• Nenhum resultado encontrado

Luva de forno dupla

No documento enxovais para a cozinha (páginas 37-41)

TECIDOS, MATERIAIS E AVIAMENTOS NECESSÁRIOS

• 0,5 m de feltro térmico (Forrobel) • 0,5 m de tecido térmico metalizado

para forro de tábua de passar)

• 0,5 m de tecido tricoline 100% algodão para a parte principal da luva

• 0,30 m de tecido tricoline 100% algodão para os bolsos

• 0,30 m de tecido tricoline 100% algodão para o forro dos bolsos • 0,10 m de tecido tricoline 100%

algodão para detalhe viés bolsos • 0,50 m de tecido tricoline 100%

algodão para o viés*

• 2 carretéis pequenos de linha para costura 100% algodão

*Se for utilizar viés pronto, ao invés do tecido, você precisará de aproximadamente 3 m de fita de viés com no mínimo 35mm de largura.

CORTAR/SEPARAR MATERIAIS NAS ESPECIFICAÇÕES ABAIXO

No feltro térmico forrobel

• 2 retângulos medindo 94 cm de comprimento por 22 cm de largura • 2 retângulos medindo 26 cm de

comprimento por 22 cm de largura

No tecido térmico metalizado

• 1 retângulo medindo 94 cm de

No tecido para a parte principal (estampa amarela geométrica)

• 1 retângulo medindo 94 cm de comprimento por 22 cm de largura

No tecido para os bolsos (estampa amarela itens de cozinha coloridos)

• 2 retângulos medindo 26 cm de comprimento por 22 cm de largura

No tecido para forro dos bolsos (estampa laranja cor lisa)

• 2 retângulos medindo 26 cm de comprimento por 22 cm de largura

No tecido para o viés (estampa azul geométrico)

• 1 quadrado medindo 50 cm de lado – Se preferir um viés com menos emendas, corte as tiras de viés ao longo do tecido, sem separar apenas um quadrado para isto

No tecido para o detalhe de viés nos bolsos e tira de pendurar a luva (estampa azul chevron zigue-zague)

• 2 tiras medindo 22 cm de

comprimento por 7 cm de largura • 1 tira de 15 cm de comprimento por 5

cm de largura

2 carretéis de linha para costura 100% algodão Cadena na cor branca ref. 0000b

ESTE MA

TERIAL É P

AR

TE INTE

GRANTE DO CURSO ONLINE “

C OSTURA E DE C ORA ÇÃ O: ENX O V AIS P ARA A C O ZINHA ” D A EDUK (WWW .EDUK. C OM.BR) C

ONFORME A LEI Nº 9.610/98, É PROIBID

A A REPRODUÇÃ O T O TAL E P ARCIAL OU DIVUL GA ÇÃ O C OMERCIAL DESTE MA TERIAL SEM A UT ORIZA ÇÃ O PRÉVIA E EXPRESSA DO A UT OR (AR TIG O 2 9 )

PASSO A PASSO

Luva de forno dupla

1. PREPARAÇÃO DO VIÉS DO PRÓPRIO TECIDO*

*Pule esta etapa se for usar viés pronto.

Corte tiras de 7cm de largura na diagonal (ângulo de 45˚) do quadrado de 50cm do tecido para o viés. Se preferir um viés com menos emendas, corte as tiras de viés ao longo do tecido, sem separar apenas um quadrado para isto.

Una uma tira na outra, direito com direito, formando um ângulo de 90˚ e traçando uma reta na diagonal (45˚) pelo avesso. Costure com pontos pequenos, abra as costuras com o ferro e corte as pontinhas de tecido. Repita o processo com todas as tiras, até formar uma faixa única medindo aproximadamente 2,60 m depois de prontas.

Dobre o viés ao meio, avesso com avesso no sentido do comprimento e passe com o ferro. Reserve.

C OSTURA E DE C ORA ÇÃ O: ENX O V AIS P ARA A C O ZINHA ” D A EDUK (WWW .EDUK. C OM.BR) O T O TAL E P ARCIAL OU DIVUL GA ÇÃ O C OMERCIAL DESTE MA TERIAL SEM A UT ORIZA ÇÃ O PRÉVIA E EXPRESSA DO A UT OR (AR TIG O 2 9 ) 2. MATELASSÊ BOLSO

Risque linhas diagonais (paralelas e transversais) distantes 3 cm umas das outras no direito dos tecidos principais dos bolsos. Monte um “sanduíche” com uma camada de tecido do bolso, outra de feltro térmico e a última o tecido do forro do bolso. O avesso dos tecidos deve estar em contato com o feltro.

Alfinete e costure com pontos pequenos sem fazer retrocesso, sempre das linhas centrais para as das extremidades da peça.

Faça o mesmo com o outro conjunto de tecidos do bolso + feltro térmico, assim você terá 2 bolsos com matelassê. Reserve.

Dicas para facilitar a costura do matelassê: costure sempre com o feltro para

baixo, em contato com os “dentes” da máquina de costura. Utilize também um pé calcador especial, chamado “walking foot”, que auxiliará muito todas as costuras do matelassê em camadas grossas como estas.

