• Nenhum resultado encontrado

LITERATURA EXERCÍCIOS DE LITERATURA

No documento BIOLOGIA EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA (páginas 32-47)

71. (Enem 2009) Oximoro, ou paradoxismo, é uma figura de retórica em que se combinam palavras de sentido oposto que parecem excluir-se mutuamente, mas que, no contexto, reforçam a expressão.

Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa.

Considerando a definição apresentada, o fragmento poético da obra Cantares, de Hilda Hilst, publicada em 2004, em que pode ser encontrada a referida figura de retórica é:

a) “Dos dois contemplo rigor e fixidez. Passado e sentimento me contemplam” (p. 91). b) “De sol e lua

De fogo e vento Te enlaço” (p. 101). c) “Areia, vou sorvendo

A água do teu rio” (p. 93). d) “Ritualiza a matança

de quem só te deu vida. E me deixa viver

nessa que morre” (p. 62). e) “O bisturi e o verso.

Dois instrumentos

entre as minhas mãos” (p. 95).

72. (Enem 2010) Testes

Dia desses resolvi fazer um teste proposto por um site da internet. O nome do teste era tentador: “O que Freud diria de você”. Uau. Respondi a todas as perguntas e o resultado foi o seguinte: “Os acontecimentos da sua infância a marcaram até os doze anos, depois disso você buscou conhecimento intelectual para seu amadurecimento”. Perfeito! Foi exatamente o que aconteceu comigo. Fiquei radiante: eu havia realizado uma consulta paranormal com o pai da psicanálise, e ele acertou na mosca.

Estava com tempo sobrando, e curiosidade e algo que não me falta, então resolvi voltar ao teste e responder tudo diferente do que havia respondido antes. Marquei umas alternativas esdrúxulas, que nada tinham a ver com minha personalidade. E fui conferir o resultado, que dizia o seguinte: “Os acontecimentos da sua infância a marcaram até os 12 anos, depois disso você buscou conhecimento intelectual para seu amadurecimento”.

MEDEIROS, M. Doidas e santas. Porto Alegre, 2008 (adaptado).

Quanto às influências que a internet pode exercer sobre os usuários, a autora expressa uma reação irônica no trecho: a) “Marquei umas alternativas esdrúxulas, que nada tinham a ver”.

b) “Os acontecimentos da sua infância a marcaram até os doze anos”. c) “Dia desses resolvi fazer um teste proposto por um site da internet”. d) “Respondi a todas as perguntas e o resultado foi o seguinte”.

e) “Fiquei radiante: eu havia realizado uma consulta paranormal com o pai da psicanálise”.

LITERATURA

EXERCÍCIOS DE LITERATURA

73. (Enem 2012)

O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da ilustração, a frase proferida recorre à

a) polissemia, ou seja, aos múltiplos sentidos da expressão “rede social” para transmitir a ideia que pretende veicular. b) ironia para conferir um novo significado ao termo “outra coisa”.

c) homonímia para opor, a partir do advérbio de lugar, o espaço da população pobre e o espaço da população rica. d) personificação para opor o mundo real pobre ao mundo virtual rico.

e) antonímia para comparar a rede mundial de computadores com a rede caseira de descanso da família.

74. (Enem 2013)

Jogar limpo

Argumentar não é ganhar uma discussão a qualquer preço. Convencer alguém de algo é, antes de tudo, uma alternativa à prática de ganhar uma questão no grito ou na violência física — ou não física. Não física, dois-pontos. Um político que mente descaradamente pode cativar eleitores. Uma publicidade que joga baixo pode constranger multidões a consumir um produto danoso ao ambiente. Há manipulações psicológicas não só na religião. E é comum pessoas agirem emocionalmente, porque vítimas de ardilosa — e cangoteira — sedução. Embora a eficácia a todo preço não seja argumentar, tampouco se trata de admitir só verdades científicas — formar opinião apenas depois de ver a demonstração e as evidências, como a ciência faz. Argumentar é matéria da vida cotidiana, uma forma de retórica, mas é um raciocínio que tenta convencer sem se tornar mero cálculo manipulativo, e pode ser rigoroso sem ser científico.

Língua Portuguesa, São Paulo, ano 5, n. 66, abr. 2011 (adaptado).

