• Nenhum resultado encontrado

2 PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO 2.1 Tipo de Estudo

2.3 Locais da Pesquisa

A pesquisa foi realizada nos municípios de Florianópolis e Joinville, em Santa Catarina, por conveniência e pela localização geográfica. Nestes municípios existem cinco HE, porém há CD atuando em apenas 3 dessas instituições.

Serão descritos abaixo os 3 HE incluídos nessa pesquisa. Os hospitais foram nomeados como Hospital1, Hospital 2 e Hospital 3.

Hospital 1: Localiza-se em Florianópolis e presta assistência somente pelo SUS nos três níveis de complexidade. O atendimento prioritário de ambulatório estrutura-se em quatro áreas básicas: clínica médica, cirúrgica, pediatria e tocoginecologia, implantada com o Centro Obstétrico e as unidades de neonatologia. É referência para o estado em patologias complexas, com grande demanda na área de câncer e cirurgia de grande porte em várias especialidades. Conta com 186 leitos e classifica-se como hospital geral e de ensino, pois é campo de Residência e estágio para alunos de graduação e pós-graduação de cursos da área da saúde e serviço social da UFSC e de outras Universidades da rede privada do estado de Santa Catarina. Essa instituição possui CD no quadro de funcionários e o curso de graduação em odontologia da UFSC possui disciplinas que o utilizam como cenário de prática, são elas: Patologia Bucal, Estomatologia e Estágio Supervisionado Interdisciplinar. Os ambulatórios de CTBMF e Estomatologia existem há mais de 18 anos. Iniciaram como projeto de extensão universitária e atualmente servem de local de estágio profissional para alunos do Curso de Graduação em Odontologia da 9ª fase. Durante anos os professores e alunos atuaram como voluntários, dessa forma houve consolidação dos projetos e amadurecimento das metodologias de trabalho, permitindo o aumento gradativo do interesse por parte dos alunos. Atualmente, a atuação destes ambulatórios serve de referência para o estado de Santa Catarina. Essa parceria foi reforçada a partir da reforma curricular iniciada em 2007. No âmbito da Pós-Graduação, recebe alunos da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (incluindo a odontologia) e específica - CTBMF. Alunos de mestrado e doutorado do PPGO/UFSC realizam atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Hospital 2: Situado em Florianópolis e possui 135 leitos. Está dividido nas seguintes unidades de internação: Berçário, Emergência Interna, Isolamento, Oncologia, Ortopedia, Queimados, UTI Geral e UTI Neonatal. Apresenta-se como hospital de referência estadual para as patologias de média e alta complexidade.

Caracteriza-se como de gestão estadual, hospital geral e de ensino. Oferece curso de Residência em CTBMF, aceitando três residentes por ano, e medicina em diversas especialidades.Possui equipe de odontologia onde conta com o CTBMF, Odontopediatra, Clínico Geral e Técnico em Higiene Dental. É espaço de estágios, onde recebem profissionais voluntários (atualmente há um especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial e Ortodontia) e alunos das Residências Integrada Multiprofissional em Saúde e saúde da família. Recebe pacientes e alunos do Núcleo de Atendimento a Pacientes com Deformidades Faciais (NAPADF) e Ambulatório de Estomatologia, ambos da UFSC.

A equipe de odontologia dessa instituição foi contemplada com bolsas para realização de dois projetos: oncologia pediátrica e distração osteogênica. Através desses projetos obtiveram materiais de consumo, instrumentos cirúrgicos, equipamentos, equipo portátil, livros e periódicos para atualização e desenvolvimento de pesquisas. Há a disponibilidade de três ambulatórios para a odontologia e realizam procedimentos sob sedação com óxido nitroso.

O clínico geral atua com os pacientes internados na UTI, pacientes especiais e em conjunto com a CTBMF. Os dois odontopediatras, membros da equipe, atuam no leito e ambulatórios.

