• Nenhum resultado encontrado

Logística e a globalização

No documento Sistemas de Informação Logística (páginas 37-41)

Atividades de aprendizagem

Aula 4. Logística e a globalização

Objetivo:

relacionar o impacto da globalização através das novas tecnolo- gias utilizadas aos sistemas de informação logística.

Figura 9 - Fonte: Ilustrador

Sistemas de informação Logística

Rede e-Tec Brasil

38

Agora que já se exercitou vamos conferir. A globalização indica um fenômeno de abertura das economias e das fronteiras ao comércio internacional. Não é algo novo, mas somente teve força a partir da revolução industrial e nos últimos anos tem sido alvo de estudo. É um assunto que se assistirmos ao telejornal, lermos uma revista, artigos ou qualquer outro

tipo de mídia estará presente. O certo é que em algum lugar, em algum momento você se deparará com esta palavra e verá que ela afeta todas as áreas de uma sociedade.

A globalização está inserida no sistema capitalista, ou seja, um sistema eco- nômico que envolve lucros. Não é muito fácil de compreender, mas sabemos que ela somente foi possível com o avanço tecnológico. Hoje podemos ver o lado positivo da globalização, por exemplo: diminuição das distâncias – união de povos e culturas, abrindo oportunidades de expansão comercial, beneficiando os países emergentes como Brasil.

O avanço mais importante foi na comunicação, com a criação da internet acentuandoa troca de ideias e informações sem um crivo. Hoje qualquer pessoa pode montar um vídeo e postar na rede onde pessoas de quase todo mundo poderá ver com apenas uma barreira: a língua, problema para o qual há soluções.

Vimos o lado positivo da globalização, mas não existem somente benefí- cios, temos as consequências negativas também. Vamos fazer um exercício? Prontos? Então vamos lá!

Pense em um País como a Alemanha.... Agora pense na África ou na Índia, o que vem a sua mente?

Na minha mente vem a desigualdade e creio que na sua também. A maior parte da riqueza do País concentrada na minoria, a corrupção, a falta de comida e água potável; somados a esses problemas o desemprego, em lu- gares onde com os avanços tecnológicos muitas pessoas foram substituídas por máquinas, e também o aumento dos riscos globais como transações financeiras.

Rede e-Tec Brasil

Aula 4 - Logísitca e a globalização

39

4.2 A Logística no contexto da globalização

Sabemos que o foco da logística está no cliente, sendo uma ferramenta de extrema necessidade para redução de custos e melhoramento dos serviços que envolve todos os departamentos de uma organização, como: gestão das informações, a movimentação de materiais, a armazenagem, o transporte, o processamento de pedidos, etc.

Mas o que a logística tem a ver com a globalização?

Como já vimos, o impacto da globalização através das novas tecnologias uti- lizadas nos sistemas de informação logística gerou uma redução de pessoas atuando, sendo substituídas por máquinas e equipamentos, pois a globali- zação se deu através do avanço tecnológico. Vimos também que a logísti- ca precisa desta tecnologia para se tornar uma ferramenta com diferencial competitivo para qualquer empresa.

Com a globalização as barreiras comerciais foram quebradas gerando uma concorrência ainda maior e com isto as empresas precisam buscar alternati- vas ou estratégias para serem competitivas e a logística é uma aliada neste processo.

Para que uma empresa se mantenha neste cenário tão competitivo precisa estar atenta a todas as mudanças que são constantes, pois o mercado tem demonstrado muitas instabilidades. Uma vantagem é investir na empresa implantando programas de softwares adequados, mais equipamentos de qualidade, treinamento de pessoal e valorização.

4.3 Valorização do capital humano

Vocês já viram que uma das desvantagens da globalização é a substituição de pessoas por máquinas devido aos avanços tecnológicos e que as empre- sas dependem destas tecnologias, não é mesmo?

Então podemos afirmar que uma equipe pequena precisa ser qualificada. Para alcançar esse objetivo é preciso investimentos em treinamento contínuo dos colaboradores para que os mesmos estejam atentos às mudanças, que se preocupem com a saúde da empresa buscando soluções para os proble- mas, cuidando das relações, prestando um serviço de qualidade.

Capital intelectual: é o conhecimento ou capacidade criadora que pode ser transformado em valor, ou seja, quando a empresa investe na formação do colaborador, através de cursos, treinamentos, graduações, especializações e este após sua capacitação presta um serviço de qualidade e competência para a empresa.

Sistemas de informação Logística

Rede e-Tec Brasil

40

capital da empresa, por isto chamamos de capital intelectual - soma do conhecimento de todos de uma organização -, proporcionando vantagens competitivas uma vez que neste conjunto exista a capacidade de inovar com ideias criativas.

Muitas escolas ofertam treinamentos e cursos a distância gratuitamente ou com valores acessíveis. Na maioria das empresas os colaboradores possuem o correio eletrônico, podendo se comunicar profissionalmente com clientes e fornecedores, mantendo-se informado e agilizando as tarefas do dia a dia. Também criamos redes de relacionamentos ou redes sociais como Orkut, Twiiter e Facebook para aumentar essa aproximação das pessoas, mas tam- bém são locais muito importantes para a inserção das empresas que desejam tal aproximação.

Você percebeu que tudo isso somente foi possível com a revolução tecnológi- ca? Hoje se tivéssemos que retroceder para algumas décadas atrás já conhe- cendo a década em que vivemos, teríamos muitas dificuldades e resistências a nos adaptarmos, pois até crianças com pouca idade já possuem celulares, computadores portáteis, jogos eletrônicos e uma infinidade de aparelhos; sabendo lidar com todos. O mercado se tornou não somente competitivo em relação aos produtos, mas também no que se refere à mão de obra.

Rede e-Tec Brasil

Aula 4 - Logísitca e a globalização

41

Resumo

Nesta aula abordamos a importância de se valorizar o capital intelectual nas organizações, de que adianta uma tecnologia de ponta se não tem pessoal qualificado para utilizá-la? Vimos que a concorrência em relação a vagas de empregos aumentou significativamente, mas para aqueles que buscam se manter atualizados e capacitados as oportunidades são bem maiores.

Atividades de aprendizagem

No documento Sistemas de Informação Logística (páginas 37-41)

Documentos relacionados