• Nenhum resultado encontrado

Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo-exploratório. Para Minayo56, o método qualitativo possibilita submergir no contexto da história, as relações, percepções e opiniões dos sujeitos. Esse método considera que há uma relação indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. Permite ainda revelar processos sociais pouco conhecidos e construir novas abordagens, conceitos e categorias durante a investigação.

As pesquisas descritivas possibilitam uma visualização das características, fatores e variáveis do objeto de estudo, assim como as relações que o mesmo desempenha em um contexto57.

Segundo Gil58 as pesquisas exploratórias visam proporcionar familiaridade como o problema, tendo como objetivo principal o aprimoramento de idéias ou a descoberta de intuições. Seu planejamento é, portanto, bastante flexível de modo que possibilite a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado.

A abordagem qualitativa possibilita captar a subjetividade dos sujeitos e proporcionar uma investigação mais aprofundada dos sentidos que os gerentes e profissionais têm a respeito do matriciamento em saúde mental, assim como os usuários tem percebido o atendimento as necessidades de saúde mental pelos profissionais que atuam na Atenção Básica, uma estratégia aproximativa para analise do apoio matricial em saúde mental nos territórios59.

4.1 LOCAL DO ESTUDO

Este estudo foi desenvolvido durante o curso de extensão formativo e participativo intitulado ―Construção de indicadores para qualificação da gestão e do trabalho em Saúde Mental‖ como parte de uma pesquisa conduzida pelo Observatório de Políticas de Atenção em Saúde Mental (OBSAM), da Universidade de Brasília.

A realização do curso foi precedida de duas reuniões com a diretoria de Saúde mental e com os gerentes dos CAPS para apresentação do curso e da

proposta da pesquisa maior para manifestação de interesse e adesão. O apoio da gestão Diretoria de Saúde Mental do DF (DISAM) foi amplo, permitindo a participação de gerentes e profissionais quinzenalmente para atividade de educação permanente com carga horária de oito horas, no período de 07/11/2016 até 12/07/2017 para participar dos encontros temáticos.

Durante o curso foram desenvolvidas temáticas emergentes do cotidiano de trabalho e das práticas profissionais, somadas as experiências dos usuários no acesso e integração no contexto psicossocial, com os serviços de saúde. A problematização se deu por meio de grupos focais, realizadas nas dependências da Universidade de Brasília, com intuito de capacitar e levantar subsídios para elaboração de indicadores para a Saúde Mental no Distrito Federal. A temática ―Matriciamento‖ foi escolhida como tema central do presente estudo, tendo em vista o crescente estímulo para a ampliação da rede de Saúde Mental e sua integração com a AB49.

4.2 AMOSTRA DO ESTUDO

A amostra do estudo foi intencional por conveniência, contemplando todos os participantes do curso que estavam presentes no encontro temático que versou sobre o apoio matricial, contando com 9 gerentes, 13 profissionais e 7 usuários, totalizando 29 participantes. Todos assinaram o Termo de consentimentos livre esclarecido (Anexo 1) e o Termo de autorização do uso de imagem e som (Anexo 2). A utilização da amostragem intencional pode ser útil para garantir a participação de uma amostra pequena com significância e representatividade, em uma dada localidade60.

Os gerentes dos CAPS do DF foram inicialmente convidados a participarem do curso e estes indicaram os profissionais e usuários. O público inscrito no curso foi composto por um gestor, um profissional e um usuário de 15 CAPS do DF, sendo 15 gerentes, 15 profissionais e 13 usuários, totalizando 43 participantes. Não houve a indicação de usuários do CAPSi e Adolescentro.

Foram excluídos do estudo os participantes que faltaram o encontro temático de ―matriciamento‖.

4.3COLETA E ANÁLISE DOS DADOS

A coleta de dados contemplou: a aplicação de um questionário com questões fechadas e abertas (Apêndice A) para a caracterização do perfil sócio-profissional dos gerentes e profissionais de saúde e sócio-demográfico dos usuários dos serviços CAPS (Apêndice B); a realização de três grupos focais concomitantes divididos pelos segmentos representados neste estudo, gerentes, profissionais de saúde e usuários de CAPS, realizados no dia 17 de abril de 2017; e os registros de cada grupo focal que abarcaram extratos das discussões e aspectos subjetivos das falas dos participantes durante o grupo focal que contemplou o tema.

A condução do grupo focal dos segmentos de Gerentes e profissionais teve como instrumento norteador um roteiro semi-estruturado (Apêndice C) com quatro perguntas norteadoras, elaboradas coletivamente entre o grupo coordenador e demais integrantes envolvidos na organização e execução do curso em tela. Cada grupo focal teve duração média de 80 minutos.

O grupo focal é um método de coleta de dados construído por meio da perspectiva dialética, onde os integrantes do grupo estimulam o espaço de discussão possibilitando pensar novas concepções ou problematizar uma idéia ou tema em profundidade61.

Considerando que os usuários de saúde mental buscam os serviços da RAS para atender às suas demandas de saúde, foi utilizado um roteiro semi-estruturado (Apêndice D) com abordagem diferenciada, com o intuito de identificar como o atendimento realizado pelos profissionais na atenção básica é percebido pelos usuários, e ainda, identificar se os mesmos percebem uma articulação deste serviço com o CAPS na perspectiva do usuário.

Os conteúdos dos grupos focais foram gravados e transcritos na íntegra, e receberam uma identificação de acordo com o segmento representado, para Grupo Focal dos Gerentes - GFG, para Grupo Focal dos Profissionais – GFP, e para o Grupo Focal dos Usuários – GFU.

Para análise dos dados dos grupos focais utilizou-se a técnica de análise de conteúdo temática. Esse método possibilita a compreensão dos sentidos exteriorizados nas falas dos participantes do grupo focal, realizado em três etapas: a

pré análise; a exploração do material; e o tratamento dos resultados, inferência e interpretação59.

Para a caracterização do perfil dos participantes do estudo foi feita uma análise estatística descritiva simples, como frequência e média, por meio do software SPSS 22.0.

Os dados que subsidiaram a construção do PES para expansão e organização do apoio matricial no DF foram obtidos dos grupos focais e também da análise dos registros dos diários de campo realizados no decorrer do curso que continham conteúdos relacionados ao objeto de investigação deste estudo. Estes conteúdos foram submetidos à leitura interpretativa para identificar elementos que subsidiaram a problematização e discussão do PES, na ótica do referencial teórico metodológico da proposta de Matus47 do MAPP. Esse método foi escolhido por sua praticidade em proporcionar o planejamento local adequado às necessidades do AM em saúde mental e seguiu as quatro etapas propostas: momento explicativo, momento normativo, momento estratégico e momento tático-operacional.

4.5 ASPECTOS ÉTICOS

Este estudo é um recorte do projeto Guarda Chuva ―Reorganização dos e nos processos de trabalho na Rede Atenção Psicossocial mediada pela avaliação participativa‖ do OBSAM, sob a coordenação da Professora Maria da Glória Lima. O Projeto recebeu apoio financeiro do Fundo Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde e obedeceu às normas éticas estabelecidas pela Resolução Nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, sendo submetido a Plataforma Brasil. Foi aprovado pelos Comitês de Ética da Universidade de Brasília e da Fundação de Ensino e Pesquisa de Ciências da Saúde (FEPECS), no dia 03 de agosto de 2017, segundo protocolo de N° 2.200.022 e em 12 de setembro pelo protocolo de Nº 2.270.086 respectivamente.(Anexo 3 e 4)

Documentos relacionados