• Nenhum resultado encontrado

2. ESTUDANDO O CASO DE VALINHOS

2.2. Localização dos condomínios e densidade demográfica

A localização dos condomínios de luxo foi polarizada pela região das chácaras de recreio, ocupada por população de classes média-alta e alta.

A implantação desses condomínios em pontos distantes da área urbana urbanizada implicou aumento de custo de infra-estrutura, uma vez que esta teve que ser estendida, passando por vazios urbanos e criando ociosidade de serviços (SCIOTA, 2002, p.64).

A maioria dos condomínios de alto padrão está concentrada na região próxima ao Colégio Porto Seguro e em direção a Vinhedo (Mapa 2) e, conseqüentemente, gera áreas de baixa densidade. Os primeiros condomínios e loteamentos desta região possuíam áreas

33

Entrevista realizada em 30/1/05, no plantão de vendas do lançamento do Loteamento Athenas, em que o m2

maiores. Entre 1990 e 2000, dos 33 condomínios horizontais aprovados apenas 10 são formados por lotes com área de unidades superior a 500 m2. Deste modo, conclui-se que estes lançamentos também tiveram a classe média como alvo.

Mattos (2000) destaca que os “artefatos urbanos” (shopping center com praças de alimentação e salas de cinema, hotéis e recintos para conferências e eventos, conjuntos residenciais protegidos voltados à alta renda etc.) induzem a transformação na cidade e na vida urbana, gerando grande impacto nos lugares onde se implanta. Desta maneira, valoriza-se e contribui-se para a reestruturação da área, ao mesmo tempo em que se promove nova caracterização da imagem da cidade. Nesse sentido, pode-se dizer que o Colégio Porto Seguro e os condomínios fechados são artefatos que contribuem para o marketing de Valinhos e valorizam o município.

Mapa 2 – Localização dos condomínios, loteamentos e principais pontos de referência do município de Valinhos construído com dados da Prefeitura Municipal de Valinhos, 2002.

1. Moinho de Vento 2. Terras do Caribe 3. Terras do Oriente 4. Vale do Itamaracá 5. Visc. Itamaracá 6. Sans Souci 7. Reserva Colonial 8. Vale Verde 1 2 3 4 5 6 8 7 9 Via Anhanguera

O Colégio Porto Seguro localiza-se entre os condomínios Village Visconde do Itamaracá e o Vale do Itamaracá, tendo sido instalado em 1982, antes da popularização dos condomínios. A escola adquiriu parte das terras de uma fazenda de café e o loteamento Village do Itamaracá adquiriu, posteriormente, a outra parte34.

A escola tinha por objetivo inicial atender as famílias alemãs que chegavam a região de Campinas, Valinhos e Jundiaí, vindas para suprir a demanda por mão-de-obra especializada em empresas como a Bosh, Siemens, Krupp e Mercedes.

De acordo com o diretor do Colégio Porto Seguro, a escola possui padrão de ensino idêntico à tradicional unidade de São Paulo e, com isso, aglutina ao seu redor muitas famílias vindas para a região.

Em 1990, a escola tinha 49% de seus 2.077 alunos vindos de Campinas e 30,7% de Valinhos. Em 2004, o percentual de alunos de Campinas caiu para 35% e os de Valinhos e Jundiaí formaram a maioria, 54%.

A escola atende à população de alto poder aquisitivo e o preço da mensalidade é superior à das demais escolas do município.

Das 20 famílias moradoras de condomínios que foram entrevistadas para este trabalho 16 tinham filhos cursando ensino fundamental ou médio. Entre elas, 50% das crianças estudavam no Porto Seguro (das famílias com filhos no Porto Seguro, 38% afirmaram que o colégio foi o principal motivo para a escolha da cidade). Uma família canadense optou por colocar os filhos em uma escola americana e uma família vinda da argentina preferiu uma escola menor porque as crianças já tinham dificuldade com o português.

O colégio (Porto Seguro) foi um elemento que trouxe muita gente pra região. Quando eu vim pra cá, a corretora de imóveis disse assim, que de novembro a janeiro se você aluga, alugou, se não alugou não aluga mais. Porque é a época que as pessoas vem pra cá (Entrevista com uma moradora de condomínio).

34

Quanto à densidade demográfica (Mapa 3), é possível confirmar que Valinhos possui poucos setores censitários adensados, como o Parque Cecap e o Jardim São Luiz, financiados pela COHAB, CDHU e CECAP. A região de maior adensamento está localizada ao Norte, ao lado dos condomínios Terra do Caribe e Terras do Oriente, onde foi criado o loteamento popular Jd. São Marcos (com índice entre 160 e 180 hab./ha), representado pelos setores censitários 92, 95 e 96, cujos lotes variam entre 200 e 300m2 (vide Mapa 1).

Outro local de alta densidade é o setor censitário 41 (140 a 160 hab./ha). Neste local encontra-se o condomínio vertical Morada dos Pinheiros, composto por vários prédios de quatro andares que abrigam 350 apartamentos e 1.500 pessoas.

Os condomínios são responsáveis pela baixa densidade populacional do município e isto pode ser constatado nos setores censitários 64, 65 e 66. A baixa densidade populacional encarece o custo da infra-estrutura urbana, considerando que o parâmetro de densidade viável para a sua implantação tem índice superior a 50 hab./ha. (Negreiros e Teixeira, 2002).

A densidade demográfica do município cresceu ao longo do período, passando de 454 hab./km2 em 1991 para 555 hab./km2 em 2000, com valores inferiores aos da RMC no mesmo período: 512 e 641, respectivamente (MARTINEZ, 2002 p.200).

O município apresenta alto percentual de domicílios próprios ou em aquisição (69%), de acordo com o Censo, e apenas 17,5% eram alugados. Do total de domicílios particulares permanentes, 92,4% eram casas e 7,2%, apartamentos.

Morada dos Pinheiros – Setor censit. 41 Jd. São Marcos – Setor censit. 92, 95 e 96

Parque CECAP – Setor censit. 23

Bairro Bela Vista – Setor censit. 10 Bairro Castelo – Setor censit. 70

% Habitantes/ha

Fonte: Censo Demográfico 2000 (IBGE)

Mapa 3 – Densidade demográfica por setores censitários (habitantes/ha) Município de Valinhos, 2000

k ilo m e te rs

2 1 0