• Nenhum resultado encontrado

Os dados utilizados neste trabalho foram cedidos pela empresa e dispostos em planilhas eletrônicas. A empresa já utiliza um processo que gera a previsão de vendas por meio de indicadores controlados semanalmente e que auxiliam o gerenciamento do processo. Neste trabalho pretendeu-se aprimorar este método, que considera a previsão subdividida em três cenários, os quais serão descritos na sequência.

Na empresa, ocorre um fluxo produtivo por semanas, conforme representado na Figura 13.

Semana 1

Inseminação Semana 27 Venda

Gestação Maternidade Creche

Semana 17

Parto Semana 21 Desmame

Figura 13 - Fluxo de produção Fonte: Autoria própria

De acordo com a Figura 13, todo o fluxo produtivo desde a inseminação até a venda do leitão ocorre em aproximadamente de 27 semanas. Supondo que a inseminação de um lote de fêmeas ocorra na semana 1 e a gestação é de 16 semanas, o parto irá ocorrer na 17ª semana, o desmame na semana 21 e a venda na semana 27.

O Quadro 1 mostra o resumo de todos os indicadores utilizados no estudo, com os setores os quais pertencem e a fórmula utilizada na empresa para seus respectivos cálculos.

Indicador Setor Mensuração

𝒙𝟏 Gestação Número de coberturas

𝒙𝟐 Maternidade Taxa de parto

𝒙𝟑 Maternidade estimativa de partos = taxa de parto ∗ coberturas

𝒙𝟒 Maternidade Total de nascidos vivos

𝒙𝟓 Maternidade Média de nascidos vivos =

total de nascidos vivos estimativa de partos

𝒙𝟔 Maternidade Mortos na maternidade

𝒙𝟕 Maternidade

Desmamados na maternidade

= total nascidos vivos − mortos na maternidade

𝒙𝟖 Creche Mortos na creche

𝒙𝟗 Creche Descreche = desmamados na maternidade − mortos na creche

𝒙𝟏𝟎 Creche Resíduo = venda − descreche

𝒚 Venda Quantidade de leitões disponíveis para a venda Quadro 1 - Indicadores de desempenho da empresa

Fonte: Autoria própria

A variável

𝑥

representa a quantidade de coberturas, ou seja, o número de fêmeas inseminadas. Este indicador possui controle por formulário que determina o número de inseminações realizadas por dia, portanto, não possui cálculo.

A variável de

𝑥

mensura a taxa de parto em porcentagem, indicando a média de fêmeas ainda estão prenhas do total de inseminadas, pois podem ocorrer problemas como morte ou descarte no rebanho, diminuindo assim o plantel de fêmeas gestantes. Para o cálculo utilizado na empresa, leva-se em consideração a média das fêmeas prenhas da quarta até a décima sexta semana de gestação. Esta variável é

global, ou seja, é utilizada para todas as semanas analisadas, porém, atualiza-se com a inserção de dados sobre novas inseminações realizadas.

Em

𝑥

estima-se a quantidade de partos que irá ocorrer em determinada semana. Este valor é uma estimativa que leva em consideração a taxa de parto(

𝑥

) e o número de fêmeas inseminadas (

𝑥

).

A variável

𝑥

conforme citado por Alfieri et al (2010) no referencial teórico, é a quantidade total de leitões nascidos vivos. É um valor controlado diariamente por formulário.

Em 𝑥 mensura-se a média de leitões nascidos vivos, ou seja, a média de leitões que nasceram vivos para cada parto ocorrido. Este indicador leva em consideração a estimativa de partos (

𝑥

) e o total de leitões nascidos vivos (

𝑥

).

Em

𝑥

mensura-se a quantidade animais mortos na maternidade. Este indicador demonstra quantos leitões morreram desde o nascimento até o desmame. Possui controle diário por meio de formulário.

Em

𝑥

mede-se o número de leitões desmamados na maternidade, ou seja, o número de leitões que sobreviveram no setor maternidade desde o nascimento até o desmame. Leva em consideração os animais nascidos vivos (

𝑥

) e a mortalidade na maternidade (

𝑥

).

A variável

𝑥

mensura o número de animais mortos na creche, indicando quantos leitões morreram desde o desmame até a venda. Este controle é realizado por formulário que contabiliza os animais mortos diariamente.

No método usado pela empresa, ocorrem três atualizações importantes no decorrer do processo que com o passar do tempo, tornam a previsão mais próxima do valor real. Estas atualizações foram aqui chamadas de cenário 1, 2 e 3 e estão explicadas abaixo.

O cenário 1 é aquele considerado na semana de inseminação, ou seja, na semana 1. Neste caso, somente variável

𝑥

é um dado real, visto que as demais etapas ainda não ocorreram. Neste caso, as demais variáveis utilizadas no processo de previsão atual são fornecidas por valores médios de dados históricos do ano anterior. A Figura 14 demonstra o resumo das principais variáveis em relação ao cenário 1.

Cobertura Parto Desmame Venda REAL PREVISTO PREVISTO PREVISTO

Figura 14 - Resumo das variáveis para o cenário 1 Fonte: Autoria própria

A Figura 14 demonstra as principais variáveis utilizadas no cenário 1. O único valor real desta fase é a quantidade de coberturas, a partir da entrada deste valor foi estimada a disponibilidade de suínos para a venda para a vigésima sétima semana após a inseminação.

O segundo cenário é aquele que acontece na semana de parto, ou seja, na 17ª semana. Após acontecer o parto, os dados das variáveis

𝑥 , 𝑥 , 𝑥

e

𝑥

irão atualizar-se, tornando-se valores reais, conforme a Figura 15.

Cobertura Parto Desmame Venda REAL REAL PREVISTO PREVISTO

Figura 15 - Resumo das variáveis para o segundo cenário Fonte: Autoria própria

A Figura 15 mostra o resumo das variáveis com a atualização dos dados para o cenário 2, onde as variáveis relacionadas ao desmame e a venda ainda precisam ser previstas.

O cenário 3 é aquele que irá tornar a previsão o mais próximo possível do valor real. Na 21ª semana irá acontecer o desmame, e, com isso, as variáveis 𝑥 e 𝑥 irão tornar-se reais, conforme a Figura 16.

Cobertura Parto Desmame Venda REAL REAL REAL PREVISTO

Figura 16 - Resumo das variáveis para o terceiro cenário Fonte: Autoria própria

Conforme a Figura 16, a única variável que ainda pode ser prevista é a descreche dos leitões.

Em

𝑥

mensura-se a quantidade de leitões descrechados, ou seja, retira- se os mortos na creche da quantidade de animais desmamados.

A última variável

𝑦

é denominada quantidade de animais entregues na creche. Que, conforme citado no referencial teórico por Souza et al (2013), mensura quantos animais foram vendidos

A variável

𝑥

foi criada visto que existem semanas em que vendem-se mais leitões do que a quantidade de leitões descrechados devido a este resíduo, ou seja, a quantidade de leitões que sobra de uma semana para a outra.

Visando melhorar a previsão de vendas já utilizada, pretendeu-se estudar a fundo os indicadores do processo. E, assim, identificar quais as variáveis que influenciam sobre a demanda. Após, aplicou-se ferramentas matemáticas como análise de dados e previsão de demanda visando encontrar o método que mais se aproxima dos valores reais.

Documentos relacionados