• Nenhum resultado encontrado

3.3 Materiais e Métodos

3.3.1 Livros utilizados

A escolha de livros introdutórios para análise está fundamentada na seguinte razão: textos que são difíceis para ler e compreender nos estágios iniciais da aprendizagem podem desestimular estudantes no entendimento do processo contábil e conduzi-los à simples memorização, ou até mesmo à rejeição e conseqüente abandono do curso.

A decisão de seleção dos livros baseou-se no estudo de Andrade (2002) que, ao analisar as condições de ensino de contabilidade introdutória, em 22 universidades públicas brasileiras, constatou, no quesito bibliografia adotada, quatro livros com elevadas menções, Livro I (71%), Livro II (29%), Livro III (27%) e Livro IV (25%).

A princípio, a pesquisa deveria incidir sobre os quatro livros referidos no estudo, entretanto excluímos os Livros I e IV, por serem obras elaboradas por diversos autores. Ou seja, não seria possível fazer inferência sobre o livro como um todo porque cada autor pode possuir

estilo de composição diferente. Assim, tomou-se para análise os livros II e III, ambos de um mesmo autor.

Decidimos omitir os títulos dos livros porque a pesquisa é incompleta no que tange ao número de obras investigadas, não tendo sido avaliados todos os livros didáticos disponíveis sobre Contabilidade Introdutória.

Para cada livro foram gerados números aleatórios usando a função da planilha do programa MS-EXCEL®.

Tabela 2 – Geração de Números Aleatórios

Livros Total de Páginas Função do Excel

Livro II 210 =ALEATORIO( )*210

Livro III 514 =ALEATORIO( )*514

Conforme a página selecionada tomava-se como amostra de textos a seção cujo corpo textual contivesse mais de 250 palavras, excluindo tabelas, exemplos, gráficos e ilustrações. A Figura 2 demonstra o procedimento.

Seção

Início do texto

econômicos futuros, obtidos ou controla- dos por uma entidade em particular (...)”...

1.8 ATIVO

O SFAC n° 6 define ativos como “prováveis benefícios Página com seção selecionada aleatoriamente

Página da extração do texto, onde a seção se inicia.

Figura 2 – Página Selecionada com Seção contendo texto de 250 palavras

Para algumas situações, quando a página selecionada só continha texto, sem seções, iniciava- se a contagem a partir da página onde a seção daquele texto começava, o que ocorria na(s) página(s) anterior(es) à selecionada. A Figura 3 demonstra o procedimento.

Seção

Início do texto

1.8 ATIVO

O SFAC n° 6 define ativos como “prováveis benefícios

Página sem seção selecionada aleatoriamente

econômicos futuros, obtidos ou controla- dos por uma entidade em particular (...)”...

Página da extração do texto, onde a seção se inicia.

Figura 3 – Página Selecionada sem Seção, mas cujo texto de 250 palavras é iniciado na seção da página anterior

Outra situação deu-se quando uma página selecionada continha, além do texto de 250 palavras cujo início se dava na página anterior (veja lado direito da ilustração do livro na Figura 4), seção cujo texto possuía menos de 250 palavras. Neste caso selecionava-se o texto cujo início se dava na página anterior à selecionada. A Figura 4 demonstra o procedimento.

Seção

Início do texto

1.2 ATIVO

O SFAC n° 6 define ativos como “prováveis benefícios

Página com seção selecionada aleatoriamente

Página da extração do texto, onde a seção se inicia.

econômicos futuros obtidos (...)”.

1.3 PASSIVO

Uma obrigação (....).

Texto, com 250 palavras, iniciado na seção anterior

Seção cujo texto não atinge 250 palavras

Figura 4 - Página Selecionada com Seção, cujo texto tem menos de 250 palavras, e com Texto contendo 250 palavras, cujo início se dá na página anterior

Quando não fosse possível encontrar a forma desejada, gerava-se outro número aleatório.

Após a geração de vários números aleatórios para o livro II, não se chegava a textos com o mínimo de 250 palavras. Partimos, então, para uma análise minuciosa do livro e constatamos que o livro não continha mais do que sete textos com condições de atender às exigências previamente determinadas. Para este livro, então, procedemos à seleção dos textos por densidade textual.

Causou-nos grande surpresa a dificuldade de encontrar, no livro II, textos que propiciassem um mínimo de 250 palavras. Surpresa porque subjacente a toda atividade universitária está a leitura e, subjacente à leitura, está o próprio desenvolvimento do aluno. Neste sentido, como

compreender que livros universitários tornem-se tão próximos daqueles destinados ao ensino fundamental brasileiro? Está no ensino superior a última oportunidade para tornar o estudante um leitor crítico e competente.

Motivou-nos o presente fato a experimentar, livre de rigor metodológico, se teríamos a mesma dificuldade junto a textos de livros norte-americanos. Realizamos o mesmo procedimento de seleção de textos em cinco livros introdutórios daquele país e constatamos que não teríamos a mesma dificuldade que tivemos nos livros brasileiros examinados.

Esta reflexão deve servir de alerta para aquele que pretenda ser um escritor de livros didáticos para o ensino superior (livros-texto ou livros universitários ou manuais). Por trás do livro, além do objetivo de bem informar, deve estar a intenção de desenvolver no aluno outros potenciais como, por exemplo, o gosto pela leitura. E leitura só se faz com texto.

Retomando a seleção dos textos de nossa pesquisa, foram selecionados oito textos no total, sendo quatro textos do livro II e quatro textos do livro III. Após a seleção dos oito textos, estes receberam identificação alfa-numérica (Quadro 1), sendo a letra representativa do livro e o número, um identificador.

A decisão de selecionar oito textos fundamentou-se na revisão da literatura dos estudos com livros na área contábil. Williams et al. (2002) obtiveram, na aplicação do teste, 26 alunos por texto e Raabe et al. (1984) obtiveram 48 alunos por texto. Considerando que nossa estimativa inicial era de uma amostra de 264 indivíduos, teríamos uma quantidade de 33 (264÷8) alunos por texto e, portanto, dentro dos limites dos estudos mencionados.

Quadro 1 – Codificações dos Livros

Livro II Livro III

4 textos 4 textos

A1 B1 A2 B2 A3 B3 A4 B4

Documentos relacionados