No fragmento, opta-se por uma construção linguística bastante diferente em relação aos padrões normalmente empregados na escrita. Trata-se da frase “Não física, dois-pontos”. Nesse contexto, a escolha por se representar por extenso o sinal de pontuação que deveria ser utilizado

a) enfatiza a metáfora de que o autor se vale para desenvolver seu ponto de vista sobre a arte de argumentar. b) diz respeito a um recurso de metalinguagem, evidenciando as relações e as estruturas presentes no enunciado.

c) é um recurso estilístico que promove satisfatoriamente a sequenciação de ideias, introduzindo apostos exemplificativos. d) ilustra a flexibilidade na estruturação do gênero textual, a qual se concretiza no emprego da linguagem conotativa.

e) prejudica a sequência do texto, provocando estranheza no leitor ao não desenvolver explicitamente o raciocínio a partir de argumentos.

LITERATURA

EXERCÍCIOS DE LITERATURA

75. (Enem 2013)

A tirinha denota a postura assumida por seu produtor frente ao uso social da tecnologia para fins de interação e de informação. Tal posicionamento é expresso, de forma argumentativa, por meio de uma atitude

a) crítica, expressa pelas ironias.

b) resignada, expressa pelas enumerações. c) indignada, expressa pelos discursos diretos. d) agressiva, expressa pela contra-argumentação. e) alienada, expressa pela negação da realidade.

76. (Enem 2013) Gripado, penso entre espirros em como a palavra gripe nos chegou após uma série de contágios entre línguas. Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe que disseminou pela Europa, além do vírus propriamente dito, dois vocábulos virais: o italiano influenza e o francês grippe. O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significava “influência dos astros sobre os homens”. O segundo era apenas a forma nominal do verbo gripper, isto é, “agarrar”. Supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o vírus se apossa do organismo infectado.

RODRIGUES, S. “Sobre palavras”. Veja, São Paulo, 30 nov. 2011.

Para se entender o trecho como uma unidade de sentido, é preciso que o leitor reconheça a ligação entre seus elementos. Nesse texto, a coesão é construída predominantemente pela retomada de um termo por outro e pelo uso da elipse. O fragmento do texto em que há coesão por elipse do sujeito é:

a) “[…] a palavra gripe nos chegou após uma série de contágios entre línguas.” b) “Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe […]”.

c) “O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significava ‘influência dos astros sobre os homens’.” d) “O segundo era apenas a forma nominal do verbo gripper […]”.

GABARITO

1. C

São fatores que aceleram a velocidade das reações químicas: aumento da temperatura e da superfície de contato e a presença de catalisadores.

2. D

O consumo excessivo de sais ricos em sódio está associado ao quadro de hipertensão arterial.

3. C

O betacaroteno é um dos precursores da vitamina A. Essa vitamina lipossolúvel é importante para a formação do pigmento visual na retina dos olhos.

4. E

A extração do DNA das células eucarióticas é feita com o uso de detergentes, sais e alcoóis, pois essas substâncias rompem as membranas lipoproteicas que armazenam e protegem os cromossomos.

5. A

Uma vacina contra HIV (vírus da imunodeficiência adquirida), assim como qualquer outra vacina, conteria antígenos atenuados e induziria o sistema imunológico a produzir anticorpos específicos que protegeria o organismo contra a contaminação viral.

6. B

O aumento descontrolado da espécie exótica do caramujo africano foi facilitado pela adaptação do molusco a nichos ecológicos disponíveis no território brasileiro. O desequilíbrio foi causado, principalmente, pelo aumento dos moluscos (consumidores primários) e a ausência de predadores desses animais, ou seja, os consumidores secundários.

7. D

O texto descreve o nicho ecológico tamanduá-mirim, isto é, o papel funcional desempenhado por esta espécie em seu

habitat.

8. E

Em ecologia, ambiente é qualquer local, seja ele natural ou urbano, em que componentes bióticos (biocenose) e componentes abióticos (biótopo) interagem, formando um sistema estável.

9. D

A primeira figura nos permite concluir que para menores temperaturas (motor frio) e em pista em aclive a emissão de CO

é maior.

A segunda figura mostra que a emissão de CO é maior para baixas velocidades médias e em pista em aclive.

