• Nenhum resultado encontrado

Máquinas de estaleiro / Equipamentos de construção / máquinas móveis

7. Requisitos para cargas específicas

7.9. Máquinas de estaleiro / Equipamentos de construção / máquinas móveis

A secção seguinte fornece orientações sobre as medidas necessárias para o transporte seguro de máquinas de estaleiro com lagartas e com rodas em veículos conformes com a Directiva 96/53/CE (veículos sem restrições de circulação no espaço da UE). Não aborda o transporte de máquinas de grande porte, etc., em veículos para fins especiais cuja utilização nas estradas é restringida por autorizações. No entanto, as orientações gerais contidas na presente secção aplicam-se a um grande número de casos.

Recomenda-se que os fabricantes de máquinas de estaleiro instalem pontos de amarração ou indiquem um sistema de amarração recomendado para cada um dos seus veículos. No caso das máquinas de estaleiro equipadas com pontos de amarração exclusivos para utilização em transporte, esses pontos devem ser utilizados e o veículo protegido de acordo com as instruções do fabricante. No caso de não existirem instruções do fabricante disponíveis, as amarrações ou os dispositivos de fixação apenas devem ser fixados nos componentes da máquina de estaleiro que possuam resistência suficiente para suportar os esforços que lhes serão impostos.

As máquinas de estaleiro pesadas são transportadas em veículos construídos para o efeito, concebidos especialmente para facilitar as operações de carga e descarga e que são normalmente dotados de pontos de ancoragem adequados para fixar as amarrações. As máquinas de estaleiro mais leves podem, em algumas circunstâncias, ser transportadas em veículos normais. No entanto, nestes casos, o sistema utilizado para fixar a carga deve proporcionar um nível de segurança idêntico ao obtido com um veículo construído especialmente.

As cargas elevadas podem danificar pontes, etc., sobre as estradas, por isso, quando são transportadas, é essencial que o condutor saiba exactamente a altura da carga e a largura da mesma a essa altura. Além disso, as cargas com centro de gravidade elevado podem afectar seriamente a estabilidade do veículo, pelo que tais componentes de máquinas de estaleiro apenas devem ser transportados em veículos com uma altura baixa da plataforma. Um veículo com lagartas ou rodas deve ser amarrado na posição correcta no veículo de transporte, com o travão de estacionamento accionado. A eficácia do travão de estacionamento, por si, é limitada pela resistência de atrito entre o veículo e a plataforma do veículo de transporte; mesmo em condições de condução normais, este atrito é inadequado e deve ser aplicado um sistema de retenção adicional ao veículo. Este sistema deve consistir num sistema de amarração com equipamento adicional que impeça a carga de se deslocar para a frente ou para trás, através de um dispositivo de travamento fixado firmemente no veículo. Estes equipamentos devem ser fixados nas rodas ou lagartas ou noutra parte do equipamento transportado.

Todos os sistemas móveis tais como gruas, suportes, plataformas telescópicas e cabinas, etc., devem ser deixados na posição de transporte recomendada pelo fabricante e ser fixados de modo a impedir o movimento em relação ao corpo principal da máquina.

Antes da colocação da máquina no reboque, devem ser removidos os materiais estranhos que possam desprender-se e obstruir a via ou danificar outros veículos. A rampa, os pneus da máquina e a plataforma do próprio reboque não devem conter óleo, gordura, gelo, etc., para evitar o deslizamento das máquinas.

Depois de a máquina estar estivada e com o motor parado, a pressão do sistema hidráulico deve ser aliviada, movendo todos os manípulos de controlo ao longo das respectivas posições. Esta operação deve ser efectuada, no mínimo, duas vezes. Os controlos devem ser regulados de modo a impedir o movimento de dispositivos auxiliares durante o percurso. Sacos, conjuntos de ferramentas ou outros objectos pesados não devem ser deixados soltos na cabina do operador da máquina transportada; todos os dispositivos removidos da máquina, tais como baldes, garras, lâminas, pás e dispositivos de suspensão, devem ser amarrados à plataforma do veículo.