3. MATELASSÊ PARTE PRINCIPAL

Risque uma linha bem no meio da peça (a 11 cm da extremidade) no sentido do comprimento. A partir dela, trace mais 2 linhas paralelas para cada lado da linha principal (totalizando 5 linhas), distantes 3 cm umas das outras.

Monte um “sanduíche” com 2 camadas de feltro térmico no meio, tecido metalizado de um lado e o tecido da parte principal da luva do outro. O avesso do tecido metalizado e do tecido principal devem ficar em contato com os feltros térmicos.

Alfinete e costure com pontos pequenos, sempre das linhas centrais para as das extremidades da peça. Não é preciso fazer retrocesso. Reserve.

Dicas para facilitar a costura do matelassê: costure sempre com o tecido

metalizado para baixo, em contato com os “dentes” da máquina de costura. Utilize também um pé calcador especial, chamado “walking foot”, que auxiliará muito todas as costuras do matelassê em camadas grossas como estas. No caso de ter 2 camadas de feltro térmico, além do calcador especial, ajude sua máquina empurrando ou puxando levemente.

4. VIÉS BOLSO

Acerte com a régua e corte os bolsos, deixando-os com 22 cm de comprimento e 18 cm de largura.

Posicione o detalhe do viés com a dobra para dentro do bolso, sobre o forro, bem na extremidade menor (aqui, atente para a sua estampa, pois o detalhe do viés deve ficar na parte superior do bolso). Alfinete e costure com 1 pé de máquina.

ESTE MA

TERIAL É P

AR

TE INTE

GRANTE DO CURSO ONLINE “

C OSTURA E DE C ORA ÇÃ O: ENX O V AIS P ARA A C O ZINHA ” D A EDUK (WWW .EDUK. C OM.BR) C

ONFORME A LEI Nº 9.610/98, É PROIBID

A A REPRODUÇÃ O T O TAL E P ARCIAL OU DIVUL GA ÇÃ O C OMERCIAL DESTE MA TERIAL SEM A UT ORIZA ÇÃ O PRÉVIA E EXPRESSA DO A UT OR (AR TIG O 2 9 ) 5. MONTANDO A PEÇA

Acerte a parte principal da peça com ajuda da régua e depois corte, deixando-a com 90 cm de comprimento por 18 cm de largura.

Posicione os bolsos nas extremidades do tecido principal, com a parte do detalhe do viés para dentro da peça sobre o direito do tecido principal e alfinete. Atenção redobrada nesta etapa, pois os bolsos não ficarão do lado do tecido metalizado.

6. ARREDONDAR CANTOS

Posicione um pires ou objeto redondo na extremidade da direita e da esquerda de cada bolso. Risque uma parte da curva, arredondando os cantos dos bolsos. Faça o mesmo com o outro bolso, alfinete e corte os 4 cantinhos da luva.

7. TIRA DE PENDURAR A PEÇA

Pegue a tira de 15 cm de comprimento por 5 cm de largura e dobre ao meio, avesso com avesso no sentido do comprimento. Passe para vincar bem e abra a dobra.

Utilize este vinco central como guia, e jogue para dentro as extremidades do tecido e passe. Dobre mais uma vez para dentro as extremidades e passe e alfinete desta forma.

Costure com pontos em zigue-zague bem no meio da tira ou com duas costuras retas paralelas bem rentes às extremidades da tirinha. Dobre-a ao meio e

alfinete-a desta forma.

8. COSTURA DE SEGURANÇA

Dobre a peça ao meio e posicione a alça dobrada ao meio para dentro da peça. Alfinete.

Com pontos em zigue-zague bem rentes (menos de 1 pé de máquina), faça uma costura bem na beira da peça, unindo os bolsos nas extremidades e segurando todas as camadas e tira juntas.

9. FINALIZAÇÃO E VIÉS

Corte uma das extremidades do viés, deixando-o reto. Dobre esta extremidade cerca de 1 cm para dentro e passe. Posicione o viés (que já dobramos ao meio lá no começo do passo a passo) com a dobra para dentro da peça, bem rente nas extremidades e vá alfinetando por toda a volta, deixando a sobra sem fazer nada por enquanto. Costure, deixando um espaço de cerca de 4 cm no começo do viés sem costurar. A margem de costura é de 1 pé de máquina.

Quando estiver quase no final, corte a sobra para que termine cerca de 3 cm para além do início do viés. Encaixe essa sobra dentro da primeira dobra que fizemos. Alfinete e costure tudo até o final.

Passe com o ferro o viés para assentar e vire-o para o lado direito da peça. Antes de fechar o viés, confira se há sobras de manta térmica. Se houver, corte-as, cuidando para não pegar na costura anterior.

C OSTURA E DE C ORA ÇÃ O: ENX O V AIS P ARA A C O ZINHA ” D A EDUK (WWW .EDUK. C OM.BR) O T O TAL E P ARCIAL OU DIVUL GA ÇÃ O C OMERCIAL DESTE MA TERIAL SEM A UT ORIZA ÇÃ O PRÉVIA E EXPRESSA DO A UT OR (AR TIG O 2 9 )

AULA 8

Luva de forno e descanso

No documento enxovais para a cozinha (páginas 37-41)

Documentos relacionados