10. E

A velocidade do projétil em relação ao piloto era nula porque seus movimentos tinham mesmo sentido, com velocidades de mesmo módulo.

11. C d 2 7,2 t t 0,18 s. 40 v 40 3,6 Δ = = = ⇒ Δ = 12. B

Supondo essas acelerações constantes, aplicando a equação de Torricelli para o movimento uniformemente retardado, vem: 2 2 2 2 0 0 2 2 2 1 1 0 1 2 2 2 2 1 3 1 2 v v 2 a S 0 v 2 a S 20 a a 0,5 m/s v 2 400 a a a 0,5 0,8 2 S 20 a a 0,8 m/s 2 250 a a 0,3 m/s . Δ Δ Δ = − ⇒ = ⇒  = ⇒ =   = ⇒ = ⇒  = ⇒ =  − = 13. C Dados: S1 = 80 km; v1 = 80 km/h; ∆S2 = 60 km; v1 = 120 km/h.

O tempo total é soma dos dois tempos parciais:

1 2 1 2 1 2 S S 80 60 t t t t 1 0,5 v v 80 120 t 1,5 h. Δ Δ Δ Δ Δ Δ Δ = + ⇒ = + = + = + ⇒ = 14. D

O tempo deve ser o mesmo para o som e para o sinal elétrico.

(

8

)

cabo cabo

sinal som 8 cabo

sin al som 8 5 cabo L d L 680 t t L 2 2,6 10 v v 2,6 10 340 L 5,2 10 m 5,2 10 km. ∆ = ∆ ⇒ === × ⇒ × = × = × 15. C

1º Trecho: movimento acelerado (a > 0) → o gráfico da posição em função do tempo é uma curva de concavidade para cima.

2º Trecho: movimento uniforme (a = 0) → o gráfico da posição em função do tempo é um segmento de reta crescente. 3º Trecho: movimento desacelerado (a < 0) → o gráfico da posição em função do tempo é uma curva de concavidade para baixo.

16. D

Pelo gráfico, percebe-se que o motorista imprudente é o condutor do veículo A, que recebe acelerações e desacelerações mais bruscas. De 10 s a 20 s: |a(I)| = 30 10 20 20 10 10 − = − ⇒ |a(I)| = 2,0 m/s 2. De 30 s a 40 s: a = 0−30 = −30 ⇒ a = 3,0 m/s2.

17. B

Dados: d = 1.500 m; t1 = 3,65 min; t2 = 3,58 min. = 1 1 d v t e 2 = 2 d v

t . Dividindo membro a membro:

= × 2 1 1 2 v d t v t d ⇒ = = 2 1 1 2 v t 3,65 v t 3,58 ⇒ ≅ 2 1 v 1,02 v ⇒ 2 = 1 102 v v 100 ⇒ v2 = 102%v1.

Portanto, houve um aumento de, aproximadamente, 2,00% na velocidade média.

18. B

O campo elétrico gerado pelos corpos eletrizados faz com que partículas existentes no interior das lâmpadas movam-se, chocando-se umas com as outras, emitindo luz.

19. B

No interior de um condutor (caixa metálica) em equilíbrio eletrostático, as cargas distribuem-se na superfície externa do condutor, anulando o campo elétrico no seu interior. Esse fenômeno é conhecido como blindagem eletrostática.

20. E

Dispositivos que armazenam carga elétrica são chamados capacitores ou condensadores. A carga armazenada é descarregada num momento oportuno, como por exemplo, através do filamento de uma lâmpada de máquina fotográfica, emitindo um flash.

21. B

A despolarização ocorre na fase em que o potencial sobe, que é a fase 0. A repolarização ocorre quando o potencial está voltando ao potencial de repouso, o que ocorre na fase 3.

22. E

No Brasil, o processo de urbanização no século XX foi estimulado pela industrialização, o que provocou o surgimento de metrópoles e grandes regiões metropolitanas como São Paulo. Porém, nas últimas décadas, o ritmo de crescimento das grandes cidades foi reduzido. Um dos fatores que explicam o fenômeno é a descentralização da indústria para pequenas e médias cidades do interior dos estados atraídas por incentivos fiscais, transportes modernos e mão de obra barata. Assim, cidades de porte médio apresentam um ritmo de crescimento mais elevado.

