> Lista de mensagens espanhola.

Enviesubscribe mysql your@email.addresspara esta lista.

1.7.1.2. Fazendo perguntas ou relatando erros

Antes de enviar um relato de erro ou uma questão, por favor faça o seguinte:

• Comece pesquisando o manual MySQL online em: http://www.mysql.com/doc/ Nós tentaremos manter o manual atualizado, frequentemente atualizando-o com soluções para novos problemas encontrados! O apêndice de histórico de mudanças

(http://www.mysql.com/doc/en/News.html) pode ser útil já que é bem possível que uma versão mais nova ja tenha a solução pa- ra o seu problema.

• Procure no banco de dados de bugs emhttp://bugs.mysql.com/para ver se o erro já foi relatado/resolvido. • Pesquise os arquivos das listas de mensagens MySQL:http://lists.mysql.com/

• Você pode também usar a página http://www.mysql.com/search.html para pesquisar todas as páginas Web (incluindo o manual) que estão localizados em http://www.mysql.com/.

Se você não puder encontrar uma resposta no manual ou nos arquivos, confira com seu expert em MySQL local. Se você continua não encontrando uma resposta para sua questão, vá em frente e leia a próxima seção para saber como enviar email para lista de email do MySQL.

1.7.1.3. Como relatar erros ou problemas

Nosso banco de dados de bugs é publico e pode ser pesquisado por qualquer um emhttp://bugs.mysql.com/. Se você logar no siste- ma, você poderá entrar novos relatórios.

Escrever um bom relatório de erro exige paciência, e fazê-lo de forma apropriada economiza tempo para nós e para você. Um bom relatório de erros contendo um teste de caso para o bug irá torná-lo muito mais fácil para corrigí-lo no próximo release. Esta seção irá ajudá-lo a escrever seu relatório corretamente para que você não perca seu tempo fazendo coisas que não irão ajudar-nos muito ou nada.

Nós encorajamos todo mundo a usar o scriptmysqlbugpara gerar um relato de erros (ou um relato sobre qualquer problema), se possível.mysqlbugpode ser encontrado no diretórioscriptsna distribuição fonte, ou, para uma distribuição binária, no dire- tóriobinno diretório de instalação do MySQL. Se você não puder utilizar omysqlbug(por exemplo, se você o estiver executan- do no Windows), é ainda de vital importância que você incluia todas as informações necessárias listadas nesta seção (o mais impor- tante é uma descrição do sistema operacional e a versão do MySQL).

O scriptmysqlbuglhe ajudará a gerar um relatório determinando muitas das seguintes informações automaticamente, mas se al- guma coisa importante estiver faltando, por favor forneça-o junto de sua mensagem! Por favor leita esta seção com cuidado e tenha certeza que todas as informações descritas aquie estão incluídas no seu relatório.

De preferência, você deve testar o problema usando a última versão de produção ou desenvolvimento do Servidro MySQL antes do envio. Qualquer um deve estar apto a repetir o erro apenas usando 'mysql test < script' no caso de teste incluido ou execu- tando o script sheel ou Perl que é incluído no relatório de erros.

Todos os erros enviados para o banco de dados dem bugs emhttp://bugs.mysql.com/serão corrigidos ou documentados na próxma distribuição do MySQL. Se apenas pequenas mudanças de código forem necessárias enviaremos um patch para corrigir o problema. O lugar comum para relatar erros e problemas éhttp://bugs.mysql.com.

Se você encontrar um erro de segurança no MySQL, envie um email para<security@mysql.com>.

Se você tiver um relatório de erro que possa ser repetido, relate-o no banco de dados de bugs emhttp://bugs.mysql.com. Note que mesmo neste caso é bom executar o scriptmysqlbugprimeiro para ter informações sobre o sistema. Qualquer erro que pudermos repetir tem uma grande chance de ser corrigido na próxima distribuição do MySQL.

Para relatar outros problemas, você pode usar a lista de email do MySQL.

Lembre-se que é possível responder a uma mensagem contendo muita informação, mas não a uma contendo muito pouca. Frequen- temente pessoas omitem fatos porque acreditam que conhecem a causa do problema e assumem que alguns detalhes não importam. Um bom principio é: Se você está em dúvida sobre declarar alguma coisa, declare-a ! É milhares de vezes mais rápido e menos pro- blemático escrever um pouco de linhas a mais no seu relatório do que ser forçado a perguntar de novo e esperar pela resposta por- que você não forneceu informação sufiente da primeira vez.

ou não indicam em qual plataforma elas tem o MySQL instalado (Incluindo o número da versão da plataforma). Essa informação é muito relevante, e em 99% dos casos o relato de erro é inútil sem ela! Frequentemente nós recebemos questões como, ``Por que isto não funciona para mim?'' então nós vemos que aquele recurso requisitado não estava implementado naquela versão do MySQL, ou que o erro descrito num relatório foi resolvido em uma versão do MySQL mais nova. Algumas vezes o erro é dependente da plata- forma; nesses casos, é quase impossível corrigir alguma coisa sem conhecimento do sistema operacional e o número da versão da plataforma.

