• Nenhum resultado encontrado

4 METODOLOGIA

4.1 O LOCAL DE ESTUDO

O universo a ser pesquisado a fim de contemplar os dados de campo a ser analisados e estudados, é o Campus Pesqueira do Instituto Federal de Pernambuco, localizado na região agreste do estado de Pernambuco.

4.1.1 O município de Pesqueira

De acordo com dados demográficos contidos no Censo Demográfico de 2010, município de Pesqueira (Figura 1), possuía 62.931 habitantes, e a população urbana apresentou um total de 71,71% de habitantes. Em relação ao saneamento, o Censo averiguou que a coleta de lixo estava presente em 72,7% dos domicílios, a rede de abastecimento de água em 69,4% e 63,5% dos domicílios possuía esgotamento sanitário adequado. A energia elétrica foi praticamente universalizada no município. Em relação aos níveis de pobreza, 37,7% sobrevivia na extrema pobreza na zona rural, e 17,2% em área urbana (BRASIL, 2010b).

Entre 2005 a 2009, o Produto Interno Bruto (PIB) de Pesqueira era R$ 290,7 milhões. E segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o mercado formal totalizava em 2010, 884 postos. Em 2009, a receita orçamentária do município estava em R$ 61,0 milhões, sendo as despesas com educação, saúde, administração, urbanismo e legislativa cobertas com 86,10% das despesas municipais (BRASIL, 2010b).

De acordo com o Censo Educacional realizado em 2012 pelo Ministério da Educação, o município de Pesqueira possuía 622 docentes do ensino fundamental, 235 docentes do ensino médio, 106 docentes de ensino pré-escolar; 103 escolas de ensino fundamental, 11 escolas de

ensino médio, 100 escolas de ensino pré-escolar; 11.304 matrículas para o ensino fundamental, 3.163 matrículas para o ensino médio e 2.163 matrículas para o ensino pré-escolar (BRASIL, 2015a).

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no censo de 2013, apontou que o município de Pesqueira contava com 3.991 cabeças de ovinos, 2.000 cabeças de suínos, 31.246 cabeças de bovinos, 3.255 cabeças de caprinos e 880.000 cabeças de galináceos (BRASIL, 2015a). E a produção agrícola municipal em 2009 contava com 1.560 toneladas de feijão, 100 toneladas de sorgo granífero e 1.440 toneladas de milho (BRASIL, 2015a).

A etnia Xukuru do Ororubá habita uma reserva indígena na Serra do Ororubá, ocupando uma área de 27.555 hectares, dos quais 103.162 estão contidos no município de Pesqueira, e 21.118 no município de Poção, agreste de Pernambuco, área de brejo de altitude.

Contando com aproximadamente nove mil índios (BRASIL, 2010a), hoje existem 24 aldeias em terra indígena (OBSERVATÓRIO TRANSDISCIPLINAR DAS RELIGIÕES NO RECIFE, 2014).

Em Pesqueira também existe o Quilombo Negros do Osso, que se localiza na zona rural, com acesso pela BR-232 no sentido leste/oeste, direção Recife/Sertão. O grupo divide- se em cinco núcleos comunitários: Núcleo do Osso, Núcleo do Tabuleiro, Núcleo de Zé Caboclo, Núcleo de Clodoaldo e o Núcleo do Movimento Sem Terra (MST). A área do quilombo ocupa cerca de 4 hectares utilizado para moradia e criação de pequenos animais. Existem em torno de 21 (vinte e uma) residências no local (ARCANJO, 2008).

Figura 1 – Mapa do Município de Pesqueira

4.1.2 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Instituído pelo Ministério da Educação (MEC), através da Lei nº 11.892/2008, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) visam o desenvolvimento local e regional de forma contextualizada.

O IFPE é resultante da integração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco e das Escolas Agrotécnicas Federais de Barreiros, Belo Jardim e Vitória de Santo Antão.

De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFPE 2014-2018, a missão deste é promover a Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, com base no princípio da indissociabilidade das ações de ensino, pesquisa e extensão, comprometida com uma prática cidadã e inclusiva, de modo a contribuir para a formação integral do ser humano e o desenvolvimento sustentável (BRASIL, 2015a).

O IFPE engloba a educação profissional técnica de nível médio, com cursos integrados regulares, Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e subsequentes; cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de trabalhadores; cursos superiores de tecnologia, de licenciatura e de bacharelado; cursos de pós-graduação lato sensu, de aperfeiçoamento e especialização; e, cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado (ALMEIDA, 2016).

O corpo docente do IFPE é formado por 1.100 (mil e cem) docentes, 945 (novecentos e quarenta e cinco) servidores administrativos e 16.500 (dezesseis mil e quinhentos) discentes, localizados em 16 (dezesseis) campus nos seguintes locais estratégicos: Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Palmares, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão (BRASIL, 2015a).

4.1.3 O IFPE- Campus Pesqueira

Local onde foi realizado o estudo de caso, em virtude deste ter sido a primeira escola técnica inaugurada no agreste pernambucano, elencada entre 90 (noventa) municípios; É uma instituição educacional visivelmente marcada pela diversidade cultural de seus discentes (indígenas, quilombo “Negro Osso” e negros) e da presença significativa dos movimentos estudantis destacados em LGBTQ+, feminismo, negro e com o acréscimo de alunos com

deficiência. O que por si só demanda a necessidade de uma educação inclusiva e reflexões acerca de sua implementação.

Segundo Yin (2001), o estudo de caso se encaixa em situações em que é necessário fazer uma investigação mais profunda de um fenômeno contemporâneo pouco explorado e que seus limites são incipientes.

O Campus Pesqueira do IFPE (Figura 2) está localizado no agreste de Pernambuco, possuindo cerca de 1.500 estudantes distribuídos nos cursos técnicos integrados em edificações e eletrotécnica; nos quatro cursos superiores, sendo dois deles licenciaturas em física e matemática e nos dois bacharelados em enfermagem e engenharia elétrica (BRASIL, 2017).

A estrutura física do Campus Pesqueira conta com 20 (vinte) mil metros quadrados de área construída, possuindo quadra para práticas poliesportivas, mais de 30 (trinta) salas de aula, três laboratórios de informática, dez laboratórios para práticas específicas de cada curso, além de salas que dão apoio psicológico, odontológico, assistência social, enfermagem, nutrição, assessoria pedagógica, além de uma ampla biblioteca (BRASIL, 2017).

Figura 2 – IFPE Campus Pesqueira

Fonte: Brasil (2017).

O IFPE possui o Programa Bolsa Permanência, que concede bolsas de auxílio financeiro para apoiar o desenvolvimento de atividades acadêmicas. É destinada a estudantes sobrevindos de escolas públicas ou com renda per capta abaixo de 15 (quinze) salários mínimo, bem como os que se encontram em situação de vulnerabilidade social (BRASIL, 2017).

Assim, é observado que de certa forma, ainda que abrangente, a instituição tenta reverter à exclusão dos estudantes dos grupos supracitados com o fornecimento de uma ajuda de custo.

Documentos relacionados