23. D

A produção globalizada, típica da Terceira Revolução Industrial, utiliza a tecnologia da informação (telecomunicações e informática) e os transportes, permitindo uma organização em rede no sistema produtivo. Assim, as empresas aproveitam vantagens comparativas em vários países com o objetivo de conseguir maior lucratividade.

24. E

Com o processo de globalização, a difusão geográfica das novas tecnologias permitiu a modernização das linhas de produção nas indústrias. O avanço da automação industrial aumentou a produtividade e lucro das empresas. Entretanto, causou consequências perversas como o crescimento do desemprego estrutural, isto é, o provocado pela modernização tecnológica.

25. C

Como mencionado corretamente na alternativa [C], o texto faz referência às novas tecnologias do processo produtivo incorporadas ao cotidiano e aos problemas ambientais resultantes da apropriação do espaço natural para mantê-las. Estão incorretas as alternativas: [A], porque os problemas ambientais resultantes da apropriação do espaço natural não são locais; [B], porque o texto não faz referência à apropriação de territórios; [D], porque o texto não faz referência à questão da mão de obra; [E], porque o texto não faz referência ao esgotamento de reservas naturais e a menção é à aceleração da produção e não desaceleração.

26. A

O cenário mundial baseado no neoliberalismo a partir da década de 1990, resulta na abertura dos mercados que, aliado ao sistema toyotista caracterizado pelo processo de terceirização e flexibilização da produção, permite que as empresas façam o transito da produção pelo espaço mundial. Nesse contexto, como mencionado corretamente na alternativa [A], as empresas que migram para a Índia, buscam a redução dos custos de produção resultando em maior competitividade no mercado. Estão incorretas as alternativas: [B], porque as empresas buscam menor valor da mão de obra; [C], porque não há correlação com a planificação, ou seja, com o controle do Estado sobre a economia; [D], porque o texto permite inferir que as empresas buscam menor custo de produção; [E], porque as empresas buscam mão de obra com menor custo.

27. B

A capacidade humana de manusear objetos em conjunto com um cérebro grande o suficiente para promover associações, entre outros aspectos, possibilitaram ao homem ao longo do tempo que ele se destacasse no reino animal e criasse a civilização. O artesanato está entre as primeiras formas de trabalho do homem.

A alternativa [A] é falsa, no artesanato trabalha-se manualmente. A alternativa [C] é falsa, emprega energia animal.

A alternativa [D] é falsa, no artesanato não há máquinas nem salário.

A alternativa [E] é falsa, não existem tecnologias modernas como gerenciamento e determinação do ritmo de produção.

28. A

No “sistema cultural” do indígena, a madeira tem uma finalidade bastante específica, ser queimada para aquecer as pessoas nos períodos de frio e, portanto, o índio ancião acredita que para os europeus ela deve ter a mesma serventia. No entanto, portugueses e franceses se utilizavam da madeira para a produção de tintura, que por sua vez era utilizada na manufatura de tecidos, em especial para tingir os tecidos.

29. E

Os primeiros contatos entre portugueses e indígenas foram amistosos, principalmente porque não havia a intenção de conquistar e colonizar a terra. Nos primeiros anos de contato, tratados como período pré-colonial, os portugueses se interessaram pelo pau-brasil. No entanto, com o inicio da ocupação da terra, o conflito se caracterizou na medida em que os indígenas, apesar de não terem a noção de propriedade privada, sentiram suas terras e vida ameaçadas pelos portugueses.

30. B

As tribos Tupi-guaranis, que ocuparam grande parte do território brasileiro, conforme descreve o texto, possuíam as características básicas dos nativos do Brasil, vivendo principalmente da agricultura rudimentar – que tinha como complemento a caça e pesca – praticada de forma nômade ou seminômade. A guerra teve certa importância para as tribos, porém, diferentemente de outros povos, não era a atividade que garantia poder ou controle sobre outros povos. A prática da antropofagia era comum e tinha caráter ritualístico, religioso, uma vez que acreditavam que a ingestão da carne de inimigos mortos lhes fortaleceria.

31. B

O etnocentrismo pressupõe a avaliação de um determinado grupo social a partir de valores de outro. Neste caso, o europeu, partindo de seus valores, analisa as características físicas, costumes e o comportamento do indígena. O etnocentrismo não manifesta, necessariamente, o preconceito de forma acintosa ou explicita.