A máquina deve ser posicionada na plataforma do veículo de transporte de modo a que o movimento para a frente seja travado por parte da carroçaria do veículo, por exemplo, pescoço de ganso ou painel de protecção da cabina, ou por um membro transversal acoplado fixado à estrutura do chassis do veículo através da plataforma. Além disso, a máquina de estaleiro e qualquer dos seus componentes removidos devem ser acondicionados de modo a que os pesos máximos por eixo autorizados não sejam excedidos e o manuseamento seguro do veículo não seja prejudicado. O espaço livre entre as partes inferiores dos veículos de carga baixos e a superfície da via deve ser verificado antes de iniciar o movimento, de modo a determinar se existe espaço livre suficiente para impedir que o veículo bata no chão.

As máquinas com rodas e as máquinas ligeiras com lagartas devem ser fixadas, de modo a que o efeito de solavanco causado pelos ressaltos no solo transmitido pelo veículo de transporte e amplificado pelos pneus ou unidades de suspensão da máquina seja minimizado. Sempre que possível, a unidade de suspensão da máquina deve ser travada e o movimento vertical limitado por amarrações ou outro sistema de retenção. Caso contrário, a estrutura da máquina ou o chassis devem ser apoiados em calços. A menos que a máquina esteja apoiada, a área total de contacto das lagartas ou dos cilindros e, no mínimo, metade da largura do pneu, devem ficar apoiados na plataforma do veículo de transporte. Se as lagartas excederem a estrutura do veículo de transporte, a estrutura ou chassis da máquina deve ser apoiada.

A máquina deve ser fixada contra deslocamentos para a frente, para trás ou laterais através de correntes ou cintas de fixação fixadas nos pontos de ancoragem do veículo. Todas as amarrações devem incorporar um dispositivo de tensionamento.

Ao decidir o número de pontos de ancoragem a utilizar ao aplicar um sistema de retenção, devem ser considerados os factores seguintes:

a. A necessidade de posicionar a máquina para obter a distribuição correcta da carga para cumprir os requisitos legais de carga por eixo e garantir que o manuseamento do veículo não é prejudicado.

b. A existência de outras funcionalidades de retenção da carga no desenho do veículo. c. Se a máquina tem rodas, lagartas ou cilindros.

d. O peso da máquina a transportar.

88 / 210

As orientações seguintes são aplicáveis a máquinas de estaleiro móveis – veículos equipados com guindastes, plataformas de trabalho, patolas, etc.

a. As cargas elevadas podem danificar as pontes e é essencial que o condutor saiba a altura do veículo e a tenha afixada no interior da cabina.

b. Todos os componentes amovíveis devem ser colocados em posição e travados, sempre que possível, de acordo com as recomendações do respectivo fabricante para as operações de transporte.

Sistemas de retenção

Além dos dispositivos de fixação especializados, a selecção de materiais a utilizar nos planos de amarração para máquinas de estaleiro será limitada a correntes, cabos de aço, cintas e aos dispositivos associados de tensionamento e acoplamento.

Se for utilizada uma viga transversal (lado a lado) como sistema de retenção, esta deve ser solidamente fixada, de modo a que todas as cargas nela exercidas sejam transmitidas à estrutura do chassis do veículo de transporte. Se forem utilizados calços ou blocos para bloquear rodas ou cilindros individuais, estes devem ser suficientemente robustos para resistir ao esmagamento e serem solidamente fixados à plataforma do veículo, sempre que possível.

As amarrações ou os dispositivos de fixação devem ser fixados apenas nos componentes da máquina de estaleiro que possuam resistência suficiente para suportar os esforços que lhes serão impostos. Se as máquinas de estaleiro estiverem equipadas com pontos de amarração específicos para serem utilizados quando são transportadas, esses pontos devem ser utilizados e o veículo deve ser fixado em conformidade com as instruções do fabricante. É necessário prestar especial atenção às amarrações em pontos de suspensão, uma vez que estes poderão não ser adequados para efeitos de retenção.

A máquina carregada deve ser inspeccionada depois de o veículo ter percorrido um pequena distância, de modo a verificar se não ocorreu qualquer deslocamento da carga e se os dispositivos de retenção estão solidamente fixados. Devem ser efectuadas inspecções periódicas durante o percurso.

Figura 92: Veículo com rodas, amarrado transversalmente ao reboque da máquina

a partir dos pontos de fixação assinalados com 'x'.