Hospital 3: Está localizado no município de Joinville e conta com 279 leitos. É um hospital geral, de gestão municipal e presta assistência somente pelo SUS. É uma entidade Pública Estadual, sem fins lucrativos, prestadora de serviços de média e alta complexidade. Realiza em torno de 8000 atendimentos/mês. Oferece atendimento Médico/Hospitalar especializado a toda comunidade de Joinville e região, e tem como referência as especialidades de: Cardiologia/ Cirurgias Cardíacas, Vascular/Endovascular, Pneumologia/Infectologia, Cirurgia Bariátrica, Psiquiatria. Esse hospital é conveniado à prefeitura, dessa forma os CD que atuam na rede podem utilizar o centro cirúrgico para realizar os procedimentos odontológicos em sessão única. Também conta com a CTBMF para assistir a população. Essa instituição oferece o Programa de Residência Médica em diversas especialidades.

2.4 Participantes

Participaram da pesquisa profissionais que atuam nos três HE selecionados. Na TFD não há predefinição do número de participantes da pesquisa, a quantidade não possui importância prioritária e nem é necessário fazer cálculos amostrais. Neste método, o processo

denomina-se Amostragem Teórica, a qual se desenvolve no decorrer da pesquisa. A coleta de dados fundamenta-se em comparações constantes entre os dados, com a intenção de procurar locais, pessoas ou fatos que elevem ao máximo as oportunidades de desvendar diferenças entre os conceitos e de tornar a análise mais densa (STRAUSS; CORBIN, 2008). A Amostragem Teórica é guiada também, pela sensibilidade teórica do pesquisador, visto que quanto maior a sensibilidade em relação aos conceitos emergentes, maior a possibilidade de que o mesmo visualize os indicadores desses conceitos nos dados. O aumento da sensibilidade ocorre durante o processo de pesquisa, permitindo ao pesquisador enxergar os conceitos faltantes e onde encontrá-los (STRAUSS; CORBIN, 2008). Outro aspecto importante, considerando a sensibilidade teórica, é a personalidade do pesquisador, a sua habilidade em ter insights e conseguir colocá-los em prática (GLASER; STRAUSS, 1967; GLASER; HOLTON, 2004).

Na TFD a coleta de dados é feita por grupos amostrais. Assim, o primeiro grupo amostral foi intencionalmente selecionado e composto por alunos residentes da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde e da Residência em CTBMF e por CD que trabalham em HE em Florianópolis e Joinville, Santa Catarina, somando doze profissionais.

A coleta e as análises de dados, feitas simultaneamente, nortearam a quantidade de participantes em cada grupo e a necessidade da inclusão de novos grupos de sujeitos para a elaboração da teoria.

Após o processo de análise do primeiro grupo amostral, percebeu-se a necessidade de compreender a OH enquanto cenário de prática para a formação do CD. Para tanto, foi composto o segundo grupo amostral com professores que atuam no contexto hospitalar. Este segundo grupo amostral foi formado por 10 CD docentes do curso de graduação em odontologia que exercem atividades de docência em HE.

Após a coleta e análise concomitante dos dados dos primeiro e segundo grupos amostrais, emergiu fortemente a categoria analítica da Interdisciplinaridade, como referencial teórico para sustentar o modelo sobre a atuação do CD em ambiente hospitalar. Portanto, foi necessário compreender também a concepção de outros profissionais da saúde que atuam nessas instituições. Assim, o terceiro grupo amostral foi composto por 5 profissionais da saúde que possuem interface com a odontologia no contexto hospitalar, médicos, enfermeiras e nutricionista.

Os critérios de inclusão dos participantes desta pesquisa foram:  Possuir algum tipo de vínculo com a instituição;  Trabalhar na instituição há pelo menos um ano.

Ao total, a soma do conjunto de participantes foi de vinte e sete pessoas, dessas dezesseis são do sexo feminino. Para garantir o sigilo de identificação dos participantes, atribuiu-se nomes de flores aos mesmos. Segue no quadro abaixo (Quadro1) breve descrição dos participantes da pesquisa.

Quadro 1: Descrição dos participantes da pesquisa

Participantes Profissão Área de atuação Idade Sexo Tempo de experiência em Hospital (anos) Tempo de