32. E

Galileu e suas ideias desafiaram a Igreja Católica e seus dogmas na época do Renascimento, propondo uma observação do mundo baseada em caracteres matemáticos e astronômicos e não mais religiosos. A passagem da questão ressalta que, para ele, a Bíblia pode ser interpretada de diferentes maneiras e que, para a observação da natureza, ela não tem valor nenhum.

33. B

O desenvolvimento urbano e o renascimento cultural promoveram transformações na sociedade, como o surgimento de novas profissões urbanas, promovendo, também, uma nova divisão do trabalho.

34. B

A tomada do México pelos espanhóis junto aos astecas foi facilitada por uma série de fatores, dentre os quais podemos destacar:

- inicialmente, os astecas consideraram que os espanhóis eram deuses; - os espanhóis usaram da "guerra bacteriológica" para matar os astecas;

- belicamente falando, os espanhóis eram muito mais preparados para o enfrentamento do que os astecas. Sendo assim, as tentativas de resistência por parte dos astecas foram frustradas.

35. E

O processo de conquista e colonização da América pelos espanhóis esteve ligado à busca de riquezas, fossem elas especiarias ou metais preciosos. O texto, de 1503, retrata a perspectiva de encontrar ouro na região, num momento em que ainda não haviam sido descobertas as grandes minas do México e Peru, e no qual a Espanha ainda buscava uma forma de atingir as índias, demonstrando inclusive as divergências quanto à continuidade do processo expansionista.

36. B

A expressão renascentista nos remete à Idade Moderna, momento em que uma nova visão de mundo se desenvolveu ao mesmo tempo em que a burguesia e o comércio estavam em expansão. A cultura renascentista resgatava valores greco- romanos em contraposição a visão medieval ainda predominante na sociedade e, dessa maneira, revalorizou a razão, estimulando a reflexão e o senso crítico, com novas descobertas científicas, assim como uma nova arte, que refletia não apenas a adoção de novas técnicas, mas a valorização do ser humano e de sua vida cotidiana.

37. A

A questão analisa o processo de colonização da América enfatizando, de um lado, as iniciativas particulares e de outro, o subentendimento da pouca interferência do Estado no arranjo da organização econômica, social e cultural nas colônias.

38. B

Na antiguidade a escravidão de um individuo era determinada pelo aprisionamento em guerra, por dívidas ou pelo nascimento, diferindo da escravidão adotada na América pelos colonizadores europeus na modernidade e no século XIX, restrita a negros ou indígenas, baseada portanto em critérios étnicos.

39. C

As distâncias diárias percorridas correspondem a uma progressão aritmética de primeiro termo 60km e razão r km. Logo, sabendo que a soma dos n primeiros termos dessa progressão é igual a 1.560km, e que a distância percorrida no último dia foi de 180km, temos

60 180 1560 n n 13. 2 +   = ⋅ ⇔ =  

Portanto, segue que

180=60+(13 1) r− ⋅ ⇔ =r 10km.

40. B

As distâncias diárias percorridas constituem uma progressão aritmética de primeiro termo 300 e razão 200. Logo, a distância percorrida no dia n é dada por dn =200n 100.+

Queremos calcular n de modo que Sn ≤9500, com Sn sendo a distância total percorrida após n dias. Assim, 2 300 200n 100 n 9500 n 2n 95 0 2 1 n 4 6 1. + +   ⋅ ≤ ⇔ + − ≤     ⇒ ≤ ≤

Portanto, como 4 6− ≅1 8,8, segue-se que o chip poderá armazenar a quilometragem do plano de treino por 8 dias consecutivos.

41. D

Como 51,50 50,25− =52,75−51,50=54−52,75=1,25, podemos concluir que a sequência

50,25; 51,50; 52,75; 54,00;K é uma progressão aritmética de primeiro termo a1=50,25 e razão r=1,25. Portanto, queremos calcular a soma dos 10 primeiros termos dessa progressão aritmética, ou seja,

1 10 2a 9r S 10 2 2 50,25 9 1,25 10 2 558,75. +   = ⋅   ⋅ + ⋅   = ⋅   = 42. B

A quantidade de cartas que forma o monte é dada por

43. D

P.A, onde a1= 33 000 e razão r = 1500.

a7 = número de passagens vendidas em julho do ano passado.