Lembre-se também de fornecer informações sobre seu compilador, se isto for relacionado ao problema. Frequentemente pessoas encontram erros em compiladores e acreditam que o problema é relacionado ao MySQL. A maioria dos compiladores estão sobre desenvolvimento todo o tempo e tornam-se melhores a cada versão. Para determinar se o seu problema depende ou não do compila- dor, nós precisamos saber qual compilador foi usado. Note que todo problema de compilação deve ser estimado como relato de er- ros e, consequentemente publicado.

É de grande ajuda quando uma boa descrição do problema é incluída no relato do erro. Isto é, um bom exemplo de todas as coisas que o levou ao problema e a correta descrição do problema. Os melhores relatórios são aqueles que incluem um exemplo completo mostrando como reproduzir o erro ou o problema SeeSecção E.1.6, “Fazendo um Caso de Teste Se Ocorre um Corrompimento de Tabela”.

Se um programa produz uma mensagem de erro, é muito importante incluir essas mensagens no seu relatório! Se nós tentarmos procurar por algo dos arquivos usando programas, é melhor que as mensagens de erro relatadas sejam exatamente iguais a que o programa produziu. (Até o caso deve ser observado!) Você nunca deve tentar lembrar qual foi a mensagem de erro; e sim, copiar e colar a mensagem inteira no seu relatório!

Se você tem um problema com o MyODBC, você deve tentar gerar um arquivo para rastremento de erros (trace) do MyODBC. See

Secção 12.2.7, “Relatando Problemas com MyODBC”.

Por favor lembre-se que muitas das pessoas que lerão seu relatório podem usar um vídeo de 80 colunas. Quando estiver gerando re- latórios ou exemplos usando a ferramenta de linha de comandomysql, então deverá usar a opção--vertical(ou a instrução terminadora\G) para saída que irá exceder a largura disponível para este tipo de vídeo (por exemplo, com a instruçãoEXPLAIN SELECT; veja exemplo abaixo).

Por favor inclua a seguinte informação no seu relatório:

• O número da versão da distribuição do MySQL que está em uso (por exemplo, MySQL Version 3.22.22). Você poderá saber qual versão vocês está executando, usando o comandomysqladmin version.mysqladminpode ser encontrado no dire- tóriobinsob sua instalação do MySQL.

• O fabricante e o modelo da máquina na qual você está trabalhando.

• O nome do sistema operacional e a versão. Para a maioria dos sistemas operacionais, você pode obter esta informação execu- tando o comando Unixuname -a. Se você trabalho no Windows, você pode normalmente conseguir o nome e o número da versão com um duplo clique sobre o ícone ''Meu Computador'' e em seguida no menu ''Ajuda/Sobre o Windows''.

• Algumas vezes a quantidade de memória (real e virtual) é relevante. Se estiver em dúvida, inclua esses valores.

• Se você estiver usando uma distribuição fonte do MySQL, é necessário o nome e número da versão do compilador usado. Se você estiver usando uma distribuição binária, é necessário o nome da distribuição.

• Se o problema ocorre durante a compilação, inclua a(s) exata(s) mensagem(s) de erro(s) e também algumas linhas do contexto envolvendo o código no arquivo onde o erro ocorreu.

• Se omysqldfinalizou, você deverá relatar também a consulta que travou omysqld. Normalmente você pode encontrar isto executandomysqldcom o log habilitado. SeeSecção E.1.5, “Usando Arquivos de Log para Encontrar a Causa dos Erros no mysqld”.

• Se alguma tabela do banco de dados estiver relacionado ao problema, inclua a saída demysqldump --nodata nome_db nome_tbl1 nome_tbl2.... Isto é muito fácil de fazer e é um modo poderoso de obter informações sobre qualquer tabela em um banco de dados que irá ajudar-nos a criar uma situação parecida da que você tem.

• Para problemas relacionados à velocidade ou problemas com instruçõesSELECT, você sempre deve incluir a saída deEX- PLAIN SELECT ...e ao menos o número de linhas que a instruçãoSELECTproduz. Você também deve incluir a saída de

SHOW CREATE TABLE nome_tabelapara cada tabela envolvida. Quanto mais informação você fornecer sobre a sua situ- ação, mais fácil será para alguém ajudar-lo! A seguir um exemplo de um relatório de erros muito bom (ele deve ser postado com o scriptmysqlbug):

Exemplo de execução usando a ferramenta de linha de comandomysql(perceba o uso do instrução terminadora\Gpara ins- truções cuja largura de saída deva ultrapassar 80 colunas):

mysql> SHOW VARIABLES;

mysql> SHOW COLUMNS FROM ...\G

mysql> EXPLAIN SELECT ...\G

<saida para EXPLAIN> mysql> FLUSH STATUS;

mysql> SELECT ...;

<Uma pequena versão da saída do SELECT,

incluindo a hora em que a consulta foi executada> mysql> SHOW STATUS;

<saida do SHOW STATUS>

Se um erro ou problema ocorrer quando estiver executando o mysqld, tente fornecer um script de entrada que irá reproduzir a anomalia. Este script deve incluir qualquer arquivo de fonte necessário. Quanto mais próximo o script puder reproduzir sua si- tuação, melhor. Se você puder fazer uma série de testes repetidos, você poderá postá-lo para o<bugs@lists.mysql.com>

para um tratamento de alta prioridade!

