• Nenhum resultado encontrado

5 MATERIAIS E MÉTODOS

5.3 LOCAL DA PESQUISA

O estudo foi realizado no CC do HU-USP.

Localizado no campus da USP, em uma área física de 36.000 m2, o HU-USP dispõe de 243 leitos distribuídos nas especialidades: Médica, Cirúrgica, Obstétrica e Pediátrica e tem a finalidade de promover o ensino, a pesquisa e a extensão da assistência à saúde da comunidade.

A população atendida pelo Hospital é constituída pela comunidade USP, que compreende o corpo docente, discentes e servidores da USP, incluindo, seus dependentes. É referência secundária dentro da regionalização do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo à população do Distrito de Saúde do Butantã.

Os recursos financeiros são provenientes de dotação orçamentária da USP e dos serviços prestados ao SUS.

Os órgãos da Administração Superior do HU-USP são o Conselho Deliberativo (CD) e a Superintendência. O CD é composto pelos diretores da Faculdade de Medicina, Faculdade de Ciências Farmacológicas, Faculdade de Saúde Pública, Faculdade de Odontologia, Escola de Enfermagem, Instituto de Psicologia, pelo Superintendente do HU-USP, um representante discente, um representante dos servidores não docente da USP e por um representante dos usuários do Distrito de Saúde do Butantã, cuja responsabilidade é definir diretrizes básicas da assistência médico-hospitalar, de pesquisa e cooperação didática.

A Superintendência é constituída por um Superintendente e assessores, é o órgão executivo que coordena, supervisiona e controla todas

as atividade do HU-USP. Diretamente ligados à Superintendência, estão o Departamento Médico (DM), Departamento de Enfermagem (DE) e a Diretoria Administrativa (DA).44

O Departamento de Enfermagem subdivide-se em quatro divisões: Divisão de Enfermagem Clínica, Divisão de Enfermagem Cirúrgica, Divisão de Enfermagem Materno-infantil e Divisão Pacientes Externos. A seção CC esta vinculada à Divisão de Enfermagem Cirúrgica.

Figura 2 – Organograma do Departamento de Enfermagem do HU-USP

Fonte: Departamento de Enfermagem. Disponível em:

5.3.1 Seção de Centro Cirúrgico

O CC está localizado no segundo andar do HU-USP e dispõe de 09 salas cirúrgicas, 07 leitos de recuperação pós-anestésica, uma área física destinada ao estoque de materiais de consumo, organizada com o apoio do setor de Almoxarifado. A área possui, sob a supervisão e orientação do enfermeiro, um técnico de enfermagem e um auxiliar administrativo, responsáveis por receber e armazenar o material proveniente do Almoxarifado, produzir Kits, controlar e dispensar o material necessário às salas de cirurgias e sala de recuperação anestésica.10

A Seção de CC prevê recursos materiais e humanos para realização dos procedimentos anestésico-cirúrgicos e presta assistência a pacientes das Unidades de Internação, Ambulatório e Emergência. É realizado um agendamento diário que estabelece cirurgias programadas, extraprogramadas e urgências nas seguintes especialidades: geral, urológica, infantil, tórax, plástica, vascular, ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia, endoscopia, bucomaxilo e ginecologia.10

O agendamento cirúrgico é feito em um sistema informatizado (módulo GCC – Gestão de Centro Cirúrgico) que possibilita o acesso à intenção cirúrgica pelos usuários da rede. As cirurgias são agendadas pelo cirurgião, e os materiais necessários para as intervenções são programados, de acordo com o cadastramento e padronização do sistema (cirurgia-kits-materiais) e supervisionados, diretamente, pelo enfermeiro do CC.

Atualmente o CC trabalha com 99 tipos de Kits cirúrgicos e possui cerca de 499 itens de materiais para atender às especialidades médicas.

No ano de 2011, foram realizadas 4,739 cirurgias no HU-USP (média 395 cirurgias/mês), sendo: 56% cirurgias gerais, 19% ortopédica, bucomaxilo, ginecologia e otorrino 6%, 4% oftalmologia e 3% endoscopia.

No período do estudo, houve mudança no grupo de residentes de cirurgia da área médica, porém não foram realizadas mudanças técnicas cirúrgicas.

4.3.1.1 Descrição do fluxo de materiais de consumo

O fluxo de materiais de consumo do CC do HU-USP pode ser visualizado na Figura 3.

Figura 3 - Fluxo da dispensação, distribuição e cobrança dos materiais de consumo do CC do HU-USP- São Paulo, 2011

Após o agendamento da cirurgia, pelo médico no sistema GCC que possui interface com o SGM, o auxiliar administrativo, sob a supervisão da enfermeira do CC, prepara os kits cirúrgicos 24 horas antes das cirurgias eletivas e mantém alguns kits cirúrgicos em estoque para as cirurgias de

urgência e emergência. Também, de acordo com as cotas determinadas, os

kits anestésicos adulto e infantis ficam preparados e armazenados na Área de

Suprimentos (AS).

O circulante de sala operatória, técnico ou auxiliar de enfermagem, após consultar a programação cirúrgica, solicita os kits cirúrgicos e anestésicos e alguns materiais avulsos (que não fazem parte do kit, como exemplo os fios) ao responsável pela Área de Suprimentos (AS) do CC. Ao término da cirurgia, todos os materiais que não foram utilizados são devolvidos à AS e o funcionário faz o estorno desses materiais no SGM finalizando, assim, o consumo real dos materiais cirúrgicos na conta hospitalar do paciente/usuário e armazena os materiais no estoque da AS, para uso na montagem de outros kits.

5.3.1.2 Descrição das atividades de abertura dos materiais para realização das cirurgias

Após a confirmação da cirurgia, com o paciente na sala cirúrgica, o residente e/ou interno de medicina prepara a mesa cirúrgica, de acordo com a padronização da mesma, com os materiais de consumo e materiais esterilizados pela Central de Esterilização de Materiais (CME). A quantidade dos materiais abertos, nesse momento, atende à necessidade do início do ato cirúrgico e, à medida que são necessários outros materiais, esses são solicitados ao circulante da sala.

Ao terminar a cirurgia, o residente e/ou interno de medicina separa os materiais perfurocortantes para descarte. A circulante de sala tem a responsabilidade de descartar todos os materiais de consumo em locais definidos e padronizados (gestão de resíduos). Os materiais patrimoniados (instrumentais cirúrgicos) são conferidos e encaminhados ao CME.

Durante o ato cirúrgico, nenhum material aberto e não utilizado é descartado.

Documentos relacionados