Logo, a7 = a1 + 6. r

a7 = 33 000 + 6.1500

a7 = 42 000.

44. D

As distâncias percorridas pelo corredor constituem a progressão aritmética (3; 3,5; 4;K; 10).

Se n denota o número de dias para que o planejamento seja executado, temos que

= + − ⋅ ⇔ ⋅ = − ⇔ =

10 3 (n 1) 0,5 7 2 n 1 n 15.

45. B

P.A.( 4,7,10,...) r = 3

Sendo Q a quantia de quadrados e C a quantia de canudos, temos: C = Q1 + (Q – 1).r

C = 4 + (Q – 1).3 C = 3.Q + 1

46. C

O número de estrelas em cada linha constitui uma progressão aritmética em que o termo geral é dado por an=n, sendo

n (n≥1) o número da linha.

A soma dos 150 primeiros termos da progressão é dada por = 1+ 150 ⋅ = + ⋅ = 150

(a a ) (1 150)

S 150 150 11.325.

2 2

Portanto, como 12.000 é o número mais próximo de 11.325, segue que o funcionário III apresentou o melhor palpite.

47. E

Seja FG o eixo de simetria da bandeirinha. Logo, a bandeirinha pronta está representada na figura da alternativa [E].

48. E

É fácil ver que os elementos geométricos que constituem os contornos das partes claras da figura são arcos de circunferências e segmentos de retas.

49. E

Como o simétrico de um ponto P do plano, em relação ao ponto O, é o ponto P' tal que PO=P ' O e P' pertence à reta PO,

suur

50. B

De acordo com o desenho a seguir, Belo Horizonte e Salvador.

51. A

Pesticidas organoclorados podem difundir-se nos tecidos lipídicos dos peixes.

Concluí-se que estes pesticidas são lipofílicos, ou seja, são atraídos por compostos apolares, logo apresentam baixa polaridade.

52. C

Gasolina (apolar) e água (polar) não se misturam devido à diferença de polaridade. A mistura formada teria duas fases e a adulteração seria identificada visualmente.

53. A

A partícula beta equivale ao elétron.

54. A

A molécula contendo um grupo não planar é biologicamente ativa, ou seja, não apresenta ligação pi ( ),π o que é o caso da alternativa [A].

55. E

Para explicar o comportamento do etanol antes e depois da adição de água, é necessário conhecer o tipo de interação entre as moléculas.

O etanol faz ligações ou pontes de hidrogênio com a água.

56. E

O método considerado viável para tratar a água dura e aumentar seu potencial de utilização é a reação química com CaO

e Na CO ,2 3 para precipitar esses íons na forma de CaCO3 e MgCO .3

57. E

A maior eficiência dessas fraldas descartáveis, em relação às de pano, deve-se às interações íon-dipolo que são mais fortes entre o poliacrilato e as moléculas de água, do que em relação às ligações de hidrogênio entre as hidroxilas da celulose e as moléculas de água.

58. C

A natureza da interação da fosfatidilserina com o cálcio livre é do tipo iônica devido às interações eletrostáticas do cátion cálcio (Ca2+) com os grupos aniônicos fosfato e carboxila.

59. E

Esse arranjo característico se deve ao fato de os fosfolipídeos apresentarem uma natureza anfifílica, ou seja, possuírem uma parte polar (hidrofílica) e outra apolar (hidrofóbica).

60. C

Quanto maior a quantidade de grupos OH, mais solúvel será a vitamina, devido à interação com a água e maior a necessidade de suplementação. A estrutura III apresenta esta característica:

61. E

A ligação de hidrogênio é uma atração intermolecular mais forte do que a média. Nela os átomos de hidrogênio formam ligações indiretas, “ligações em pontes”, entre átomos muito eletronegativos de moléculas vizinhas.

Este tipo de ligação ocorre em moléculas nas quais o átomo de hidrogênio está ligado a átomos que possuem alta eletronegatividade como o nitrogênio, o oxigênio e o flúor. Por exemplo: NH3, H2O e HF.

No documento BIOLOGIA EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA (páginas 32-47)

Documentos relacionados