Se não puder fornecer o script, você ao menos deve incluir a saída demysqladmin variables extended-status processlistna sua mensagem para fornecer alguma informação da performance do seus sistema.

• Se você não puder produzir um caso de teste em algumas linhas, ou se a tabela de testes for muito grande para ser enviada por email para a lista de mensagens (mais de 10 linhas), você deverá dar um dump de suas tabelas usando omysqldumpe criar um arquivoREADMEque descreve seu problema.

Crie um arquivo comprimido de seus arquivos usandotaregzipouzip, e use oftppara transferir o arquivo para

ftp://support.mysql.com/pub/mysql/secret/. E envie uma pequena descrição do problema para<bugs@lists.mysql.com>. • Se você achar que o MySQL produziu um resultado estranho para uma consulta, não inclua somente o resultado, mas também

sua opinião de como o resultado deve ser, e uma conta descrevendo o base de sua opinião.

• Quando fornecer um exemplo do problema, é melhor usar os nomes de variáveis, nomes de tabelas, etc. utilizados na sua situa- ção atual do que enviar com novos nomes. O problema pode ser relacionado ao nome da variável ou tabela! Esses casos são ra- ros, mas é melhor prevenir do que remediar. Além disso, será mais fácil para você fornecer um exemplo que use sua situação atual, que é o que mais importa para nós. No caso de ter dados que não deseja mostrar para outros, você pode usar oftppara transferi-lo paraftp://support.mysql.com/pub/mysql/secret/. Se os dados são realmente confidenciais, e você não deseja mostrá- los nem mesmo para nós, então vá em frente e providencie um exemplo usando outros nome, mas, por favor considere isso co- mo uma única chance.

• Inclua, se possível, todas as opções fornecidas aos programas relevantes. Por exemplo, indique as opções que você utiliza quan- do inicializa o daemonmysqlde aquelas que são utilizadas para executar qualquer programa cliente MySQL. As opções para programas como omysqldemysql, e para o scriptconfigure, são frequentemente chaves para respostas e são muito rele- vantes! Nunca é uma má idéia incluí-las de qualquer forma! Se você usa algum módulo, como Perl ou PHP por favor forneça o número da versão deles também.

• Se sua questão é relacionada ao sistema de privilégios, por favor forneça a saída demysqlaccess, a saída demysqladmin reload, e todas as mensagens de erro que você obteve quando tentava conectar! Quando você testar seus privilégios, você de- ve primeiramente executarmysqlaccess. Depois, executemysqladmin reload versione tente conectar com o pro- grama que gerou o problema.mysqlaccesspode ser encontrado no diretóriobinsob seu diretório de instalação do MySQL. • Se você tiver um patch para um erro, isso é bom, mas não assuma que o patch é tudo que precisamos, ou que iremos usá-lo, se

você não fornecer algumas informações necessárias, como os casos de testes mostrando o erro que seu patch corrige. Nós pode- mos encontrar problemas com seu patch ou nós podemos não entendê-lo ao todo; se for assim, não podemos usá-lo.

Se nós não verificarmos exatamente o que o patch quer dizer, nós não poderemos usá-lo. Casos de testes irão ajudar-nos aqui. Mostre que o patch irá cuidar de todas as situações que possam ocorrer. Se nós encontrarmos um caso (mesmo que raro) onde o patch não funcionaria, ele pode ser inútil.

• Palpites sobre qual é o erro, porque ocorre, ou do que ele depende, geralmente estão errados. Mesmo o time MySQL não pode adivinhar antecipadamente tais coisas sem usar um debugger para determinar a causa real do erro.

• Indique na sua mensagem de e-mail que você conferiu o manual de referência e o arquivo de mensagens para que outros saibam que você tentou solucionar o problema.

• Se você obter umparse error, por favor confira sua sintaxe com atenção! Se você não conseguiu encontrar nada errado com ela, é extremamente provável que que sua versão corrente do MySQL não suporte a consulta que você está utilizando. Se você estiver usando a versão recente e o manual em http://www.mysql.com/documentation/manual.php não cobrir a sintaxe que

No documento refman-4.1-pt.a4 (páginas 38-44)

Documentos relacionados