• Nenhum resultado encontrado

Todo método anticoncepcional pode ocasionar efeitos indesejáveis à saúde do indivíduo e, portanto, só deve ser

No documento Biologia_modulos45_56 (páginas 36-39)

utilizado com acompanhamento médico.

Riscos de Gravidez

Gestações em 100 mulheres em 1 ano

Pílula 0,1%a 0,3% Espermicidas 6%a15% Diafragma 2,4%a13% DIU 0,5%a5% Vasectomia 0,15% Ligadura tubária 0,01% Tabelinha, curva térmica, método de Billings 25% a 40%

Camisinha 4%a15%

Coito interrompido 15% a 23%

Minipílula 2,5%

Nenhum cuidado 80%

(UFRGS) – Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações que seguem referentes a métodos contraceptivos.

( ) A laqueadura tubária, ao interromper a passagem do ovócito pela tuba uterina, impede a fecundação.

( ) A anticoncepção oral de emergência, ou “pílula do dia seguinte”, impede a gastru- lação no embrião.

( ) A vasectomia, cirurgia para a retirada da vesícula seminal, impede a produção de espermatozoides.

( ) O dispositivo intrauterino impede a implantação do embrião no útero.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) F – F – F – V. b) F – V – F – V c) V – V – V – F. d) V – F – F – V e) F – V – V – F.

Resolução

A “pílula do dia seguinte” impede a fecundação e a vasectomia não impede a formação de espermatozoides.

Resposta: D

(MODELO ENEM) – Patricinha é uma estudante de 17 anos, cujo ciclo menstrual tem geralmente 28 dias. Seu namorado, Mauricinho, também estudante de 17 anos, pressionou-a muito no mês passado até que “ficaram juntos”, pela primeira vez, em uma relação sexual completa. Apesar de ambos terem-se certificado de que não têm problemas de saúde (fizeram exames para DST, incluindo AIDS, sífilis e hepatite B), estão desesperados. Transaram sem preservativo (camisinha) e, pelos cálculos de Patricinha, a relação entre os dois aconteceu,

provavelmente, durante sua ovulação, conside- rando que sua última menstruação ocorreu no período de 1.° a 4 de junho.

Para que a relação sexual do casal possa ter ocasionado uma gravidez indesejada, essa relação deve ter ocorrido no período de

a) 25 a 29 de junho. b) 8 a 11 de junho. c) 9 a 19 de junho. d) 4 a 8 de junho. e) 20 a 25 de junho. Resolução

Com uso da tabelinha verificamos que a ovulação aconteceu no dia 14 (14 dias após o início da mestruação), portanto o período fértil vai de 9 (5 dias antes) a 19 (5 dias depois) de junho.

(VUNESP) – VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE SP INTERDITA LOTES DE ANTICONCEPCIONAL INJETÁVEL. O Centro de  Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde de São Paulo decidiu  proibir a comercialização e o uso de três lotes de determinado  anticoncepcional injetável, à base de medroxiprogesterona, um hormônio sintético que, se administrado na dose recomendada, inibe a secreção dos hormônios FSH e LH pelo organismo  feminino. Análises feitas pelo Instituto Adolfo Lutz apontaram que ampolas do produto contêm menor quantidade hormonal  do que o previsto. Na prática, isso coloca em risco a eficácia do  medicamento na prevenção da gravidez.

(Folha de S. Paulo, 8 nov. 2007)

Do ponto de vista fisiológico, explique por que o medicamento com quantidades menores de medroxiprogesterona, interditado pela Vigilância Sanitária, coloca em risco a eficácia na prevenção da gravidez.

(MODELO ENEM) – Um homem dosou a concentração de testosterona em seu sangue e descobriu que esse hormônio se encontrava num nível muito abaixo do normal esperado. Imediatamente buscou ajuda médica, pedindo a reversão da vasectomia a que se submetera havia dois anos. A vasectomia consiste no seccionamento dos ductos deferentes presentes nos testículos. Diante disso, o pedido do homem

a) não tem fundamento, pois a testosterona é produzida por glândulas situadas acima dos ductos, próximo à próstata. b) não tem fundamento, pois o seccionamento impede

unicamente o transporte dos espermatozoides dos testículos para o pênis.

c) tem fundamento, pois a secção dos ductos deferentes impede o transporte da testosterona dos testículos para o restante do corpo.

d) tem fundamento, pois a produção da testosterona ocorre nos ductos deferentes e, com seu seccionamento, essa produção cessa.

e) tem fundamento, pois a testosterona é produzida no epidídimo e dali é transportada pelos ductos deferentes para o restante do corpo.

(UNIMINAS) – As figuras seguintes mostram os esquemas dos órgãos reprodutores feminino e masculino. Analise as afirmativas abaixo e marque a soma dos itens corretos e a soma dos itens errados.

01. São órgãos internos do aparelho reprodutor masculino os testículos, as vias espermáticas e a vesícula seminal.

02. A próstata é uma glândula situada debaixo da bexiga urinária; produz um líquido que, ao misturar-se com o esperma antes da ejaculação, facilita o movimento das células sexuais.

04. Com relação ao sistema reprodutor feminino, (A) é o canal vaginal, (B) é o colo do útero, (D) é o ovário e (E) é a trompa. Comumente, a fecundação acontece quando o óvulo se encontra em (B).

08. Com relação ao sistema reprodutor masculino, (A) é a próstata, (B) é o tubo seminífero, (C) é a uretra, (D) são os canais deferentes e (E) é o testículo.

16. Nas cirurgias de esterilização masculina e feminina, são seccionados respectivamente (B) e (E).

RESOLUÇÃO:

Se a dose de medroxiprogesterona administrada for menor que a recomendada, não inibirá a secreção de FSH e LH, hormônios responsáveis pela ovulação, colocando em risco a eficácia na prevenção da gravidez.

RESOLUÇÃO:

A vasectomia apenas interrompe os ductos deferentes, não interferindo na produção de testosterona, a qual é realizada pelos testículos.

Resposta: B

RESOLUÇÃO:

Corretos: 01 + 02 + 16 = 19 Errados: 04 + 08 = 12

A “pílula do dia seguinte” é um recurso importante para mulheres que necessitam de uma contracepção de emergência; contudo, seu uso tem sido questionado. No início de 2005, as Câmaras Municipais de São José dos Campos e Jacareí (inte- rior de São Paulo) aprovaram leis impedindo a distribuição dessa pílula às suas munícipes. A proibição ao uso da pílula foi baseada em argumentos morais e religiosos dos vereadores, que entenderam que esse método poderia ser abortivo. O Ministério da Saúde entrou com ação cível pública na Justiça Federal para permitir o acesso das mulheres ao medicamento.

a) A “pílula do dia seguinte” pode ser usada como recurso para impedir a transmissão de doenças sexualmente trans- missíveis entre os parceiros? Justifique.

b) Qual a ação da “pílula do dia seguinte” no organismo que leva a uma contracepção de emergência? Por que é consi- derada um método abortivo no entendimento de alguns?

(MODELO ENEM) – Flávio, que é portador do vírus da Aids, mantém uma relação estável com Simone, que não é portadora do vírus. O casal não pretende ter filhos e deseja se precaver contra o risco de Simone também adquirir o vírus. Neste caso, o procedimento mais adequado é

a) Flávio submeter-se à vasectomia, procedimento ade quado tanto para se evitar uma gravidez indesejada quanto para proteger sua companheira do risco de lhe transmitir o vírus. b) Simone submeter-se à laqueadura, procedimento adequado tanto para se evitar uma gravidez indesejada quanto para se proteger do risco de adquirir o vírus de seu companheiro. c) Flávio submeter-se à vasectomia e Simone à laqueadura. O

primeiro procedimento evita que Flávio transmita o vírus para sua companheira, e o segundo protege Simone de uma gravidez indesejada.

d) Simone tomar regularmente anticoncepcionais hormonais (pílulas anticoncepcionais) e, quando de suas relações sexuais, utilizar um creme espermicida. As pílulas protegem contra uma gravidez indesejada, e o creme garante a inativação dos espermatozoides e vírus.

e) Flávio e Simone se protegerem, utilizando, quando de suas relações sexuais, a camisinha masculina (condom) ou a camisinha feminina (Femidom), adequadas tanto para se evitar uma gravidez indesejada quanto para se proteger do risco de adquirir o vírus.

RESOLUÇÃO:

a) Não. Ela não impede o contato do corpo e de fluidos (esperma, sangue etc.) entre os parceiros.

b) A “pílula do dia seguinte” provoca retardo ou pausa da ovulação e bloqueio na migração espermática em virtude das alterações no muco cervical.

Alguns indivíduos consideram o embrião, mesmo no início da clivagem, como um ser vivo; portanto, dificultando sua implantação no útero, a pílula seria abortiva.

Outros indivíduos não consideram o embrião no início da clivagem como um ser vivo porque ele não apresenta ainda o

cérebro diferenciado e, portanto, a pílula não seria abortiva. RESOLUÇÃO:

A camisinha, seja masculina, seja feminina, protege do risco de adquirir o vírus e evita a gravidez indesejada.

Resposta: E

Para saber mais sobre o assunto, acesse o PORTAL OBJETIVO (www.portal.objetivo.br) e, em “localizar”, digite BIO2M410

No documento Biologia_modulos45_56 (páginas 36-39)